A Veja está “nervosa” e isso é bom sinal

A falimentar Veja que vai às bancas amanhã é o retrato do pavor que tomou conta dos aprendizes de feiticeiro – dos quais ela é uma dos expoentes –  que produziram este impasse em que vive o  Brasil.

“Os quase cinco meses de prisão de Lula (…) não resultaram na perda de apoio ao petista. Ao contrário. E essa é uma das três teses correntes que as últimas pesquisas jogaram por terra. Até há bem pouco tempo, analistas afirmavam que, atrás das grades, Lula seria rapidamente esquecido pelo seu eleitorado, abrindo alas para o crescimento de Ciro Gomes ou Marina Silva. As coisas não transcorreram bem assim.”

Não mesmo, não é, “sabidos”?

A segunda tese “jogada por terra”  é o “murchamento de Bolsonaro”:

Do deputado federal e capitão da reserva, afirmava-se que repetiria a trajetória de candidatos que começam com bom desempenho nas pesquisas pré-­campanha mas se desidratam tão logo seus concorrentes põem o pé na estrada.(…)Os debates estavam revelando seu alarmante despreparo. Em alguns casos, ele nem sequer entendia as perguntas e respondia a elas enfileirando os bordões de sempre. Mesmo assim, com sua fidelíssima fatia de um quinto do eleitorado, Bolsonaro parece ter garantido presença no segundo turno (…)

A outra tese, da qual sempre discordei, apesar de ser a sustentada por muitos petistas, é a de que o segundo turno seria entre Alckmin, sobretudo depois de sua aliança com o “centrão” e quem viesse a ser o candidato de Lula, em função da insustentabilidade do candidato da extrema direita. Parece improvável, pois a Veja reconhece que:

(…)representantes do mercado financeiro, boa parte do qual se identifica com o tucano, parecem cada vez mais céticos sobre sua viabilidade eleitoral. Prova disso foi a recente disparada do dólar, que bateu em 4,12 reais no último dia 23, refletindo o temor de um segundo turno entre o petista Fernando Haddad e Bolsonaro. “Alckmin nunca foi favorito para ganhar esta eleição, e agora o mercado está começando a se dar conta disso. (…) afirma Silvio Cascione, analista da Eurasia.

A confissão do “mato sem cachorro” da direita não podia ser mais completa.

E, novamente, agarram-se à tábua de salvação que imaginam existir:

31% votariam em um candidato indicado por Lula. Mas contra o otimismo petista há o fato de que, com a candidatura ficcional de seu líder, o tempo correrá mais rápido para o PT(…) o entusiasmo diante dos números ostentados por Lula pode durar pouco. Permanece uma incógnita se o ex-presidente será capaz de transferir votos para Haddad. Oficialmente vice de Lula, o ex-prefeito de São Paulo tem apenas 4% nas pesquisas”

Como toda “reportagem” que não valoriza a informação, o “lead” – o fato mais importante – está no “pé” do texto: dizem que o TSE e o STF retardarão o máximo a negativa do registro de Lula – duvido fortemente disso – para fazer que se dificultasse a transferência de votos para Fernando Haddad.

O fato de a lei permitir que, enquanto sub-judice, Lula participasse da campanha, especialmente do horário eleitoral, é um detalhe desprezível: afinal, ele está preso e preso “não pode”, mesmo quando a lei brasileira não admita que alguém seja culpado antes do trânsito em julgado da sentença.

E, não podendo falar, não podendo dizer que é Haddad o seu candidato, se vier a ser impedido.

Isso, é óbvio, não se sustenta.

Apostar no silêncio, no bloqueio da informação, em pleno século 21, não é apenas autoritário e ditatorial. é burro.

Estão cavando a cova para si mesmos.

Ou, no caso da Veja, já dentro da cova que cavou a si mesma.

Até porque os consultórios médicos e dentários estão colocando cada vez mais redes wi-fi para seus clientes e tornando obsoleto aquele papelucho nas revisteiras.

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • Parece que muita gente ainda não percebeu que o PSDB queimou-se ainda mais que o PMDB com o golpe.
    Quem deu o golpe foi o PSDB e não o PMDB e mesmo que de forma inconsciente, sem racionalizar isso, o povo percebeu: o golpe era para tirar o PT do poder. E impor o plano de governo do PSDB. Cooptaram Temer e o PMDB porque não se governa sem coalizão.
    A maioria dos coxinhas continuarão não votando nem em Lula, nem no PT, mas tampouco votarão em Alckmin e no PSDB, porque perceberam que foram usados, foram feitos de trouxa. E, quer admitam ou não, se ferraram com as medidas neoliberais impostas pelo golpe. Mas continuam se comportando como otários, pois acham que Bolsonaro é um voto de protesto e que as coisas podem melhorar. Melhorar como, se Bolsonaro vai manter as medidas impostas pelos golpistas e ainda vai fomentar o ódio e a violência na sociedade, aumentando a insegurança e as tragédias de forma exponencial?

    • Reflexão soberba. Matou a pau a questão. Bolsonaro perderá a eleição para qualquer um caso haja segundo turno. Tradução - Lula ou Haddad será o presidente.

      • Já há quem, no mercado, admita isso mesmo que seja apenas nos bastidores. E já começam a fazer as contas de ganhos e perdas entre outubro e o final do ano, por conta dos movimentos de câmbio, juros e bolsa. Aguardemos.

    • Disse e repito: Bolsonaro não é candidato a presidente, ele nem quer isso, ele nem sequer pensa nisso, esse negócio de presidente para ele é um saco, como deixa bem claro em suas entrevistas. Ele é candidato mesmo é a chefe da segurança dos bufunfeiros, e pretende manter a população sob a mira de uma metralhadora, enquanto seus patrões enchem a sacola.

      • Todos do centro e direita são assim, uns são mais discretos e outros, como o bolsonazi, escancaram a que vieram.
        Além disso tem os “Liberais” brazucas q são os piores, praticamente escravocratas, de liberais não têm nada. São de fato conservadores da pior laia q pregam liberdade irrestrita, mas apenas para os donos do $, e estado mínimo para o (não) atendimento das necessidades dos mais pobres, que de quebra ainda recebem repressão máxima.
        Curioso é que no coração de um “liberal” brazuca sempre tem uma área vip pro facho do bolsonazi.

    • Verdade. O Mercado Financeiro (autor do Golpe) e os tucanos, seus afilhados políticos, acharam que seu plano era perfeito....mas (como comentei aqui varias vezes), se esqueceram da crise economica estrutural que se desenrola desde 2009 e que agora chega a periferia do capitalismo.Como as leis economicas são implacáveis, os projetos neoliberais foram por agua abaixo aqui, na Argentina, na Grécia, na Turquia, no México etc.. etc..A medida que a recessão economica se aprofunda, e joga cada vez mais pessoas na dificuldade, torna-se praticamente impossivel manter o discurso da pobreza para muitos em prol da prosperidade para poucos privilegiados.O grande desafio dos candidatos da direita, será "o que dizer ao eleitor" quando perguntado sobre os graves problemas economicos do país e como resolvê-los.Não é a toa que, Bolsonaro (que não entende bulhufas de economia) pensou em fugir dos debates, e Alckmin viu seu eleitorado murchar ao prometer mais do mesmo que já está aí. Na sociedade moderna (profundamente interligada pelos meios de comunicação), as pessoas desejam o progresso, a prosperidade e o bem estar social.

  • A Abril é aquela organização que tem como sócio um grupo Sul- Africano?

    • Não sei. O fato é que esse zumbi jamais é enterrado, e a única explicação plausível é que sobrevive a base de vaquinhas por meio de grupos com interesses inconfessáveis.

      • Se a lógica presta pra alguma coisa é pra isso;não existe milagre ao sul do Equador.

      • "Até porque os consultórios médicos e dentários estão colocando cada vez mais redes wi-fi para seus clientes e tornando obsoleto aquele papelucho nas revisteiras."
        HAHAHAHAHA...

      • Lembro que nos anos de 1990 a gigante mineradora Anglo-American era 40% da bolsa da Africa do Sul. Atuando em várias minas no Brasil, os executivos viajavam mais para Berlin e, principalmente, Londres, do que Joanesburgo.
        Quem são os verdadeiros donos e de onde vem?
        É o caso do Naspers? Pé atrás com esses grupos gringos aqui.

  • Verdade, mas vc esqueceu que em todo consultorio médico só tem revistas de direita como a veja.

    Lá não há um CAROS AMIGOS OU CARTA CAPITAL.

  • Vamos imaginar o seguinte quadro:
    1) Judiciário estica a corda e não deixa Lula ser candidato
    2) Haddad é eleito ...apenas com apoio PSB e PC do B
    3) Haddad toma posse com Lula e Dirceu presos
    4) PT, PSB e PC do B fazem uma boa bancada na Camara, no Senado e elegem importantes governos estaduais

    E aí? Não seria melhor para os verdadeiros donos do capital compor com o PT e com Lula ANTES desse cenário??

    A “elite” está se colocando em uma situação extremamente frágil para negociar com o futuro governo do PT

    É muito mais inteligente deixar o Lula concorrer e fumar o cachimbo da paz ANTES da eleição

    Governo Haddad com Lula e Dirceu presos...será um cenário de pesadelo para os donos do capital...

    Acho que a ficha está caindo...e a ONU acabou dando uma saída honrosa para a elite golpista...

    • Eu concordo, eu tb tenho dito isso. A ONU é a deixa para o Judiciário se salvar. Os ministros que vão decidir essa questão podem ser uns pulhas, mas são vaidosos e tem muito apego por suas biografias, especialmente no exterior. Passar por cima da ONU vai acabar com reputação deles no exterior.

      A imprensa agora se apega à transferência de votos para o Haddad, mas não entendem q se até agora, depois de toda campanha da lava-jato contra o Lula, ele continua disparado é porque é voto consciente. Ou seja, se cortarem o Lula, o povo vai pro Haddad. Essas pesquisas preliminarares não fazem sentido e eles estão errando de novo, jogando o nome do Haddad lá sem contexto, pois o Lula é ainda candidato.

      • Qual biografia tem para defender Fux, Carmen, Moraes e Fachin? Representam o que um juiz do stf não pode ser.
        Mesmo Toffoli, Celso Melo, Rosa Webber e Barroso tem muito pouco a defender de sua trajetória no stf.
        Marco Aurélio tem a coerência e uma certa independência do voto a defender mais que o saber jurídico.
        Gilmar (ainda que atue como um capitão do mato) e Lewandowski (ainda que abraçado ao corporativismo) são os únicos cujo votos tem solidez jurídica, e tem biografia jurídica a defender.
        Em suma, este stf é uma nulidade institucional.

  • Estou apostando tambem no efeito 'Usain bolt' para o neo poste lulista.
    O jamaicano voador fica atras dos outros nos primeiros 40 metros e voce ate desconfia dele. Ai emparelha com eles.
    Porem nos 30 m finais não tem pra ninguem.

  • "Até porque os consultórios médicos e dentários estão colocando cada vez mais redes wi-fi para seus clientes e tornando obsoleto aquele papelucho nas revisteiras."
    Frase perfeita!

  • Eu falei que esse "impich hondurenho" seria o fim da direita no brasil.

  • Hahahahah isso é ótimo!!! Se até a sala de espera dos consultórios já tem wi-fi quem é que vai usar essa revista? Hahahahah

  • Vamo que vamo fazendo campanha Lula é Haddad , Haddad é Lula. Tá mais fácil ganhar voto pra eles , que pegar peixe em pesque pag. Os bozo , aqueles que dá pra conversar, com dois argumento vc derruba eles; pegou mal o valentão da guanabara fugir dos debates. Tem os desiludidos , que até já votaram no Lula ,mas" se decepcionaram com tanta roubalheira " , vc pede as provas , eles gaguejam mais q marido pegado no pulo, vc lembra à eles os feitos do PT e eles voltam a se acalmar. Tem os que dizem que não vão votar , não vale a pena, pergunto quantos filhos, netos e os lembro da covardia de deixar o futuro deles na mão do acaso, tbém funciona. Temos que ganhar no 1o Turno , eu quero é 60% , pra acabar de vez com o golpe. Vamo que vamo. LULA É HADDAD . HADDAD É LULA

  • Seria tão mais fácil soltar o homem e deixar ele consertar o país, não é mesmo? Quem sabe no finalzinho do segundo tempo da prorrogação eles não chamam o Lulão. Como diz o jingle ''chama que o povo quer, chama que o homem dá jeito, chama que é bom, é Lula nos braços do povo''.

    Uma coisa é certa para os papudões do STF/TSE consumar a maior fraude eleitoral da história do Brasil, cassando vontade popular vão antes ter que destruir completamente suas reputações.

Related Post