A sombra de Barbosa levou o STF a fazer “contas de chegar”

Só num mundo ideal a Justiça decide a partir de uma nuvem de pureza apolítica.

Mas como seria bom a a Justiça brasileira estivesse um tico mais elevada do que o chão a que a levou Joaquim Barbosa, quando a transformou em palco dos linchamentos midiáticos no caso do chamado “mensalão”.

Está claro que a dupla decisão de ontem – permitir o trabalho externo dos apenados e negar a prisão domiciliar de José Genoíno, por razões de saúde –  foi uma espécie de “conta de chegar”.

Como o prazo de progressão de pena de Genoíno vence em dois meses, está claro que o tribunal decidiu por lhe dar um  “guenta até lá” para amenizar o discurso da “maioria de conveniência” determinada a uma “sanha reformadora” que Barbosa o ofendeu no julgamento dos embargos infringentes.

De outra forma, como explicar que o STF, a quem cabe equilibrar a ação do Ministério Público e a da defesa dos réus – não há outra parte envolvida – tenha optado por uma interpretação mais severa da situação do que o próprio MP requeria?

Está certíssimo meu parceiro Miguel do Rosário ao escrever que “os ministros entenderam que não tinham força ainda para enfrentar as duas arbitrariedades ao mesmo tempo”, referindo-se à absurda decisão de proibir o trabalho externo.

O Supremo Tribunal Federal, sob a gestão de Barbosa, foi tirado da condição de julgador para a de acusador e “intérprete do clamor público”, embora este clamor seja o do que se publica.

Barbosa se vai do STF em poucos dias, mas seu fantasma, como se viu, ainda assombra a nossa corte suprema.

E a faz pequena e assustada.

 

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • E como explicar que o direito ao trabalho de José Dirceu, entre outros, tenha sido vencedor por quase unanimidade, ontem, pelos mesmos ministros que em nenhum momento discutiram a ilegalidade do inverso. Será que o colegiado do STF tem mesmo muito medo do Capitão do Mato?

    • Não creio que seja medo dele, mas do seu desequilíbrio emocional, que o incapacita ao diálogo. Ele se acha a lei.

  • "embora este clamor seja o do que se publica." [o clamor da opinião publicada, e não opinião pública]. ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...

  • O que me deixa indignado é a justiça brasileira deveria ser independente, soberana, ou seja usar dois pesos, duas medidas, pois o que vemos hoje é que o Supremo julga os réus da Ação Penal 470, sob forte pressão desta mídia hipócrita e nojenta. Não entendo até hoje o porque o STF, não mande as favas, este poder paralelo da mídia. Lei dos Médios já.

  • Resumindo: fecharam as portas do STF!

    E os responsáveis são membros da tribo PIGAL deste País.

  • … É esse o ‘padrão FIFA’ da nossa *”corte suprema”!…

    *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! [Portanto] Podemos inferir que, no ‘braZil’, “a corte suprema” é, absolutamente, ÍNFIMA! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas, republicanismo de fachada!…

  • … ‘As vozes da ruas’ perguntam para o Barroso e os demais “supremos”: em qual regime carcerário estão cumprindo pena os ilibados (sic) Robson Marinho, Paulo Maluf, Daniel Dantas, José Roberto Arruda, Carlinhos Cachoeira, DEMÓstenes Torres, Eduardo Azeredo?!… São pacientes acometidos de cardiopatia gravíssima, e, portanto, cumprem “as penas” em regime de UTI hospitalar?!…

    RESCALDO: no, ‘brazil’, “a corte suprema” é, absolutamente, ÍNFIMA! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas, republicanismo de fachada!…

    • EM TEMPO: entre outros muitos, faltou incluir o MÉDICO MONSTRO ESTUPRADOR DO NOME DIFÍCIL!…

  • … ‘PRA TUDO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA’ [do miniSTRO "supremo"] Barroso! Por Miruna Genoino

    ####################

    “Mas na verdade não tenho raiva dele não, ou ao menos não totalmente. Tenho raiva de todos aqueles que em maior ou menor medida contribuíram para que essa decisão de hoje fosse tomada de forma tão vergonhosa.
    Tenho raiva do cara, sim, ele, que foi construindo essa trama de mentiras ao redor da sua doença. Tenho raiva dos médicos de laudos, que contrariaram seus necessários princípios éticos e deturparam a sua condição de saúde. Tenho raiva da imprensa, que mesmo tendo ficado na porta do hospital, vendo boletins médicos e sabendo de tudo, foi colocando as notícias de forma a criar a dúvida sobre o que você tem. Tenho raiva dos covardes da câmara, que não quiseram dar o que era seu de direito, por medo, por covardia por pura injustiça. Tenho raiva de todas as
    pessoas que poderiam ter feito algo para que a verdade aparecesse e não fizeram, preferiram olhar para o lado. Tenho muita, muita raiva.”

    #################

    Prezada Miruna Genoino,

    a história do seu egrégio pai orgulha a todos e todas nós que lutam pela decência, pela democracia, pela ética… A VERDADE VOS LIBERTARÁ! Paciência e resignação!

    “Eu não odeio os homens maus: apenas, os desprezo!” Arthur Schopenhauer

    Messias Franca de Macedo
    BRASIL – em homenagem à honrada e valorosa família Genoino!

  • “…mesmo porque ele [o 'miniSTRO' Barroso - adendo nosso!] sabe que o Genoíno é inocente.”

    Por *Marina

    Comentário proferido em 'Miruna escreve a Genoíno'

    Enviado por Miguel do Rosário
    on 26/06/2014 – 1:20 am
    FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/06/26/miruna-escreve-a-genoino/#comment-38182

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

    Prezada Marina, parabéns pela sua análise lapidar – e acachapante!

    Felicidades!

    Respeitosamente,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

  • “A Direita é implacável! A Direita é desprovida de escrúpulos e de ética! A direita não respeita valores!…” Por [eterno] presidente Lula – declaração proferida recentemente!

Related Post