A obra de Aécio, segundo Nassif: Serra no PMDB e Alckmin no PSB?

O “campeão moral” da eleição passada parece estar colhendo, rapidamente, os frutos de sua passagem para a militância de extrema-direita.

Aécio Neves transformou-se numa espécie de Kim Katiguri de calças compridas e ao PSDB, no “Revoltados Online”, indo a um ponto em que – sabem os políticos mais experientes – acaba comprometendo sua própria viabilidade eleitoral.

Não é à toa que, mesmo com todo o desgaste do Governo e a crise econômica, Aécio não consegue ir além do que já teve e, segundo o último levantamento do Ibope, ficar menor.

Até mesmo figuras como Álvaro Dias, o histriônico senador do Paraná, o condenam por ter colocado o partido a reboque de Eduardo Cunha.

O menino mimado e birrento está destruindo o partido do qual só diz que “é meu, é meu, é meu”!

Como Aécio implodiu com o PSDB

Luis Nassif, no GGN

Nos próximos dias é possível que José Serra se mude com armas e bagagens para o PMDB. Há rumores consistentes de que o governador paulista Geraldo Alckmin vá para o PSB. Antes mesmo de entrar já prestou um grande favor ao partido: foi ele quem costurou a ida de Marta Suplicy para o PMDB.

Tudo isso devido ao fator Aécio Neves.

Desde a morte de Mário Covas e Sérgio Motta, o PSDB foi perdendo substância. Transformado em referencial único do partido, Fernando Henrique Cardoso jamais logrou conferir-lhe profundidade programática. Vazio, acomodado, superficial, FHC contentava-se com boutades para uma mídia extraordinariamente indulgente e em sua revanche permanente com Lula.

O partido acomodou-se com a aliança com a mídia. Tendo à sua disposição a maior máquina de construção e destruição de ideias, não soube alimentá-la de conceitos legitimadores.

Sem ideias, sem programas, a mídia quedou-se ante um anti-estatismo primário, em posturas anti-políticas sociais e em discursos anti-corrupção. Só anti. Não conseguiu sequer elaborar os bons conceitos liberais.

Grupos de mídia falam para o fígado e os intestinos, não para o cérebro. E o PSDB foi atrás. Passou a ter o rosto irado de Aloysio Nunes, o histrionismo de Aécio, o primarismo de Carlos Sampaio.

Um a um os intelectuais que ajudaram a fazer o partido foram recolhendo armas. Os economistas formuladores se recolheram às suas instituições, como Luiz Carlos Bresser-Pereira e Yoshiaki Nakano. Os financistas, como Luiz Carlos Mendonça de Barros e Pérsio Airda,  contentaram-se em continuar ganhando dinheiro, mas abrindo mão de militância partidária. Os cientistas sociais mais ligados a FHC, como Boris Fausto e Arthur Gianotti, recolheram armas, provavelmente envergonhados com a virulência desqualificada dos intelectuais neo-tucanos.

Gradativamente, o PSDB foi se tornando a cara de Aécio Neves e dos Rebeldes Online, em mais um caso em que o baixo clero se apropria de uma instituição pública.

A implosão do PSDB só é surpresa para os desavisados. Há muito tempo era nítido que jogar todas as energias para destruir o adversário os deixaria na situação do abraço de afogado.

Agora, o partido que, junto com o PT, dominou a cena política brasileira nas últimas décadas, foi entregue ao mais despreparado de seus caciques.

O esfacelamento de ambos os partidos torna as eleições de 2018 uma verdadeira roleta russa.

 

Fernando Brito:

View Comments (40)

    • Sem o financiamento das empresas , com o direito de resposta, o PSDB, pode enfiar a viola no saco, a mídia não vai bancar o estrago de ficar o dia inteiro dando o direito para o PT, Lula e Dilma.

  • Desfacelamento do PSDB, Lei do Direito de Resposta a uma canetada da Dilma (será que ela terá coragem de sancionar a lei?), Congresso Nacional reduzindo-se a um clube de obscurantistas um-mais-ladrão-do-que-um-outro (salvo uma microminoria)... Me faz lembrar o filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, onde independente das interferências do protagonista a coisa toda se resolve sozinha.

  • nA ITÁLIA se explodiram por causa da famigerada mãos limpas, inspiradora da lava jato, e o resultado foi silvio berlusconi, o "cappo de tutti cappi."

  • Reunião dos blogueiros estatizados:

    Miguel: - Aécio está morto?
    Paulo: - eu acho que sim, mas por via das dúvidas sempre casseto ele.
    Nessa: - ele fica charmoso nas montagens!
    Fernando: - por falar nisso, nunca mais falei dele. Até daqui a pouco, pessoal!
    Mauro: - prefiro falar de coisas mais complicadas.
    Todos menos Mauro: - exibido!!!

    • Reunião dos retardados e fascistas online:

      Alisson: Vai pra Cuba, fora PT, abaixo o Foro de São Paulo
      Klaus: Abaixo o Foro de São Paulo, fora PT, Vai pra Cuba
      Alisson-Klaus: Eu sou normal! (relembrando personagem clássico do Jô)

      • Colegas do blog,
        Brindando com vocês a aposentadoria dos trolls. Esqueceram Clovess?
        Já comprei óculos cor-de-rosa para a próxima campanha.
        Mas ao Menis duas cousas positivas: sem Richa e sem Aécio.
        Os eleitores de Marta são dela e serão necessários no segundo turno, se houver.E os astros dizem que mais três serão enterrados eleitoralmente entre is caciques.

        • Bravo Bronco ! Exatamente o Milani, saudosíssimo nesse tempos bicudos de Gentilis e outros bichos !

          • Rapaz, Gentili fez um vídeo de um suposto jornal bolivariano no Brasil que é show! Muito bem bolado!

    • Rapaz, o psdb vai pras cucuias! Muito troll profissional vai perder a boquinha. Será que troll profissional tem registro em carteira? Acho que não, este negócio de registro em carteira e direitos trabalhistas é coisa de comunista, coxinha que é coxinha não quer saber deste negócio de "carteira assinada". Isto é coisa de peão.

      • O problema é que o Alisson tinha apenas bolsa-aprendiz de troll (no TrollaTec), coitado.

    • Alisso, meu guri... Procure outra coisa para fazer. Vc não tem o mínimo talento para estas coisas.

  • Eles falam uma coisa e fazem outra, um dia sim, o outro também. Depois de 10 meses de auditoria na campanha eleitoral presidencial de 2014, os tucanos tiveram que reconhecer que, mais uma vez, falaram mentiras para seu minguado público reconhecendo não ter havido fraudes nessas eleições. E mais, reconheceram, como Brizola já falava há muito tempo, a necessidade do "papelzinho" para se fazer uma auditoria mais detalhada, como é feito na Venezuela. Com isso, além da mentira, tiveram que reconhecer que o sistema eleitoral venezuelano é melhor que o nosso por quê lá tem o voto também impresso, permitindo assim uma adequada recontagem dos votos. Logo a Venezuela, com quem tanto implicam os tucanos, porquê também não elegem pelo voto presidentes de direita e muito menos de extrema-direita, como Aécio.

  • O minerim ruim de voto, ficará brincando com o TUCANO DEPENADO.Uma ave tão bonita e mal tratada nas mãos de um louco.

    • Ele não é minerim.
      Ele é carioca.
      Menino do Rio.
      Surtado do Leblão.

  • Portanto o aécim de Furnas já fez seu partido perder S.Paulo (fhc não conta) e Paraná. Qual será o próximo objetivo do "jênio" da política que até hoje ninguém sabe se representa MG ou o RJ; meu palpite é que ele é um NADA como representante de alguma coisa, já que nunca trabalhou e não frequenta o Senado, apesar de receber uma pequena fortuna dos cofres públicos para ir lá com suas ideias "jeniais". Qual será o próximo Estado a ser perdido pelos tucanos anti-TUDO!

  • Cada um indo para partidos diferentes? Então, só estão espalhando a UDN, a velha golpista. Podiam pulverizar. Era muito mais saudável para o país.

Related Post