A mídia já perdeu o debate sobre regulação econômica

Nas fotos acima, o patriarca dos Marinho ao lado dos defensores da “liberdade de expressão”

Ninguém jamais pensou que a mídia e seus braços partidários ficariam calados quando o governo resolvesse iniciar um debate sobre a regulação econômica da mídia.

É inegável que a regulação econômica da mídia mexe com uma questão de poder.

Poder e dinheiro.

No Brasil, poder e dinheiro tem nome: Globo.

Os Marinho, donos da Globo, são a família mais poderosa e rica do país.

Uma soma de Berslusconi com Rupert Murdoch.

Só que muito pior.

Murdoch não construiu seu império numa ditadura nascida de um golpe articulado e apoiado por ele mesmo, uma ditadura que lhe franqueou acesso a crédito ilimitado, leis favoráveis e perseguição aos concorrentes.

A ditadura brasileira trabalhou meticulosamente para aniquilar, comercial e fisicamente, todos os concorrentes da Globo.

Todos os jornalões hoje, como Folha, Estadão e Correio Braziliense, se tornaram meio que filiais informais da Vênus.

A prova disso é que ninguém repercutiu a notícia sobre a sonegação da Globo.

No mundo inteiro, escândalos de sonegação são tratados com tanta gravidade quanto escândalos de corrupção.

Aqui, não.

Imagina se um jornal qualquer iniciasse uma sequencia de matérias com o chapéu “Escândalos em série”, cujo núcleo seria o escândalo de sonegação da Globo?

Seria perseguido e destruído pelos barões.

A blogosfera consegue sobreviver porque se move como que numa outra dimensão, a virtual.

O elefante da mídia sente a comichão nos pés, apavora-se, mas não vê as formiguinhas. Nem consegue matá-las esmagando-as, porque elas correm livremente por entre as fendas de suas patas gigantes.

E agora, essa histeria contra a simples proposta do governo de iniciar um debate democrático!

E ainda falam em “liberdade de expressão”!

A Globo está devorando a cultura nacional.

Os únicos filmes nacionais que tem ganhado espaço nos cinemas são da Globo Filmes e com atores da Globo.

Tudo produzido com verba pública, claro.

Pensando bem, é um ótimo sinal o que está acontecendo.

O debate já começou.

De um lado, os sicários do monopólio, os filhotes da ditadura, os advogados da manipulação, os lacaios dos barões da mídia. Seus representantes: Eduardo Cunha, Aloysio Nunes, a filha de Roberto Jefferson, de um lado.

De outro, a democracia, representada por todos os movimentos sociais, todas as organizações populares, todos os sindicatos.

Não há uma organização popular no Brasil que não veja, hoje, a regulação econômica da mídia como uma questão estratégica para o aprimoramento da nossa democracia.

Ah, e pelas ruas também. Nas “jornadas de junho”, não havia multidão gritando “viva a Globo!”, e sim “Fora Globo”. Os chamados movimentos “não-organizados” também são a favor da democratização da mídia.

Politicamente, eles – a turma do monopólio – já perderam essa luta.

O desespero com que, agora, tentam fugir do mero debate sobre o tema, é maior prova de sua derrota.

Agarram-se, pateticamente, ao derradeiro osso: os recursos públicos de publicidade institucional – federais, estaduais e municipais.

Quando convencermos o governo que não faz sentido, numa democracia, cevar a família mais rica do país com dinheiro público, será o começo do fim da farra do monopólio.

E será início de uma era de legítima liberdade de expressão no país, com uma imprensa crítica de verdade, não uma imprensa que finge ser crítica para beneficiar seus amigos e chantagear os governos, visando manter intacta uma hegemonia consolidada no regime militar.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • O governo Dilma vai ter coragem de encarar essa mafia golpista comandada pela Globo?
    Ainda tenho sérias duvidas.

    • Devia ter coragem de encarar os problemas reais do Brasil, que acabou de ser passado pra trás pela India.
      Se mídia golpista fosse problema pro PT, ele não estaria no poder há 12 anos.

      • Renato,
        As preocupações são muito maiores.
        O combate é contra a desigualdade social (esquece a Índia, nesse quesito, não é parâmetro).

      • ZERO PO CÊ. E questão de lógica um país com 1,3 Bi de população 6,5 vezes maior que o do Brasil é natural que o PIB ultrapassa o nosso e de outros países. No futuro China em primeiro e Índia em Segundo serão as maiores economias. QUESTÃO DE LÓGICA.

        • Verdade? Lógica? Então por que não passou antes?
          Sempre teve a população maior, mas não estava na frente.

          • Renato, se a mídia não fosse oligolizada, você já teria resposta a sua pergunta. Continue ignorando, você merece.

          • Como se escreve besteira !
            E ainda invoca a lógica !
            A Indonésia é mais populosa que o Brasil.
            Paquistão, Bangladesh e a Nigéria são mais populosos que qualquer país da Europa.
            A Alemanha é o 15 país em população e o quarto PIB nominal do mundo.
            A economia brasileira está estagnada, se não admitirmos isso e iniciarmos um ciclo de desenvolvimento, vamos perder todos os avanços sociais adquiridos nas últimas décadas.

          • imagino que nao passará no PER CAPITA, mas passará no PIB sim, bem como indonesia, no momento em que adotar uma politica constante de simples 'substituiçao de importaçoes'por, digamos vinte anos. É so mandar a PQP o Fmi e a OMC.

          • porqUe o brasil sempre foi cachorrinho dos americanos,está se soltando agora,mais os tentaculos não querem soltar,estão usando todos os meios possíves para continuar-mos escravos!!

      • Uma mídia golpista, mercenária e cínica que há décadas luta contra os avanços sociais e populares não é um problema real? Um monopólio da informação no qual 6 famílias detêm o controle das opiniões e de que maneira serão noticiados os fatos e quais deles serão escolhidos, sempre a favor de seus interesses obscuros e do imperialismo norte-americano não é um problema real? A falta de pluralidade em uma mídia monocorde e de consensos não é um problema real? A campanha diuturna contra as estatais e o patrimônio brasileiro para servir aos interesses imperialistas não é um problema real? Se esses não são problemas reais, não sei o que é um problema.

      • Renato, já que você gosta de lógica (pra mim o seu gosto é pela lógica da pulsão, não a aristotélica) vamos lá. A Índia tem cerca de um bilhão de habitantes, e, como a China já foi grande potência mundial algumas vezes na história. O que atrapalhou bastante as duas foi a fase de ouro do império britânico... A China tem um governo forte e centralizado e a Índia é o contraponto estratégico dos anglo-americanos à nova ascensão da China. Por essa razão, mesmo sendo BRICS a Índia merece um tratamento melhor por parte do Império. Além disso, durante o tempo em que FHC e outros governos safados esculhambavam as universidades e o ensino básico brasileiros, a Índia mandava milhares de jovens para fazer doutorado no exterior. A Índia tem vários prêmios Nobel de Física é uma civilização de matemáticos e alguns dos líderes da indústria de alta tecnologia nos EUA são de origem indiana.
        Infelizmente, você e até alguns amigos meus, arrebatados pela lógica da pulsão consumista e exclusivista da propaganda se sentem inferiorizados ao viajar de avião ao lado de suas empregadas domésticas, e assim, tentam construir argumentos aparentemente lógicos (aristotelicamente falando), mas que não enganam a mais ninguém, para justificar seus mais inconfessáveis baixos sentimentos.
        Vê se consegue calar seus demônios do ombro esquerdo e entender que se tivermos quase todo mundo na classe média, o país ficará mais rico e você também.
        Ah! Na Índia não existe este enorme consumismo que se vê por aqui. Todo mundo é mais ou menos pobre e quer ficar mais rico, assim o número per capita de atrapalhadores é menor...

      • Vai lá então, humilha ai. Diz o que eu disse de errado.
        Mas com argumentos, por favor, por que ficar vomitando rótulos não serve mais nem pra ganhar mina na faculdade.

        • Começa que faculdade, como o termo é muito usado, por quem não sabe, ou não quer saber, para substituir a palavra UNIVERSIDADE é conversa de vendedor de diploma, ou de quem não faz a menor ideia do que seja esta última. Repare, assistindo os filmes em sua língua original, que os atores sempre falam em universidades. A razão disto é que ele sabem muito bem a diferença entre um college, ou seja uma escola de terceiro grau e uma universidade. Se você estuda ou estudou em uma USP, UNICAMP, UFRJ, etc, não rebaixe sua instituição, pois é isto que os mercadores de diplomas querem: fazer parecer que é tudo a mesma coisa...

        • Renato, tá bem, mas me diz aí um candidato da oposição em quem podemos votar. No Aécio? me diz um motivo pra votar nele. No Cerra?, no Alckmim? Ora, tenha dó, tenha paciência. Se vc é tão bem informado então deve conhece-los bem e, obviamente, sabe do que estamos falando.

        • Então, xará, justifica porque na sua visão de mundo a concentração da mídia não é um problema para o país. Aguardando seus argumentos.

  • Mesmo com apoio popular, os governos petistas têm tratado o problema da regulação da mídia como se estivessem pisando num campo minado. É muita covardia! Como diríamos no Nordeste: são uns frouxos.

  • Tem cartel, não poderia, tem oligopólio não poderia também; monopólio pior ainda! Concessão nem se fala! Contudo haveria outros maneiras. Basta querer! O que não pode é ficar tímido, tíbio e sem resposta! http://refazenda2010.blogspot.com

  • Tomara que seja isto:"politicamente, eles já perderam essa luta.
    O desespero com que, agora, tentam fugir do mero debate sobre o tema, é maior prova de sua derrota." O brasileiro ainda não percebeu o quanto a Globo e família Marinho, sua dona, é ma;efica ao Brasil. Os Marinhos levarão este país a miséria e a degradação total. Se as coisas continuarem do jeito que estão, se ninguém com coragem para enfrentar esta elite escravocrata, safada, assassina e inescrúpulosa o Brasil não terá jeito. Já somos o país que comete mais assassinatos no mundo sem que ninguém tome alguma providência. Querendo ou não somos um país onde o povo viuve subjudado à uma elite miserável que, sob o comando da família Marinho, da globo, consegue fazer com que os brasileiros se odeiem. O Brasil do jeito que está é totalmente inviável, pois, a realidade está sendo claramente disctorcida pela Globo e ainda financianda com dinheiro público. Estou de saco cheio de ver a Globo passar por cima de tudo e de todos e, com, degradar tudo neste país. O Brasileiro perdeu inteiramente a sensiblidade e o bom senso. Nos tornamos, por causa da nossa elite capitaneada pela Globo, o povo insensivel que só pensa em se dar bem sem nos importarmos com nada a não ser o nosso próprio umbigo. Falam tanto do México e do nargocotráfico, como se o Brasil fosse diferente. Somos pior ainda, pois ainda há pessoas neste país achando que somos um país onde as instituições ainda funcionem. Na verdade o Brasil é piór do que o México. A única diferença entre o Brasil e o México é que aqui ainda tem gente que acha que vive em um país democrático, solidário, bozinho, camarada e não tem terremoto, vulcão, furacão e tisunami. Nem no México existo algo como a Globo. A Globo é o nosso maior cancer e ninguém tem coragem de enfrentá-la. Como pode uma família como os Marinhos, donos da Globo, ser mais importantes do que 201.997.000 de brasileiros. Enquanto existir a Globo este país jamais será uma democracia. Estou perdendo as esperanças!!!

  • Senador Roberto Requião, sou seu eleitor desde sempre. Conto vossa contribuição nessa tarefa. Por favor, não me decepcione!

  • A internet veio mesmo pra ficar e nos oferecer um pouco mais de democracia.
    Antes não havia a menor possibilidade de nós contestarmos essas figuras inatingíveis da grande imprensa, pois escreviam ou diziam o que bem entendiam não tínhamos como responder e sempre acabava prevalecendo o que eles diziam.
    Hoje, felizmente, a bem da verdade, temos meios de expressar a nossa opinião, discordar e até oferecer opções de ideias.
    Como podemos aceitar que uma Mulher na condição de presidente da república e na exigência da liturgia do cargo de uma das nações mais importantes do planeta, seja exigida a andar e se vestir como a modelo Gisele Bündchen?
    Esse pessoal não consegue mais esconder o ódio, a raiva, a inveja e perde o controle acaba externando seus pobres sentimentos nas redes sociais. Aí é que eu digo que a internet é fundamental para diversificar as opiniões.
    Jornalistas e juristas profissionais das quais a sociedade espera comportamentos de níveis dignos das posições que ocupam no quadro de formadores de opinião.
    Esse pessoal perdeu o senso do ridículo.
    Observem bem a beleza, o charme, a elegância, a postura e a ausência de espírito das pessoas que criticaram de forma até desrespeitosa a presidente da república.

    Cora Rónai, Jornalista do Jornal O Globo
    Miriam Leitão, Jornalista e apresentadora da GloboNews
    José Simão, Colunista do Jornal Folha de S. Paulo.
    Sandra Cureau, Subprocuradora-geral da República

  • .Creio que a grobo pega pesado com a Dilma, p/ que o governo só tenha espaço na mesma se mostrar os milhões antes.Com a democratização vários segmentos irão ter voz, daí a Globo daria bye aos reais.

  • Fernando, estava em uma discussão no facebook sobre regulação econômica de meios de comunicação e, obviamente, começou o diversionismo sobre a liberdade de expressão. Por curiosidade, fui visitar a pagina do Jornal Clarin que, como sabemos, foi o grande afetado pela Ley de Medios argentina. De cara, são três editoriais nada elogiosos (pra dizer o mínimo) contra a Presidenta portenha. Sei que você recebe muitas sugestões de pauta, mais poderia escrever um texto mostrando para os seus leitores como o grupo Clarin continua ferrenho antagonista do governo mesmo após a aprovação da lei de meios. Como matéria-prima inicial veja os textos "Nuevo Presidente Compañero en Camino", de Alejandro Boretzen; "El Blindaje para Cristina y su Familia", de Eduardo van der Kooy; e "Cristina, victma de su propia guerra", de Julio Blanck.

  • BOA TARDE!! PROPONHO UM DIA POR MES QUE COLOQUEMOS NO VIDRO TRASEIRO DE NOSSOS CARTOS UMA FRASE TIPO "DEMOCRATIZACAO DA MÍDIA JÁ" VAMOS FAZER NOSSA PARTE. ALGUEM PROPÕE ALGO???

  • BOA TARDE!! PROPONHO UM DIA POR MES QUE COLOQUEMOS NO VIDRO TRASEIRO DE NOSSOS CARROS UMA FRASE TIPO "DEMOCRATIZACAO DA MÍDIA JÁ" VAMOS FAZER NOSSA PARTE. ALGUEM PROPÕE ALGO???
    uma data específica!

Related Post