Você viu a repercussão da nota da OAB reagindo aos ataques de Joaquim Barbosa ao fato de o Ministro da Justiça receber advogados e, depois, desancar como corruptores todos os advogados que conversam com autoridades ou juízos sobre seus casos?
Não?
É que os jornais não deram a menor bola para a Ordem dos Advogados, não apenas porque Joaquim Barbosa serve a seus propósitos políticos, mas porque faz com um conveniente espalhafato e falta de decoro.
Mas, com todo o respeito, a própria Ordem dos Advogados tem uma certa parte da responsabilidade por isso estar acontecendo.
Aceitou, ao longo do tempo, o comportamento absolutamente incompatível com o cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal que Barbosa apresentou ao longo de anos.
Tolerou, nele, o retrato pintado por Camões, ao dizer que ” “Ó glória de mandar, ó vã cobiça/Desta vaidade a quem chamamos fama”.
Viu a posição de imparcialidade do juiz, durante todo o tempo, ser enlameada pela posição de acusador, não de julgador.
Joaquim Barbosa foi uma culpa coletiva.
De Lula, que o fez ministro.
De todos nós, que saudamos, afinal, a chegada de um homem negro à Corte Suprema, como parte da imensa dívida que temos a saldar com os afrodescendentes que fizeram boa parte do que é este país.
E dos meios jurídicos – Ordem, Magistratura, Ministério Público – que não perceberam ou não quiseram criticar, assistiram os advogados serem transformados em “cúmplices” das pessoas que defendiam, criminosos ou não.
Joaquim Barbosa é um retrato caricato da Justiça brasileira, um retrato caricato do Brasil.
A ele, a ética é elástica.
Imaginem se Ricardo Levandowsky fosse fotografado no Sambódromo com uma jovem estudante de administração…
O que, aliás, é um direito de sua ex-Excelência, a quem não se ataca por moralismos, mas por imoralidades.
Estamos construindo um país muito diferente daquele que sonhamos.
Os heróis da juventude, nos anos 70, com toda a ditadura, eram os Sobral Pinto, os Evaristo de Morais, os Nilo Batista, os advogados criminalistas que, ainda que com clientes que não fossem santos, eram tratados como defensores das liberdades.
Agora, os heróis são os linchadores.
É assim que o fascismo triunfa, sobre a covardia cívica.
PS. Como você vê no post do próprio Barbosa, “ensinar moralidade” pode ser boa fonte de ganhos. Mamãe nunca me cobrou por isso.
View Comments (34)
Bom não acho que devemos esperar muito das "órdens"...até porque órdens são órdens...depende de quem as dá...são possíveis ou não de serem obedecidas...não parece o caso com JB. Ele representa o playboy discriminado, que surfa na hipocrisia de uma sociedade que transformou um dos poderes da sonhada Democracia numa festa Have, onde vale qualquer droga, de baseado à metanfetamina...álcool 50º é chá das 5. Então é neste mar que devemos nos reinventar, provavelmente nadando contra a maré...ou melhor, contra às órdens. Bom para isto estamos ás órdens!
Avante contra a mídia fascista!...
"Joaquim Barbosa foi uma culpa coletiva." Culpa coletivo por quê? Porque foi mal agradecido ao condenar corruptos petistas? Porque não foi subserviente ao recusar convites de Lula para ir à África, e só à África? Porque, para azar dos que tem "culpa coletiva" , Barbosa tinha curriculo que o permitiu ser independente e não submisso? Na opinião desses, Lula deveria ter nomeado um negro de pouca escolaridade, um negro, tal qual os petistas ocupantes de cargos em comissão? Lula, os petista e os militontos deram só deram azar, só isso, deram azar. Em vez de nomear um Paulo Duque negro, um Vaccari negro, ou um Delúbio negro, nomearam o negro Barbosa!
então você concorda com o "domínio de fato", que pode te levar ao xilindró por algum ilícito que, por exemplo, um subordinado seu tenha feito? Concorda também com as chicanas para não pagar impostos e declarar como sede de sua empresa um apartamento funcional? E outros tantos deslizes de quem deveria agir conforme a lei?
Fabinho,
não é por isto não.
Que tal por achincalhar a justiça, nossa constituição, seus pares e sua etnia, por esconder provas, por montar firma fake, ainda por cima em endereço funcional, para comprar apartamento em Miami por dez doletas declarados (o que passou por debaixo dos panos só ele sabe de onde veio, só é certo que era dinheiro sujo, portanto proveniente de alguma outra ilicitude), por bater na mulher...
Tá de bom tamanho, ou quer mais?
Cuspiu no prato que comeu, é certo, mas este prato é apartidário, de todos nós, de direita ou esquerda, é o da justiça, do poder judiciário, dos profissionais do direito, do próprio conceito de um estado de direito, ao fim e ao cabo, na verdade de todo o povo brasileiro.
Assim como o dano, a culpa é coletiva, posto que a sociedade como um todo foi conivente, ao não se levantar contra esta figura nefasta quando devia.
Fábio
Se tivéssemos nomeado um Vaccari ou Dirceu para o STF, teríamos um pais melhor, sem falcatruas, desmandos, afrontas a constituição. Com HOMENS como Vacari e Dirceu no comando, toda a sujeira do PIG não ganharia respaldo em neófitos da política e pessoas de bem que, por causa do PIG, acabam tendo uma visão distorcida dos fatos, da verdade, imaculadamente defendida pelo PT.
Vade retro Satanás. Não xingo mais por respeito aos outros membros do fórum, sai fora sacripanta.
VIVA LULA, VIVA DILMA, VIVA O BRASIL, VIVA CUBA, VIVA A COREIA DO NORTE
Eulálio LULA da Silva - RN
:
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...
O CAPITÃO DO MATO NÃO TOMA JEITO,SEMPRE DANDO PITACO PRA APARECER.SE VOCÊ QUER APARECER, COLOQUE UMA MELANCIA E UM ABACAXI NESTA CARECA.
Um morto , só esqueceu de deitar !!!!
É um caso no qual a criatura que passa a usurpar/esnobar... o criador!
jb é só mais um boçal incensado pela malta que se diz "elite" desta republica de bananas.
Se este pais fosse sério ele estava respondendo / tinha sido condenado por prevaricação (usar apto funcional para registro de empresa), sonegação fiscal (apto em miami sem comprovação no IR) , agressão (ex-mulher, além das verbais), calunia e difamação, etc, etc, etc. Já é folha corrida...
Mas como aqui temos uma mídia corrupta (e ela também sonegadora e criminosa), uma justiça corrupta (nem preciso enumerar os casos de leniencia, causas estranhamente arquivadas, vendas de sentenças, etc, etc, etc.), uma "poliça" corrupta (arghhhhhh...), além de um ministro da justiça que é ridículo, vamos vendo esta bananada diária.
E tome hipocrisia e falsidades de quem deveria dar exemplo.
A gente só pode conhecer verdadeiramente o caráter de uma pessoa, quando lhe damos poder.
Ninguém errou. Lula não errou, nós não erramos.
JB só revelou a sua verdadeira identidade quando ganhou o poder.
Concordo, joaquim barbosa é, sim, uma culpa coletiva, um peso morto sobre os nossos ombros, um erro que foi se estendendo no tempo sem que nada ou ninguém ousasse neutralizar, e pior - que nos custou e ainda vai nos custar muito caro.
O mal que ele causou ao país já produziu os seus efeitos - os valores já foram invertidos para a opiniao pública. Agora, é aguentar os reflexos dessa aventura que foi coloca-lo a frente da suprema corte do Brasil. Fizemos dele o que ele é hoje - um ser desprezível e sem nenhuma identidade com a verdadeira justiça, com o direito e compromisso com a consciencia.
Perdoe, mas a OAB deixou de ser uma entidade imparcial e combativa há muito tempo. Ela está desviada dos seus própósitos e nao faz cerimonia disso, nao.
Aonde estava a OAB na AP470? Aonde estava a magistratura e MP ?
A justiça desse país e seus órgaos estao prostituídos a olho nú.
Esperar o que?
Esse imbecil sabe que ele traiu a justiça mas a mídia o tornou um símbolo de retidao, entao...
Pena de nós que compreendemos isso tudo, porque a maioria acredita nesse péssimo brasileiro como se ele fosse um exemplo a ser seguido.
Pena ! O Brasil está descendo a ladeira...