O Senado aprovou, por 33 votos a 31 a tramitação em regime de urgência do PLS 131, de José Serra, que retirar o percentual mínimo de 30% da Petrobras na exploração das jazidas de petróleo do pré-sal.
Qualquer pessoa que não seja obturada verifica duas coisas. Não precisa sequer ser nacionalista ou de esquerda.
Primeiro, que não pode haver urgência em vender jazidas de petróleo num momento em que o barril roda pelos 30 dólares e nenhuma petroleira está pondo um tostão em novas explorações.
Segundo, porque o pré-sal é, entre todas as frentes exploratórias da Petrobras, a que une maior volume como maior produtividade e menores custos: US$ 8 dólares por barril, excetuados impostos e taxas. E, ainda, produção ascendente, porque nossa segunda maior jazida – o pós sal da Bacia de Campos – é antiga e está em declínio.
É tão promissor o pré-sal que, anteontem, a Agência Internacional de Energia, da ONU, será uma das únicas áreas que aumentará (e em 800 mil barris/dia) a produção até 2021. E sem novas frentes de investimento, apenas cumprindo – e em ritmo mais lento – os compromissos já assumidos.
Tudo está desenhado para que, amanhã, se consume a punhalada nas costas do Brasil.
O cinismo de Serra diz que é, coitada, para “aliviar” a Petrobras do “esforço” de tirar petróleo de onde todos sabem que há, aos montes. E que o mais obtuso “analista de mercado” sabe que não é hora de correr, a qualquer preço, para tira-lo de lá.
Os ladrões da Petrobras, o juiz Sérgio Moro e a covardia de parte do Governo prepararam o terreno para que a reação seja difícil.
Difícil, mas não impossível.
A diferença, hoje, mostra que não será tão fácil fazer maioria amanhã.
Ainda haverá a Câmara, este desastre cunhal.
E o veto, porque sem vetar um crime destes o governo brasileiro assinará sua sentença de morte.
Há seis anos, José Serra prometeu a Patricia Pradal, feitora da Chevron no Brasil, que devolveria às multinacionais o nosso maior tesouro mineral.
Está a um passo de cumprir o que prometeu.
E, se o conseguir, será para sempre maldito.
Por que? As palavras de meu professor Nilson Lage, no Facebook, explicam:
Não escolhemos a Pátria, ela que nos escolhe. Não é uma camisa, uma canção, um time ou uma escola de samba: ainda que queiramos fugir, não nos livramos dela.
A pátria está em nós e isso é evidente: nos deu nome, profissão, carreira, estado civil, títulos, imagem pública, cultura partilhada, os gestos; a língua materna e, por meio dela, o testemunho peculiar do mundo.
O homem sem pátria é sempre o estrangeiro – o último a ser aceito, o primeiro a ser excluído. Há milhões deles vagando pelo mundo. Sozinho, diferente, entendendo mal o que dizem e o que fazem em torno, fará sacrifícios, tentará juntar ouro e bens que lhe deem ilusão de segurança e empenhará todo esforço para dar a melhor formação aos filhos para que tenham uma pátria – coisa preciosa que tanto lhe fez falta.
A maioria de nós conhece essa história de tragédia e heroísmo; é a de nossos avós.
Serra e seu mentor, Fernando Henrique, tomara, possam ser condenados pela história apenas por tentativa de homicídio desta pátria-útero que nos formou e protegeu.
View Comments (59)
Brito, acho que a Dilma em troca de nao sair do Planalto algemada não vetará nada...Entregará de vez a sua alma ao diabo.
Será a pá de cal no Brasil, nos brasileiros e nos seus eleitores que esão vendo a sua omissão dia-a-dia diante de tudo o que estão fazendo com o país e à sua constituiçao. Nem vou citar a reforma da Previdencia e as suas desvinculaçoes de receita porque aí é pura covardia...outra apunhalada direto no coração do trabalhador e aposentados brasileiros...
Brito, aonde foi que erramos para merecer tudo o que estão fazendo e ainda vão fazer conosco?? Inacreditável o que estamos assistindo diante dos nossos olhos...
Malditos sejam todos eles! Mil vezes malditos.!
Luiza, e hora de ir pra rua para apoiar a Dilma. Chega de ficar se alinhando com o discurso de desconstrucao da Dilma. Nao tenho a menor duvida que ela vai fazer tudo pra vetar esse proteto indecente. E hora da sociedade civil parar de assistir e ir para o campo de batalha. ACORDA BRASIL DO BEM PORQUE O GOLPE ESTA EM MARCHA. SE AS RUAS NAO SE MANIFESTAREM O GOLPE SERA DADO. AECIO JA REUNIU SEU EXERCITO. O CERCO ESTA SE FECHANDO. GENTE, PARA DE RECLAMAR E VAMOS PRA RUA GRITAR !!! O BRASIL E NOSSO E O PRE SAL PERTENCE A SAUDE E EDUCACAO DO POVO BRASEIRO. FORA GRINGOS IMUNDOS. A RIQUEZA DO BRASIL NAO ESTA A VENDA ! PONTO !!!!
Acredito que a Dilma vai vetar. Ela não pode vetar a tramitação, mas, pode usar a caneta. É pela caneta que querem tirá-la da presidência. Eu acho que deveríamos entulhar os emails dos políticos com nossas demandas. Alguém tem facilidade em representar nossas pautas no CNJ?
Acho que o Eduguim do blog da cidadania deve estar preparando algo nesse sentido. Ele conhece os procedimentos. A verificar. Seria bom tb se os blogs sujos se unissem para organizar atos pontuais alem da guerra mediatica que eles ja fazem.
A Dilma , nossa PresiDANTA pode até vetar, mas terá o veto derrubado por total inépcia política. O governo acabou, enredado na pauta da direita, traiu quase 55 milhões de eleitores quando adotou o "plano" Levy .
Inelizmente não dá pra escolher outra pátria é bem verdade, mas sempre dá pra escolher outro povo....quanto a quem falta prender, simples, vão prender o Lula o artíficie da fraude chamada Dilma Rousseff.
O cerco nazista comandado pelo agente tucano Sério Moro, das Organizações Criminosas Globo, vem fechando o cerco sobre o semi-morto governo Dilma, quem mas falta prender depois do marqueteiro João Santana. Um governo que começou a se desmoralizar quando permitiu sem nenhuma reação a prisão de seu grande mentor, José Dirceu, símbolo da luta contra a ditadura e a maior liderança, depois de Lula, do PT. Depois daí tudo desandou e o que se vê hoje é um governo totalmente acuado pelo cerco golpista midiático, que através de seu agente Moro vem prendendo todos aqueles que se envolveram com o governo do PT, sejam tesoureiros, políticos do partido e aliados, empresários de renome, e agora até o marqueteiro. O poder deste agente tucano é ilimitado, Moro pode tudo, ele está acima de todas as instituições, suas decisões são irrevogáveis, nem os ministros do STF têm tanto poder. O pior de tudo isso é que todos presidenta, ministros, parlamentares, OAB, juízes do STF e outras instituições de defesa da legalidade assistem como anestesiados, tal a agressividade do golpe comandado pelo PIG, leia-se Organizações Criminosas Globo, o desfecho deste cerco que tudo indica culminará com a prisão de Lula e quem sabe com a deposição da já semi-morta presidenta Dilma. Quem viver verá.
Jogaram tanta luta e nossos votos na lata do lixo! Apesar da mediocridade das forças representantes do Mercado, judiciário, MP e escumalhas, o Governo consegue ser pior.
Cheguei à conclusão que sem reação pública maciça da população contra esses canalhas entreguistas não vale a pena se torturar. Se o brasileiro quer ser sempre um fracassado dane-se. Enchi o saco.
A coração valente tem medo até de falar na TV. Tem medo dos coxinhas bater panela, vê se pode uma coisa dessas?
Dilma não tem medo de nada. Nós é que precisamos de coragem.
E isso ai Tomas, Dilma e muito mais macho que alguns que a criticam. Se fosse fraca ja tinha caido. Basta de ficar criticando o outro. Cade o povo ? Tem que ir pra rua ajudar a Dilma a barrar esses bandidos canalhas.
Lenita, ir pra ru defender o que ?
Reforma da previdência ? 65 anos pra aposentadoria ?
600 bilhões de juros para os rentistas ano ?
Juro de 400% ano em cartões de crédito ?
Redução de verbas para educação ?
Política restritiva de financiamentos para educação superior via FIES ?
Política restritiva para aquisição da casa própria ?
Defasagem de mais de 70% na tabela do IRPF descontado na fonte dos trabalhadores ?
Olha, posso listar dezenas de não-açoes desse desgoverno traidor do povo, para defender um governo ele precisa ser defensável.
Lutar para mudar e não lutar apenas por medo de ficar ainda pior o que já é péssimo.
O povo tem que ir para as ruas. Nao adianta ficar culpando a Dilma, ela nao quer entregar nada nao, nunca quis ! Se o povo nao fizer pressao muito forte nem ela nem Lula terao forcas. Os capetas fecharam o cerco e agora que todas as vozes se levantem ! Esse capeta-mor do Renan nao negou sua fama. O outro todos ja conhecem, um vampiro ridiculo e asqueroso. NAO NAO NAO NAO DEVEMOS ACEITAR ! DILMA TEM QUE DIZER OVER MY DEAD BODY !!! ONDE ESTAO OS GDES HOMENS E MULHERES BRASILEIROS, VAMOS DEIXAR OS GRINGOS LEVAR AS RIQUEZAS DO BRASIL, A DIGNIDADE, A SAUDE E EDUCACAO DO POVO ? NAO NAO NAO !!
MALDITO MORO VOCE E O SATANAS EM PESSOA. TE ODEIO SOLDADINHO MEDIOCRE !
Se esse projeto for aprovado no minuto seguinte começarei a bater panelas também.
Votei na Dilma por ser nacionalista e por dizer que manteria a Petrobras intocada.
Se passar eu serei o primeiro a pedir que vá para casa cuidar dos netos, porque do país não soube cuidar.
Ai, ai, ai, pls seja mais criativo e coloque a mao na massa, va para o campo de combate porque a Dilma tem essa trajetoria de luta que todos esses machos seguros de si nunca tiveram e nunca terao. Em todo caso o momento nao e de discutir o sexismo e preconceito. A hora e de uniao para proteger as riquezas do Brasil e do povo brasileiro. ACORDA BRASIL !!
Um câncer jurídico incrustado no tecido doente do país, que é capaz de engendrar a prisão de um casal de notáveis e respeitáveis profissionais da comunicação apenas para gerar manchetes criminosas envolvendo os nomes de políticos para os quais ele trabalhou, no caso Lula e Dilma, manchetes criminosas nos quatro maiores cânceres da imprensa nacional, tudo como parte de um esforço para tentar derrubar um governo eleito democraticamente e colocar em seu lugar alguns dos piores cânceres de nossa política mais suja e comprometida com a verdadeira corrupção, o que este supremo câncer merece? - Homens de bem do país, levantem de suas cadeiras de confortável tortura, e olhem para uma nação a ponto de capitular frente a seu inimigo mais perverso!!!
Caro FB, em pleno governo militar enfrentei junto com diversos companheiros do movimento estudantil uma ditadura sanguinária e covarde. Não fui preso e torturado por pura sorte. Qualquer um poderia ter passado por isso, inclusive com maiores probabilidades se fosse da UEE ou da UNE. Fiz pouco, eu acho, considerando que perdemos inúmeros colegas que foram assassinados. Não optei pela luta armada, mas acho que, por outro lado, fiz alguma coisa que me deu o alento de considerar que lutei por um ideal, por uma democracia e pela liberdade em nosso País. Éramos utópicos, jovens, às vezes inconsequentes, gostosamente inconsequentes como todo jovem... Pensávamos que éramos indestrutíveis e vimos que a coisa não era bem assim... Hoje me dá tristeza quando vejo a atual situação do nosso Brasil, cheio de lesa-pátria, quinta-colunas e vendilhões da nossa soberania. O que aconteceu no senado quanto ao pré-sal foi a gota d'água. Esse governo Dilma está fazendo mal para a minha pressão, minha saúde e a minha paciência. Não vou jogar a toalha porque esse nunca foi o meu feitio. O Brasil é maior do que tudo isso e ainda acredito que esse absurdo possa ser revertido. Porém terá que haver o levante do nosso povo, infestando os e-mails desses senadores entreguistas, indo para a frente do Congresso Nacional e colocando a boca no trombone e principalmente, pregando a desobediência civil. Infelizmente hoje em dia a única coisa que ainda pode salvar o Brasil será a desobediência civil. Não sendo suficiente, será necessário começarmos a pendurar muitos traidores na ponta de um forca, incendiar redações do PIG e afiar as guilhotinas.
Isso só vai ocorrer se após a deposição deste desgoverno vasilina uma ditadura perversa espoliar o povo até o osso, dai talvez esse mesmo povo acorde.
Por enquanto, malas prontas para um lugar mais civilizado amigo, cansei.
Concordo com você, e acrescento: Governo comandado por dois safados e sem vergonha, Dilma e o Zé da Justiça: Pior que dois canceres a roer a dignidade do Brasil e do povo brasileiro. Dia de Luto Nacional pela vergonhosa presença de Dilma Rousseff a frente do Palácio do Planalto apunhalando quem confiou nela pelas costas!!!
Elza, nao e a Dilma que traiu o povo, foi o Renan, seu aliado, junto com o Serra, o vampiro. Precisa parar de repetir as ladainhas do JN; foi a Dilma junto com o Lula que optaram pelo regime de partilha. E tenho certeza que nesse momento ela precisa de apoio do pais inteiro para barrar essa aberracao. Pensa, por favor, pois em vez de ficar culpando aqueles que tem o projeto que esta sendo atacado pela direita e a Dilma e a esquerda, tem que entender o que ja esta hyper claro para todos. Outra que esta apoiando esse crime e a Marta, ex-PT. A hora da sociedade civil chegou de TOMAR AS RUAS !!
Mas tão traidor quanto Serra é o Renan Calheiros.
Que vergonha para Alagoas, a terra de Graciliano Ramos, ter Renan Calheiros incluído na galeria dos grandes traidores do Brasil e dos brasileiros.
Malditos sejam Serra e Renan.