A nova Dilma nasceu ontem das urnas

Liga-me um amigo, logo após o discurso da vitória de Dilma (que reproduzo ao final do post), aos berros:

-Você viu como ela falou? Que droga, porque ela não falou desse jeito na campanha, teria mais uns dez milhões de votos!

E desligou, não sem que eu antes ouvisse os gritos de Dilma, Dilma! do pessoal que estava em sua casa.

Meu amigo tinha alguma razão, mas não toda, a começar por uma coisa: ali estava uma nova Dilma, que não existia ainda, até a tarde de ontem.

Momentos heróicos como o da vitória de ontem, (em que ainda sobraram 3,5 milhões de votos, apesar dos milhões que se perderam com a sórdida ofensiva final que se promoveu, usando um bandido e até mesmo o boato de seu “envenenamento” ) exercem transformações imensas na alma humana.

Se nos mesquinhos engendra a vaidade, o egoísmo, a saliva do ódio, da ambição e do gosto de vingança,que mal se consegue conter nas bocas, naqueles que são emocional e racionalmente grandes, os sublima.

Ontem à noite, já não era apenas a mulher correta, a gestora, a amiga e companheira fiel que Lula colocou no governo, em 2010 quem falava.

Era ela, sim, mas também uma outra Dilma, completamente absorvida, impregnada pela causa do povo brasileiro, num processo que foi além do ideológico e do racional que, desde jovem, a puseram neste caminho.

Dilma, após o massacre, as injustiças, as traições, o abandono, o linchamento midiático ao qual foi submetida saiu ontem, de branco imaculado, deste casulo de opressão.

É a mesma, mas é diferente, porque agora não precisa mais provar nada, embora precise fazer tudo.

E começar logo, com a força da legitimidade flamante que as urnas dão a um governante, como anunciou ao definir a reforma política como a mais urgente de todas, porque são as estruturas político-eleitorais deste país que corrompem e afastam do povo os poderes que a democracia lhes dá.

Os que, nas colunas, jornais e revistas, nem esperaram as urnas se fecharem para destilar seu ódio e seu golpismo. Os quais devem ser deixados à míngua, para que voltem a ser o que são: apenas quistos de monstruosidades que existem no organismo social e, volta e meia, entram em metástase.

A Dilma nascida ontem não lhes fez um aviso, nem ameaças. Apenas anunciou que este país tomará um banho de democracia, de revitalização da representação política e que é o próprio povo, num plebiscito, quem vai dizer, afinal, como quer ser representado e governado.

Aí está o único campo em que Dilma será radical e que todos nós seremos: o povo brasileiro não será mais apenas vítima ou espectador passivo das estruturas de poder deste país: o econômico, o midiático, o dos políticos.

A liberdade de ganhar dinheiro, de publicar o que quiserem e de fazerem seus acordos será imensa, mas não pode mais ser selvagem.

Porque, para sermos um país livre, temos de ser também civilizados e respeitar leis que não são apenas a da selva.

Sai das urnas, como observou meu amigo, uma mulher agora pronta a se comunicar diretamente com o povo brasileiro e que não vai mais se descuidar de faze-lo como antes, quando cria que o exemplo, gestão e generosidade no exercício do governo bastariam para vencer.

Uma Presidenta que sabe que precisa de todos os que estão a seu lado, mas que é dela o papel de líder, o dever de ser a referência, ao lado de Lula, de quem busca o futuro.

Dilma viveu momentos de escuridão: na clandestinidade, na prisão e na tortura do regime militar e depois, fisicamente, no câncer.

Igualmente já teve vitórias, como a de 2010.

Mas esta, diferentemente de outras, a sublimou, porque se deu contra a mais terrível conjuração de forças do atraso que este país já viu desde a morte de Getúlio Vargas.

As trevas tentaram se impor até a última, a derradeira hora, cravar uma bala no coração de um sonho.

E agarramo-nos à luz e porque agarramo-nos à luz, vencemos.

Diz Victor Hugo que a escuridão da noite produz efeitos diversos nos espíritos humanos, segundo sua natureza: ou rastejam ou criam asas.

Meu amigo não entendeu que viu uma nova Dilma voar, ontem.

Fernando Brito:

View Comments (91)

  • Texto bonito,como de hábito.Quizera crer,sr.Britto,das prédicas qui arroladas e paro meio que por aí,já que a menção do francês da MONTANHA que somente pariu um rato,me reconduz às outras velhas prédicas.Citadas ontem aqui e que do ponto de vista do povo,e seus representantes mais fiéis,não é por reformas que se chega lá.Se queres a paz tão sonhada,à guerra,nos instavam as lindas frases de ginasiano latin e,desde lá,ha muito tempo,inda que citadas aqui,ainda ontem em belo trabalho,continuam à PRESIDIR possíveis auroras.Caso contrário,a noite,não criarão as tão sonhadas azas!

    • Carece de um vídeo da Dilma agradecendo o público específico do watsaap A presidente deveria fazer um vídeo semanal ou mensal, divulgando seu trabalho e suas realizações
      Não podemos deixar um canal como esse ser desfeito Precisamos de memes o ano inteiro para contrapor as mentiras espalhadas na Internet

  • Novo mandato, a Dilma terá que comunicar! Comunicação! Ley de medios, ministros valorosos, competentes e corajosos, rever gastos com publicidade no PiG, reforma política, reforma tributária, PF republicana (e não tucana) e um novo modelo de desenvolvimento, porque crescer pela injeção de crédito não dará mais. Uma das poucas formas de se fazer crescer o PIB, daqui em diante, será vender para o exterior, o que demanda uma forte reformulação do setor industrial. Dilma, Ley de Medios! Vamos exigir!!!

  • Apesar de TODA a imprensa jogando contra a Presidenta, o POVO brasileiro falou mais alto. Foi a vitória dos MENOS informados contra o MAL informados. Contra os que tem a Veja como bíblia e a Globo como oráculo. Foi o reconhecimento da nação aos doze anos de um governo contra oito anos de desmontagem do país.
    Tenho certeza que os próximos quatro anos serão de grande avanço do país.

    • Verdades são verdades, a VEJA/GLOBO, levou nos chifres,apostando nos mal informados, se a NãoVejaGlobo, passar impune, podemos dizer que o crime compensa,pois o que fizeram foi uma vergonha...mesmo depois,da vitória de Dilma esta certa, tiveram dificuldades em dizer " DILMA ESTA ELEITA". gora,no próximo Governo, tem muito para melhorar e até mesmo mudar, porem a verdade deve vir a respeito da Petrobras, todo deve ser bem esclarecido...doa a quem doer... a vitória é nossa e de todos os Brasileiros de Bem.

  • Gracas a Deus que iluminou os maravilhosos blogs que agiram maravilhosamente. Eu sempre os recomendo. Parabéns a Todos!

    • Quem quiser ter imprensa decente deve assinar os blogs. Há ao menos 8 imprescindíveis, nas minhas contas.Deve haver mais para outras pessoas e ideais. Cada um escolha o seu e assine. Ou faça doaçoes. Blogs oferecem palavras e idéias. Devemos pagar pela sua mercadoria.

      E devemos pagar pelo espaço para postar.

      Esta semana vou tratar disso dentro de minhas posses.Já assino 2 e vou aumentar isso.

      Muito obrigada aos incansáveis blogueiros.

  • Dilma precisa se fortalezar criando mecanismos mais eficientes de combate ao fascismo que saiu do armário e agora ameaça a democracia.

    Também é preciso neutralizar essa onda de divisionismo que a elite burguesa do sudeste está pregando através da midia e das redes sociais.

    Precisamos de garantias legais para evitar o retrocesso democrático.

  • A vitória foi dedicada ao povo brasileiro, principalmente, ao mais pobre, mais humilde, mais consciente, mais religioso, mais humano e solidário.
    A vitória contrariou a elite, o capitalista selvagem e os rentistas desumanizados, autoritário e perdulário.
    A vitória tem sabor de conquista e de preservação dos avanços sociais e culturais da nossa gente, dos brasileiros nativistas e donos do seu destino.
    As reformas devem ser estruturantes a fim de igualar os mandamentos constitucionais para expurgar os privilégios exagerados de alguns e privilegiar os direitos sociais igualitários de todos.
    A blogosfera está de parabéns por não de deixar levar pelo amedrontamento e pela intimidação da classe dominante. Somos seres humanos dotados de razão e determinação.

  • Caro Fernando,

    Belas palavras as suas, e faço coro com elas. Dilma tem uma chance ímpar neste mandato de aprofundar o processo de plenificação de nossa democracia. Como disse noutra ocasião aqui: eu só relaxei depois das urnas apuradas. Tenho fé que neste mandato ela tenha aprendido a lição de não se descuidar da comunicação e que nossa democracia será melhor se o sistema político (e de comunicação) seja aprimorado.

  • Parabéns Fernando!! Parabéns a todos os blogs "sujos" por esta luta diuturna a favor da democracia, da liberdade, da justica e principalmente da verdade. Que Deus abençoe a todos. Viva o Brasil. Viva o povo brasileiro! Viva Dilma! Viva Lula!

  • Tem um monte de coisas pra serem tratadas, mas para que o Brasil avance politicamente, as mais urgentes, sem dúvida são: reforma política e regulamentação da mídia ou alguma atitude que ataque de frente o problema de comunicação. Porque não se pode deixar que a babá eletrônica continue fazendo as cabeças dos brasileiros, a ponto de muitos terem votado contra si mesmos. O que acontece aqui em SP é a versão mundo real do 1984: a lavagem cerebral que a mídia promoveu faz eleitores ferrenhos do psdb se dizerem revoltados com a corrpução. Ou seja, o grosso do eleitorado paulista perdeu a noção da realidade e aceita a versão dos fatos que a mídia divulga como sendo verdadeira.

    • Carlos: você tocou no ponto crucial e eu concordo cem por cento, o maior perigo esta nisso, e preciso desarmar a mídia o mais rápido possível,ela conseguiu em são paulo causar o maior estelionato eleitoral do pais, se a presidenta e o PT, não neutralizarem rapidamente a imprensa golpista com certeza ela não deixara ela governar, e já começaram, da pra gente perceber, na inimiga numero um globo, em seus noticiário sobre a eleição.acho que Os marinhos vão partir para a radicalização contra o governo Dilma a partir de agora em todos os seus noticiários, diários sobre politica e tudo mais.

Related Post