A Veja se preocupa com quem vai ser Presidente. Do Banco Central, não do Brasil

No melhor estilo daquele William Bonner do Maranhão, que perguntou ao candidato Flávio Dino se ele ia “implantar o comunismo” no Estado, a chamada de capa da Veja, esta manhã, adverte contra o perigo que “facções ideológicas mais perigosas” do PT trazem ao país porque…um site de campanha ligado ao  partido publicou “um texto na noite de terça-feira com potencial de fazer tremer bancos, investidores, empresas e o próprio eleitor.”

O que teria feito o tal site – o Muda Mais, várias vezes citado aqui – para provocar tamanho terremoto?  Defendeu uma ditadura? Sugeriu uma invasão soviética?  Pregou a estatização dos nacos ou das multinacionais?

Não, apenas defendeu que valha o que está escrito na Constituição Brasileira e que vem sendo praticado há décadas, dentro da lei e da hierarquia dos poderes: que o Presidente da República, eleito pelo povo,  tenha o poder de indicar quem vai dirigir o Banco Central!

Exatamente como indicaram todos os presidentes anteriores – o “querido” Fernando Henrique Cardoso, inclusive  –  e nunca fizeram, por isso, “tremer bancos, investidores, empresas e o próprio eleitor”.

Lula e Dilma, aliás, foram extremamente cuidadosos – muito além da conta, eu diria – nas suas indicações. Ele, com Henrique Meirelles, que dispensa apresentações, e ela com Alexandre Tombini, funcionário do Banco concursado e membro da diretoria de Meirelles por cinco anos.

Aliás, nenhum dos dois – ao contrário de FHC – demitiu nenhum presidente do BC.

Agora, se o Presidente da República não pode orientar, sugerir e apontar os grandes objetivos da política econômica, melhor elegermos um rei ou rainha da Inglaterra e entregarmos o comando do país ao mercado de capitais.

Como fez, aliás, Fernando Henrique quando o real foi por água abaixo após as eleições de 98 e ele pediu emprestado a George Soros o economista Armínio Fraga para “arrumar a casa” a juros cavalares de 45%.

É por isso que o “mercado” não se assusta com Marina. Como já garantiu sua Ministra-Chefe de Tudo, Maria Alice Itaú Setúbal, o BC terá autonomia.

Nada além da frase de Mayer Amschel Bauer, que mudou seu sobrenome para Rothschild:

“”Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importarei com quem redige as leis.

Traduzindo: o que chamam de autonomia é  um presidente do BC  escolhido pelos bancos e que a eles prestará contas.

Viva a democracia!

 PS. O artigo da Veja é sensacional. Termina lembrando – vejam a semelhança – as críticas do Muda Mais  ao presidente da CBF, José Maria Marin, aquela triste figura. Será que querem uma figura semelhante para o Banco Central?

 

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que se seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

    • Näo respondeu nada com coerencia. Como disse um jornalista
      Marina tem dificuldade em entender economia.

    • Assisti e é de dar ânsia de vômito ! Não fala nada com nada e sempre com "a maior tranquilidade".
      Fico pensando quem serão as "melhores cabeças" e sobretudo quem determinará quem presta e quem sai, creio que a sinalização já foi dada com o convite a Serra e os reiterados elogios ( sic ) ao FHC.
      Esquece esta medíocre representante dos interesses internacionais que quem bancou a arriscada operação de REAL foi o Itamar e que o plano foi gestado em Washington-DC.
      Mas sinceramente, não me assusto com o BC independente pois foi mais ou menos isso que o LULA e a Dilma fizeram até hoje.
      Me assusto mesmo é com o nível dessa candidata que quer mudar TUDO que está aí, me preocupo mais ainda com a saúde mental desse povo que está pronto a embarcar em qualquer aventura ou seria embarcar em qualquer voo que se espatifará talvez em Nova York ou Genebra .
      Triste fim de uma nação que sonhou ser livre.

  • Agora sim, Tijolaço em grande forma, parabéns! Deixa o udenismo com a UDN!

  • Isto é banditismo midiático, não configura crime alardear idéias falsas em capas de revistas e jornais?

  • no final do texto eles ainda dizem que "integrantes da campanha de Dilma disseram estar constrangidos pelas afirmações publicadas pelo site do partido". Como o PT não tem o hábito de responder, jamais saberemos se isso é verdade mesmo. Que a veja tenha perguntado e que o PT tenha realmente dito que estão constrangidos.. quanto maior o silêncio maior a marina.

    • A Veja prega a política do "bem ou mal fale de mim". Ela não tem compromisso com a verdade, ela inventa notícias e quer que os outros falem sobre o que ela inventa para dar credibilidade ao que ela diz. A coisa funciona mais ou menos, como debater com uma pessoa louca, como é que você vai colocar juízo em quem não o tem. Você é que ficará louco. Esse é o "modus operandi" da Veja, atribuir a você algo que não disse, para que vc responda se defendendo e ela atacando você e a proposta que ela disse que vc defendia, mesmo não sendo verdade.

  • Eles querem a independência do Banco Central pra voltar com os juros estratosféricos. Assim quando o brasileiro vai na loja comprar uma geladeira no crédito, ele paga uma geladeira pra loja e outra pro Itaú. Nos EUA a independência do Banco Central gerou em 2008 a maior crise de especulação da história do capitalismo, e até hoje a população está pagando a conta.

  • Seguidores deste blog.
    O deputado Julio Delgado do PSB pediu a cassacäo do ex deputado Vargas, por ter viajado num jatinho do doleiro.
    Vamos enviar mensagens ao Deputado Delgado pedindo explicacäo sobre o jatinho comprado por fantasma.

    dep.juliodelgado@camara.leg.br

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, me bolei de rir com a Marina Mogno Florestal da Silva. A imprensa tá armando, certamente vão entrar com o pedido de impugnação de Marina e faltando uns 15 dias o tse e STf, cassa a candidatura dela, quem é que sobra? aeronaves e Dilma, a turma de Marina ficam revoltados e votam em aeronaves,ou até mesmo serra, já que outro não decola nem a pau. Essa é uma teoria que acabei de ouvir agora. O bote é esse, enganar a blablarina, até mesmo ela ficar revoltada, ou sabe-se lá se não está no conluio, junto com a cambada. OBG, pela dica da entrevista.

Related Post