No mínimo inusual e insólito o ato de Gilmar Mendes, na sua função de Ministro do TSE, de enviar as contas da campanha da chapa Dilma-Temer à Procuradoria Geral da República.
Qualquer operador do Direito sabe que o fluxo normal seria o inverso: o juiz ponderar provas trazidas pelo MP ou por autores de reclamação judicial, não o de tomar a iniciativa.
Diriam os advogados, citando Cícero: “da mihi factum, dabo tibi jus” (dê-me o fato, e eu darei o direito), para simbolizar o princípio da inércia do juiz – não a inércia da preguiça, obvio, mas a da iniciativa jurídica.
Mas, então, admitindo que assistam razões morais de defesa da lisura do processo eleitoral – sim, incumbência do juiz – quais são os fatos apontados por Mendes?
As doações de empresas envolvidas na Lava-Jato, certo?
Não seria, portanto, o correto e equilibrado determinar as condições em que operaram-se todas as doações feitas por estas empresas às candidaturas de todos que as receberam?
Aécio Neves (PSDB, DEM PTB e SD, entre outros), Marina Silva (PSB, PPS) e até o Pastor Everaldo e Levy Fidélix?
E não apenas às campanhas presidenciais, mas às de todos os candidatos, em todos os níveis, que as suportam e estimulam e, está nos números, os tucanos chegaram a recolher mais que o próprio PT?
E estas doações, que o Ministro considera suspeitas não se deram ao abrigo de uma legislação – que o ínclito Eduardo Cunha tenta “enfiar” na Constituição – que só não é considerada inválida porque o próprio Mendes aboletou-se há mais de um ano sobre o julgamento que assim a proclamava, vedando doações empresariais?
A desculpa, dada pelo ministro em entrevista ao Estadão de que “os partidos que dispõem de acesso à máquina governamental vão ter acesso a lista de nomes, aos CPFs e vão poder produzir doações”, distribuindo-as por “100 mil nomes” é de uma indigência mental toda prova.
Bastaria que alguns dos “100 mil laranjas” não declarassem ao Fisco, como é obrigatório, a doação para que o “laranjal” ruísse.
A sustentação moral do pedido feito por Gilmar Mendes, reabrindo “ad eternum” a apreciação de contas eleitorais é nenhuma.
É política em seu estado mais impuro: caído o “anjo vingador” do impeachment, Eduardo Cunha, salta Gilmar Mendes ao combate para que o desgaste persista e termine por valer mais o voto das togas que o do povo.
Que é, afinal, nestes tempos, o remake do que o poder econômico fez no século passado com a instituição militar para substituir-se à escolha da população na constituição de governos.
View Comments (68)
Esta cria do FHC está superando o mestre.
Luiz Fernando, exato, essa cria do FHC, pra mim foi plantada no Supremo como uma espécie de "bala de prata" - se por outros meios não se conseguir resolver algum assunto de interesse do PSDB, apela-se para o Zorro de plantão, no caso o GM.
Veja (opa) trechos de um artigo publicado pelo Jurista Dalmo Dallari a respeito desse elemento (8/5/2002).
“Se essa indicação vier a ser aprovada pelo Senado”, afirmou Dallari, “não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional.”
Por quê?
Gilmar, segundo Dallari, especializou-se em “inventar” soluções jurídicas no interesse do governo. “Ele foi assessor muito próximo do ex-presidente Collor, que nunca se notabilizou pelo respeito ao direito”, escreveu Dallari. “No governo Fernando Henrique, o mesmo Gilmar Mendes, que pertence ao Ministério Público da União, aparece assessorando o ministro da Justiça Nelson Jobim, na tentativa de anular a demarcação de áreas indígenas. Alegando inconstitucionalidade, duas vezes negada pelo STF, “inventaram” uma tese jurídica, que serviu de base para um decreto do presidente Fernando Henrique revogando o decreto em que se baseavam as demarcações. Mais recentemente, o advogado-geral da União, derrotado no Judiciário em outro caso, recomendou aos órgãos da administração que não cumprissem decisões judiciais.”.
E por aí vai - hoje dorme sobre o "Financiamento Privado de Campanha" e ninguém do Supremo para dar aquele sonoro grito "ACOOORRRDA VAGABUNDO", vá trabalhar.
Completando - o link - para mais detalhes : http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-controversa-carreira-de-gilmar/
Esse cara está de brincadeira com a democracia, acho que o povo vai ter que usar da força para debelar essa cambada de escroques, pois não vejo solução que não seja a .volta da luta armada. Desculpe, mas como brasileiro perdi a paciência.
Vamos ter que jogar nosso voto no lixo? Quer dizer que vai anular as eleições no Brasil? todos os partidos tiveram financiamento da empreiteiras da Lava Jato. O do PSDB é uma ajudinha???? Gilmar Mendes tira o rabo de cima do processo de compra de voto.
Acho que está mais para esperneio de bode na ânsia da morte - Fora #GilmarMendes# vá juntar-se a Cunha e se cunhem, pois é, pois sim.
Axé,
Cauzinhi do PT.
Zarabatana neles.
Gilmar Mendes é o que é, Fernando.
Virará paçoca em breve nas mãos dos coxinhas que concordam com ele.
Dialogo entre dois carolas (não sei de que denominação religiosa)
Um mais jovem, talvez uns 50 anos falava ao mais velho , uns 70 aparentemente :
- E quem vai autorizar porte a essas pessoas?
Muito perigoso. Esse Gilmar Mendes é um Irresponsável!!
-É verdade. ( o mais velho)
(cá pensava eu: deve ser sobre uso de armas...)
Veio então a real razão da fala do camarada:
- Liberação de drogas para usuários é um absurdo!!
Se ele estiver liberado para consumir , quem fornecerá??
Esse é um País amoral!!! (completou o falastrão ignorante)
Gilmar, até agora Rei do Gado, será trucidado pelos moralistas religiosos que não se dão ao trabalho de lerem as estatísticas que mostram que se morre infinitamente da violência do tráfico armado do que de uso de drogas.
Não entenderam que essa guerra está perdida e que se não tratarmos uso de drogas como caso de saúde pública, a qq momento esses críticos serão alvo dessas quadrilhas armadas.
O que é preciso fazer para tirar desse energúmeno o salário pago com meus impostos para ele parar de fingir que é juiz. Eu acho que ele tinha uma dívida com o cunha. A PEC da bengala é dele querendo mamar mais anos e ficar nos holofotes da mídia bandida que nem sei que é mais bandido nessa história. Este cidadão é uma vergonha para o STF. Eta GILMAR DANTAS, tenho até medo de sua baba de louco pingar na DILMA. Toma vergonha home, o STF não é lugar de engajamento partidário não. pede para KH e sai crápula, já chega de insanidade e inveja. Você é uma vergonha para justiça brasileira, motivo de chacota em todas as escolas de direito mundo, denominado O JUIZ DE CAUSA PRÓPRIA .
Esse sujeito, que inacreditavelmente é juiz do stf e com direito a salário pago com dinheiro dos impostos dos brasileiros, é muuito esperto.
A teta dele deve estar secando. Ele só está tentando manter a vaca.
http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/188755/Cunha-discute-golpe-com-Gilmar-Mendes-e-Paulinho.htm
CUNHA DISCUTE GOLPE COM GILMAR MENDES E PAULINHO
Em encontro na residência oficial da Presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abordou com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o deputado Paulinho da Força (SD-SP) cenários da atual crise política, incluindo um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; eles teriam avaliado que um pedido de cassação dificilmente será aprovado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral); "O que tenho dito é que é preciso ter provas quanto ao abuso de poder econômico e político. Havendo provas, muito provavelmente se chega a uma votação de expressão", disse Gilmar
Hahahahaha, já que Cunha caiu, agora é a vez de boca mole. Fiquemos tranquilos, pois o próximo a tentar será o canalha da forca sindical,kkkkkkkkkkkk.
O tal de Gilmar Mendes já deu no saco. A pergunta que não quer calar. A campanha de Aécio Neves e do PSDB foi bancada por Papai Noel ?
Vamos deixar a hipocrisia de lado. O Sr. Gilmar Mendes é ridículo, as suas atitudes são dignas de torcedor organizado, de torcedor do PSDB, ele não consegue esconder a camisa que veste embaixo do paletó.
O Daniel Dantas ? Não vem ao caso, se quiser a gente tira.
Quero saber de quem é o jatinho ?
Quem é dono da coca que estava no helicóptero do Perrella ?
O Brasil repleto de pessoas cínicas e hipócrita.
O povo não é bobinho, fantoches da Globo e do poder que ela exerce são apenas as pessoas que trabalham lá, aqueles que lambem as botas do patrão
"Gilmar Mendes se destaca pelo senso de urgência no que julga ser seu principal papel como magistrado: dar sustentação jurídica às teses da oposição parlamentar no combate ao governo Dilma."
Gilmar é golpista e ponto. Pior, é uma influencia nefasta aos demais ministros, principalmente, as ministras suscetíveis, sem qualquer motivo, a ele. Se fosse pelo menos o ministro Barroso que, alem de inteligente, é uma figura agradável, bonito, ao contrario do estrupício golpista.
Este sim é um verdadeiro terrorista.....Promove o terror para desestabilizar o governo.
Passaram do limite. De que maneira a sociedade pode se defender e desmontar este aparelho que a extrema direita entreguista montou dentro do estado para sabotar o Brasil?