Acabou a novidade. Agora é disputa, o combate bruto

O Ibope certamente gostaria, mas os números não deram para “chegar lá”: colocar Marina Silva à frente de Dilma Rousseff no primeiro turno.

No segundo, há alguma verossimilhança , porque resta um resíduo numérico de Aécio – muito mais do que real, pois sua candidatura desmilinguiu-se – ao qual atribuir a transferência dos votos a Marina da segunda etapa.

Logo veremos que não é assim, nem será assim.

O dado mais importante, para mim, é que nem o Ibope – e antes o Datafolha – conseguiram registrar uma erosão na base de apoio de Dilma Rousseff.

Todos os seus indicadores: avaliação de governo e taxa de rejeição melhoraram.

O fator que levou a isso não está esgotado, ao contrário: os programas de televisão.

Ela continua tendo um patamar mais que sólido para não apenas ir ao segundo turno como para vencê-lo.

Porque, se não acendeu um sinal amarelo (diria até laranja) em sua campanha é que estão “papando mosca”.

Marina começa a adquirir a característica de candidata de uma seita.

O de uma candidata confessional.

O que não agrada nem mesmo a uma expressiva parcela do eleitorado evangélico, que dirá os católicos, os de cultos afro-brasileiros e os que, com qualquer religião ou sem ela, entendem o Estado como patrimônio de toda a comunidade.

Os efeitos da demonstração de poder de Silas Malafaia ultrapassam em muito a desilusão da comunidade LGBT com sua ex-deusa.

Serviram de alerta sobre a capacidade de certos líderes polêmicos e agressivos de dominar e dirigir a neocandidata do PSB, que está completamente inerte quanto a isso. De um lado, por oportunismo eleitoral; de outro, porque não vê como se livrar da lama do jatinho que, mesmo ainda não tendo caído na “boca do povo” já os colocou em enormes dificuldades nos círculos políticos.

Mas é no povão que este desgaste bate pesado.

Aqui no Rio, já é possível ouvir a irreverência carioca fazendo galhofa da exibição de força de Malafaia e da rápida submissão de Marina às suas exigências: de domingo para cá já ouvi que a reforma tributária abolirá os impostos e instituirá o dízimo e que o “Mais Médicos” vai virar o “Mais Pastores”…

Isso é um desserviço não apenas à democracia, mas também aos próprios evangélicos, que devem ser respeitados em sua fé e suas práticas.

O fato concreto é que a “onda Marina” chegou à praia e, embora ainda tenha avançado, vai se dissolvendo em espuma.

Ainda falta um mês para as eleições.

O cenário é, ainda, extremamente perigoso.

Mas o turbilhão, ao que parece, vai minguar.

E, atenção: se a direita orgânica – a mídia à frente dela – se convencer que  Marina não pode dar-lhe o que quer, que é  a derrota de Lula e Dilma –  pode decidir “executar” Marina Silva antes do pleito.

E tentar remontar os cacos do PSDB.

Mas, lembrem-se todos: analisar eleição com base em dados de Ibope e Datafolha é trabalhar com uma espécie de “advogado do diabo” numérica.

Outras pesquisas mostram que a “onda” é bem menor.

Algo me diz que é por isso que Lula, velho marinheiro, em meio ao nevoeiro, leva o barco devagar.

 

Fernando Brito:

View Comments (62)

  • Dilma tem 42%, Marina 25% e Aécio 11% em nova pesquisa
    PANORAMA BRASIL - O Jornalista Paulo Henrique Amorim divulgou em seu blog "trakings" comerciais "DataCaf" que apontam a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff com 42% das intenções de voto, em seguida aparece a candidata Marina Silva pelo PSB com 25% e em terceiro lugar Aécio Neves pelo PSDB com 12%. Brancos/Nulos/Não souberam 21%.
    Ainda não foi divulgado o levantamento para o Segundo Turno.
    Com base neste levantamento, Dilma Rousseff do PT seria reeleita no primeiro turno. Contrariando as pesquisas do IBOPE (intitulada por PHA com "Globope") e Datafolha (chamada de "Datafalha" pelo jornalista).

    (Panorama Brasil)

  • Fernando, sinceramente, acredito que o velho marinheiro saiba o que esteja fazendo. O nevoeiro vai se dissipar e chegaremos à praia tranquilos e serenos sobre a espuma dessa onda para continuar em frente com a caminhada. A luta está apenas começando. São apenas 12 anos desde a tomada da Bastilha. É certo que a porcada engordou, mas está na hora de retomarmos com mais garra e força os nossos ideais. Está na hora de um aprofundamento da discussão das questões sociais, de voltarmos os olhos mais e mais para os de baixo. Esta na hora de parar de lamber as botas do sempre opressor. Creio que está sendo um grande aprendizado. Que não se acomodem após o nevoeiro baixar. Os arrecifes vão continuar nos mesmos lugares. Vamos mudar, mas vamos mudar para melhor, com quem está aí hoje. Como o velho marinheiro falou, não existem opções.

    • Essa crise na disputa eleitoral, pela qual passa o PT, pode influenciar e muito no futuro governo da Dilma. Creio que um maior diálogo com os movimentos sociais deva ser retomado, dentre outras coisas. O fato é que o PT já fez o que podia na base da coalizão, governabilidade e consenso entre interesses opostos. Agora, pra seguir com a redução das desigualdades sociais, interesses terão que ser enfrentados. Se o PT não fizer isso entre 2015-2018, perderá o governo federal, e talvez não consiga voltar tão cedo.

      • TIAGO,CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO,VOCÊ RESUMIU EM POUCAS PALAVRAS ESTE NOVO CAMINHO QUE O PT TEM QUE SEGUIR,CASO CONTRÁRIO...,Abs

    • Também acredito que o PT deve rever uma estratégia do segundo governo Dilma e focar na Lei de Mídias, senão daqui 4 anos será a mesma palhaçada.

      • Mas para isso, temos de eleger uma boa base de esquerda na Câmara e no Senado. Sem um Congresso progressista, não se avança quase nada, por mais que o Executivo o seja.

      • Creio que o governo terá que peitar também as Agências Reguladoras, que são entraves sérios ao desenvolvimento - não há investimentos só lucros. E exigir do poder judiciário a apuração de questões ligadas à oposição. Além da lei de mídia, já citada, tudo isto é fundamental.

  • Vocês têm que fazer uma convocação contundente dos militantes de um Brasil melhor, esta vai ser a diferença, nem a Rede de Marina, nem o PSB têm a militância que as esquerdas têm.

  • La vem o PT querer se manter no poder pelo tapetão... anular a eleição por causa desse avião. Tentem fazer isso e verão os milicos chutando suas bundas gordas de tanto roubar.

    • Cínico. Teu post ? dissimulado e hipócrita.

      Por menos Dirceu foi pra Cadeia?
      Pelo domínio do fato Marina tem que ir pra cadeia também.

      Alo alo STF! Tem outro Barbosa aí?

    • Percebem o grau da CANALHICE !?! Quer dizer, transformar o CAIXA 2 do PT em CRIME, e fazer do 'julgamento' no STF, um LINCHAMENTO TOGADO/TELEVISIVO em plena CAMPANHA ELEITORAL não foi canalhice, mas pedir a JUSTA investigação, passível de impugnação da candidatura da Márina, por CRIME ELEITORAL EVIDENTE é uma enorme canalhice ?!?!? AFinal, de que tipo de CANALHICE estamos falando aqui, afinal !?!?

      Os 'Privatas Tucano$, os últimos dos ITAÚcanos, e seus ABUTRE$', declararam GUERRA e querem afundar a NAU BRASIL para tomar os restos e despojos como 'BUTIN'. Capicci !?!

      "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

    • Caro Alex, se o PT conforme vc diz, roubou tanto mas.... fez tantas e tantas obras e copa e olimpíada, fico imaginando o que FHC (que deveria estar preso) fez com o dinheiro da venda das nossas estatais e do imposto para a saúde e com tantas outras verbas públicas. Dizem que comprou até a reeleição e há provas disso. vá com calma meu caro !

    • O trensalão bobão,Alex,Milico chuta bunda coisa nenhuma,bem que você queria,mas não existe mais generais,covardes,como aquele tempo,a farsante evangélica de mentirinha,tem sim que ser impugnada,era farinha do mesmo saco vazio do Morto,ela foi cúmplice na Maracutaia.

  • A diferença entre uma indignação muito grande e um "essa historia do jatinho é uma bobagem" que eu tenho ouvido de alguns amigos está a um Jornal Nacional e um Fantástico de distância.

  • Caramba Fernando.
    Belíssima alusão ao inimitável Mestre Paulinho da Viola...." faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro, leva o barco devagar..."
    Você é uma fera camarada !

  • Eu estava convicto que depois do fracasso de Janio Quadros (o homem da vassoura), de Collor (o caçador de marajás), de Pita (a grande mentira de P. Maluf), do Serra e sua carta assinada e registrada em cartório. Da promessa do regime militar que depois de Castelo Branco, o povo brasileiro ia eleger o seu novo presidente, que o eleitor brasileiro ia ser um pouquinho mais esperto. No entanto, todos eles estão de volta na pessoa de Marina Silva, com mais uma promessa, digo, compromisso, de, se eleita, só ficar quatro anos. Esta também foi a promessa de Sarney quando sucedeu Tancredo Neves e ficou seis anos, amargando ao povo brasileiro uma inflação de 94% ao mês, e do FHC, que havia combinado com Itamar sair após os quatro anos e comprou por Rs200.000 por cada voto a sua reeleição, quebrando o Brasil por três vezes. Mais uma vez o eleitor brasileiro está deixando se iludir com falsas propostas, deixando o certo pelo duvidoso, acreditando no bla, bla, bla de Marina e no bombardeio de mentiras da TV Globo, da direita raivosa e dos grandes veículos de comunicação que querem, a qualquer preço, acabar com o ciclo de conquista do povo brasileiro.

  • Vamos vencer a eleição. Dilma vitoriosa. O País vitorioso e salvo das mãos de aventureiros fundamentalistas. Vamos vencer a eleição, com ou sem a providência divina.

  • Concordo com você Quincas, em quase tudo. Quando Tancreto elegeu-se com Sarney de vice, o mandato presidencial era de seis anos, invenção do Geisel para benefiar Figueiredo. A luta de Sarney foi para não reduzir o mandato dele para quatro anos e ficou com cinco, quando na realidade foi eleito para seis.

Related Post