A operação “Choque e Pavor” da direita e de sua mídia

Nenhum atenuante político: é preciso dizer que havia muita, muita gente na Avenida Paulista.

Foi, sim, e tem um efeito político “tsunâmico” sobre o Governo Dilma, por tudo o que já se apontou aqui, antes.

Mas é curioso ver o comportamento da mídia, desmentido pela própria mídia.

O “um milhão” de manifestantes calculados pela PM de São Paulo vira, nos cálculos do Datafolha, 188 mil pessoas, no pico, e 210 mil, no total.

Nunca vi, em décadas de manifestações, a PM calcular mais gente que os próprios organizadores.

Muito menos a mídia “embarcar” nisso.

Transcrevo, por fidelidade.

“Manifestação na avenida Paulista reuniu 210 mil pessoas, segundo medição do Datafolha. Este número refere-se ao total de pessoas diferentes que participaram em algum momento. No pico do protesto, por volta das 16h, havia 188 mil.”

Repito, não é numérico o julgamento político ou ético de qualquer manifestação.

Politicamente, a afluência na Paulista foi um estrondo.

Mas, com ele, a Globo fez como naquela operação “Choque e Pavor” do Iraque, é preciso demonstrar “força avassaladora, percepção dominante do campo de batalha, manobras dominantes e mostras espetaculares de força para paralisar a compreensão do adversário e destruir sua vontade de lutar’.

Porque a Globo, a mídia e todos aqueles que tentam, pela via do golpismo, alcançar o que não alcançaram nas urnas sabe que, sem isso,  no debate racional, perdem.

Repetem a mesma forma do “mar de lama” antigetulista, da “”vassoura” janista, da “ameaça comunista” de 64, do “boi no pasto” de Sarney.Ah, ia esquecendo: os marajás a serem caçados…

Sem histeria, não têm futuro.

Como escreveu um amigo no Facebook: é muita insensatez participar de um movimento contra algo abstrato como “a corrupção” e cujo único objetivo concreto é substituir um governante eleito há cinco meses e que não é acusado de crime algum (…)Como se imagina que “a corrupção” acabará destituindo-se o único governo em nossa história que se dispôs a permitir a investigação isenta de um episodio desses, após dezenas, centenas de casos escabrosos varridos para debaixo do tapete ao longo das últimas décadas?

Ontem, finalmente, o governo parece ter percebido – demorou, hein? –  que há um divisor de águas capaz de separar o justo desejo de uma política limpa da manipulação que o dinheiro nela faz e os golpistas do conservadorismo.

O fim do dinheiro de empresas (e de empresários milionários) nas campanhas políticas.

Aquele que torna impossível uma disputa democrática e de governos democráticos, porque as empresas compram votos para os políticos e, com ele, compram os políticos para si próprias.

Mas não, pelo amor de Deus, com esta abordagem “republicana” e fria da “reforma política”.

O povão não entende firulas como a do Ministro da Justiça ao dizer que “Um ponto deve ser debatido por todos os brasileiro: não é mais possível permitir o financiamento empresarial de campanhas eleitorais”.

É preciso ser claro, evidente, explícito.

Voto não é mercadoria para ser comprado. Empresas não votam,  tirem sua grana do meu voto.

Qualquer bom profissional de publicidade saberá dar forma melhor e mais aguda.

E partir para cima.

Chamar, publicamente, a que Gilmar Mendes pare de engavetar a decisão do TSE que proíbe o dinheiro de empresas nas eleições.

Senão, pagará o justo pelo pecador, e pior.

Com a direita mais fascista renascida, a política no Brasil virará um Iraque.

Os candidatos a “Exército Islâmico” a gente já pode ver.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • O ministro Cardoso perde a oportunidade de colocar a PFederal republicana pra trabalhar com isenção pelo bem do país. A limpa tem q ser geral. Inúmeras denúncias, documentadas, não estão sendo apuradas. Listas e mais listas q mostram o lado podre da oposição são ignoradas. Inúmeros Casos são arquivados pela justiça com desculpas estapafúrdias, como o Castelo de Areia. Dessa forma, não teremos a limpa dos corruptores e corrompidos. A prisão do lavador de dinheiro preso recentemente, em São Paulo, é o começo para puxar o fio do novelo dos desmando da oposição.Ministro Cardoso é chegado a hora!

  • A podridão pode ser diferente, mas as moscas são as mesmas. Sai nota garrafais que o Duque foi preso novamente e lá dentro da matéria, de uma forma escamoteada, que o Adir Assad da Operação Cachoeira foi preso também.Tai o fio da meada a ser puxado Ministro Cardoso.
    Quem é o Assad só pra lembrar
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/tag/adir-assad/

  • Mais uma vez o governo errou. O pronunciamento deveria ter sido feito em cadeia de rádio e televisão, dane-se os paneleiros, se não fica fácil para o Kamel editar. Apenas a TV cultura e a Rede TV transmitiram ao vivo, considero pouco.

    • Certo Manoel. Acabo de escutar a rádio Gaúcha (filhote gaúcha do PIG) mesmo repique da mentira -"um milhão de pessoas na av. Paulista, segundo a PM(tucana claro). A esta altura, boa parte dos Gaúchos politizados deve estar propagando a pólvora..."viram, agora vai ter impitim" ...enquanto isto o governador Sartori ameaça parcelar o salário dos Professores...

  • Rapaz os candidatos a Exercito Islâmico são muitos pois ontem ousei perguntar a o colega o que foi AI5, uma: ele não soube do que se trata, duas: passou a afirmar que sou PT e ficou agressivo, mas toda esta intolerância acredito aconteça em SP e vamos a luta Dilma, não podemos desistir.

  • Falar do mistro da justiça, é falar de uma parca obesa com todos os problemas de articulações. Eu só não entendo, é como uma pessoa com Dilma que já comeu o pão que o diabo amassou, fora eleita pelo povo e não por estes biltres partidários do PMDB e outras prostitutas do mesmo balaio, ou cabaré. Se deixa abater desta maneira, porra! Presidenta, o povo te elegeu está contigo, faz alguma coisa em nome do povo.

  • Aqui, em Vitória, ES, foi a mesma coisa: na Praça do Papa, onde se deu o principal evento, no momento de máxima aglomeração talvez o número de participantes estivesse por volta de 20.000; todavia, a Globo declarou 120.000…
    Aconteceu de tudo:
    a) Tal qual um culto evangélico houve “testemunhos”, por exemplo: “… aos 17 anos voltei no Lula… Mas o que aconteceu? Era tudo fantasia… Tudo mentira… Só tem ladrão no governo!… Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT!”… (no mesmo instante, praticamente, entrava o cara, o mestre de cerimônia, a pegar o microfone: “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…” E a galera pulava como se estivesse na pista de alguma festa deslocada… O impressionante era a performance de alguns bombados, tatuados e bronzeados pelo sol capixaba… Que saúde política demonstravam…

    b) Uma aula de civismo foi ministrada pelas tribos de motocicletas: cacarejavam em potentes aceleradas pelas ruas da capital a dizer: “Eu estou aqui!”… Fora Dilma! Fora Lula!… Mas… “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…”

    c) A Terceira Ponte, a mais bonita da cidade, foi liberada… Portanto, se podia fazer um “cooper” entre Vila Velha e Vitória, sob o sol do Atlântico… Mas… “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…”

    d) Depois de 20 a 30 minutos, não havia saco que aguentasse…Então tribos de ciclistas se mandavam pela orla pedalando em direção a alguma sorveteria ou cervejaria… Mas… “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…”

    e) “Papai eu quero pipoca”…. “Fala com a tua mãe”… “Mamãe eu quero pipoca”… “Fala com teu pai”…. “Papai…” “Saco!!!!”… Mas… “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…”

    f) Voltaram pra casa… Ligaram na Globo… Mas… “DJ, som na caixa!... Q U E P A Í S É E S S E?!…”

  • O FIEL DA BALANÇA É A CLASSE C!

    O Governo deu uma guinada à direita na economia. Esses ajustes certamente eram necessários, mas não conquistam 1% de apoio dentre aqueles que votaram contra o PT nas eleições passadas. As medidas, porém, tem o dom de fazer ruir boa parte do apoio que veio das esquerdas e do eleitorado de centro, a “insondável” Classe C.

    Como elo fraco da corrente, essa massa eleitoral, mais concentrada no Centro-Sul do país, precisa de quem a defenda, ajudando o governo a reconquistá-la. Os textos acessíveis a partir do link abaixo propõe uma agenda de esquerda, com propostas para informação, saúde, educação e reformas urgentes que o Brasil precisa.

    Recomendamos a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  • A mídia (PIG) está fazendo o papel dela de ser golpista como sempre . Não nada ! Desde que o PT assumiu o poder com Lula a mídia começou seu trabalho de espalhar/implantar pelo Brasil ódio contra o PT para a população . Porém o PT dormiu e errou seriamente com a mídia (PIG) esses anos todos não democratizando/regularizando a mídia. Assim sendo o PIG ficou livre , leve e solto para bombardear e denegrir Lula, Dilma e os membros do PT esse anos todos a vontade sem que esses pudesses se defender direito. E o PIG manteve e mantém o PSDB e seus “amiguinhos” bem blindados de todas suas farras p/ população sendo assim 100% seletivo com único objetivo de denegrir e destruir o PT. O PT dormiu com a mídia e agora paga o preço. OBS: O PT parece que estar perdendo certa a comunicação com seus eleitores e isso pode ser mortal para o partido ou o PT acorda de vez ou o PT morre não é mesmo?

  • Parece a repetição de 1932; SP contra o Brasil. Além dos dados numéricos inflados sobre as manifestações, em todas as cidades, há a criação de um clima nostálgico de defesa da moral como quando fizeram em 1932 o que, na realidade, era a manutenção de privilégios das elites paulistas que tentaram levar as elites menos abastadas de outras regiões. Café ( sem trocadilho)requentado.
    Vale o alerta para governo se mexer e dar respostas claras e menos acadêmicas; a população entenderá pois não é burra como muitos pensam. E as eleições já se encerraram. se a oposição tiver uma mensagem clara sobre governar o país ( criar empregos,ter políticas de desenvolvimento, manter a soberania estratégica do país em áreas de energia, defesa, alimentação, água) poderá daqui a 4 anos aspirar a presidência. Este discurso de so´combater a corrupção é vazio e já encheu o saco.

Related Post