A velha política e sua força

Esperei bastante até escrever, porque não quis fazer isso sob o impacto das decepções, que costumam nos cegar e enraivecer. E é por isso que convido o leitor a ler com a mesma cautela e tranquilidade.

A vitória de Dilma Rousseff com  oito pontos de vantagem sobre Aécio Neves é, sem dúvida, um resultado muito abaixo do que se esperava.

Daí  a se tratar de um indicador do resultado do segundo turno, vai uma distância imensa.

O “deslocamento automático” do eleitorado de Marina Silva para Aécio, de alguma forma, já se deu no primeiro turno, com a ofensiva das pesquisas empurrando o processo de transferência da parcela mais conservadora do eleitorado antes marinista. O que remanesceu com a candidata permaneceu ali porque não é unânime, dentro deste grupo, o antigovernismo mais raivoso.

Eu alimento poucas ilusões sobre um apoio de Marina Silva ao PT. Ela sinalizou à exaustão qual é a sua opção preferencial nestes tempos. Sua entrevista pós-eleição,  muito pouco contrita para quem tomou uma surra eleitoral há poucas horas, deu todos os sinais de para onde irá, mais ou menos explicitamente.

Aécio, apesar da arrancada surpreendente – até para os que, como este blog, apostavam em sua ultrapassagem sobre Marina Silva há muito tempo – contabilizou um sério revés: a derrota em Minas.

Em compensação, teve em São Paulo um resultado excepcional, superior àquele que teve José Serra no primeiro turno de 2010.

Dificilmente o campo popular terá um resultado melhor que um derrota por algo como 40 a 60 por lá, no segundo turno, superior aos 46 contra 54   que Dilma obteve lá contra José Serra.

Foi em São Paulo que se registrou a diferença que baixou o percentual de Dilma, de 46,9 para 41,6 no total de votos válidos.  A queda de 37, 5% na eleição de 2010 para 25% respondem por três pontos, ou 53% desta diferença. Quase outro um ponto foi perdido com a nova situação nova que se criou, e que não deve se manter, em Pernambuco, onde teve 61,7% em 2010 e 44.1%, agora.

O resto foi perdido e ganho  no balanço de outros estados aqui e ali, sem nenhuma situação que seja de difícil reversão ou ampliação.

Estas são as contas, mas eleições não se vencem com contas.

É preciso entender o que existe de realidade em meio ao que se diz sobre favoritismos e rejeições.

A primeira delas é a de que só os tolos se iludem com a superficialidades que tomam conta dos discursos de parte daqueles que, por suas condições sociais e intelectuais, acham que refletem os sentimentos da maioria da população.

Não que estejam errados em seu conteúdo, mas estão em suas pretensões de serem universais.

Os dois governadores mais questionados pelas manifestações de junho, Sérgio Cabral e Geraldo Alckmin saíram vitoriosos do primeiro turno eleitoral.

A simpática e combativa Luciana Genro teve, no Rio de Janeiro, 227 mil votos. O energúmeno Jair Bolsonaro, 464 mil, o dobro. E quase quatro vezes mais que em 2010.

Quem é que está ganhando com a ultra-radicalização?

O discurso da  nova política, nos exemplos que dei e nos resultados em todo o Brasil ajudou a ressuscitar fantasmas da velha política que, talvez, tivessem seguido em seu processo de desaparecimento progressivo que vinha marcando sua trajetória.

O panorama é preocupante e deve nos levar a reflexões muito responsáveis.

Porque o que está em jogo não é uma eleição.

É o futuro de um país que vinha avançando e que não podemos deixar retroceder, até mesmo pela vontade de avançarmos mais depressa.

 

Fernando Brito:

View Comments (164)

  • Fernando,

    Brilhante, sintético e preciso como sempre.
    Muito bom ler suas palavras depois de uma eleição apertada e cheia de surpresas.

    Viva o Tijolaço. Viva Brizola! Viva Getúlio! Viva Lula! Viva Dilma! Viva o povo brasileiro!

  • E se o PT perder essa eleição para presidente, vai ter que voltar à esquerda e pensar melhor em lutar pela democratização da mídia.

    • Desculpe, J. Andrade, mas se a democratização dos meios de comunicação não ocorreu com forças progressistas no Governo, estando elas na oposição é que não vai acontecer mesmo...

  • Sinceramente eu estou com MUITO medo.

    Eu intuia ( e confio na minha intuição) que Aécio era um perigo e iria avançar. Tentei alertar muita gente, por aqui, inclusive. Ninguém me deu ouvidos.

    Preferiram ficar confiando nesses trackins fajutos do PT que davam vitória pra Dilma no primeiro turno. O resultado está ai.

    Dilma nesse momento nem favorita mais é.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      esse teu medo me faz rirrrrrrrr.... Eleição é que nem futebol, mexe com os nervos...não tem vida fácil...Olha, a Marina não é o PSB, ela não representa esse eleitorado. Ela apoiar aécio não fará com que os psbistas vão no Aécio...O cenário é de uma gerra nesse 2o. turno. Prepare seu coração e tome os devidos cuidados tá. Vai ser que nem uma final de copa do mundo.

      • A questão é que em 2010 o PSB apoiou a Dilma, mas esses 20% que a Marina teve, também teve em 2010, ou seja, são cativos dela. Segundo, o Aécio vai continuar no ritmo mais seguro do que nunca, batendo sempre nesse dilema da corrupção...É provável que veja dê mais uma ajudinha...Vai ser difícil para o PT. Espero que a Dilma saia da sua zona de conforme e passe para o ataque...

        • Alexandre,

          Parece que você confundiu as Marinas. A de 2010 foi uma; essa, outra.
          ________________________
          Naquela ela foi usada como estratégia do PiG. Nessa, além disso, foi beneficiada com o imponderável; ou seja: com a tragédia do avião sem dono.
          ___________________________________
          A diferença é tamanha que no segundo turno a de 2010 ficou em cima do muro, já esta, entucanou em menos de 24 horas.

    • Vai esperando sentadinho, porque não vai ser fácil, mas também tá longe da tua turma voltar à Presidência. Dilma fica porque Aécio nunca será opção de mudança como os que marinaram no primeiro turno querem. Não esqueça dos desiludidos políticos que anularam o voto nem dos seguidores menos radicais da Luciana Genro. É mais fácil votarem no PT, nem que seja para salvar o Brasil do atraso que o PSDB/PIG significa. Vocês seriam a volta ao pior do passado recente. Se duvidar empatam com a ditadura midiática/empresarial/militar na consciência do povo.

      • Eu não acho que o Daniel seja da "outra turma" Eu entendi que ele expressou um medo muito realista.
        Eu sempre tive medo do Aécio, porque não é somente o Aécio, é o PIG, a mídia, mais FHC, Serra e estes malfeitores, todos numa pessoa só.
        Eu sou Dilma, sou PT, sofri muito ontem, porque não esperava essa virada tão grande desse crápula. Eu continuarei lutando por Dilma e contra este PSDB, mas que eu tenho medo, isso eu tenho.

    • Daniel, esse seu tucanismo trai o seu discurso. Desde há muito tempo que você torce para que aquele passado de desemprego, de miséria e fome volte ao Brasil.

      Na verdade você tem medo é do avanço, das mudanças sociais produzidas pelos governos populares e trabalhistas.

      • Eu não acho que o Daniel seja tucano de jeito nenhum. Eu também tinha esse medo, porque não é contra Aécio que temos que lutar. É contra uma imensa mídia.
        Eu sou Dilma, sou PT e fiquei muito triste ontem com esta virada do Aécio. Muito triste e muito preocupada.
        Mas eu continuo firme.

      • Tem muita gente com saudade do desemprego de 12% é a chamada zona de conforto.

    • Certo você, Daniel. Também apostei na levantada de Aécio (ele não subiu,
      foi catapultado).
      E o pior é que venho alertando sobre a manipulação das urnas desde 2010, pois
      vivo num feudo aloysista com pequeno colégio eleitoral, dá pra identificar os
      eleitores. NUNCA SE CONSEGUE TIRAR DOS TUCANOS.

  • Fernando, boa noite.

    O seu texto expõe a face real do que pode acontecer daqui por diante.

    Eu não o contraponho, mas permita-me a seguinte análise.

    Marina obteve pouco mais de 21 %. Para Dilma, faltam 8 %.

    Quem votou em Dilma tende a votar novamente e quem votou em Marina votará maciçamente em Aécio ?

    Creio que o resultado não é o que se esperava, mas também creio que a imprensa ( Aécio em si mesmo não existe ) não conseguirá virar 16 % de votos de Marina em favor de Aécio.

    Sinceramente, não creio.

    Eu creio que não será fácil.

    Mas, acredito na vitória de Dilma, porque agora é uma outra eleição.

    100 % do eleitorado de Marina não arriscaria ver a volta do PSDB.

    Na minha opinião, havendo segundo turno, melhor com Aécio.

    • Olha. não diria que 100% do eleitorado da Marina rejeitaria a volta do PSDB. Ele é majoritariamente anti-petista. Muitos vão votar no Aécio por pura picuinha ou vingança.Vai ser uma batalha reconquistar parte desse pessoal para a Dilma.
      O que não é o caso dos eleitores do PSB, que deve votar naturalmente na Dilma.

      • Perfeito. Uma coisa são os eleitores de Marina... outra coisa são os eleitores do PSB.... Acredito que, o percentual de socialistas que votaram em Marina seja pequeno... não sei se chega a 1/4.. Mas acho que Dilma pode contar com 3/4 de Luciana Genro... ou seja 5% + 1%... 6% do total... mais 41%... Acho que Dilma garante uns 47%..

        O problema será buscar estes 3% restantes... a MERDA é SP..

        Uma pena.

      • Os marinistas radicais podem votar no Aécio por vingança, mas não os que marinaram com o PSB querendo mudança na prática política. Mudar por mudar, do PT para o PSDB, interessa apenas aos anti-petistas nas elites e nas hordas coniventes.

    • Sua análise parece a mais serena e correta , ou seja, Marina obteve pouco mais de 21 %. Para Dilma, faltam 8 %, esses virão de PE , MG, RS e um pouquinho de SP.

  • O resultado mostrou a velha e desbotada polarização rico x pobres, sul x norte etc. O quadro é bem parecido com 2006 e 2010. Está provado que o PT está governando para um pedaço do Brasil (que ele diz ser os pobres) e um outro pedaço importante do país se sente insatisfeito e não atendido por suas políticas. O desempenho de governos estaduais e municipais influenciam muito pois o brasileiro médio desconhece as atribuições dos diferentes entes federativos. Soma-se isso a corrupção do PT + base. Aécio não foi meu candidato, mas é um nome de destaque sem dúvida, competente e famoso pelo choque de gestão de MG. e o seu possivel ministro da fazenda dispensa comentários. Esse papo do PT de associar eles ao desemprego, privatização etc me dá vontade de bocejar, pois sabemos muito bem quem fez Carta ao Povo Brasileiro, quem está rolando nas concessões e quem vai ter de subir a Selic pra conter as contas públicas descontroladas. Eu voto AÉCIO 45 para o Brasil escapar desse processo nefasto de argentinização e retomar o crescimento e a credibilidade.

    • O problema de "governar para os ricos" como você sugere é que os ricos têm dois problemas básicos. O primeiro é que nada é o suficiente para eles, sempre irão achar que não estão ganhando o bastante. Um milhão? Agora querem dez milhões. O governo achou um jeito de eles ganharam dez milhões? Agora os ricos querem cem milhões.

      E o segundo problema é que eles honestamente acham que "pobre" têm mais é que se #####, acha mesmo que você pode jogar na mais absoluta miséria os pobres apenas para satisfazer a vontade de uma meia dúzia de ricaços? É correto ferrar com a vida de literalmente mais da metade da população do país para satisfazer os caprichos de uma meia dúzia? Isso não seria democracia, seria uma plutocracia.

    • Choque de gestão? Onde? No aerotitio? No suntuoso palácio? Onde é que está o choque de gestão que a população de Minas não viu?

    • É o seu comentário que dá preguiça e só faz repetir o que diz a imprensa.

      O PT tem que priorizar os mais pobres,pois eles é que precisam mais do apoio do Estado.Isso é óbvio.

      O que é o choque de gestão do Aécio?A única obra dele em 8 anos como governador foi um centro administrativo e Minas não paga sequer o piso salarial dos professores.Que gestão eficiente não?

      Você diz que é errado associar o PSDB ao desemprego,mas algo que nem o mais fanático tucano pode negar é o fato de que em 2002 o desemprego atingia 12% da população economicamente ativa e hoje esse índice é menos do que a metade disso.

      Com relação a corrupção,gostaria de saber sua opinião sobre o cartel dos tren de SP,que lesou os cofres públicos em mais de R$ 1 bi,e do mensalão tucano.

      • "...em 2002 o desemprego atingia 12% da população economicamente ativa."

        É...

        Aquela fila de quinze mil almas, entre as quais, engenheiros e médicos, na disputa de vagas pra gari da Comlurb/RJ que o diga;

        Aquele vexame público INTERNACIONAL decorrente daquele puxão de orelhas do Clinton no FHC que o diga;

        A privatização a preço de bananas da CVRD que o diga;

        O neologismo no "limite da irresponsabilidade" que o diga;

        O engavetador geral [querida presidenta Dilma por favor nunca mais pronuncie esse palavrão imcompreensível à maioria da população] que o diga;

        "O que é bom a gente mostra o que é ruim a gente joga pra debaixo do tapete" que o diga;

        Embaixador tirando o sapato pra entrar nos EUA que o diga.

    • O PT associar o PSDB ao desemprego? Sinceramente, não se trata de associar, pois o PSDB promoveu sim, o maior desemprego da história recente do país. Ou você esqueceu das filas que davam voltas no Maracanã para disputar um vaga de gari? Com engenheiros e advogados disputando a tapas essas vagas? Foi no governo de FHC que se criaram os famigerados PDV's (Programas de Demissão Voluntária) para incentivar o desligamento de empregados do serviço público, para facilitar a venda das estatais do programa Privataria Tucana, a preços de banana. Processo nefasto, para quem tem retidão de caráter e honestidade intelectual, e não quer fraudar a própria realidade, aconteceu e ainda acontecem nos governos tucanos, e que são acobertados pelo PIG, parceiro deles no propósito de acabar com o Brasil e os brasileiros. Não tente subverter a realidade com esse seu discurso tosco, que só engana àqueles que como você querem impedir a qualquer custo que a população mais pobre do país melhore de vida.

    • Daniela,
      Quando você diz que "um pedaço do Brasil está insatisfeito", quero compreender que fala de estratos sociais. Por outro lado, não sei de onde tirou o "competente e famoso pelo choque de gestão". O fato é que você deverá continuar em seu processo de bocejo, já que estamos tratando exatamente dessas questões. Mais interessante é você dizer sobre "quem está rolando nas concessões e quem vai ter que subir a Selic, em contrapartida a votar em Aécio para "escapar" do processo de argentinização e retomar (...). Você não deve se lembrar (ou não estava aqui) dos tempos da década de 1990. Palavras como crescimento, credibilidade e "receio de argentinização" eram exatamente o que não tivemos - os dois primeiros -, e sofremos - o último -, ao ponto de se mencionar por aqui que tudo o que acontecia na Argentina, iria acontecer no Brasil alguns anos depois. Sugiro que busque um pouco na História, pois irá se surpreender com o que escrevera.

    • SIM DANIELA, VOTE NO ATRASO.MINHA COLEGA DE SALA,PROFESSORA EM MINAS DE AÉCIO COM DOUTORADO VEM PARA A REGIÃO DO ENTORNO,VALPARAISO DE GOIAS FAZER CONCURSO.SERÁ CHAMADA PRA MINISTRAR AULA PARA O ENSINO MÉDIO.O SALÁRIO TRES VEZES SUPERIOR AO DE MINAS.VOTEM SIM,NUM BÊBADO E FANFARRÃO COMBINADO COM USO DE PÓ E AEROPORTO PARTICULAR COMO SEU DINHEIRO.

    • De tão competente que é perdeu em Minas, perderá novamente e não conseguiu sequer eleger seu candidato a governador.
      Mineiro não vota em Aécioporto.

    • Prezada Daniela Albuquerque:

      Se a tua intenção é "consertar" o Brasil e a "ferramenta" para isso, entendes que, é o aécio neves, ou não conheces o aécio neves ou tens problemas de percepção. aécio neves é um NADA, amiga...

  • Será uma lastima a eleição de Aécio, um grande retrocesso nas para as políticas sociais, a corrupção será escondida debaixo do tapete, a máquina pública será desmontada. Esse homem não serve para ser presidente de um país,o que faz as pessoas votarem nesse homem é o apoio midiático, não dá para acreditar que ele irá mudar o Brasil para melhor.

  • Calma, Fernando, é assim mesmo.
    A gente já sabia desde o início que essa não era uma eleição de turno único. A esperança da arrancada final só foi uma meta que tentamos alcançá-la, mas que já não importa.
    Agora é focar no pleito verdadeiro, o plebiscito de projetos.

    Falando do espólio de Marina, acredito que o que ela conseguiu pende mais para uma opção progressista do que de direita, já que ela deve muito às igrejas - que fizeram descarada e ilegalmente campanha a seu favor - esses 21 milhões. O mesmo vale para Everaldo que surpreendeu com quase 800 mil. Na verdade, os nanicos "celebridades" surpreenderam esse ano, não é que conseguiram mesmo os mais de 3%...
    Fidelix deve estar muito orgulhoso, pois, conseguiu multiplicar por dez o seu eleitorado, sem dúvida a sua homofobia contribuiu para isso.
    Continuando a comparação com 2010, percebo que esses votos dos nanicos fizeram falta pra Dilma agora. Diria que eles até migraram de sua base, assim como alguns votos conquistados por Marina, já que a presidenta foi a única a ter menos votos hoje do que há quatro anos.
    A notícia boa é que esses votos podem já voltar naturalmente para ela.

    E dos de Marina? Bem, dos de Marina é trabalho da militância conquistá-los.

    • Sempre desconfiei que o PHA fosse um idiota e falasse coisas de orelhada.
      A desconfiança vem se acentuando a cada ano, desde quando desancava o Zé Dirceu apontando-o como homem do Dantas. Quando perguntado sobre as provas, fazia o que sempre faz: censurava os comentários.
      PHA pode ser visto, não ouvido.
      Hoje não perco muito pouco do meu tempo com ele.

      • PHA só tem um objetivo...V de Vingança com a Globo, o resto dele é marketing pessoal. Não esqueçamos de qual Rede ele é a Estrela aos Domingos! Então não perdamos mais tempo com tal. Ou alguém acredita que a Rede Record do Bispo quer a Regulamentação e a Democratização da Mídia! O único "Socialismo Mediático" da Record é a meta de trocar de lugar com a Rede Globo, para fortalecer seu PODER...no Céu e na Terra, e faturar mais. E falo isso como alguém que escuta muito Rádio! Agora mesmo enquanto escrevo este comentário, estou escutando desde as 8 hs da manhã a Rádio da Rede Brasil Atual, já escutei comentários do Frei Beto, da Marilena Chaui, do Fernando Vanuti etc...e agora escuto o Presidente da Cut/SP. E eu sei do reacionariomo Ric/Record aqui em SC e da Guaíba no RGS. A grande lição que vejo deste 1º turno para o PT, é exatamente o que há milênios já cobrávamos, desde o julgamento do Mentirão, quando o PT, principalmente Paulista e seus "caciques" permitirão que a Globo deitasse e rolasse em cima dos que fizeram o Partido. E com a conivência escandalosa da SECOM do Lula e da Dilma! Tá aí o resultado e o perigo eminente do retrocesso. Mas quero aqui declarar minha decepção gaudéria. Os Gaúchos deram um passo fundamental para colaborar ao RETROCESSO SOCIAL do Brasil.
        A RBS/GLOBO agora representa o RIO GRANDE DO SUL no Senado da República. Tudo que se pode esperar de mais reacionário os gaúchos colocaram no Senado, Ana Amélia Lemos (que volta + 4 anos) e Lazier Martins, este que por décadas fez o discurso na RBS contra o Estado e os Políticos! E deixaram de fora Olívio Dutra que tinha abertamente se comprometido com a Reforma Política e da Regulamentação da Mídia! Aproveito também para agradecer de público à Luciana Genro e seu marido o Robaina do PSOL, pela vitória da RBS e até uma provável derrota do seu Pai, Tarso Genro, na batalha pela reeleição do Governo Gaúcho. Obrigado Luciana...fostes brilhante!

      • PHA é um falastrão, funcionário de uma verdadeira teocracia, que se chama record! Na verdade, ele trabalhou durantes anos na globo e na FSP e gosta de censurar nossos posts. Não gosto de suas análises, acho-as pedantes e superficiais.

  • Não existe eleitorado ideológico com MArina, existe uma comoção em Pernambuco, que influenciou num resultado que precisa ser revertido, um espaço em branco no Rio e o caso à parte de SP. É preciso trabalhar estes casos. No mais, é se convencer de que o programa do horário eleitoral acrescentou muito pouco, que precisa ser mais incisivo, mostrar números, comparações com mensagens fortes e rápidas. A melosidade gasta muito tempo. Outra coisa importante é colocar mais a imagem de Lula e dos artistas pedindo voto. Se não se convencerem de que o programa precisa ser mais eficiente, vai ficar difícil porque enquanto Dilma fala uma palavra, Aécio fala 10. De qualquer forma, não podemos esquecer de que agora existe um foco, não são mais 6 contra 1.

    • Pois eh ! Agora q não tem mais. Luciana Genro pra dar porrada no Aecio, vamos ver se os malditos marqueteiros do PT entendem como funciona uma eleição.... E vamos ver também se o Jurídico do PT parte p cima do TSE contra as irregularidades cometidas pelo candidato do PSDB e pela mídia amiga...

  • Dilma tem que focar SP prioritariamente agora. Ela só obteve 25% lá. Não vale a pena viajar o Brasil agora. SP salvou Aécio. Depois, em Pernambuco o Aécio teve 6%, Marina quase 50%. Logo também merece muita atenção Dilma tentar pegar esse eleitorado da Marina lá. E Rio, Minas e RS. É isso.

Related Post