O artigo de Eliane Cantanhede hoje, na Folha, quase suplicando que o Ministro Joaquim Barbosa cumpra a lei e execute a pena dada ao ex-ministro José Dirceu tal como ela foi decidida: em regime semi-aberto e não em reclusão absoluta, como vem sendo há seis meses(!), não é, infelizmente um espírito pascoal que tenha amolecido sua alma dura…
A própria colunista o entrega, ao final do texto: o que a preocupa é que o comportamento de Joaquim Barbosa já o desqualificou como magistrado equilibrado e como ser humano zeloso da dignidade de seus semelhantes.
“Não transforme o réu em vítima, Excelência. Até porque isso teria, ou até já tem, o efeito inverso ao que queremos e precisamos.”
Se efeito que “queremos e precisamos” é o da prisão de quem se corrompa, esperamos para ver as ardentes e apaixonadas colunas da jornalista defendendo-a para os implicados no “trensalão” paulista e aqueles que, pela mesma lógica do “domínio do fato” com a qual se inculpou Dirceu, dirigiram estas operações.
Ou que ela se refira a Aécio Neves patrocinar, pessoalmente, uma candidatura ao Governo de Minas Gerais de alguém que recebeu um bom dinheiro de Marcos Valério para prestar uma “consultoria jurídica” que não se expressa em um parecer, em uma petição, sequer em uma procuração destas que se manda o modelinho para ser preenchido.
Está claro, porém, que “o efeito que queremos e precisamos” é o alijamento de Dirceu e de Genoíno porque são quadros políticos capazes de dar espinha vertebral a um partido político que se desmilinguiu organicamente, o PT, ao ponto de este André Vargas, como um pateta, ficar brincando de desgastá-lo com este “renuncio-não renuncio”.
Esta, talvez, seja a percepção mais nítida que se esteja formando nas pessoas que vêem as caretas, as chicanas, os expedientes de que vem se servindo Joaquim Barbosa para “perpetuar” a prisão fechada de Dirceu.
Barbosa tornou-se “over”. Demais, além da conta.
Está pondo em risco um trabalhoso e demorado processo de erosão da imagem da esquerda brasileira.
Adoraria poder louvar o espírito humano da colunista – e o faço, se houver um decigrama disso em sua motivação – mas na idade em que estou, coelhinho da Páscoa não faz mais parte do meu imaginário.
View Comments (52)
Ninguém aguenta mais o outrora Ministro Joaquim Barbosa, ele passa a ser o Negro impertinente que não mais obedece a casa grande, será denegrido e humilhado. Parece que o caso se tornou pessoal, de Joaquim contra o PT...e eu que não imaginava essa figura como sendo um BURRO!
O ÓDIO emburrece...
“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS 'MERCADO' & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
[ Negro impertinente] para racista da sua laia isso é redundância
Coelinho da Páscoa eu não acredito. Mas em Curupira eu acredito. O PIG está cheio deles. E de Mula-sem-cabeça também.
Ela não está nem um pouco preocupada com os direitos de Dirceu, mas sim com a repercussão negativa que aos poucos toma conta da sociedade. É muita maldade.
É isso. A direita sabe o que significa ultrapassar limites na perseguição de um politico. De vilão em um passe de mágica pode se tonar mártir. Que o diga, Getúlio Vargas, que, com o suicídio, impediu o golpe, ficando para a Historia.
As sedes dos jornais que conspiraram contra Getúlio foram tomadas pelo povo que revoltado quebrou TUDO.
Basta qualquer um dos condenados se matar que o petismo ganha todos os votos nas próxima eleição. E essa sabe que Dirceu, e mais ainda Valério, é capaz dos maiores sacrifício pelo partido.
O negro casagrande se acha... acha que seria o candidato, acha que seria o ditador com um golpe paraguaio no Brasil, acha que na Casa Grande, iria frequentar as "salas" e os "quartos". Enganou-se! Para essa elite, o negro na Casagrande é frequentador apenas dos "banheiros" e das "cozinhas". Nas "salas" e nos "quartos", apenas para servir aos senhores.
Quem manda não ter a "alma" negra, não é, negro?
Boa Leonardo, talvez por sentir-se merecedor de frequentar só os BANHEIROS da CASA GRANDE, ele tenha gasto 60 mil do Povo Brasileiro para renovar seu vaso de cagar, é ai que ele se acha!
90 mil!!!Deve ser o único lugar onde ele se sente rei de alguma coisa. triste figura
Por falar em golpe paraguaio, logo que ele foi dado, uma leva de políticos da oposição correu para lá. Agora pergunto: Quem pagou as despesas dessa "excursão" ao Paraguai? Se foram com seus próprios recursos tudo bem, senão, acho que caberia UMA CPI para apurar esta gastança com nosso dinheiro.
Toda vez que se fala assim de Barbosa, parece-me coisa da oposição querendo criticar Lula por ter uma negra, Benedita, milhões de vezes mais competente, petista da gema e não apenas uma brizolista que virou petista para se aproveitar da fraqueza de Lula. Mas, Lula sabe que o pode brasileiro é racista, faria essa perder e toda turma petista voltaria viver da miséria de antes
Bom dia,
nem coelho e nem pai Noel.
Só o Senado poderia ter enfrentado o Batman. Não o fez. Agora já era.Vão ter que engolir suas decisões até ele sair do cargo, doa a quem doer. E o que é pior, ele sabe disso e, em seu íntimo, se vangloria da rasteira que deu em todos da esquerda. A jornalista é igual ao Batman, por isso não me surpreendeu "suas opiniões". Será que é dela mesmo?
Mais um passo da mídia conservadora para evitar a martirização do Dirceu. Outros passos foram dados nessa direção , como a coluna publicada há dias no Valor e outras. Sabem que é um tiro no pé fortalecer uma liderança como Zé Dirceu , homem que saiu do exílio para o topo da política nacional , pode fazê-lo de novo e agora com mais anti corpos ...
Chegou tarde, Cantanhêde. O efeito perverso do JB já se alastrou. E é perverso mesmo, não tem outra definição.Além do mais, ninguém precisa de compaixão oportunista, eleitoreira. Desse lado não tem nenhum coitado. A injustiça manipulada por vocês está na conta, assim como os anos de chumbo.E o que é necessário agora é a anulação desse julgamento. Não queremos menos do que isso. Quanto às manobras golpistas todo mundo precisa ver o vídeo sobre essa velha tendência midiática de promover quedas de reputação, quedas de presidente. Foi lembrada e muito bem lembrada a primeira CPI que derrubou um presidente, a CPI do Jornal Última Hora. Está no blog do Miro.Depois veio a CPI do Collor e agora querem empurrar goela abaixo a CPI da Petrobrás. A segunda já foi reconhecida como farsa, independente de nossa distância política do ex-presidente Collor. Como chamaremos essa terceira tentativa?
Barbosa é o elefante na loja de louça. Contratado para fazer um serviço que deveria ter sido bem feito com a necessária leveza dentro dos limites da lei, o homem ultrapassou os limites, não só da lei mas na própria insanidade. Está parecendo um psicopata movido pela vingança e pelo ódio.
Com seu total descontrole - deficit de civilidade - deixou muito claro e evidente que o julgamento foi politico, de exceção, um justiçamento sumario.
Já colocou tudo a perder, E não adianta mais D. Castanhuda pedir sensatez a casa já caiu. Apena o coxinha pusilânime, cínico, odiento, mercenário, corrupto, demagógico continua acreditando que se fez justiça.
O que ocorrer de mal com Dirceu será cobrado da corja e não apenas dos dois psicopatas que usam togas mas do PiG e de seus colonistas.
A "colonista calunista" não está se apiedando do Zé Dirceu, muito pelo contrário, ao suplicar ao supremo presidente de plantão do Supremo, na verdade ela o adverte que com sua atitude intransigente e vingativa, está enaltecendo a figura do grande ex-ministro Zé Dirceu como Mártir ( o que não deixa de ser um fato )! Esse é o medo da "calunista"! Entretanto, ela perde seu tempo, pois isso já se tornou evidente para todos!