A Veja não informa, mas é muito bem informada. Marina está minguando rápido

A melhor notícia que a campanha de Dilma Rousseff poderia receber hoje é a capa da revista Veja.

A Veja, como se sabe, é uma revista muito bem informada, até porque para manipular a informação é necessário tê-la.

Como dizia a minha avó, ali não se prega prego sem estopa.

Tudo o que eu, você e o distinto público em geral sabemos sobre pesquisa não é nada perto do arsenal de números de que dispõe a Veja.

Por isso é que a revista, como a gente fazia na oficina dos jornais de antigamente – hoje os computadores acabaram com essa graça – deve ser lida “de cabeça para baixo”.

No caso das gráficas, era um truque para não desviar, com a leitura, a visão que deveria perceber erros no registro das cores de impressão.

No caso da Veja, exatamente o contrário: não deixar que as cores e a riqueza gráfica nos afaste da leitura do conteúdo.

Onde se lê “resiste”, o que está escrito é “não está resistindo”.

Porque Marina é um pacote muito bem embrulhado para presente que, entretanto, vai decepcionando à medida em que a campanha eleitoral o vai abrindo.

Na classe média, este processo começou quando, de dentro dele, saltou um vociferante Silas Malafaia.

E no povão, quando ela abandonou a relativa prudência com que Eduardo Campos atacava o Governo (embora flertasse com muito menos pudores com a direita) e passou  (ou aceitou) ao combate contra Dilma e, por tabela, Lula.

Entrou em choque com seus próprios eleitores na classe C – onde ainda perdeu menos, mas onde agora evolui mais fortemente sua perda – que não tem deles uma visão demonizada, como na classe média alta  com a qual Marina passou a conviver e flertar.

Apostou no “antipetismo”, o que restringe seu campo, como o udenismo restringiu-se ao se tornar o “antivarguismo”.

A capa de Veja é só parte do processo de mutualismo defensivo que a direita e um vago “marinismo” vivem neste momento.

É, porém, inócua, exceto no que pode confundir a candidatura petista – e como o petismo é confuso nisso! – e fazê-la recuar de um enfrentamento agudo como é necessário.

Deve servir, ao contrário, para um esforço para explorar os erros cometidos pela oposição, sobre os quais o petismo não tem quase responsabilidade alguma, até porque, há tempos – e o pífio desempenho das candidaturas do PT nos principais estados, exceto Minas, prova isso – o petismo não tem mais trator algum.

O que o PT tem é, sim, um difuso mas poderoso sentimento de país que foi abandonando a órbita colonial onde suas elites sempre o mantiveram.

O xeque a Marina veio dos erros de seus próprios movimentos: o furioso ultimato antigay malafáico, que evidenciou o fundamentalismo religioso, e a indecorosa e explícita conversão ao liberalismo econômico que  lhe deram a face de um “PSDB 2.0”, rematado com o esdrúxulo abandono do pré-sal, do qual ela agora tenta se livrar tardiamente.

A estes erros, somaram-se os que a direita cometeu, ao escolher de início um candidato pífio como Aécio Neves e abandoná-lo assim que surgiu sua “esperança verde”.

A capa de Veja é uma ilustração deste medo (a caminho do pânico) que tomou conta da direita, como ontem já se assinalava aqui.

É o mais inequívoco sinal de que o “perigo”, agora, passou a ser sua vitória no primeiro turno.

 

Fernando Brito:

View Comments (75)

  • Como diz PHA, Veja é o detrito sólido de maré baixa. E os que a admiram, gostam de se misturar com o detrito sólido.

  • Tem que passar o trator mesmo. O trator da verdade e do governismo em prol do povo em cima dessa MariNeca Setúbal, dessa Marina-vai-com-as-outras, dessa Tucarina 171, dessa Marina-Marionete da direita.

  • O PIG passa o trator por cima do PT todos os dias e o PT resiste firme e forte.
    Essa choradeira de Marina mostra o quanto ela é frágil.
    Aliás, quem passou o trator por cima de Marina foi o Pastor Silas Malafaia quando deu ultimato para ela mudar de posiçao com relaçao aos gays e ela prontamente obedeceu, como uma cordeirinha!

  • Veja....conheço pessoas que votam contra o PT por sentimentos difusos, alguns dizem que o partido traiu seus ideais de purismo revolucionário outros por não mais conseguir contratar uma empregada doméstica por meio salário mínimo, enfim uma salada que varia da imbecilidade ao sonho.
    Mas muitos destes não gostam da Veja, não compram e nem lêem por acha-la um poço de mentiras e de um sensacionalismo vazio.
    Não sei ao certo quantos exemplares a Abril vende deste lixo por semana, mas deve ser o suficiente para sustentar seus custos de produção. Se assim não for, cabe para a Abril a mesma pergunta que o inestimável PHA faz em relação ao Serra....de que vive a Veja ? Quem paga seus custos ? ( ...e de que vive o Serra ? ).
    Que Marina derrete é visível, sentiámos nas pessoas uma certa vergonha em dizer que votariam em Dilma e no PT no início da campanha, essas pessoas deixaram de sentir vergonha quando o programa eleitoral gratuito passou a exibir tudo que o governo petista vem fazendo ao longo destes quase 12 anos.
    Mas hoje cresce entre as pessoas um sentimento de vergonha, dúvida, asco ( em alguns ) e rejeição absoluta a ex-fadinha verde.
    Movimento captado pelo índice de rejeição batendo nos 40% mesmo com a mídia podre exaltando-a.
    Marina DERRETE . Dilma SOBE ! Aécio patina !
    A capa e a reporcagem desta revista SUJA é mais um bom motivo para deixarmos de lado a idéia do controle remoto e regular economicamente a mídia grande, além de redistribuir as verbas de publicidade de forma mais equilibrada e justa.
    Até a eleição tentarão de tudo, escândalos fabricados, vitimização da oposição, mega-exposição de erros cometidos e espera-se que detenham-se antes de crimes mais graves.
    Ainda assim, diante de tudo, diante do maior massacre midiático da história desta nação, venceremos.
    Mas e o depois ...?

    • Valeu! Também reforço, parece óbvio, que a fábrica de factoides vai dobrar o turno.

      • Como a VEJA sobrevive?
        Pergunta ao Alckmin que ele sabe muito bem, porque distribui a revista nas escolas públicas.

    • Dq vive a Veja? Fácil, só oq os governos compram para as escolas e departamentos já cobre os custos, o resto, publicidade e lobby é só lucro, gordo lucro!

  • Boa análise, principalmente no que se refere (copianto ELA) ao difusismo Petista. Com toda a razão. No Rio Grande do Sul, que me é mais próximo, O PT por achar que o Grupo RBS havia se humanizado, se sociabilizado, se sensibilizado com os avanços sociais do Brasil nos 12 anos Petistas, flertou com olhares amistosos o "Dragão" e agora é queimado no cangote com as labaredas vociferadas diariamente por seus veículos de comunicação e suas unhas chamuscantes espraiadas na sociedade gaúcha. Tá o Tarso Genro se cagando pra levar a eleição para o 2º turno. Olivío Dutra, apesar de sua clareza e honestidade de posição, peleando como um cusco contra o Lobo Lazier Martins, que tem as costas felpudas como uma Tarântula Gigante deformada pelos Agrotóxicos que banham cada córrego do Estado. Torso para que a Gauchada, principalmente os mais humildes, consigam distinguir entre o ANTÍDOTO E O VENENO, caso contrário, mais RIQUEZA PARA OS PATRÕES JÁ RICOS E MAIS POBREZA E LAMÚRIA PRA PEANZADA!!!

    • Caro Dínio.
      Aparentemente não há uma relação direta , mas olhando nas entrelinhas podemos iobservar o que o PIG está fazendo com o povo dessa Nação.
      Como gaúcho o caso fica mais perto de você.
      Veja ( sic ) a explosão de ódio no caso daquela menina que xingou o Aranha no jogo do Grêmio. Todos sabemos que parte da torcida do Grêmio não é fácil, mas a imprensa demonizou tanto aquela menina que até fogo tentaram atear na casa dela.
      O PIG ainda vai causar muitos estragos neste País se a onda de ódio que amplificam não for detida com uma Lei de Meios de Comunicação que possa quebrar o monopólio midiático.
      Obviamente não apoio a menina xingar ninguém de macaco, mas repito, só quem nunca foi a um estádio de futebol ou quem por interesses muito excusos enxerga no caso uma oportunidade de disseminar o ódio e a intolerância crê que o caso merecia a repercussão que teve.
      Já ví, ouvi e presenciei ofensas muito maiores e nada ocorreu ! Tenho pena dessa guria, pena da desgraça que o PIG planta nesta Nação.
      Dona Dilma, chega de fazer democratização da mídia com controle remoto !

      • Vale até lembrar o famoso vá tomar.....que nossa Presidenta levou nos estádios...
        E concordo: chega de democratização com controle remoto! Porque PIG, globo e seus asseclas são o maior partido político do Brasil. Por isso mesmo mais e mais admiro Lula e Dilma, que sofreram e sofrem, incansavelmente, as mentiras deste partido podre!

        • Concordo plenamente com vocês duas. O poder da RBS é tão grande e tão nefasto ao RGS, que eles se dão ao luxo de lançarem ao mesmo tempo a candidata ao Goverdo do Estado Ana Amélia Lemos e ao Senado Lazier Martins. Ambos POLITIQUEIROS de primeira aos moldes da Globo. Falsos moralistas e infladores do ódio. Ana Latifúndio (como é popularmente conhecida no RS) passou 30 anos falando mal dos políticos em Brasília. Se elegeu Senadora, pela bancada ruralista, e o que fez para mudar tudo o que criticou toda a vida...NADA, como era de se esperar. Pior, para defender os interesses da RBS -seus patrões- interrompe o mandato para a qual os gaúchos a elegeram, e vem concorrer ao governo do Estado, exatamente para lutar CONTRA A REFORMA POLÍTICA E A REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA, porque seus PATRÕES os SIROTSKY são do clã dos Barões da Mídia no Brasil. E o Lazier Martins faz Reinaldo Azevedo virar o Podle do Alvaro Dias, de tão raivozo em relação ao PT. Daí dá para se prever a intolerância e o reacionarismo a ser implantado no Rio Grande do Sul, caso a RBS ASSUMA O CONTROLE DE VEZ DO ESTADO!!! Por isto que torço para que a Gauchada acorde e veja que o que está em risco é muito mais que a hegemonia e monopólio de uma empresa de mídia, até porque isto já e fato há tempos. Mas o que está em jogo nestas eleições é a LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE UM POVO, que se diz culto, mas que na verdade está ficando CEGO PELO ÓDIO E PELA INTOLERÂNCIA DE UMA ELITE QUE SE AUTO PROCLAMA PROPRIETÁRIA DO RIO GRANDE DE SUL!!!

  • "O que o PT tem é sim, um difuso mas poderoso sentimento de país..." Disse tudo.

  • Lá vem, de novo, a Marina Silva pousar de vítima! Porrrrrra! Que saco! Por que ela não faz o debate político contestando os argumentos dos seus adversários e/ou reafirmando os pontos de seu Programa de Governo? Fica com esse mimimi que não ajuda nem contribui para o debate de ideias! Vai cair nas pesquisas que nem um balão apagado tão rápido quanto subiu! Isso aqui é jogo pra gente grande “Marineca”! Se você não sabe “brincar”, então por que desceu para o Playground? Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando com segurança, justiça social, distribuição de renda, tolerância religiosa e com RESPEITO aos direitos civis das minorias! O que é a Autonomia do Banco Central? A gente explica aqui. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=hfgL4PH37PM

Related Post