A Polícia Federal que não virou politiqueira, por Marcelo Auler

Marcelo Auler, em seu blog, comenta e reproduz artigo do delegado federal (aposentado) Armando Rodrigues Coelho Neto, encontrado por ele na revista Associação Artigo 5º – Delegados e Delegadas da PF para a República e a Democracia.  Já  na capa, a chamada instigante:

“Se a corrupção “passou dos limites”, qual o limite anterior? O dos governos passados? O dos escândalos não apurados ou arquivados? Quem figura nas  centenas de inquéritos que tramitam em sigilo na PF distante da grande mídia?”

O artigo é interessante e honesto, reconhecendo o que fizeram os governos Lula e Dilma para a profissionalização da PF, mas – além de recomendar a leitura – atenho-me aos comentários de Auler sobre a instituição, na era tucana e aqui no Rio de Janeiro, e o rosário de crimes e desvios que ali dentro eram praticados.

 

E, na maioria, impunes até hoje.

Não se quer, nunca, desqualificar a função policial, mas também não se pode, pelo poder e pelo discricionarismo que possui a função policial, aceitar que  elas se torne instrumento e muito menos reitora do processo político, como faz hoje a mídia em seu noticiário e  a ação cheia de espetáculos que o  Dr. Sérgio Moro tem a ela propiciado.

Porque a polícia vira, aí, uma polícia política.

E polícia política é coisa de ditadura.

Leia o texto de Auler e a reprodução do artigo de Coelho Neto.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • O Chato era o mais chato para cobrar propina, quem era o chato, o aecinho do pó.

  • agora temos que aturar esses desmandos ate o final desse mandato desgraçado, traidor e incompetente. a pf, o pig , mp, ja tomou conta de tudo , nesse mandato salafrario e desastroso , nao tem como reverter. virou uma ditadura , desmando em cima de desmando , eles passam por cima da lei , rasga a constituiçao . nao ta nem ai se é culpado ou nao , se eles cismarem de que é culpado , vai para a cadeia e ninguem tira dela. esse poste de pres. , todo o seu desgoverno e o maior pau mandado , o infiltrado da elite , é ele mesmo o min. da justiça , estao todos de joelho. para mudar mesmo de verdade , nao tem como ser de outra forma , é guerra contra eles, é entrar na batalha para tirar o poder das maos , caso contrario , nao tem como reverter essa ditadura. e com o lula pelo jeito isso nao vai acontecer , ele vai tentar pactualizar-se com eles e vai ficar do mesmo jeito. a elite pegou o poder , parte dele , so falta a cadeira de pres. porque o resto ta nas maos deles.

  • a virada de jogo foi quando essa pres. desastrosa , covarde e incompetente ganhou a eleiçao pela segunda vez. ali depois da batalha ganha, ele deveria sim entrar na guerra de vez contra o pig , o judiciario , pf traiodora, mp e toda a elite. era dificil era, mas nao poderia ter se ajoelhado , ela deveria ter ido de vez para cima deles com fé e coragem. deveria ter se unido ao povo que estava com a faca nos dentes, modo de falar , estavam todos querendo mudança. tambem aos movimentos sociais e deveria sim ter chamado todos para dentro do governo, mesmo com essa camara de facista , nao aguentaria o tranco. a prova disso foi a derrota deles agora no final de ano . e o povo viria junto e abraçaria o governo e ai eu queria ver se essa camara facista faria o que faz hoje. com certeza nem esse facista, nazista pres.da camara nao seria eleito com a pressao vinda da pres. , do pvo , movimentos sociais e os politicos que prestam. mas nao preferiu a elite deu no que deu , vai sair pela porta dos fundos.

  • Questão sobre impunidade, marque a alternativa correta: quem foi referido na lava-jato (embora não venha ao caso...) como o mais chato dos corruptos achacadores?
    a) Padim P. Sierra
    b) Aéreo Never
    c) Madre Teresa

  • antes do governo Lula, na PF só tinha malandro e prevaricadores, quicá coisa pior? num país sério, um bando teria que ir preso, começando pelo que confessa tudo

  • Troca o disco, pateta. Nem era você o chato que ficava perguntando dos grampos. E esse seu comentário imbecil (mais um pro interminável rol de idiotices que você já digitou aqui) mostra que o jumentinho sequer leu as primeiras frases do artigo: não é do Auler, filhote de gorila, é de um delegado federal aposentado.

Related Post