A polícia política do PSDB, este é o ensaio de ditadura que temos

Nos Estados Unidos, modelo de liberdade da direita brasileira, a esta hora, haveria um escândalo de dimensões incalculáveis.

Imaginem o The New York Times publicando que delegados do FBI envolvidos numa investigação sobre corrupção envolvendo ex-servidores públicos e parlamentares tornaram-se ativistas, nas redes sociais, de um partido político e de um candidato à Presidência?

Pois foi exatamente isso que aconteceu hoje, com a publicação do excelente trabalho da repórter Júlia Duailibi, no Estadão, que é claro, não agiu como faria o NYT e nem chamada de capa deu, colocando apenas em página interna.

“Delegados federais da Operação Lava Jato, força-tarefa que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás envolvendo empreiteiras e partidos, entre os quais o PT, usaram as redes sociais durante a campanha eleitoral deste ano para elogiar o senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, e atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, que disputava a reeleição.” 

Vários, inclusive aquele que é o responsável pela apuração dos vazamentos, Maurício Grillo, de supostos grampos colocados na cela do doleiro Alberto Yousseff.

Formam, com outras pessoas, grupos de conspiração – aliás, sem muitos cuidados, tamanha a certeza de impunidade que lhes deu uma direção pusilânime na Polícia Federal e no Ministério da Justiça – alimentados por noticiário do qual são eles próprios as fontes criminosas, vazando verdades ou mentiras de um inquérito presidido por um juiz que não se importa com a divulgação seletiva de verdades.

Não poderia dar em outra coisa uma temporada de desgoverno no Ministério da Justiça, com dândi que, vaidoso, só cuida de “ficar bem na fita” para alcançar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Meses atrás, um agente da PF surgiu nas redes sociais praticando tiro ao alvo com uma caricatura da Presidenta da República. Um rapaz que, do governo, do governo, ganhou licença para fazer cursos na Europa, ao lado de sua namorada, também agente da PF, viajou pelo Velho Mundo e lá se casou, com direito a lua de mel na paradisíaca Ilha de Santorini, tudo com fotos publicadas no Facebook, banhando-se em piscinas térmicas debruçadas entre as montanhas e o Mar  Egeu.

Temos o pior dos horrores à democracia no Brasil: uma polícia política, é essa a inevitável conclusão.

Paga pelo Estado para atuar preferencial e inescrupulosamente contra os governantes eleitos.

Não estamos falando do compadrio de um delegado de polícia do interior com um prefeito de alguma cidadezinha.

Estamos falando da República e das instituições de um país de 204 milhões de habitantes.

Como é que um juiz digno iria proceder diante de “investigações” que se desenvolvem sob a direção de militantes virtuais do PSDB?

Como é que um Ministro do Supremo vai decidir sobre “delação premiada” a partir de um chamado “conjunto de provas”  com estas impressões digitais tucanas?

Já nem falo das providências que a direção da Polícia Federal e do Ministério da Justiça irão tomar.

Porque não irão tomar.

Talvez fosse melhor entregar logo a Polícia Federal ao delegado-deputado Marcelo Itagiba.

E tranformar a Polícia Federal em departamento de serviços policiais do PSDB.

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Fernando: Não acredito. estou estupefato, nos meus 72 anos. E o órgão de Segurança institucional da Presidência da República o que tem a dizer?

    • Riri Farinha, o órgão de Segurança institucional da Presidência da República como todo o governo não tem nada a declarar...

    • A #Dilmautista vai deixar barato quando voltar do G-20?

      Vai resolver este problema com o controle remoto?

  • Este caso será um divisor de águas no País, mostrará se nós temos Presidenta da República ou uma simples gerentona, se temos Ministro da Justiça ou se o cargo está vago por wo, se a Policia Federal é um órgão público ou simples departamento do PSDB, porém pago com dinheiro suado de todos os brasileiros para ser órgão público: Será que diante de um escândalo como este o Ministro da Justiça dará sinal de vida? Medidas disciplinares? Como garantir a isenção das investigações se os agentes públicos que atuam nas investigações demonstraram por a mais b que não têm isenção e nem condições éticas para permanecerem no cargo? É o caso para demissão sumária e abertura de investigações criminais para verificar quem são os responsáveis pelos vazamentos criminosos ocorridos durante as eleições. Diante da gravidade da noticia de que agentes públicos que participam das investigações agem sem nenhuma isenção condenando à priori, se houver Presidência da República; Ministério da Justiça neste País ele deve colocar o STF nas jogada e tirar estas investigações do Paraná. E a Policia Federal vai continuar deste jeito, a casa da mãe joana, Sra. Presidenta da República? Sr. Ministro da Justiça? Sr. Diretor da Policia Federal?

  • Até parece que Dilma loteou parte de seu governo pro PSDB. Ministra da cultura criticando a economia, investigador do vazamento do depoimento doleiro é do PSDB. Aqui na minha cidade a polaridade é entre PMDB e PSDB. O prefeito do PSDB cansado dos ataques da oposição concedeu cargos ao PMDB e adivinhem ... governa com o promotor grudado nele e uma advogada paga pelo PMDB pra vasculhar qualquer indício de cassação. Burrice que parece estar no mesmo nível no governo federal. Não existe acordo que valha quando falamos desses bandidos do PSDB. Acorda Dilma, não vamos te salvar pela segunda vez.

  • O que eu pergunto é que "ombros tão largos" tem o Ministro da Justiça para ainda estar no cargo sem a mínima carga de responsabilidade com a Justiça no País. Esta pergunta é que deveria ser fixada numa balança em frente ao Planalto, para que o País não tenha que arcar com os descalabros deste senhor no STF...

  • Esta reportagem só vem a confirmar o que toda pessoa atenta ao que acontece na política brasileira e sua mídia monopolista já sabe a muito tempo. O PT e o governo dormem com o inimigo e adoram isto. Nem Freud explica. Eu desisto de defender este governo.

    • Chamo a isso de "complexo de vassalagem". O PT, provavelmente inconscientemente, não consegue entender que merece sair da senzala e criar seu quilombo. Portanto, age como se buscasse uma auto-punição. É difícil para quem foi torturado e avassalado, perceber, sem culpa, que pode ter uma vida digna e feliz. O mesmo a meu ver ocorre com a presidenta. Lambeu as botas da mídia, dos ricos e deu no que deu. Não adianta agradar aos ricos para ajudar aos pobres, o capitalista é um egoísta incurável e isso explica seu ódio a quem ameace ter um pouco do que ele acha que é só dele. Por isso, mesmo o pobre tendo melhorado um pouco e ele nada piorado, sente e reproduz ódio.

      Dilma não sabe que não sabe que alimenta corvos para realizar seu desejo - claro, inconsciente - de continuar a ser torturada. Só isso, Brito, explica manter o golpista zé eduardo na Justiça e nada ter feito a Danilo Balas que treinou tiros numa silhoueta dela.

  • eles alimentam o mito,
    e o povo fica "de saco cheio da roubalheira"
    a história se repete:Getúlio, Janio Quadros....sempre a mesma coisa.
    "Varre varre vassourinha, varre varre a bandalheira..."

  • Durante toda a extenuante campanha repeti diversas vezes uma frase sintética, mas reveladora.
    Vamos Ganhar e depois VAMOS PRA CIMA DELES !
    É isso, simples assim, desmontar as estruturas "tucano golpistas" que se instalaram no aparelho estatal, sorrateiramente pelos tucanos que ainda em profundo exercício de canalhice acusa o PT de aparelhamento do Estado.
    Para desmontar esse aparelhamento e jogar no limbo o entulho será necessário muito mais que civilidade democrática, necessário coragem e enfrentamento e seria bom começarmos imediatamente.
    Incrível que tudo tenha acontecido sob as barbas do um não-Ministro da Justiça, pois na verdade nestes 4 anos que passaram, simplesmente o cargo esteve vago.
    Assim como não tivemos um Ministro das Comunicações.
    Ganhamos mas falta o - PRA CIMA DELES !

    • Porque Dilma mantem esse cara no ministério?É dela que temos de cobrar!

      • Perfeito ! Por isso devemos mandar uma infinidade de mensagens para o site da Presidência e para o site do PT.
        Além de cobrar nas instâncias partidárias e descer o pau através dos blogs.

    • Durante toda a extenuante campanha repeti diversas vezes uma frase sintética, mas reveladora: "De onde menos se espera é de onde não vem nada mesmo".

      De um lado desta moeda está a #Dilmautista e o PT. Tomam uma cacetada, dão uma esperneada e relaxam. Para eles basta o protesto.

      Do outro lado da moeda estão os apoiadores da #Dilmautista e do PT. Reclamam, protestam, lamentam e? Relaxam . . . Parece que basta o protesto.

      Acompanho o tema da Liberdade de Expressão há anos. Já reclamei centenas de vezes na blogosfera. Sou censurado em vários blogs porque as vezes a indignação é muito grande e o comentário sai meio assertivo. Leio uma dezena ou mais de blogs todos os dias. E a #Dilmautista e o PT conseguiram uma unanimidade - TODOS reclamam da indolência deles. E qual tem sido o resultado? Um fórum aqui, uma declaração oficial ali, um artigo cá, uma proposta lá, blá blá, blá blá.

      O que chegou mais perto de uma atitude para valer, que realmente mudou alguma coisa na realidade, foi o veto da #Dilmautista para propagandas na veja. Isto se for verdade, porque até agora não vi nenhuma comprovação. Alguém já leu aquile lixo para conferir esta notícia?

      Então é isso aí. Os que comandam o país e os que são comandados se limitam a espernear, ou menos. Inclusive este que vos escreve, pela ausência total de meios ou alternativas para modificar a situação.

      Aguardo ansiosamente que alguém, ou organização, com a projeção, vontade, e competência necessária motive a sociedade progressiva organizada para compensar a inércia daqueles nos quais votamos mas que não nos representam. E que daí saia alguma coisa parecida com as Diretas Já.

      Será que acontece o "Liberdade de Expressão Já"?

  • Lembram-se da invasão televisada do Escritório da Presidência em São Paulo? Ou o ministro da justiça soube antes e, portanto, traiu Dilma ou só soube depois, tendo sido traído pela corporação que deveria comandar. Ambas as hipóteses eram motivo mais do que suficiente para a sua sumária demissão. Dilma o manteve e ele não teve a elegância de se demitir. Com essa agora, se não houver severas punições para os conspiradores e, no mínimo, seu imediato afastamento das investigações, para as quais demonstraram não ter a imprescindível isenção, é outro caso de demissão do ministro. O cúmulo do cúmulo será se Dilma o indicar ao Supremo. Se este absurdo ocorrer, torcerei para que o PMDB não aprove a indicação, para o bem do Brasil.

  • Fernando, realmente contundente. Como fica agora Zé Cardoso? Permitiu a transformação da PF em polícia política? Não é mais o caso de Itagiba, um problema individual, agora a instituição em cheio? É esta a credencial do Zé para o essetefe ? Socorro!

  • sem reação, simplesmente endoça as atitudes do mesmo confirmando ter rabo mais que preso... tma fu....

Related Post