A opinião de Celso Amorim sobre novo acordo do Irã

Reproduzo abaixo post do blogueiro Paulo Henrique Amorim, trazendo a opinião de Celso Amorim sobre o recente acordo nuclear celebrado entre o governo Obama e o Irã, que distensiona maravilhosamente um dos conflitos mais perigosos do mundo, e põe fim aos criminosos embargos que faziam sofrer a população iraniana.

O ex-chanceler observa que o acordo poderia ter sido feito antes, se houvesse apoio à proposta de Lula.

O Estado Islâmico (Isis) poderia ter sido combatido na raiz, e a população iraniana não precisaria ter sofrido cinco anos de embargo desnecessário.

*

No Conversa Afiada.

Celso Amorim analisa o acordo EUA/Irã

O ansioso blogueiro manteve nessa manhã de sábado (4/4) conversa por telefone com o grande chanceler Celso Amorim, co-autor da “Declaração de Teerã”, com o Presidente Lula e a Turquia.

Ali, em maio de 2010, o Irã se comprometeu a submeter seu programa nuclear a restrições e controles muito semelhantes aos que o Presidente Obama, em carta e pessoalmente, tinha dito ao Presidente Lula que eram indispensáveis.

O ansioso blogueiro reproduz agora – de forma não literal – as observações telefônicas de Celso Amorim sobre o acordo que os Estados e o Irã, celebraram, nessa sexta-feira:

– é preciso, primeiro, ver exatamente os números envolvidos, sobretudo a quantidade de urânio que o Irã poderá reter;

– ao comparar esse acordo com a “Resolução de Teerã” é importante observar que são de natureza diferente: o acordo de ontem é uma barganha entre as sanções – que a Resolução evitaria – e os compromissos assumidos pelo Irã;

– basicamente houve perda de tempo – cinco anos;

– cinco anos de privações do povo iraniano;

– cinco anos de imobilismo diplomático: será que o problema do ISIS não poderia ter sido enfrentado, mais cedo, com a ajuda do Irã ?

– fazer uma bomba, ao lado de Israel, seria uma tentativa de suicídio do Irã;

– o Irã, no máximo, pode ter o poder “deterrent”, o poder de deter, de impedir;

– a Síria não se resolve sem o Irã;

– no Irã, o acordo parece muito popular;

– nos Estados Unidos, embora o Congresso tenha que votar o cancelamento de algumas sancões, estou otimista;

– Obama foi corajoso;

– se ele recuou da Resolução de Teerã, talvez tenha sido por causa da reeleição;

– agora, não, ele deve estar preocupado com o seu legado, sua biografia;

– e nesse ponto, ela tem dois pontos relevantes: Cuba e o Irã;

– nisso, a politica externa americana fica parecida com a brasileira;

– com exceção do que fez agora com a Venezuela, porque se tem uma coisa que a Venezuela não é … é uma ameaça aos Estados Unidos;

– é possível que Obama tenha feito um acordo com o Irã sobre as etapas do cancelamento das sanções, exatamente por causa da negociação com o Congresso;

– mas, estou otimista.

– a Resolução de Teerã demonstrou que era possível chegar a um acordo.

– eu estava no aeroporto de Nova York, ante-ontem, e vi naqueles letrinhas embaixo da imagem, na CNN, uma frase interessante: que essa acordo foi baseado na “confiança”;

– e a Hillary me dizia que não se podia confiar no Irã …

Paulo Henrique Amorim

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Se eu morasse nos EUA, eu votaria em Obama,espero que deva existir alguém que vá na mesma direção depois dele,e que ajude o mundo a encontrar a paz...
    A paz na terra depende da boa vontade dos homens...
    Não importa o que o mundo busque,eu buscarei....a paz !

  • O texto e bom, mas tratou de forma muito superficial, aquele que, na minha ótica, é o maior problema atual no oriente médio o crescimento exponencial do grupo Estado Islâmico.

    É algo realmente a se pensar mais profundamente como coisas que nossa grande mídia tratava com sua peculiar mesquinharia contra o governo Lula, nota-se que, agora, muita coisa ruim poderia ter sido evitada ou, no mínimo, amenizada e muito, caso a brilhante atuação da diplomacia brasileira no governo Lula não fosse ridicularizada pela nossa grande mídia.

    Se esse acordo que foi feito agora, que era basicamente o mesmíssimo que o Lula conseguiu fazer naquela época e que os EUA não aceitaram apenas por vaidade de ver que foi um governo brasileiro que conseguira fazer um dos acordos mais importantes da história moderna, talvez o surgimento do grupo "Estado Islâmico" ou o seu crescimento exponencial tivesse sido evitado.

    Engraçado é ver que, durante a campanha o Silas Malafaia praticamente acusou o governo Dilma de ser leniente com o grupo Estado Islâmico, uma politicagem das mais rasteiras por parte do Silas Malafaia. Ele (Silas) pode ter grande conhecimento teológico, mas não entende NADA de geopolítica. Porque ele não explica aos seus fiéis a ligação entre os embargos ao Irã com o crescimento do Estado Islâmico? Fica ruim de explicar né? Se explicar, e for sincero, teria que dizer que se anos atrás se tivessem aceito o acordo que o governo Lula/PT propôs, muito provavelmente o Estado Islâmico não seria o que é hoje, mas aí as palavras raivosas (com direito a colocar no ar membros do Estado Islâmico segurando cabeças), para atingir o PT e a Dilma, teriam que ser melhor explicadas, não é Silas?

  • Existe uma esperança no mundo e a esperança e' FORA GUERRAS, chega de MALDADE,chega de tanto TERROR e DOR
    Vamos viver em caminhos de descencia e de amor,então todos juntos viviremos em paz ,já e' hora de compartirmos a única coisa de bom que existe na face da terra que nosso pai ensinou....o amor a vida !

  • Bom aqui estamos nós,planeta terra,
    sinto que o mundo,tem solução e tudo pode dar certo,mesmo que pessoas usam suas fichas para ganhar,e' como se o mundo fosse um grande cassino e alguem tem que ganhar e alguém perder,e você nem desconfia em que planeta vive,então tudo parece ser real e no fundo um bando de infelizes e se aproveitado disso religiosos que nem sabem em que planeta estão,exprimem a exatidão da existência e a ciência que mesmo futuramente equivocada, possibilitaria a existência de um mundo futurista com pessoas morando em outros planetas e dirigindo discos voadores particulares, agora cai na real e saber que a cidade de povos reais e o mundo não passa de uma extensão de suas almas,e eu pensando em mim e observando crianças sendo assassinadas sem poder sequer existir,me sinto frustrado,na minha passagem por aqui...

  • Bem no meio do seu peito existe um lugar que foi fabricado para sentir amor, não para receber bala de fuzil...
    Então você nem se lembra quando era criança e morou com deus no paraíso.

  • E você tinha 7 ou 8 anos quando começou perguntar o que e' isso,e aquilo e foi absorvendo da personalidade de outros erros que pareciam ser exatos, até de seus próprios familiares ou coleguinhas,tipo achando que fosse bom ou o certo, o mundo,e com a certeza de que todos achariam,que você se construiria como algo que fosse dar certo para a sociedade
    e de repente o mundo passou por você como um trator que passa por cima dos barracos dos pobres na favela,e você sendo uma criança pobre jamais pensaria que alguem fosse em nome da lei,e do direito meter o coturno na sua porta derrubar sem licenca,para ganhar credito,no mundo dos noticiários policiais....... mundo cão !

Related Post