A pajelança do Lula

Com todas as dificuldades da transmissão precária, assisti a fala de Lula no encontro da militância do PT paulista.

Não houve como deixar de vir à cabeça a “pajelança” organizada por Leonel Brizola, em 1986, quando estávamos apanhando mais do que boi ladrão na campanha de Darcy Ribeiro ao governo do Rio de Janeiro.

Pajelança era uma referência ao Cacique Raoni e aos outros líderes indígenas que foram tentar salvar a vida do naturalista Augusto Ruschi, o grande naturalista.

Campanha difícil, numa quadra em que estávamos sob o impacto do Plano Cruzado, que havia transformado Brizola, por sua sinceridade, numa espécie de Judas.

Darcy, uma figura magnífica, era a antítese do candidato a cargo eletivo.

Arredio, nada afeito à multidão, mas a contatos pessoais, diálogos.

Difícil, difícil mesmo.

Houve uma cena hilária na Favela da Maré.

Eu precisava de uma imagem de Darcy com seu grande amor, as crianças.

Mas não havia meio de fazer dele um animador de Jardim de Infância.

Com uns amigos, começamos a mostrá-lo e a dizer: vai lá que ele está dando doce….

Pouco mais de um mês das eleições, Brizola chama a si a mobilização.

Fizemos um “comício interno”.

Alugou-se o Maracanãzinho.

Militantes, vereadores, prefeitos, cabos eleitorais de candidatos.

Todos chamados aos brios.

Perdemos a eleição, claro, porque nem Nosso Senhor ganharia contra o Plano Cruzado e, aqui, ainda tínhamos de aguentar a cegueira do PT, pendurado na candidatura do Marina 1.0, Fernando Gabeira, e sua proposta de mudar o mundo abraçando a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Mas terminamos nos calcanhares de Moreira Franco, ao qual, atendendo ao pedido de Lula para evitar os adjetivos, não vou qualificar senão com o que Brizola passou a chamá-lo: o gato angorá.

Mas fechamos o povão.

Houve urnas da Zona Oeste do Rio – Campo Grande e Santa Cruz, especialmente – onde, entre trezentos e tantos, quase 400 votos, Moreira Franco tinha – creiam – zero, nenhum voto.

Não é crível que o PT se conforme em não ter 30% dos votos paulistas, como sempre teve.

Lula disse, com toda a razão, que é incompreensível que isso esteja acontecendo, senão por uma imensa acomodação da estrutura partidária.

E chamou a si despertar seu partido.

Espero que seja bem sucedido, embora veja uma imensa inapetência no PT em ter um projeto de país. GOvernar o país não é para um simples grupo de amigos, advertiu.

Ele fez o seu papel.

Será que o PT o corresponderá?

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • Não é o homem nem a mulher do PT que tem problema.E o militante e a militante do PT,porque tem medo.Tem medo de cometer erros,tem medo de reconhecer erros e tem medo de se auto-criticar.Criaram em torno de si mesmo,uma AURA de iluministas,que basta contradize-los que eles entram em pânico.Aparentam serem donos da verdade,quando todos sabemos,que mesmo que sejamos donos,não devemos confessar.As pessoas não gostam,acham arrogante.Não sabem se fazerem de mortos,pra ganhar sapatos novos,como sabiamente o Dr.Leonel sabia fazer.Não sabem os militantes,engolir alianças táticas,tendo que, quase sempre,o LULA vir em socorro.Não são capazes,nem em nominar os outros membros e partidos aliados,nessa e noutras eleições,já que o candidato a vice,é um homem do PMDB.Lançam candidatos,onde deveriam fazer composições,como exemplos,Parana e R.Janeiro.Se o fizessem,cabalariam o Garotinho,que aprendeu tudo o que sabe,com o Dr.Leonel.Com Requião,no Paraná,pra cabalar um grande político,cabo eleitoral,capaz e bom de BICO,que é o que mais precisam.Arregimentar o Ciro Gome e o irmão,para cumpadres,enfim,a arrogância nos leva sempre a arrependimentos.Mas ainda é tempo,falta um mês e eu acho que não está tão feio,o olho da égua!Pra citar um ditado gauchesco.Obs.Não tenho e não sou filiado em nenhum partido e nunca fui do velho PTB do Dr.Brizola..

  • .. Enquanto isso, na Esplanda dos 'miniSTÉRIOS'...

    ... O 'Zé' da Justiça deve estar em audiência com o gilmar DANTAS! "O das Comunicações", no projac, quiçá!...

    E, 'nois', da militância, só comendo poeira - e ouvindo os desaforos dos aloprados da DIREITONA troglodita e fascigolpista!...

    O PT precisaria se reinventar!... Mesmo porque (quase-)todos os militantes estão chegando na terceira idade! Muitos já chegaram!...

    (... Compreendo e me solidarizo com "o sangue nos seus olhos", guerreiro e conspícuo jornalista Fernando Brito!...)

    • Messias, você tem razão. Eu, por exemplo, não posso mais fazer campanha nem boca de urna - estou sem poder sair de casa. Vou votar com a maior dificuldade. Mesmo assim, consegui um voto para a Dilma tirado da Marina. Mas é só o que pude fazer. Aqui em casa são 2 votos para a Dilma, mais o que consegui.
      É angustiante. Não pude votar para o plebiscito porque não consegui ler aquele horror que a gente precisa digitar para provar que não é robô.
      Faltou trabalho de base para arregimentar os jovens para a luta política.
      É muita ansiedade e tristeza.

  • Amigos , chega de site, debates virtuais, começou a guerra !
    Sacaram da cartola o último coelho que juntamente com a renúncia de Aécio em favor da meretriz da floresta, busca ser a bala de prata dos reacionarismo, vivemos o prelúdio de nosso 31.03.64.
    O PIG divulga como furo os detalhes de um depoimento fechado, sigiloso, que já atribui , como sempre , culpa a quem ousou se insurgir contra o poder da casa grande.
    Mais uma vez usam a Petrobras, logo ela, poderosa empresa e praticamente dona do maior reservatório de petróleo já descoberto no País e um dos maiores do mundo. Passaporte , sim, para o fim do atraso, da miséria e do subdesenvolvimento a que condenaram nosso povo.
    Amigos, repito, agora estamos em guerra, GUERRA !
    OU A VITÓRIA OU O DESTERRO !

    • Mesmo que coloquem na Presidência da Petrobrás o MALUF ou o Tiririca, os coxinhas e a imprensa só terao elogios. A conferir.

      • Zefinha, bola prá cima, vamos explicar isso pro eleitor, no corpo a corpo, duvido que ele não desistam da Marina, tenta isso com os seus parentes, com os meus tentei e consegui, ha diferenças entre Marinonete e Dilma, não é só alternancia de poder e sim de visão de estado, Marina é estado mínimo pró povão e máximo pro banqueiro

        • jose Carlos vc que é de Goias, salvo engano, dev saber que nao é derrotismo, nem desânimo. É apontar o que está acontecendo. Vc acha que a linguagem da Dilma está alcançando os mais pobres que vao votar na Marina???? Usando termos como "subsidios, tripé da economia, recursos do pré-sal"??????? Acha que isso sensibiliza a massa? Viu o índice de melhoria na educaçao????? Se nem sequer o ensino médio sabe interpretar, como acreditar que esse nosso povo entenda a linguagem da Dilma? O marqueteiro dela é muito conservador. Quando o Lula fala com a linguagem informal....tudo muda. Sou crítica, sim. Gostaria que o PT ouvisse mais a gente que luta aqui. Abs

  • Vou dizer uma coisa, não estou com medo não, estou com o presidente Lula e com Dilma, e Olha que eu não sou do PT não sou da militância, e como eu Conheço uma centena de pessoas, que confiam,acreditam em Dilma em Lula e no brasil que foi construído de quatorze anos pra ca.A mentira e a farsa aos poucos vai caindo, as mentiras dos candidatos adversário vão aparecendo e a mente dos eleitores vão se aclarando esperem e verão,vai ser Dilma. porque JESUS JÁ HAVIA PLANEJADO ASSIM, BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO CELEIRO DO MUNDO.

    • Pois na família do meu marido - que tem 2 irmaos que sao Pastores da Igreja Batista - ninguém vota na Dilma, nem no PT. Na minha família - apenas 2 votam Dilma - e meus amigos (quase ex-amigos) ninguém vota Dilma. Espero que vc esteja certo.

      • Esse é um ditado espírita. Trata-se do evangelho verdadeiro, lição de amor acima de tudo. Não tem nada a ver com o evangelho dos anti-gay.

      • Tenho varios parentes que são pastores e padres e todos votam

        Lula, Dilma e PT, porque os governos do PT, cuida do lado social. Lutam e fazem algo pelos pobres.

  • Estamos em Guerra.

    Mesmo que haja fogo amigo, estamos em guerra.

    Não dá mais tempo para tratar de contingências.

    Um partido político não é um clube de vestais.

    O PT não é diferente. O PT acerta e erra. Isso é o normal.

    Enquanto governo, o PT fez o que pôde e o fez muito bem.

    Não dá para ficar com medo da ignorância histórica que faz com que boa parte do país não reconheça o poder de fato nas mãos de uma minoria. O poder contrário existe, mas a favor do PT está a verdade dos fatos.

    Eu sou PT, reconheço um montão de falhas, mas reconheço ainda mais o tremendo crédito que esse partido tem para com a nação brasileira.

    Eu voto 13, por amor ao Brasil.

    Sergio Govea.

    • Parabéns Gouveia.
      É isso mesmo, somos um partido e não um clube de vestais.
      Estamos em GUERRA ! Venceremos ou a nação se perderá nas mãos dos vendilhões da Pátria.

  • Tenho assistido, pela parabólica, aos programas eleitorais em SP e Parana. A diferença é que, no Parana a candidata do PT ainda fala em Dilma, em SP, o programa do Padilha esquece a Dilma. Enquanto isso até no programa do Geraldo PSDB o nome da Marina aparece com força. Então porque os programas do PT nos estados não saem casados com a presidente Dilma? Basta 30" mostrando o que ela fez por aquele estado. É uma dessas coisas que estão faltando. Acorda PT!

    • Também percebi isso. É um escândalo inacreditável que o PT paulista esteja com medo de mostrar a Dilma em grande fotografia por trás dos candidatos do PT e aliados, como acontece nos outros estados. E já que estamos no terreno do religioso, parece e muito com o medo de Pedro negando por três vezes a Cristo na noite da quinta feira santa.

  • E o que mais me chamou atenção, na fala do LULA, foi ele apelar para ter comitês em vários lugares do Estado de SP que AINDA não tem. Foi ele reclamar da falta de material de campanha para divulgação. Quer dizer, que faltando trinta dias para a eleição para o Governo de SP, o maior colégio eleitoral do País, justamente onde o PT surgiu, onde Governa municípios importantes, berço da metalurgia Nacional, onde tem o maior número de filiados e cabos eleitorais, onde tem as "principais" -tenho minhas dúvidas- lideranças, com tudo isto...há carência de comitês e material básico de divulgação, a ponto da maior liderança política do País e uma das maiores do mundo, ter que convocar uma reunião de emergência de "caciques" para chamar à luta a militância??? Se isto não é PASMACEIRA, ABOSTAMENTO, NEGLIGÊNCIA E SOBERBA À LA "RUI PASSARINHO, SUPLICY, MERCADANTE E & CIA..." minha progenitora é a rainha da Inglaterra. Se perder em SP, o que é bem provável, pelo adiantado da hora, que sirva para DEPURAR os quadros e fazer uma LIMPEZA no DIRETÓRIO NACIONAL, antes que perca o Brasil...e o Brasil perca, porque, apesar dos "plastas de plantão", não surgiu nada melhor para continuar mudando o Brasil, porque se surgisse, eu também teria me bandeado, pois não é ficando no mesmo lugar, por birra, que se EVOLUI!

    • Dínio.
      Passo boa parte do tempo em Presidente Prudente - SP, uma região reacionária do caramba.
      O vice prefeito é do PT, candidato a Federal.
      Aqui não tem um comitê do Padilha nem da Dilma. Nem uma barraquinha pra distribuir panfletos ou adesivos.
      P........Nenhuma !
      Que diabos este Ruy Pintinho faz na presidência do PT ?

      • É isso, Iskra. Tinha ou tem o Cacique Raoni, e agora temos o Cacique...Rui Pintinho Passarinho Pomba da Paz! E a MARCA PT sendo DESTRUÍDA na capa da Veja(e fique cego) a nível Nacional, faltando 4 semanas apenas para as eleições! E ainda não imprimiram "santinhos" no maior colégio eleitoral do Brasil.

    • A resposta para isso é que infelizmente o PT paulista está infiltrado. Se não infiltrado por insidiosos agentes disfarçados, pelo menos infiltrado por ideias midiáticas basicamente antipetistas, nascidas da falta de informação política, estofo ideológico e coesão partidária.

  • Não sou filiado ao PT. Sempre votei em Lula e nos candidatos de esquerda. Votei em Dilma e torno a fazê-lo. O Brasil com o PT melhorou muito. Temos que lutar para que isso continue. Não adianta aqui ficar discutindo isso, ou aquilo. Vamos para o twitter e face fazer nossa parte. Vamos usar a nossa rede e tentar convencer os amigos e amigas que Dilma é melhor para o país. Nós temos dados, números e tudo de concreto que aconteceu e acontece na melhoria de todos os cidadãos brasileiros. Vamos usá-los para convencer pessoas, digo de novo na rede, ou na fila do supermercado, banco, na rua, nas praças. Eu procuro fazer minha parte, pois acredito que o PT é ainda sem sombra de dúvida a melhor opção. Não vamos ficar lamuriando. Vamos fazer nossa parte.

    • Perdão, Apolônio. Mas isto aqui é fazer a nossa parte, não lamuriar! A menos que nenhuma "telefonista" ou moça do cafesinho do PT leia os "blogs sujos". No meu entender, a web serve para cortar caminho. Se posto um comentário em blogs visitados por milhares de pessoas diariamente, colocando o "dedo" na ferida da Direção Nacional do PT, por eles serem palermas,abostados, verem o barco encher de ratos e não usam pelo menos uma "vassoura", é que espero dar minha contribuição, assim como tu e os demais. Cada minuto livre do meu tempo, estou aqui, lendo, me informando e tentando colaborar...não sou dirigente do PT. Quem organiza as manifestações são os comitês. Se o Lula reclama que faltam comitês, desconfio que o café na sede do Diretório Central deva ser excelente, a ponto de manter "os caciques" unidos lá dentro!

  • Voto na Dilma, votei e votarei no Lula, mas nunca me filiei a partido algum, sempre voto no melhor para meu município, meu estado, meu país. Verdade seja dita, o PT sem sombra de dúvida, mudou nosso Brasil, não digo somente o presidente, mas os governadores e senadores, pois tenho em meu estado, o Piauí, um Wellington Dias, grande figura humana, exerceu o cargo de governador e mudou a história desse estado, agora está voltando, e no primeiro turno, fico feliz, vou fazer a dobradinha com a presidenta Dilma, em 2018, Lula. E VIVA O BRASIL!

  • Caros, tem uma coisa que me impressiona no PT é essa militância que acredita que o Brasil pode se tornar um país justo, com menos desigualdade social. Não sou filiado a nenhum partido. Votei em vários antes de 2002. Naquele ano arrisquei em votar em Lula e no PT. De lá para cá, voto sempre no PT, a despeito do bombardeio midiático antipetista. Faço campanha no trabalho, na rua, na intenet. E tudo isso, sem ganhar um centavo. Ao contrário, sempre gasto dinheiro do meu próprio bolso para isso. E tenho muitos amigos que fazem o mesmo. E não me arrependo. Vendo a transformação social pela qual o Brasil tem passado, eu me sinto recompensado.

Related Post