A pesquisa “guardada” vem à tona…E, além da Folha, saudosos da ditadura são bem poucos

Depois de mais de um mês “guardada”, finalmente a pesquisa Datafolha sobre o “apoio” do povo à  ditadura vem à tona.

E a evidente intenção de mostrar que a democracia seria algo indiferente ao povo brasileiro fica restrita ao título que registra seu apoio recorde acrescentando um “mas é criticada”.

Ora, que diabos, tudo é criticável, inclusive a democracia.

Mas só na democracia tudo é criticável.

Inclusive o comportamento de uma imprensa que, salvo  exceções, apoiou a ditadura e abre todos os meios e modos para desmoralizá-la.

Inclusive no que tange à corrupção, que é ampliada quando interessa e eclipsada quando convém.

No Governo Fernando Henrique, por exemplo, só apareceram os casos que, de tão grandes, era impossível esconder.

Mas, ainda assim, será que alguém consegue imaginar o Ministério Público investigando algum desvio num regime militar?

Os 62% de apoio à democracia são muito pouco, ainda.

Bastaria que a pesquisa se referisse concretamente ao que ela representa para o poder de cada cidadão e o resultado seria outro.

Se a pergunta fosse, por exemplo: você prefere um ditadura ou quer poder votar e escolher seus governantes?

A pesquisa Datafolha, porém, não foi feita para isso.

É possível que – dependendo do resultado que puderam obter – amanhã comecem a ser publicados os dados sobre apoio à tortura, ao fechamento dos sindicatos, à supressão de direitos individuais e coletivos, a tudo o que a pesquisa foi revirar.

É o espetáculo da barbárie, travestido de interesse jornalístico, de um sistema de mídia que tem compromisso zero com o convívio civilizado entre os seres humanos.

Que, entre outros nomes, chama-se democracia.

Fernando Brito:

View Comments (5)

  • Estes supostos (pois não se pode confiar no Datafalha) 22% é que ameaçam o país com a voltar do terror fardado. Podiam bem se informar em boas fontes e ver se manteem suas posições.

  • Pois sr.Fernando Brito,tenho restrições à DEMOCRACIA que o senhor tanto saúda!Eu a classifico co mo um regime,onde as elites,os burgueses,tudo podem e raramente se submetem às vontades da maioria,que ela,a DEMOCRACIA sustenta defender.Se examinarmos a história de tal REGIME,submetida sempre ao sistema de sociedades de classes,onde a CLASSE BURGUESA,que os senhores defensores de tal REGIME,chamam de ELITE,detém 99% das riquezas e a outra parte,os 1% que produzem tais riquezas,passam suas vidas com a esperança,instigadas que são pelos DOUTRINADORES desse regime,que não passa de pusilânime aceitação de que a PROVIDÊNCIA DIVINA,os recompensara,após a morte.Puro sofisma sr. F.Brito,se reduz à velha e sábia máxima de um pensador alemão,do seculo dezenove,que adverte a todos os incautos famélicos de toda a história.Quando resistires,te imporão a ARTILHARIA,INFANTARIA E CAVALARIA!Puro sofisma,sr.Brito,com a permissão e concordância,da BURGUESIA!Sofismas sr.Brito,puros sofismas não por más intenções senão por PUSILANIMIDADE!Que é o mesmo que COVARDIA!

  • Então, seu Fernando. As revistas, jornais, rádios e TV, ficam todos os dias, e o dia todo, tentando inculcar no povo o retorno ao estágio de déficit civilizatório de falou o Ministro Barroso. Daí se espantam qdo. os trinta e tantos por cento q. votam no PSDB/DEM/PPS dizem q. "aceitariam" uma "ditabrandazinha". Depois de Datenas, Rezendes e outro esbirros como a fulaninha lá do sbt ticarem vociferando na TV por "JUSTIÇAMENTO COM AS PRÓPRIAS MÃOS", fingem espanto qdo. mais de metade da turba acham q. "mulher folgada" tem de apanhar do marido e ser estuprada pelo vizinho. Pesquisa com questões como as dessa a q. te referes são clara tentativa de inculcar apoio ao arbítrio.

  • Felizmente 62% da população brasileira não é fascista como as famílias detentoras dos meios de comunicação. Elas deram o golpe de estado junto com os Estados Unidos e forçam a barra para que o PSDB volte ao governo federal para entregar a Petrobras às petroleiras estadunidenses, que abocanharam a Pemex, instituam a quebra de todo direito trabalhista, imponham arrocho salarial, reduzam o gasto social, aumentem os juros na estratosfera para deleite da Brazilian Under Elite.

Related Post