O cronista esportivo Juca Kfouri, que há cinco anos teve a coragem de registar ou que a imprensa em geral se escafedeu de reportar – a agressão de Aécio Neves à namorada, numa festa numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio – mostra hoje, sem voltar ao tema, as ligações de Aécio com o (sub)mundo do futebol.
Neste universo, pequeníssimo, quando a gente pensa em tudo o que envolve uma Presidência da República, dá uma mostra dos compromissos do mineiro com a transparência e a tal “meritocracia”.
Desde seu tempos de Diretor de Loterias da Caixa Econômica – pelo “mérito” de ser neto de Tancredo e primo do então Ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, até suas ligações atuais com Zezé Pérrella e José Maria Marin, transparência e meritocracia tomam de sete a zero com ele.
Em matéria de manter as piores práticas e reunir as piores companhias, Aécim também é assim.
Uma bola fora.
Aécio é assim
Juca Kfouri
Aécio Neves pediu a seu eleitor Ronaldo Fenômeno que tentasse uma aproximação com o pessoal do Bom Senso FC. Ao mesmo tempo, telefonou para José Maria Marin, outro eleitor dele, em Pequim, desejando-lhe sorte antes do jogo contra a Argentina e, depois, parabenizando-o pelo resultado, segundo a CBF divulgou.
Na reinauguração do Mineirão, em abril do ano passado, Marin participou das homenagens a Aécio e o sítio da CBF também noticiou com destaque, coisa que o político escondeu em sua página ao ocultar tanto a foto quanto o nome do cartola.
Atitudes que fazem parte do jeito dele de ser, mineiro, maneiro e, agora, marineiro.
Quando tinha apenas 25 anos, Aécio foi nomeado diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal.
Era ministro da Fazenda, no governo Sarney, seu parente, Francisco Dornelles.
Havia três anos que a revista “Placar” denunciara o caso que ficou conhecido como o da “Máfia da Loteria Esportiva” e o presidente da CEF, ex-senador por Pernambuco, Marcos Freire, determinou que o banco, até então nada colaborativo nas investigações, não ocultasse coisa alguma, até para tentar restabelecer a credibilidade da Loteca.
Aécio fez que atenderia, mas não atendeu, apesar de publicamente lembrado do compromisso pelo diretor da revista num programa, na rádio Globo, comandado por Osmar Santos.
Em 2001 quando Aécio já era presidente da Câmara dos Deputados, uma nova simulação.
Corria um processo de cassação do mandato do deputado Eurico Miranda, presidente do Vasco da Gama, e do mesmo partido de Francisco Dornelles, o Partido Popular.
A cassação era dada como certa até que, no dia da decisão, sob a justificativa de comparecer ao enterro da mãe de Dornelles, Aécio se ausentou e o processo acabou arquivado pela mesa diretora da Câmara.
Aécio deixou uma carta a favor da abertura do processo, sem qualquer valor prático. E deixou de votar, o que teria consequência.
Conselheiro do Cruzeiro, foi Aécio quem fez do ex-presidente do clube, Zezé Perrela, o suplente de Itamar Franco, eleito senador, aos 80 anos, em 2010, e falecido já no ano seguinte.
Tudo isso, e apenas no que diz respeito, direta ou indiretamente, ao futebol brasileiro, revela um estilo, um modo de ser.
Que não mudará, caso seja eleito presidente da República, o futebol brasileiro, como Marin, aliás, acha que não tem mesmo de mudar.
View Comments (46)
O que me deixa estarrecido é como que quase metade de um país como o Brasil se deixa ser manipulada explicitamente por uma imprensa porca, maléfica, sem escrúpulo algum. Como que pessoas simples, honestas, educadas no respeito aos valores morais, de repente, como num passe de mágica, passam a idolatrar esse sujeito como mais um "Salvador da Pátria". Há 25 anos atras, ocorreu o mesmo fenômeno com Collor e olhem no que deu.....
Fernando, o site MudaMais está informando que os gastos em publicidade do governo de Minas com a rádio Arco-Íris (de propriedade de próprio governador, sua irmã e sua mãe) não foram revelados. Acho que isso é muito grave, será que ninguém em Minas tem acesso á esses valores? Isso sem contar na ética de autorizar gasto em algo de si mesmo. Isso pode?
De onde concluo que o senador eleito Romário também está ligado ao submundo do futebol. Ele apoia Aécio, um homem chave deste referido submundo.
Confesso que já estou cansado de alertar as pessoas que precisam da atenção do Estado , para não votarem em Aécio .Apesar de tudo que foi mostrado a respeito das posições sempre contrárias aos interesses dos trabalhadores defendidas por Aécio ,ainda, assim, ele vem se mantendo com chances de vencer a eleição. Da parte de DILMA, todos sabemos a luta dela, para tornar o Brasil
um país mais justo e próspero,exemplos não faltam, como investimentos em infraestrutura, pronatec, minha casa minha vida, ciências sem fronteiras, escolas técnicas, aeroportos, portos, estaleiros, refinarias,universidades,integração do são francisco, ferrovias, etc.. Portanto, o trabalhador mais do que ninguém deve estar percebendo, os benefícios obtidos após o PT assumir o poder em 2003, se isso não for suficiente para convence-los, lamento muito, só não vou aceitar depois lamentações de quem teve a oportunidade de manter o Brasil no rumo do crescimento e não fez a opção correta . Acredito, na vitória de nossa maravilhosa Presidenta, em todo caso, se não for essa a escolha, que os trabalhadores,aguentem quatro anos de suplício e férias não remuneradas sem dar um pio . DILMA e LUMA , o verdadeiro compromisso com o BRASIL!
Marcos Freire não foi aquele ministro morto naquele outro acidente inexplicável da aeronave em que viajava?
Será que o Juca escreveu isso na Folha ou no Uol?
Pó pará, Juca Kfouri.
Perrellão trincado! KKKKKKK
Excelente!!!
O problema não é o da dependência química ,mas o persistência cínica do AI-5 !!!
Sou palmeirense e já há algum tempo admiro o Juca Kfouri,passou a ser menos fanático e se mostrou um grande e perspicaz jornalista com J maiúsculo !
Parabéns Juca !
Gilmar Antunes Miranda, concordo plenamente com o seu comentário. Tenho esse mesmo sentimento de que as eleições foram FRAUDADAS, principalmente em São Paulo, o berço do TUCANALHAS. O Aecioporto subiu 14 pontos percentuais em 24 horas, um fenômeno nas urnas. É algo para no mínimo DESCONFIAR... e não vejo por parte do PT, da campanha da Dilma e dos aliados nenhuma atitude a respeito. Estão todos anestesiados!
PS: MUITO CUIDADO COM A DIREITA, ELA É CAPAZ DE TUDO.
Tenho certeza de que elas foram fraudadas pela CIA. A exceção da Bahia com o Rui, TODAS as apurações deram menos votos ao PT que o que dizia a pesquisa de boca de urna com milhares de entrevistas a mais e as pessoas respondendo logo após votarem.