Em novo vídeo postado no site do Instituto Lula, o ex-presidente faz um de seus mais duros pronunciamentos sobre a reforma política.
Diz que ela só poderá ser feita por uma Constituinte exclusiva, integrada por pessoas que fiquem impedidas de, a seguir, disputar mandato.
Porque, claro, os deputados e senadores vão fazer um arremedo de reforma que os beneficie, e não à democracia.
Diz que não podem mais ser os empresários quem defina os que devem e os que não devem ser eleitos, com o dinheiro que dão às campanhas.
Portanto, financiamento público.
Dinheiro de empresa na campanha, diz Lula, deve ser crime inafiançável.
Que maneira melhor de subornar um deputado, prefeito ou governador do que financiando sua campanha?
Voto direto, mas em lista.
O mandato é do partido que apresenta seu programa à sociedade.
Mandato não é pessoal, é política e política parlamentar, em qualquer país sério, é dos partidos.
Porque, no troca-troca e no trai-e-troca da política brasileira é o interesse público é o eleitor sempre o traído.
View Comments (13)
Lula, "tamo junto". Em tudo isso que você falou, eu acredito.
Sugar, cheirar, rastejar, etc, verbos bem conhecidos por Aécio.
Será que os brasileiros não deram conta ainda da importância de uma constituinte para reforma política, JA!
Também é necessário que se DIGA NÃO ao projeto dos Democratas (DEM) que susta a aplicação do decreto 8423/14, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS). Eles não querem o povo participação diretamente das decisões dos destinos do nosso País. Tem deputados do PMDB também apoiando o projeto do DEM. Vamos ficar de olho neles e no dia 5 de outubro votarmos contras esses que não aceitar o conselho porque vivem fazendo lobby em favor do capital. Em minha cidade existem conselhos na área da Educação e Saúde, que não existisse os veículos da educação, como os ônibus do transporte escolar e os veículos da saúde estaria sendo desviado para outras finalidades, quem sabe lá realizando até passeios para angariar votos? Qualquer movimento em falso o conselho acionar de imediato o Ministério Público. Isto é muito bom importante. Por isso temos que agir na DEFSA DO DECRETO 8423/14, QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL (PNPS), antes que esses deputados exclum o povo das decisões que é do interesse de todos. Intere-se sobre o decreto e tire suas conclusões: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8243.htm
Só não concordo com o voto em lista.
A melhor coisa que a Gloriosa fez foi criar voto em legenda, esse posso é muito imbecil para saber escolher alguém que preste
Tá bom demais para tornar-se verdade, mas nao desistimos não.
A midia internacional esta escondendo, minimizando e mesmo ignorando o
fato/fase novo(a) chamado Brics. E isso é bom sinal.
Lula disse o essencial, sem o que não há controle dos cidadãos sobre os seus representantes. Quanto à lista dos respectivos candidatos ser produzida pelos partidos parece pertinente já que o programa partidário a ser defendido pelos parlamentares é resultado de discussões do partido. Por outro lado, há que se criar uma cultura de que política é questão de interesse público e não particular, privado, logo, vota-se em um projeto político e não em pessoas, ainda que sejam essas que põem em prática os projetos, aprovando-os nos parlamentos.
Aecio Neves descarado mau carater suguem mais pouquinho sem compostura e esse o candidato do Psdb sem contar que na sabatina no ao ter argumentos para responder ao Jornalista Kenedy Alencar apenas disse Ponto esse e o moleque que nao cresceu o netinho e so ver os antecedentes. Da mostras de que seria um ditador , SERIA. Muda o discurso conforme o transcorrer dos acontecimentos oportunista sem vergonha!
Fernando, que coisa é essa de 'O fim do Brasil'? Isso é permitido? Pois culpa o governo de estar 'destruindo' a economia Brasileira. Isso pode? Quem são os donos dessa empresa? Não se pode fazer nada?
Pois senhor Presidente,eu não acho que a política esta podre!Até porque,política somente não se faz,NO VAZO SANITÁRIO,porquanto ali,deveremos estar sós!O que cabe,é persistir no seu discurso recente,quando relata seu desencanto com política,no tempo do Sindicato que o senhor fazia parte,no fim da década de sessenta,e a descoberta que fez,de que não fazendo política,somos dirigidos por aqueles,que considerem PODRE A POLÍTICA,para que não nos metamos nela e assim,ficam sós,nos ditando o que fazer!O que fazer,então,s.Presidente?Política.Não confundir política,coisa que o sr. não faz,com atividade meramente pública,já que os PRIVADOS,tirando os odores,estes sim,podres,que exalam de toda a privada,exortam à todos,que não a façam,e deixem que eles próprios cuidem disso!
Lula, pra mim, é um deus. Um deus político.