A pior cegueira é a em que não te deixam ver

Se alguém quer uma tradução cotidiana do Mito das Cavernas, parábola de Platão sobre o diálogo entre Sócrates e seu discípulo Glauco, encontre-a no Brasil de hoje.

Para quem  não a conhece, é uma especulação sobre o que se percebe como realidade ao ver apenas as sombras que dela se projetam.

A reportagem-manchete da Folha, neste domingo, é retrato dessa similitude.

“Em 13 anos de PT no poder, o Brasil distribuiu sua renda como em nenhum outro período da história registrada pelo IBGE. Todos ganharam. Quanto mais pobre, melhor a evolução. Foram 129% de aumento real (acima da inflação) na renda dos 10% mais pobres. No decil (o décimo) mais rico, 32%.

No entanto, só 31% acham que suas vidas melhoraram.

A projeção sufocante de um país fracassado, falido, corrupto até a medula, impregnou toda a sociedade, quase.

Não apenas a elite, que sempre pensou isso do país que ela própria conformou tal como é.

Nem na classe média, farta e burra, que julga ser elite também (embora seu Paris seja Miami) e para pensar que é tem de desprezar a “ralé”, parda e nordestina, que é a saúva do Brasil, comendo em Bolsa-Família seus ricos impostinhos.

Mas a classe média, a nova e baixa classe média que há poucos anos era o florão do petismo, inserida no consumo, como aliás tem o direito de ser.

O povão, o povo trabalhador, em parte por medo do petismo em se ver como “neopopulista”, herdeiro renegado daquele autoritário Vargas, do “desprezível trabalhismo” – embora a realidade tenha banhado Lula neste caldo histórico que a USP sempre repugnou -não conseguiu ver a si mesmo, como um todo, nessa caminhada.

Os defeitos do petismo, porém, não são a explicação para a deformidade de visão que, ao fato, percebe apenas a versão.

Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, escreve hoje em seu ótimo artigo, que a imprensa  brasileira ” joga sombras até onde existe luz.”

Pior, Paulo, cria um ambiente social semelhante ao que Sócrates diz que enfrentaria o que tivesse saído da caverna e para lá voltasse, para convencer a outros que o mundo real não era o que as sombras projetavam:

“E se tiver de entrar de novo em competição com os prisioneiros que não se libertaram de suas correntes, para julgar essas sombras, estando ainda sua vista confusa e antes que seus olhos se tenham recomposto, pois habituar-se à escuridão exigirá um tempo bastante longo, não fará que os outros se riam à sua custa e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, pelo que não vale a pena tentar subir até lá? E se alguém tentar libertar e conduzir para o alto, esse alguém não o mataria, se pudesse fazê-lo?

Assim estamos: os fatos registrados de forma tão luminosa nas pesquisas do IBGE sobre a renda das pessoas só  são percebidos como a desgraça geral em que se projeta o Brasil e a realidade, sim, é uma fantasmagoria que precisa ser exorcizada.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
    ........ QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ........
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!
    ...
    CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
    ........ QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ........
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!
    ...

  • Muito interessante neste gráfico é ver o ponto de partida, onde TODOS perdiam rendimentos. Se continuássemos naquele ritmo, o Brasil teria 40 milhões da classe média migrando para a linha da pobreza.

  • A Fôlha retoma o tema que é o pesadelo do FHC. No qual o PSDB jamais confronta nos debates eleitorais, porque a matemática não se corrompe, somente a Folha, seu diário oficial, ao tentar dar manipular, como é o seu costume, os metem em uma "FRIAS".

  • Vejo Jovens de 25 ou 28 anos de idade, vindos de origem pobre, bem desinformados, embora as vezes já concursados (servidores público Federal), se mostrando contra a atual conjuntura, não percebendo as armadilhas da grande mídia. Então me pergunto? Não será porque a 13 anos atrás eles tinham 12 ou 15 anos de idade, e não conheceram o que era a miséria que se vivia até 2002. Quando nem concurso público se fazia. Entre 1994 a 2002, os servidores público não tiveram aumento.

  • Ué, onde estão os representantes do "somos todos CÚnha", do retardados online e do movimento dos babacas livres? Sumiram?

  • Fernando, é preciso apurar essa informação para saber se é verdade (já que a fonte é a revista do esgoto). Mas caso seja, é caso de demissão sumária do Zé “banana” Cardoso e desses delegados pilantras. Abaixo, um trecho da matéria (fecal) extraída da revista do esgoto:
    “Delegados da Polícia Federal também discursaram no trio elétrico do Vem pra Rua. “A Lava Jato é um patrimônio do povo brasileiro”, gritou um deles. Os manifestantes, por sua vez, exibiam cartazes e camisetas de apoio ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância. “Somos do PSM – Partido Sérgio Moro”, dizia uma das cartolinas. Outros participantes do ato vestiam a máscara do agente Newton Ishii, conhecido como o “japonês da PF”.”

  • Amigos, O PIG é a máquina da desinformação, a máquina da mentira, ele não nos deixa ver a realidade!
    Mas o povo não é burro, sente que houve melhora nos governos petistas!
    Corrupção, esqueçam, vivemos no capitalismo!

    • "Um país capitalista se faz com homens corruptos e livros caixas rasurados".
      -
      Estas frase, atribuída a Alfred E Neuman, eu li num exemplar da revista Mad lá dos anos 1980, se não me engano.
      -
      Ela sintetiza o que é o mundo capitalista e corrobora com a tua afirmação, Joel.

  • Recém li,postado por um internauta,que A CANALHA COXINHA DA LAVA A JATO,estava fazendo manifestação em Curitiba,a favor do GOLPE.Acho que convém difundir.

Related Post