A “meritocracia” do garotão de praia Aécio Neves

Eu sei que me queixo demais do debate, que deveria não ser uma derrota, mas um massacre da candidatura Aécio Neves.

Porque  as coisas, ontem poderiam ter sido colocadas em seus devidos lugares com uma simples pergunta de Dilma Rousseff a Aécio Neves:

Candidato Aécio. O senhor falou diversas vezes em meritocracia. Isso quer dizer que os cargos públicos devem ser ocupado por mérito e aliás nunca se fez tanto concurso público no Brasil. Mas, como o senhor repete isso o tempo todo, eu queria fazer uma pergunta. O senhor podia me informar se foi por mérito que o então presidente Sarney nomeou o senhor aos 25 anos diretor da Caixa Econômica Federal. Era por mérito que o senhor foi assessor da Câmara desde  quando vivia naquela vida de garotão no Rio de Janeiro?

Podia gritar, chiar, sapatear que sua hipocrisia ficaria evidente.

Porque se não for assim, se depender da imprensa leniente com tudo o que diz respeito ao tucano, as pessoas não a verão.

Porque os jornais não vão apurar e se limitam a publicar que Aécio “desmente” a informação de que foi contratado pela Câmara em 1977, como consta do site da instituição. Diz que não foi aos 17 anos, mas aos 19…

“O candidato tucano à Presidência, Aécio Neves, admitiu em nota que foi contratado para trabalhar na Câmara dos Deputados, que fica em Brasília, mesmo enquanto ainda morava no Rio de Janeiro, em 1980. Na época, tinha 19 anos.”, diz a Folha.

E tinha mesmo e estava, confessadamente, vivendo a vida boa de garotão praieiro no Rio, da qual ele costuma dizer que Tancredo Neves o fez abandonar para entrar na política.

Ajudo os coleguinhas jornalistas que não fizeram o óbvio, de ir na Câmara buscar os dados.

Eu fui.

Publico aí em cima os atos de nomeação e dispensa do tucano “meritocrata”, que saiu da Câmara no dia seguinte a Tancredo Neves assumir o governo do Estado, trocando um avô (Aécio Cunha) por outro.

Agora, os repórteres podiam me dar uma folga e ir ao Cade, onde Aécinho teve uma “boca” antes da Câmara e ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, onde também entrou pela janela.

A meritocracia de Aécio é uma piada.

Fernando Brito:

View Comments (52)

    • Acho que é isso!
      Mas não é sensacional o cara aso 17 aos arrumar um emprego na camara e sair por aí fazendo farras e no meio tempoaté conseguir uns diplominhas. Eu duvio que o aécio, com esta facilidade toda tenha estudado para se formar em qualquer curso. Pra que? Farra toma tempo, uai. Já ganhou a vida. E O DURO É NÓS PAGAMOS!

  • A assessores da campanha da Dilma tinham de ler os blogs sujos antes de ela ir ao debate.

    Ele diz que ela mente, e ela nao prova na hora as nomeações? Fica parecendo que mentiu mesmo.

    • JCM, se depender dos assessores de Dilma, eles não lerão os blogs "sujos" (progressistas) e continuarão a cochilar. Permanecerão deitados nas redes (de pano), se espreguiçando.

  • dilma perdeu a chance de dar um xeque mate em varias vezes, aecio que o aeroporto beneficia a população, ela deveria dizer que ele construiu só 2 aeroportos, ambos onde sua familia tem terras e os dois estão fechados, a população o usa pra fazer caminhada, quem se beneficiou ?
    aecio diz que dilma faz terrorismo e fala aumentar o minimo ??, mas ela deveria dizer que arminio diz a portas fechadas que o salario minimo está muito alto...aecio diz que é o candidato da mudança mas vai continuar todos os programas do governo

  • Segundo a Enciclopédia britânica:

    "O pioneiro Aécio Neves inaugurou a era do trabalho remoto em 1977, aos 17 anos, tendo como ferramenta apenas uma prancha de surfe na praia do Leblon, Rio de Janeiro."

    • Calma pessoal...aquilo que o Aécim carregava nas praias cariocas não era uma prancha de surf mas a primeira versão do Ipad.... era com esse instrumento que ele prestava serviços remotos ao gabinete em Brasilia....tecnologia pura...rsrsrs

    • Francisco,
      Precisamos saber: se o Ah, é sim, era assessor fantasma na Câmara, em Brasília, ou, estudante fantasma, no Rio. Fantasma aonde ? Não dava para ser onipresente. Esta questão é crucial.

  • Boa Brito. Só discordo quanto ao debate. Lembra do Darcy x Moreira em 1986? Darcy massacrou e o povo ficou com pena do Moreira.
    Vivendo e aprendendo. Campanha com as regras de hoje é meio jogo de xadrez. Se tem mais 3 debates com a repercussão no noticiário e uma semana de horário eleitoral, é a sequencia de "jogadas" de xadrez que conta. Dilma falou em nepotismo, no aeroporto, na rádio que recebeu dinheiro público e esconde quanto. Colocou a pulga atras da orelha do eleitor que "simpatiza com o Aécio". Se a Dilma batesse muito pessoalmente esse eleitor ficava com raiva dela. Deixa esse eleitor matutar um pouco sobre quem é o verdadeiro Aécio, o cara vai procurar no google "Aécio nepotismo" e vai encontrar o que?

  • Aécio teve o grande mérito de ser o espermatozóide vencedor, ué! Mais que isso: espermatozóide de um oligarca mineiro que encontrou um óvulo da filha do Tancredo; logo, duplo mérito, ou seja, ele é expert em meritocracia!

    Baseado nessa cronologia dele no RJ, seria interessante perguntar pra ele o que ele achou do Verão da Lata nos anos 80. Tenho certeza que ele deve ter uma opinião bem fundada a respeito do evento...

  • Também existem muitos parentes do Aécio contratados na mesma época por pura meritocracia. Basta pesquisar.

  • Fernando, acho precipitado ir ao pote com muita sede, tem que atacar mais no próximo debate e no ultimo fazer uma pergunta que ela fez ontem, que quase fez ele se borrar todo e o engraçado é que ele nunca processou o Juca, esta seria minha primeira pergunta no ultimo debate.

    • Isso mesmo. Por exemplo: "Aécio, o senhor defende muito a sua honra, a ponto de mandar prender e demitir jornalistas, mandar a polícia invadir residências de cidadãos, e censurar a internet. Por que então não processou o jornalista Mauro Chaves, do Estadão, que insinuou que o senhor consumia cocaína, e o jornalista Juca Kfouri, que o acusou de bater em mulher?"

      • Perfeito Francisco, tem que bater nesta tecla COM FORÇA E DIPLOMACIA que DILMA 13 sabe muito bem fazer!!!!!

  • Também fiquei aguardando a pergunta de Dilma sobre essas nomeações quando a Aécio Never falou sobre meritocracia, ela perdeu um grande chance mas apesar de tudo Dilma se saiu melhor.

  • Também acho mais interessante deixar a porrada certeira para o debate da globo. Afinal, cobra se mata com uma pancada só.

Related Post