Três dias depois de iniciada, a “onda” criada a partir do boato – publicado pela Folha – de que o ex-presidente Lula estaria fazendo sondagens para uma conversa entre Dilma e Fernando Henrique Cardoso, produziu-se o que qualquer pessoa de bom-senso sabia que iria se produzir.
Nada, a não ser mais uma demonstração de arrogância do decano do tucanato, que publicou uma nota grosseira dizendo que “o momento não é de aproximação com o governo” e que “qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”.
Grosseira porque se serve de uma especulação para dar foros de verdade ao que ele próprio não é capaz de afirmar que aconteceu: a sondagem para um contato. E porque recusar-se a uma conversa com a Presidente da República significa, na prática, negar-lhe a legitimidade de Chefe de Estado que as urnas lhe deram.
E isso não se faz na democracia, embora não se precise ou nem mesmo se deva concordar com o que diz o governante maior do país.
Fernando Henrique, ele próprio, no final de 2002, convocou para uma conversa os principais candidatos à sua sucessão, para anunciar-lhes que iria, de novo, ajoelhar o Brasil diante do FMI. Todos compareceram, ouviram o então Presidente e suas explicações sobre a “terceira quebra” do país e, mesmo discordantes, reconheceram seu direito de agir como lhe parecia adequado, a alguns meses apenas de sua saída do cargo.
Ninguém lhe disse que não iria a uma “tentativa de salvar o que não deve ser salvo”, talvez tenha esquecido o desmemoriado da Sorbonne.
Mas o fato – ou factoide – tem algo mais preocupante do que o jogo-de-cena tucano.
É a autoria desta historieta, que tudo está indicando ser de algum dos “geniais” articuladores políticos de Dilma, que não entendem que há um processo golpista – e não uma mera crise política – em curso e que nele os tucanos estão metidos até a alma.
E, além dela, a atitude de gente que deveria ser politicamente responsável mas que – perdoem a palavra, mas é um gauchismo do qual o caso não permite fugir – se comporta como “cabaçudo”, com declarações cobertas de rapapés sobre a especulação lançada com o único objetivo de deixar Dilma e sua disposição de conversar com todos – o que nada tem de errado – com uma imagem de pedinte abandonada e ser “esnobada” pelos tucanos.
Nem mesmo inteligência tiveram para sair com uma declaração formal, do tipo “a Presidenta dialoga com todas as forças políticas que desejem m dialogar, mas não recebeu, até o momento, qualquer manifestação neste sentido do ex-presidente”.
Tudo indica que a “ideia genial” proveio de gente que faz de tudo para intrigar Lula com Dilma e que viu na possibilidade de “plantar” esta informação uma forma de atribuir a Lula a covardia com que encara os fatos, foge do combate político e a crença, furadérrima, de que o clube da elite vai ter condescendência com o governo eleito.
View Comments (33)
Prefiro ressaltar a consolidação dos tucanos como golpistas, dada pelo fhc "cada vez mais minúsculo". Todo mundo sabe: uma vez golpista, sempre golpista. Declaração da Presidenta seria dar mais destaque aos golpistas. Já sabemos quem são. Eles sempre existirão.
esse tem sido um erro constante do pt. é preciso analisá-lo, penso, além do pt. diz respeito a um segmento de classe, de quase-esquerda, que tem uma relação de ideal de ego com valores hoje mais do que nunca hipócritas, cínicos, como o tal do republicanismo, o da racionalidade-inteligência-cultura-ocidententais, valores tidos como civilizados. o pt tem certa síndrome de ser periférico; de não ser civilizado. de alguma forma identifica esses valores ( e não é circunstancial porque é neles que o psdb se apoia) nas figuras proeminentes do psdb, incluindo principalmente o fernando henrique cardoso. tais valores são como devíamos saber uma farsa. sempre foram usados para nos subjugar. o ciências sem fronteiras, um bom programa de governo, sofre desse erro, pois se concentra em países que se autoapresentam como depositário de tais valores. o erro básico é entregar nossos jovens a "esses valores" porque é por meio deles ou por meio da incorporação deles que eles voltam pro brasil imbuídos de mais preconceitos, vendo-nos como 'bárbaros', não sendo obviamente circunstancial aquela cena de um jovem brasileiro que entrou na comitiva brasileira para xingar a dilma. um jovem do ciências sem fronteiras. se se observam, no âmbito acadêmico, os perfis de pesquisadores e professores que recebem bolsas do governo federal para liderarem projetos do governo, fica evidente o mesmo equívoco. tais projetos ficam "nas mãos" de perfis humanos que se acham a encarnanação de tais valores. dilma devia recuperar a sua paixão pela antropofagia, revelada quando trouxe para o Brasil o quadro "Antropofagia" , da pintora modernista tarcila do amaral, para mostrá-lo ao obama,quando esteve no brasil... dilma enfim devia reaprender o conceito de antropofagia, desenvolvido pelo poeta modernista oswald de andrade, pois necessita urgentemente entender de que se trata de um conceito de afirmação da brasilidade, positivando o que os eurocentrismos veem como barbárie, ignorância, anacronismos. talvez assim ela mesma assumisse a tarefa de desmentir os boatos de que desejasse conversar com fernando henrique cardoso, dizendo com todas as letras que o tal príncipe da privataria é em si mesmo uma caricatutura das oligarquias periféricas do mundo - um bufão disso que podemos chamar de espírito europeu ( ou ocidental), espirito que sempre foi o verdadeiro lugar da barbárie para os povos colonizados do mundo.
O Petista que teve a brilhante idéia de reunir Dilma e FHC, merece o prêmio "Pateta" do ano. O que tem FHC para repassar para quem quer seja, como idéia de governo? Merecem o que tão passando, o Brasil não, mas o PT sim.
Não acredito que pessoas experiente dentro do governo tenham aventado tal encontro, bastaria observar a conduta do FHC, nos últimos anos, tem uma mágoa e uma inveja mortal do Lula, é entorno dele e de seus amigos da Mídia que nasce a articulação do Golpe. O Lula tem seus informantes e sabe que tal encontro era uma arapuca e como dizia Brizola tem que ser "passarinheiro", e ficar atento. Lula é daquele que conhece o "rengo sentado e o cego dormindo". Jamais iria compartilhar as forças do governo com o inimigo, pois sinalizaria que as calças estariam arriadas para 2018.
Cabaçudos fazendo cabacisses. Mas até que serviu pra FHC passar recibo de golpista.
Acho que é pior, apostam que o impeachment vai dar certo. Com O TCU e Cunha....
Péssimo.
O governo precisa conversar com o centro e a esquerda, não com a extrema direita, o lugar ocupado hoje pelo demotucanato e seus satélites e a ala cunha do pmdb. Esperar republicanismo destes achacadores é querer demais. Outro post você lembrou como os royalties foram negados ao Brizola que preparava uma revolução na educação do Rio para prejudicá-lo. Gostaria que os blogueiros relembrassem as atitudes antirrepublicanas dos governos demotucanos no repasse de verbas para prefeitos de esquerda quando estiveram no poder central e mesmo nos estados. Erundina sofreu com bloqueio de verbas, Lula perdeu 50bi da cpmf, Haddad teve que arcar com o congelamento da tarifa de ônibus e reajuste do iptu. Nossa direita sabota o país quando está no poder e na oposição.
Nada de espanto, FHC é um notório escroque. Espantoso é Dilma se cercar de gente que vem do mesmo esgoto.
mais é dificil ver pessoas chamando os outros de desinformados e burros e o cara vem e diz que o camarada foi grande e quebrou o brasil tres vezes e não foi o articulador do plano real como toda história esta contando é a coisa tá dificil mais eu ainda guardo um certo respeito ao FHC mais é um escracho de homem é só lembrar disso esqueça o que escrevi ou o meu lado agora é o outro kkk
Eu acompanho o Lula de perto e muito interessadamente desde mesmo antes da fundação do PT. Posso afirmar que é perfeitamente plausível e de acordo com o seu caráter que ele esteja sim orientando a Dilma para falar com o fnc. O Lula tem um complexo de inferioridade em relação às pessoas e instituições que ele considera "senhoriais" que determina todo o seu comportamento. Vamos no popular: Lula é puxa-saco de gente que ele considera grande e importante. Espirito primário e vassalo, agiu sempre assim e por medo de ocupar espaços necessários de poder para enfrentar essa corja da oposição é que ele, a Dilma e o PT levaram o Brasil a essa situação.