Já falei várias vezes. Os jornalões deveriam agradecer a existência de blogueiros dispostos a debater democratica e pacificamente o que consideramos arbitrariedades e injustiças da grande mídia. Existe uma razão histórica para a gente existir. O Brasil já sofreu vários golpes nos quais a mídia teve uma participação central. É evidente, portanto, que é preciso haver um contraponto.
Além disso, a gente faz um trabalho de ombudsman gratuito. Em vez de ficar nos atacando, e até nos processando e nos pedindo indenização financeira, como faz seu diretor de jornalismo, Ali Kamel, o qual, não satisfeito com seu salário, quer arrancar R$ 41 mil de um blogueiro duro como eu, a Globo deveria é nos ajudar.
Bem, chega de papo. Ao trabalho. Analisemos a capa do Globo deste sábado.
A Procuradoria deu uma boa capa para os jornais, ao pedir 22 anos para Eduardo Azeredo. Mas o Ministério Público se excedeu, mais uma vez. Não é de sua alçada opinar na dosimetria. Isso é competência do Judiciário. Não sou jurista, apenas um blogueiro palpiteiro, mas não acho que resolveremos o problema da corrupção aplicando penas descabidas. O que combate a corrupção é descobrir os malfeitos e prender os culpados, com agilidade e senso de justiça. O mensalão tucano é de 1998. O Ministério Público comeu mosca e deveria pedir desculpas à sociedade por demorar tanto a agir.
Quanto ao Globo, a capa é milimetricamente calculada para não ferir os brios do PSDB. O assunto só ocupa a capa do jornal e a página 3. Lembrem-se que ontem apenas Pizzolato ocupou cinco páginas.
Quando se lê a matéria, há mais espaço para a defesa do que informações sobre a acusação.
Pior, se você analisar com atenção, a matéria consegue uma proeza: atacar o PT. Observe como termina o texto na primeira página: “Petistas ironizam o Judiciário”. Que petistas, que ironias, o que eles falaram? Na página 3, mais defesa do PSDB, e ataques ao PT, por parte de Aécio Neves e do próprio jornal.
Vamos à parte do texto onde, supostamente, os petistas teriam “ironizado” o Judiciário:
Como se vê, não houve ironia nenhuma. Nem qualquer “ataque” ao MP ou ao Judiciário. Uma coisa é um blogueiro fazer críticas democráticas ao MP e ao Judiciário, como eu faço, outra é dizer que um partido político “atacou” o MP e o Judiciário. Isso é grave, é tentar promover intriga entre um grande partido político e as instituições.
Os petistas citados fizeram observações equilibradas. Defenderam que os tucanos tenham direito a um julgamento sereno e justo. Que não sejam expostos à sanha linchatória que se viu contra o PT. Ou seja, evitaram fazer qualquer proselitismo partidário com uma questão que agora é exclusivamente judicial. Mostrou grandeza, magnanimidade, ao não revelar nenhum sentimento de “vendeta” contra os tucanos.
Os setores da sociedade que não foram contaminados pelos sentimentos de rancor e ódio políticos disseminados pela mídia, não quer que o preço pelo combate à corrupção seja a desqualificação da democracia. Querem uma justiça mais rápida, mas também uma justiça mais justa. O caminho não é remover direitos dos cidadãos, e sim ampliá-los.
Ao Ministério Público cabe agir com mais objetividade, para que as pessoas sejam condenadas com base sempre em provas, e não em indícios e ilações. É triste que o procurador tenha mencionado o “domínio do fato” no processo contra Azeredo. Se não tem prova contra ele, então diga que não tem. Essa teoria aí é um perigo. Seu próprio criador, Claus Roxin, alertou que tem de ser usada apenas em casos excepcionais e não pode jamais dispensar a existência de provas, de provas diretas contra a pessoa envolvida.
À imprensa, cabe agir como bem lhe entender, já que é livre. Se o Globo entende que seu objetivo é defender os tucanos e atacar o PT, então que o faça. Tem toda a liberdade para isso. Só que haverá sempre um blogueiro para lhe apontar os excessos e a parcialidade.
View Comments (9)
A imprensa deve ser livre para escolher o seu lado político, mas não tem o direito de negá-lo ou omití-lo quando questionada sobre.
Chegou a hora dos bloqueios começarem a pesquisar a mídia italiana para saber dos fatos concretos, ou seja, o que realmente esta acontecendo na Italia...
Infelizmente, os 'grandes' jornais conservadores tornaram-se verdadeiros e repugnantes excrementos. Nem tem outra. O fim deles está bem próximo.
Pois eu acredito que já é hora de se acabar com as organizações Globo, esse câncer deve ser extirpado do tecido social. As pessoas adoecem com a lama tóxica que essa organizção despeja sobre nós 24 horas por dia, é uma metástase cultural. Não há nengum dureito que lhes permita fazer o que fazem. Basta.
Desculpe-me, Brito, mas discordo de você quando diz que a Globo tem o direito de atacar o PT e defender o PSDB. Não tem, ao menos quando camufla o ataque e a defesa na notícia. Se quer atacar/defender que o faça em editorial. A Globo, ao contrário, tem o dever de INFORMAR com o máximo possível de fidedignidade aos fatos e de isenção quando noticia, a Sociedade. Usar concessão pública para fraudar notícia deveria ser motivo de cassação da concessão.
Os blogueiros, por outro lado, em geral, comentam notícias. Emitem opiniões e não se costuma ver blogueiro produzindo notícia, e, menos ainda, notícia tendenciosa. Quanto a Kamel, um caso fora da curva como se costuma dizer agora, embora tenha sido confirmado que não era ele o ator de filme pornográfico, houve realmente uma pessoa muito parecida com ele que atuou em um filme pornô. Ao que tudo leva crer, foi erro, não manipulação de notícia como a grande imprensa costuma fazer.
En passant: por que os blogueiros de todo o Brasil não se unem e contratam uma banca de advogados para defendê-los, por meio de um tipo de seguro advocatício? Cada um pagaria todo mês um prêmio módico. Ou será que isto já existe? Uma medida dessas traria muitas vantagens para os blogueiros.
Posso não ter feito a leitura correta e posso, também, não ter muito claro o que deva ser o papel da mídia numa sociedade democrática. Mas, entendo que a mídia deva ter total liberdade para informar, esclarecer os fatos e estimular o debate, mas sem mentir, sem inventar, sem esconder o que vai contra os seus interesses. Depois disso, sim, ela toma o partido que quiser, mas o leitor vai ficar sabendo o porquê da mídia tomar essa ou aquela posição. Até porque, e se não tiver blogueiro para pôr os pingos nos is?
A GLOBO é contra o brasileiro.
Trata-o como lixo devido suas
produções que não são assistidas
pelo PROCON ( outra balela), que
dizem que crianças de doze anos
podem ver o que ele amostra.
Desvaloriza nossas mulheres, que
também não tão nem aí..
JUSTIÇA....me conta outra.......
Persiguição contra o PT, sim....
E acho bom o PT tomar vergonha na
cara...muita gente já morreu pela
sua honra...
Tá n hora do role inteligente....
Lei dos medios, assim não estariam
multando os bloqueiros, nem blogueiros
falando coisa que não provam, e tem
suas revoltas pessoais..
"Tivemos problemas na prestação de contas da campanha, que não era minha só, mas de partidos coligados, que envolvia outros cargos, até mesmo de Presidente da Republica."
EDUARDO AZEREDO, Senador PSDB-MG, envolvendo FHC no caso do "caixa dois" de sua campanha de 1998 e encontrando uma maneira de dizer aos tucanos: "Não me deixem só".
Revista Veja-03/10/2007-pg.58
Petistas e blogueiros progressistas estão sempre reclamando que são perseguidos, etc.
Que tal partir para a ação (passeata de teclado não vale) ao invés de ficar sempre na defensiva.
Agora aparece o "Vargas do punho fechado" enchendo a bola do Azeredo (se for verdade). Que tal essa pessoal? E o Hibernardo? Agora que uma chaga foi embora que tal eliminar outra?
Mas parece que estão acordando. O Padilha, depois de inclinar a coluna no caso da ONG, criou vergonha e coragem e cutucou o inimigo.
O Lula, depois de anos calado, cutucou de leve o stf.
Mas a crítica permanece . . .