O conservadorismo entrou em “alerta vermelho”, sem trocadilho.
O apogeu do foguete Marina foi atingido antes da hora e não dá para disfarçar que a candidata entrou em trajetória de queda, cuja velocidade ainda é, neste momento, difícil de calcular.
Os resultados apresentados pelo Ibope, ainda que numericamente “dentro da margem de erro” cristalizam uma tendência que, salvo por fatos novos favoráveis a Marina (e o arsenal foi usado fartamente) é de dificílima reversão.
Mesmo que seja verdadeiro o índice de 42% de rejeição a Dilma, transformar a eleição de primeiro turno em um disputa de “todos contra ela” pode “empurrar” a uma votação maciça de grande parte dos 58% que não a rejeitam.
É com o que Aécio Neves tem tentado se defender da chuva de punhaladas que vem recebendo de seus aliados, que já negociam com os marinistas, como revelou hoje Ilimar Franco, em O Globo, ao narrar o encontro entre Fernando Henrique Cardoso e o coordenador da campanha de Marina, Walter Feldman.
O desgaste de Marina, que ontem se procurou diagnosticar aqui com mais precisão, tem proporções muito significativas nas faixas de maior renda, de onde os movimentos de opinião pública se espalham com mais facilidade.
Quem viveu eleições por dentro, sabe que, na reta final, com votos cristalizados, é mais sólida a posição de quem vem enfrentando pauleira há muito tempo do que a de quem apareceu como novidade, mas perdeu o impulso.
A oposição vai, agora, jogar a defender, para garantir o segundo turno.
Enquanto a campanha de Dilma vai se lançar num rush para uma difícil, mas novamente fora do campo do impossível, vitória em primeiro turno.
Um quinto dos que consideram seu governo ótimo e bom ainda não lhe declaram o voto, pois ela tem 30,5% em 38%.
Já Marina tem mais da metade de seus eleitores com um julgamento entre ótimo, bom e regular do governo Dilma: 18,3 em 31%.
Este dado já havia sido percebido ontem por Fábio Vasconcellos, em O Globo.
É na classe C, como se disse ontem aqui, que se travará a batalha destes últimos dias,
View Comments (40)
Isso se trata do Globope mas a situação real deve ser mais desesperadora para o oposição.
Senão vejamos, Padilha deve subir bastante nestas últimas semanas em São Paulo, consequentemente levará Dilma nessa subida.
Marina cai vertiginosamente no RJ e após o ato de segunda na Cinelândia a febre vermelha deve se espalhar pelo estado impulsionando Dilma ladeira acima.
Por fim a militância petista deve dar aquele conhecido sprint final nesta etapa da campanha, logo, podemos sim garantir esses pouco mais de 5% dos votos faltantes para definir a parada no primeiro turno ( sempre considerando a elásticaaaaaaaaa margem de erro do globope ).
É arregaçara as mangas e trabalhar duro durante estes dias !
VAMOS COM DILMA !
Não é nem cinco amigo. Você tem que considerar que se a Dilma tirar votos dos concorrentes não é nem cinco por cento, porque a cada um ponto que ela tira dos concorrentes significa dois entre os votos válidos.
Essa é a hora. De adesivar carros, de colocar bandeiras nas casas, de fazer campanha boca a boca, pelo telefone, pela rede. O importante é que não se pregue ódio, mas demonstrar o quanto a vida das pessoas melhorou durante o governo Dilma e o que representa a candidatura Marina: arrocho salarial, desemprego, juros extratosféricos para alegria dos banqueiros, etc. Quem irá comprar carros com juros extratósféricos, quem irá constrir com juros extratosféricos, quem irá consumir com juros extratosféricos? Ninguém. E se ninguém estiver fazendo isso como os empresários irão lucrar e empregar? Isso tem que ser explicado ao povo. Isso sem falar da questão so pré-sal. Vamos a luta.
Vc falou uma coisa q me fez perceber. Existe uma parcela de eleitores q n vota na Dilma pois entende q com um remédio mais amargo do juros mais altos e aperto de gastos com os programas sociais a inflação baixe e o país trilharar rumo ao crescimento econômico chinês de dois dígitos. O q eles querem é q o PT pare de beneficiar esse povo q n aceita mais um salário minimo, e por isso aceita receber a bolsa-esmola. Carregarei por anos a pergunta feita por Boris Casoy feita para Aecio sobre "quando o país parará de fazer assistencialismo e ensinará o povo a pescar". Cara isso foi a maior ofensa feita em rede nacional e o povo ainda dá moral pra esses BABACAS.
Pois é... assistencialismo é o que recebem os bancos, os empresários na Bolsa, do Agronegócio... quem é que ganha dinheiro sem trabalhar é o povão ou são os ricões que nem trabalham, só lucram com juros, especulação etc?
Borys, Boechat, Bonner os (BBB) âncoras enferrujadas da TV brasileira, duvido que resistam a uma lente bem polida de Receita Federal em cima de suas bolça-apresentadores.
A "moral" destes tres mosquitos, não é mais nem de cueca, é a moral dos antigos sacos de passar café, CAPISCE???
Não me entenda mal. Apenas explicitei o pensamento dos que são contra o atual governo. Até critico a própria presidenta por manter o atual modelo de rentismo. Uma parte significativa dos atuais defensores apoiam a ideia de uma reformulação do pagamento das dívidas soberanas. Como os 2ª vias defendem o rentismo, ficamos sem debate a esse propósito.
Boris,
Aquele que ofendeu 2 garis, falando que eles eram a parte mais rabera da sociedade!!!!
A campanha deve continuar enfatizando o que era este país até doze anos atrás.
Dilma brava é ótima. Encosta o bagre nas cordas.
Dilma está apanhando desde que subiu ao poder.
As notícias depreciativas que não se confirmaram, nenhuma, fizeram o povo perceber quem quem nesta estória.
Mande alguém ao interior, mesmo nos estados governados pelo PSDB e pergunte a qualquer jovem que está na faculdade graças ao FIES o que ele pensa e em quem vai votar.
Os partidos conservadores não percebem ou não querem perceber que o país mudou e para melhor.
Não percebem que o povo maltratado por séculos quer um país soberano e mais igualitário.
Querem uma nação!
O jacaré abriu a boca, e não fechará mais. Vamos Dilma, allez Dilmá, go Dilma go!avanti Dilma!
Os programas eleitorais precisam continuar nessa linha da política, com intervalos para mostrar os feitos, os avanços, o que há para se fazer e também bater, bater e bater em cima da Marina. No bom sentido, que é simplesmente desmascará-la. A Marionete Marina do Itaú não resistiria até o final desse mês. Lula precisa priorizar Dilma! Seria bom até esquecer alguns candidatos a governador pra lá. Estarei na Cinelândia na segunda-feira. Vamos conversar com os familiares e amigos. Vamos bombar a Internet. É o País que está em jogo.
To sem palavras. Só sei dizer eh tu Dilma. Outra vez.
“Quando nada parece ajudar,
eu vou e olho o cortador de pedras
martelando sua rocha talvez cem vezes
sem que nem uma só rachadura apareça
. No entanto, na centésima primeira martelada,
a pedra se abre em duas
e eu sei que não foi aquela martelada a que conseguiu,
mas todas as que vieram antes.” Cortador de Pedras(Jacob Riis).
Neca é Marina,Marina é Neca.Filha legítima e filha por adoção da ditadura.Olavo Setúbal e Clube Militar que o digam.OBRIGA, Povo brasileiro.DILMAIS 2014!Dinheiro de Nequinha de Nada não vale "tustão" furado. De olho bem aberto vamos em frente,que detrás vem muita gente. Brizola, muitas saudades.
Alguém sabe como faço para conseguir material da campanha Dilma. Aqui em Marechal Candido Rondon - PR a campanha ainda não começou.
Reinaldo, é só comparecer a um comitê do PT.
Bora lá Dilminha, falta pouco!
O maior problema para O PT governar sao as chantagens do PMDB. Vamos dar GOVERNABILIDADE a Dilma no 2º mandato. Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PCdoB. O PMDB com suas chantagens e picuinhas prejudica o desempenho da nossa presidente. Vamos divulgar isso nas redes sociais pessoal. Voto em massa nos candidatos do PT.
Estou emocionado só de pensar na segunda-feira. Ver um mar de gente ali na Cinelândia,vendo Lula, Dilma e quem sabe até, com sorte, ver o Fenando Brito. A febre vermelha. Que beleza que vai ser.
Vamos todos. Todos vamos!!! Temos d edefender nosso emprego e nosso ouro negro...
Já nos roubaram o pau brasil, já levaram nosso ouro de minas gerais, já levaram nosso café, já levaram muitas gerações. Agora não podemos deixar que levem nossas riquezas que sobraram.
Tenho inveja (boa), do povo do Rio, que vai ver ao vivo e a cores a Cinelândia pintada de vermelho, dia 15. Mas acompanhairei pelas redes, por favor, matenham nos informados.