Notícia contra Aécio na capa da Folha? Esse é o primeiro espanto, tanto que merece algumas especulações. A Folha tem procurado se descolar um pouco do tipo de jornalismo partidário e unilateral praticado pelo Globo. Contrataram o Ricardo Melo, para fazer um contraponto à esquerda. Agora deram um passo ainda maior e contrataram Guilherme Boulous, dirigente do MTST. Lá tem o Jânio de Freitas, que sempre bate na própria linha do jornal. E a Ombudsman costuma criticar abertamente o tucanismo da empresa.
O que parece haver é um conflito entre o lado familiar da companhia, que tende a um tucanismo sectário, e o lado profissional, preocupado em manter um jornal lucrativo.
O problema é que, no Brasil, um escândalo só vale se houver uma campanha. Ou seja, os outros jornalões também tem de entrar. As revistas, idem. Daí o caso se espalha para todos os veículos de médio porte do país.
Isso ainda não acontece. De vez em quando, Folha ou Estado divulgam algum escândalo tucano. Mas não se cria uma campanha jornalística, como ocorre com qualquer escândalo petista. E o assunto morre.
Esse escândalo do aeroporto é muito grave, porque revela um síntese escandalosa do famigerado patrimonialismo brasileiro.
Coisa de coronel nordestino das antigas.
Aécio Neves não apenas construiu um aeroporto na fazenda de seu tio, ao custo de R$ 14 milhões, mais R$ 1 milhão pela desapropriação do terreno (valor que seu tio contesta e quer mais). Ele construiu para seu uso particular, porque a sua fazenda “preferida”, aquela onde ele mais costuma ir quando se cansa das noitadas no Rio, fica ali ao lado.
O pior de tudo é que o aeroporto, pronto em 2010, é usado apenas por ele, Aécio Neves, que não se deu ao trabalho sequer de concluir a documentação para torná-lo realmente público.
Outro fato interessante: por que se demorou tanto tempo para se descobrir tal coisa? Por que a imprensa de Minas nunca divulgou isso?
Uma das razões da Folha divulgar tal fato com tanto alarde é a constatação de que isso viria à tôna nessas eleições, e a melhor maneira de tratar o episódio é divulgá-lo e dar o direito de resposta a Aécio.
A Folha dá quase metade de página, e na mesma edição, para Aécio responder à denúncia.
É melhor assim do que ver a denúncia cair nas mãos de um “blog”…
A prova de que esse raciocínio é correto está na coluna Painel, da mesma Folha. A coluna dá quatro notas para tentar explicar contradições na declaração de bens de Aécio, reveladas por um “blog”, ao qual a coluna acrescenta o adjetivo “petista”.
Fosse um blog contra o PT, não poria o nome “tucano”…
View Comments (24)
Os aeroportos de Itapecerica(MG) e Divinópolis(MG) foram as últimas paradas do helicóptero do pó apreendido no Espírito Santo com 500 k de cocaína.Coincidência ou não,os dois aeroportos são vizinhos do aeroporto de Cláudio (MG) onde moram os primos do Aécio Neves.Vários desses sobrinhos com dezenas de condenações por tráfico de drogas,corrupção,lavagem de dinheiro e muito mais…
Os aeroportos de Itapecerica(MG) e Divinópolis(MG) foram as últimas paradas do helicóptero do pó apreendido no Espírito Santo com 500 k de cocaína.Coincidência ou não,os dois aeroportos são vizinhos do aeroporto de Cláudio (MG) onde moram os primos do Aécio Neves.Vários desses primos com dezenas de condenações por tráfico de drogas,corrupção,lavagem de dinheiro e muito mais…
Brasil 247 já saiu em defesa de Aécio. Brasil 247 queria o que? Que Aécio confessasse? Sabe de nada inocente!!!!! Brasil 247 agora é do PIG????
A manchete mostra a hipocrisia da Folha. Tipo "vamos noticiar antes dos outros para não ficar tão evidente que apoiamos o Aécio". Até quando essa notícia ficará em evidência no jornal? É preciso que os blogs sujos não deixem a notícia morrer e que o PT utilize esse fato ad nauseum.
Aécio como candidato a presidente do Brasil mostra o quanto a política partidária do país regrediu. É lamentável e triste, (pode ser desastroso depois) ver um país rico e com crescente importância geopolítica ter um candidato medíocre como esse moço chegar a 20% das intenções de voto para presidente.
O mais impressionante de tudo isso foi a presteza do Brasil 24/7 colocar a indefensável defesa do candidato a presidência A..... Bem a partir de agora o Brasil24/7 passa a ser para mim um site de leitura não obrigatória e não um blog de leitura obrigatória.
Mais uma sujeira de Aécio que está na Rede Brasil Atual.
Miguel de uma olhada na RBA e republica aqui essa matéria, sobre terras em MG que a familia de Aécio apoderou. Vamos desmascarar esse sujeito.
Terras rurais em Montezuma que foram registradas pelo estado de Minas como devolutas acabaram indo parar no patrimônio pessoal do senador Aécio Neves (PSDB) após uma disputa judicial por usucapião da empresa agropecuária de seu pai.
Entao nao fui só eu quem observou a mudança de postura do Brasil 247. Aliás, eles colocaram a defesa de Aécio na primeira página e nao tirou mais, está lá, com letras garrafais... Como diz Joao Neto acima, Brasil 247 defende o indefensável. Virou PIG mesmo...
Eu acho que a Folha só está antecipando, acho que partidos da oposição de MG já estavam investigando isso. O que a Folha quer e que o Ex.governador dê as suas explicações, ela aceita, e quando for usado na campanha o assunto já vai estar degastado.
Como diz o velho ditado, gato escaldado tem medo de água fria, eu acho que é jogo de cena da Falha de SP. Tudo combinado com o candidato. Te prepara, Dilma!