Em meio a tantas notícias sombrias e alarmistas sobre guerras, é um alívio ler que ao menos um esforço diplomático está dando resultados. O novo presidente do Irã, Hasan Rowhani, tem demonstrado disposição invejável para distensionar as relações entre seu país e os EUA. Palmas entusiásticas para ele. Nesta sexta-feira, ele conseguiu um feito histórico. Conversou com Obama por telefone.
Nem tudo está perdido!
Leia matéria abaixo:
Telefonema sela aproximação de EUA e Irã
Conversa entre os presidentes Obama e Rowhani configura o mais alto contato oficial mantido em 34 anos
Dirigentes conversam sobre início de uma série de negociações a respeito do programa nuclear iraniano
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS, NA FOLHA
Os presidentes Barack Obama e Hasan Rowhani conversaram por telefone na tarde de ontem, o primeiro contato direto entre dirigentes de EUA e Irã desde a Revolução Islâmica, em 1979.
A histórica ligação, de cerca de 15 minutos, foi o ápice de semanas de um esforço de reaproximação que já havia reunido anteontem os chanceleres dos dois países, outro acontecimento inédito.
“Só o fato de essa ter sido a primeira comunicação entre um presidente americano e um iraniano desde 1979 já mostra a profunda desconfiança que há entre os nossos países, mas também indica a expectativa de seguir adiante”, disse Obama.
Conforme a Casa Branca, a delegação iraniana informou ontem que Rowhani gostaria de falar com Obama pelo telefone, antes de deixar Nova York, e daí houve contato. O iraniano estava dentro de seu carro indo para o aeroporto quando recebeu a ligação.
Os dois já haviam trocado cartas. Chegou-se a cogitar que se encontrassem pessoalmente, em paralelo à Assembleia-Geral da ONU, o que os iranianos rejeitaram.
Obama, também de acordo com os americanos, iniciou o telefonema parabenizando Rowhani pelo cargo, do qual tomou posse em agosto. Ele aproveitou para tratar de três cidadãos americanos que estão presos no Irã, dizendo que quer vê-los livres, ao lado das famílias.
Na conversa, os dois ainda trataram dos “presentes esforços para chegar a um acordo a respeito do programa nuclear iraniano”. Desde a posse do moderado Rowhani, houve uma série de acenos em direção ao Ocidente pela retomada do diálogo.
Está marcada para 15 e 16 de outubro que vem, na Suíça, uma reunião entre EUA, Irã, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha.
“Eu acredito que existe base para uma resolução”, disse Obama, após a conversa com Rowhani. “O teste está em ações significativas, transparentes e verificáveis, que também aliviarão as abrangentes sanções internacionais hoje vigentes.”
O Irã diz produzir energia nuclear com fins pacíficos, enquanto o Ocidente acusa o país de mascarar a busca por uma bomba. Tanto os EUA quanto Israel não descartam, inclusive agora, detonar uma ação militar para impedir que isso aconteça. Israel conta o Irã como um arqui-inimigo.
Ontem, Obama citou o Estado judaico afirmando que, durante a negociação, “manterá contato próximo com amigos e aliados na região”.
Pelo Twitter, Rowhani disse que expressava “gratidão” a Obama “pela sua hospitalidade e pelo seu telefonema”.
Contou que se despediu de Obama dizendo “tenha um bom dia” em inglês, ao que o americano respondeu com um “obrigado, khoda hafez” –“até logo”, em farsi.
View Comments (10)
Todo mundo quer paz. A nao ser aquele que ta de olho no que nao lhe pertence.
Eu comungo da opinião de que mundo se tornaria mais seguro, no contexto das nações, se todas as que ainda não dispõem da BA fossem autorizadas a produzí-las como elemento de defesa. No mínimo, aliviaria o desconforto decorrente da descachaçada desigualdade.
Falou e disse. O resto e conversa de cerca lourenco.
Folha......um Jornal que não se deve recomendar aos filhos.......Só aos filhos de Tucanos....pra verem de onde vem a boa vida de Papi.......rsrsrs
Parabéns por suas palavras. Existem pessoas iluminadas e certamente esse médico é uma delas!
Tem que eleger Padilha para governador de SP e afundar de vez a imprensa paulista mensaleira do PSDB. Cortar a boquinha e ela se acaba.
Mais uma folha que não serve nem para a limpeza matutina diária.
eles estão loucos com a super provável reeleição de Dilma em 2014. Ou alguém acha que acabaram as cobranças em relação aos compromissos de serra e assemelhados para a entrega do pré sal e do que restou de nosso patrimônio
eles estão loucos com a super provável reeleição de Dilma em 2014. Ou alguém acha que acabaram as cobranças em relação aos compromissos de serra e assemelhados para a entrega do pré sal e do que restou de nosso patrimônio
Só que lá eles gastam com hambúrguer...