Acusação a Cunha e suas reações mostram “guerra de gangsters” na Lava Jato

Eduardo Cunha, denunciado diretamente – inclusive com reuniões pessoais para cobrança – por pedir US$ 10 milhões de propina ao representante da da Mitsui e da Samsung,  mostra que é um homem realmente ousado.

Ameaçou – e já não tão veladamente – aceitar um pedido de impeachment contra a Presidenta Dilma Rousseff como retaliação a Rodrigo Janot, a quem acusa de estar “obrigando o delator a mentir“ao fazer-lhe a acusação de propineiro.

– No momento em que tem um aprofundamento da discussão sobre eventual decisão de pedido de impeachment, de repente querem constranger o Poder Legislativo? – perguntou Cunha aos jornalistas, em entrevista.

No Senado, Renan tenta se antecipar e anuncia duas CPIs para tentar sangrar o Governo.

Do outro lado, as insinuações não são menos graves, até de vingança física:

— Estamos falando de uma pessoa que, segundo ele, tinha o comando de 260 deputados no Congresso. Uma pessoa de alto poder de influência. O maior receio é com a família. Quem age dessa maneira perfeitamente pode agir contra terceiros, disse o acusador de Cunha, Júlio Camargo.

E também Alberto Youssef fez o mesmo em relação à CPI comandada por aliados de Cunha:

— Sim, venho sofrendo intimidação pelas minhas filhas, minha ex-esposa, pela CPI coordenada por alguns políticos e eu acho isso um absurdo (a CPI pediu a quebra de sigilo bancário dos familiares de Youssef). Eu, como réu colaborador, quero deixar claro que estou sendo intimidado pela CPI da Petrobras, por um deputado pau mandado do deputado Eduardo Cunha — declarou o “bandido profissional”.

Dá para imaginar que o Judiciário e o Legislativo possam ser palco de um espetáculo de banditismo deste nível de explicitude?

E o que dizer que depoimentos que mudam e se avolumam ou refluem como ondas, onde se diz uma coisa num dia e outra diferente dias após, onde se alega que se mente em Curitiba e se diz a verdade em Brasília e vice-versa?

O Dr. Rodrigo Janot, diante de uma acusação explicita como esta a um presidente da Câmara que está sob sua investigação não pode, simplesmente, dizer que aquilo que se diz publicamente, com um vídeo exposto a todo o país, nada tem a ver com o procedimento que ele conduz. Se nada tem a ver é sobre o que o seu inquérito, é sobre jogo de bolinhas de gude?

Só alguém que se acumplicia à hipocrisia pode achar que existe “meio-sigilo”, onde a mesma coisa dita em dois lugares num deles é secreta e em outra é manchete dos jornais.

Está claríssimo que o depoimento de Camargo, hoje, teve sua condução adrede preparada, como dizem os advogados. Moro poderia ter perfeitamente, como o fez depois que tudo havia sido dito em detalhes, cortado a palavra do delator quando o assunto descambasse para acusações que devem ser feitas em foro privilegiado. Ele, aliás, cansou de fazer isso na primeira fase da operação, como todos se recordam.

O fato de Eduardo Cunha ser uma figura notória e capaz não só de fazer o que lhe foi imputado mas muito mais ainda não justifica o procedimento de provocar “vazamentos seletivos”, daqueles que se fez ás dúzias contra petistas.

É um evidente procedimento preparatório, como o foram as “batidas” nas casas dos senadores.

E virá mais ainda, assim que se iniciar o recesso do Legislativo, a partir de amanhã, escrevam.

Aquele celular no ouvido e a mão na frente da boca para evitar leitura labial que tanto aparece nas imagens de Eduardo Cunha vai ser “arroz de festa” para os fotógrafos.

Tão tolo quanto achar Eduardo Cunha uma vestal é apostar que ele cairá de garras recolhidas.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • A presidência da República precisa se preparar, vigiar e mandar prender o Cunha ao menor sinal que o deputado pretende se insurgir contra as instituições.

    O depoimento do Júlio Camargo traz indícios muito fortes contra o presidente da Câmara. Não é um depoimento de "ouvi falar", "fulano acusou". O depoimento aponta depósito no exterior, depósitos em empresas no Brasil, encontros, telefonemas, endereços.

    Por muito menos, empreiteiros estão mofando em Curitiba.

    Vão deixar o Cunha tentar dar um golpe? Não vão pedir a sua prisão?

    Está mais do que claro que ele não tem mais condições de presidir a Câmara.

    • Cunha acabou-se. Não há o que discutir. A casa desabou e não restou um só tiljolo em pé.

      • Calma. O moro e gilmar mancomunados com o PiG estão apenas acuando cunha para que aflore seus instintos assassinos e de sobrevivência contra quem eles querem destruir, Dilma. É a mesma tática que usam com os ministros do TCU, que vão julgar as contas de Dilma. É chantagem pura. Não que sejam santos, aliás muito pelo contrario não são. Num pais serio estariam atrás das grades.
        A tática usada apelos golpistas é de acuar, ameaçar de destruição, de assassinato de reputação ministros do TCU e Cunha para aflorar o instinto de sobrevivência deles como estimulo para adotarem o GOLPE. Com a promessa de que escaparão das garras do PiG. Cunha não escapará. Assim que perder a serventia parte para destruí-lo pois é obstaculo aos tucanos no poder, que não o querem como aliado num governo porque não é confiável. É um escorpião pronto para trair.

        • Tá certo Anac. Jogada ensaiada entre o Corvo Mouro e o
          Cu...nha. É o lançamento para Cu...nha romper com Governo Federal e tentar sair como o herói injustiçado e tentar um apoio popular para o "impitim", porque da oposição frustrada e do PIG ele já tem...e o Corvo Mouro também sai como herói, já que investigou o Cu...nha também...só que no meio deles tem muitos Governos Estaduais, como o aqui de SC muito bem na parceria com Dilma e mais Michel Temer, só o Vice-Presidente, que é pmdb. Cu...nha é bandido notório, mas acho que si...fu!

  • Todos, volto a dizer, todos, sabiam das coisas bem cabeludas sobre o Eduardo CUnha. Mesmo assim, para contrariar o Governo elegeram ele presidente da Câmara (mais precisamente, chefe de 260 picaretas). Que sejam expostos a opinião pública (a verdadeira) estes 260 pupilos do hombre.

    • ... Parece que são 360 [ou mais!] picaretas dePUTAdos no Congresso Nacional!
      Nacional?!
      Sei!...
      E uma penca de congressistas do mesmo naipe (sic) no Senado Federal!...

  • FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/ameaca-a-yousseff-deixa-eduardo-cunha-mais-perto-da-prisao

    [E ainda assim o pilantra/vigarista/achacador fascigolpista…
    Exame antidoping e camisa de força no energúmeno ensandecido!]

    Cunha diz que julgamento das contas de Dilma será político
    QUI, 16/07/2015 – 18:14

    Jornal GGN – Eduardo Cunha, presidente da Câmara, disse nesta quinta-feira (16) que caberá ao Congresso dar a palavra final sobre as contas de Dilma Rousseff em relação ao exercício fiscal de 2014. Segundo o deputado do PMDB, a discussão em torno de uma possível rejeição das contas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) é “supervalorizada”. Isso porque, segundo ele, “pode haver um parecer pela rejeição [por parte do TCU] e o Congresso aprovar. E vice-versa.” O julgamento, ao final, será de ordem “política”, endossou o parlamentar. “O que tem que ser valorizada é a posição que o Congresso vai tomar para votar o parecer da decisão”, disse, segundo informações do portal Veja.
    (…)

    • Cunha agora só poderá dar o golpe na Dilma se passar mensagem por celular de dentro da prisão para seus comandados (os que escaparem), no melhor estilo dos chefes de quadrilhas.

    • Claramente Cunha manda mensagem para o PiG para que o salvem dessa que ele entrego a cabeça de Dilma em uma bandeja. Promove o que o PiG quer, o GOLPE. Até então Cunha se negava a adotar o GOLPE. E isso por pura conveniência politica interesses pessoais. Cunha preferia fazer Dilma sangrar, acuando-a nas redes, dando golpes abaixo da cintura, quando ganharia tempo para o golpe parlamentarista, sendo erigido pelos 360 picaretas ao cargo de primeiro ministro que não tem prazo de poder. Enquanto tiver sob o comando dos 360 e não perder a confiança ele seria mantido primeiro ministro. Cunha sabe que não teria qualquer chance - pela sua ficha suja que o Pig na disputa com os tucanos pelo poder exporia escandalosamente - de ser eleito presidente, quando necessitaria de no mínimo 54 milhões de votos. Então a solução para cunha seria o parlamentarismo. As conversas com Gilmar eram nesse sentido, conspirando pelo golpe parlamentarista. A CF não seria obstáculo como sempre fez ele passaria por cima como está a fazer.

    • Claramente Cunha manda mensagem para o PiG para que o salvem dessa que ele entrego a cabeça de Dilma em uma bandeja. Promove o que o PiG quer, o GOLPE. Até então Cunha se negava a adotar o GOLPE. E isso por pura conveniência politica interesses pessoais. Cunha preferia fazer Dilma sangrar, acuando-a nas redes, dando golpes abaixo da linha da cintura, quando ganharia tempo para o golpe parlamentarista, sendo erigido pelos 360 picaretas ao cargo de primeiro ministro que não tem prazo de poder. Enquanto tiver sob o comando dos 360 e não perder a confiança ele seria mantido primeiro ministro. Cunha sabe que não teria qualquer chance - pela sua ficha suja que o Pig na disputa com os tucanos pelo poder exporia escandalosamente - de ser eleito presidente, quando necessitaria de no mínimo 54 milhões de votos. Então a solução para cunha seria o parlamentarismo. As conversas com Gilmar eram nesse sentido, conspirando pelo golpe parlamentarista. A CF não seria obstáculo como sempre fez ele passaria por cima como está a fazer.

  • Tenho até medo de ler as postagens do Fernando.
    Ele parece que as escreve em alguma crossroad de Niterói. Sendo uma espécie de Robert Johnson* da análise política.
    Enquanto aquele fez pacto para aprender a tocar como nenhum outro em sua época, e o Fernando consegue ver o desenrolar político como ninguém.
    Como uma espécie de cirurgião, que apesar de amar profundamente seu paciente, é capaz de operá-lo, no caso analisar a conjuntura, com máxima frieza e precisão, pois sabe que o futuro dele (o paciente Brasil) depende disso.
    Pois, um problema só não tem solução quando seu diagnóstico é mal feito ou feito a posteriori. E neste caso, só os bruxos tem a capacidade fazer Hegel morder a língua, ao diagnosticar a conjuntura política antes da coruja de minerva alçar seu voo.
    Parabéns e saravá meu irmão

    *http://www.vermelho.org.br/noticia/222125-285

    • Também me sinto assim, Rafael. É aquele remédio horrível que a gente tem que enfiar goela adentro.Não dá pra ignorar, não dá pra reclamar. É o preto no branco.

  • Na disputa pelo poder que realmente importa, controle social e geopolítico sobre Petróleo/NDB, a direita patrocinada está ficando sem opções de movimento... E sem peões relevantes para conquistar territórios.

    Vai para o "tudo ou nada", como animal acuado. Estar próximo, neste momento, é risco extremo.

  • A agenda do Mouro é a do golpe. Se Eduardo Cunha tivesse coragem não seria arrastado para ou derruba ou é derrubado. Juntar-se-ia, ao menos uma vez, àqueles que democraticamente constroen o Brasil e colocaria os golpistas no lugar que merecem. Mas sei que é pedir de mais! Um covarde.

  • Os blogueiros precisam aprender com o Tijolaço. A notícia e sua análise não os fatos divulgados por uma mídia política, e sim o porquê da divulgação.
    Em outras palavras, o papel dos blogs é publicizar as estratégias por trás das pseudo notícias. Os interesses das empresas de mídia ao divulgar "A" e omitir "B". Por que divulgaram hoje e não ontem, etc.

  • "— Estamos falando de uma pessoa que, segundo ele, tinha o comando de 260 deputados no Congresso. Uma pessoa de alto poder de influência. O maior receio é com a família. Quem age dessa maneira perfeitamente pode agir contra terceiros, disse o acusador de Cunha, Júlio Camargo.
    E também Alberto Youssef fez o mesmo em relação à CPI comandada por aliados de Cunha:
    — Sim, venho sofrendo intimidação pelas minhas filhas, minha ex-esposa, pela CPI coordenada por alguns políticos e eu acho isso um absurdo (a CPI pediu a quebra de sigilo bancário dos familiares de Youssef). Eu, como réu colaborador, quero deixar claro que estou sendo intimidado pela CPI da Petrobras, por um deputado pau mandado do deputado Eduardo Cunha — declarou o “bandido profissional”

    Ao ler o trecho acima me veio a cabeça a imagem do PC Farias morto estampado nas primeira capa dos principais jornais do país.

  • Para mim a presidenta ta assistindo tudo de camarote, só vendo a câmara, TCU e senado se afundarem abraçados feito afogados.Que moral esses p terão para tirarem ela do cargo. O feitiço virou contra eles próprios.

    • O fanfarrão que queria ser nosso Berlusconi terminou seus dias de glória de maneira trágica. O MP deve tomar cuidado com o recesso. Pode haver plano secreto de fuga.

Related Post