A “precisão cirúrgica” das bombas dos EUA no hospital afegão. Veja a destruição

 

Do jornal inglês The Guardian:

“Os Estados Unidos foram condenados por supostamente lançar um ataque aéreo em um hospital dos Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão,que se acredita ter matado mais de 20 trabalhadores humanitários.(Nota do Tijolaço: os Estados Unidos já admitiram que foram eles mesmos, no comando de uma “missão” da Otan)

O  hospital foi atingido durante um bombardeio aéreo em Kunduz, destruindo uma grande parte da instalação. Uma fonte da MSF disse ao Guardian, pelo menos, 20 membros da equipe foram mortos e dezenas de outras pessoas ficaram feridas. Eles disseram que o número de mortos pode subir ainda mais.

A organização humanitária disse que  as coordenadas GPS do hospital haviam sido amplamente divulgadas a todas as forças que lutam no conflito. Ele também alegou que o bombardeio continuou por até 30 minutos depois de ter  as autoridades americanas e afegãs terem sido avisadas.

No momento do bombardeio, 105 pacientes e seus cuidadores, e mais de 80 MSF funcionários internacionais e nacionais estavam no hospital. Pelo menos 37 funcionários ficaram feridos no incidente, disse. Nenhum dos médicos estrangeiros de voluntariado na instalação foram feridos.

De acordo com um médico de MSF, entre os mortos estão oito enfermeiros, três médicos, seis guardas de segurança, dois funcionários  de limpeza e um farmacêutico.”

 

O ataque, é pior, foi deliberado, não  um engano: Sediq Sediqi, porta-voz do Ministério do Interior afegão, subordinado aos EUA, disse que o bombardeio foi solicitado  porque “havia 15 terroristas escondidos no hospital”.

 

Veja as imagens da destruição do hospital, que vão colocar os EUA numa das piores situações diplomáticas dos últimos tempos, porque vai abalar sua aliança militar com a Europa, onde a reação será imensa, escrevam.

 

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • Seria ótimo se os EUA ficassem encrencados...mas os EUA são como os tucanos (PSDB) no Brasil. Fazem o que querem e nada acontece. Sou pessimista.

  • Os mesmos EUA que afirmaram nesta semana que o ataque aéreo russo tinha sido contraproducente? Os "heróis americanos" ainda acreditam, e só eles acreditam nisso, que o mundo os enxergam como a única autoridade escolhida divinamente para chegar num pais e dizimar uma população em nome da liberdade e democracia dos povos. Obama fracassa cada dia mais quando replica a mesma tônica dos governos passados: nós contra todo o resto do mundo.

  • "... que vão colocar os EUA numa das piores situações diplomáticas dos últimos tempos, porque vai abalar sua aliança militar com a Europa, onde a reação será imensa, escrevam."

    Brito, que ingenuidade essa tua! A Europa é uma colonia americana onde nao existe resistencia. Nao é a primeira vez que algo assim acontece e ja vejo os militares americanos culpando a lideranca afegã, ou a inteligencia da NATO... ou os proprios mortos, que no fim do dia, supostamente hospedaram os supostos terroristas no hospital. Sinceramente, do jeito que as coisas estão indo aqui nos balcans, esse é um fato menor... quem morreu foi que se f#%&*.
    Nao espere nem qualquer declaracao de qualquer lider Europeu sobre isso. A moda aqui é culpar e demonizar os russos e chineses por qualquer problema...

    • Lisbeth, existem alguns (poucos) filtros nos comentários e, algumas vezes, alguns comentários ficam retidos até que eu faça a liberação manual. Como sou um só, espero que perdoe a demora.

  • A Midia brasileira divulgava ontem que a força aérea Russa estaria atacando somente os inimigos de Bashar al-Assad, a quem os Americanos querem depor, e por isso os ataques Russos não teriam legitimidade ( Só os Americanos e a OTAN lançam bombas com legitimidade e dignidade), o que terão p/ comentar com esse ataque sobre um hospital, sendo que utilizavam GPS?

  • Qual a novidade? É política deste "estado terrorista" aniquilar outros povos, e ponto final! Fato 1- Ruiu o "encanto" despertado pelo avanço material que este estado terrorista obteve ao longo do século passado. Fato 2- Dono de 60% de todo o PIB e PIG do planeta, restou aos "Senhor" de milionários e seus empregadinhos (justiceiros, classe média e demais globobolizados) manter seu poder pela força. Fato 3- Onde há "negócio" este País Terrorista está: Colômbia. México e Afeganistão são produtores diferenciadas (produzem drogas) e lá estão os dedos assassinos do "Capetalista". Seguidores da infeliz Ayn Rand, rainha da meritocracia, restou ao Terrorista País massacrar pessoas "inferiores" como disse um general no filme DOS ANOS DE 1970 "Corações e Mentes". Esses assassinos não treinam apenas em "joguinhos os eletrônicos". Aliás, jogos de matar que foram criados para dessensibilizar seus soldados, traumatizados nas guerras que fomentam. Aí o Capetalista País aproveitou o "produto" e está dessensibilizou bilhões de crianças desde a década de 1980. Sequestros, assassinatos, tráficos vários, guerras, escravidão é apenas negócio, não mesmo? E ainda me mandam prá Cuba. E eu respondo: "Eu já fui, midiotas, vocês é que ainda vivem no planeta Bugigangas (que vende tudo da Ásia)". rarrararrararrararra

  • Poxa nao publica minhas respostas neh Brito ?

    "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.
    Friedrich Nietzsche, Para Além do Bem e do Mal.

  • Brito, não sei se já publiquei aqui o poema a seguir… Caso o tenha feito, por favor, me desculpe… A questão é que diante de tal violência não é possível silenciar-se.
    *
    *
    *
    GIRASSÓIS PRA SEMPRE
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Não contarei os mortos de Paris,
    Nova Iorque, Rio, Oslo, Kiev ou Madri.
    Não cantarei aos mortos de Bagdá,
    Luanda, Argel, Cairo ou Tel Aviv.
    Não contarei os mortos do Haiti,
    de Caracas, Teerã, ou Marrakesh.
    Não cantarei… Por quê?... Morri.
    *
    Ai de nós, porque a vida… estava aqui,
    está aqui e estará aqui, apesar de nós.
    Por isso, sem dúvida, eu acuso!
    Todos os assassinos de Lennon
    em todas as Brasílias do mundo.
    *
    A grandeza de uma civilização
    não é a globalização do capital
    a matar impunemente.
    *
    A grandeza de uma civilização
    são seios a amamentar gerações
    de construtores d’estradas entre
    estrelas, mares e palavras.
    *
    Todavia somos ávidos por ideologias,
    aptos à imundice de tudo... Contudo,
    há uma ética, uma navalha, a separar
    canalhas - de canários.
    *
    Eu preciso dessa ética pra viver.

    • Notem que, diante do fogaréu, as flores são testemunhas…

    • Muito bonito o seu poema Ramiro, o mundo estão caótica, que talvez só a poesia nos dê um alento para permanecermos na batalha por uma vida dígna para os seres humanos.

      • Mui grato, Elza…
        De fato, creio que a Arte seja uma real resistência metafórica diante da insanidade real do mundo… Por isso, Elza, lhe desejo dentro do possível um olhar esperançoso diante de tudo…

        Saudações poéticas… Evoé!

  • Boa tarde,

    e por isso jogasse bombas em hospital! Esse mundo continua com a mesma ideologia dos JUDEUS, desde quando o mundo e mundo, ou seja, ganancia, falta de bom senso, amor ao próximo, idealismo, dignidade. E ao contrario no mundo só vemos o mal perdura diante dos mais frágeis!!

  • Os EUA fizeram de propósito, eles são contra os Médicos Sem Fronteiras, tal qual o PIG e as nossas elites são contra o Mais Médicos.

Related Post