Aécio, o “ininvestigável” e o “impublicável”

Não surpreeende a nova denúncia sobre o pagamento de propinas em Furnas que seriam destinadas ao PSDB e a Aécio Neves, agora feita pelo delator Fernando Moura, o que diz e desdiz conforme a pressão que sobre ele exercem.

É a terceira, porque antes já o haviam dito o megadelator Alberto Yousseff e o carregador de dinheiro conhecido como Ceará,  o doleiro Carlos Alexandre de Souza Rocha, o qual, aliás, está estranhamente perdoado pelo Dr. Sérgio Moro, como registrou a infatigável  Helena Sthephanowitz.

Também não há surpresa no tipo de cobertura discretíssima que a imprensa faz sobre isso, ainda mais que existe uma palpável ligação entre Aécio e Furnas: o seu pai, já morto, ter sido dirigente da empresa durante o período FHC e boa parte do Governo Lula.

O que significa isso perto de um barco de lata ou de um “pombal” de classe média no Guarujá?

Como, até agora, prevalece o pedido de arquivamento das investigações sobre o senador e “presidente moral” do Brasil feito pela Procuradoria Geral da República, pode-se dizer que ele não é investigado.

Como os jornais e revistas não publicam, ou publicam discretamente, sem qualquer iniciativa de aprofundar suas pesquisas, Aécio também não é “publicado”.

E, como não é investigado ou publicado,fica-se na instigante proposição da física quântica de que os fenômenos, antes que sejam cientificamente observados, permanecem em um estado de indefinição que desafia toda lógica: são e não são, estão vivos e mortos.

O que, de certa maneira, combina com este papel que Aécio desempenha hoje na vida brasileira: a de ser a assustadora assombração da mediocridade da política.

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • A coisa já caiu no ridículo, mas vai prosseguir o golpe e o cerco..
    Acabou a decência e essa gente perdeu a vergonha na cara, se é que algum dia foram honrados..
    É a desmoralizaçao total das instituiçoes da justiça...
    Quem acompanha a historinha desde a eleiçao já sabe que é golpe..

  • É o efeito Celso Daniel. Alguém encosta no delator, lembra que a turma não é de brincadeira e manda ele aliviar para os culpados e tentar enxovalhar alguém da oposição. Foi assim que surgiram as "denúncias" contra mortos e coisas similares. Mas o sujeito agora exagerou. Dizer que o PT (Partido do Triplex), conhecido por aparelhar tudo em que toca, deixou um opositor mandar numa estatal! Nem militonto fanático cai nessa.

    • "Militonto fanático" (por que a agressão gratuita ? Falta argumento ?)

      A maior inimiga da verdade não é a mentira pois esta se dilui com o tempo. A maior inimiga da verdade é a convicção pois esta é a mãe da alienação (Nietzsche).

      • Wellington Lima, você é um brasileiro bem intencionado, mas está debatendo idéias com um troll ou alguém que se compraz por "intervenções" em blogs progressistas contrários ao golpe que está em curso..
        Deixe-os falando sozinhos. Esta estratégia está sendo adota e dando certo em todos os blogs..
        Dessa forma, eles desistem, porque eles sabem o que está se passando, mas as "intervenções" rendem, entendeu??

    • Vc acaba de concordar que as delações da Lava-Jato não são sérias. São entregues sob encomenda. Só errou de encomendante. Procure nas tuas hostes o sussurrante.

    • No teu caso, ernesto não rima com honesto. Ainda o caso do Celso Daniel? Até hoje os incompetentes dos promotores paulistas e tucanos até o rabo não conseguiram um fiapo de prova que pudesse incriminar a esquerda neste crime. Por sinal, a incompetência da polícia tucana e direitosa é uma coisa assombrosa, a única coisa que sabem fazer com excelência é sumir com processos investigativos ou engavetá-los, porque de resto, nunca descobrem donos de aviões, de helicópteros, de 450 kg de cocaína, mandantes de assassinatos de modelos e de dirigentes sindicais do campo e da cidade. Enquanto isto, mercenários pagos como vc ficam o dia inteiro sentados a frente de um computador, tablet ou celular postando bobagens para satisfazer seus patrões enquanto ganham uma mixaria.

      • No caso do Celso Daniel, teimam com teorias de conspiração para não admitirem que foi o PCC parceiraço!

    • Pois é pra ti veres que te contaram a história errada. O governo federal faz o que todo o governo faz: coloca nos cargos pessoas ligadas a ele e se o governo fez isso de entregar cargos à oposição é muito burro. Excesso de republicanismo. Ou vais me dizer que com fhc não era aparelhado? Escolha do PGR, aparelhamento da PF para não investigar, da receita para não cobrar e por aí vai. Tudo documentado e comprado e tu bem sabes disso, mas não adianta, tu és muito desonesto intelectual para admitir isto.

    • Engraçado isso, acreditarem que o maior opositor ao PT, que quase derrotou Dilma nas eleições, teria sido beneficiado nos esquemas petistas com muito dinheiro. Alguém aí alimenta o inimigo dentro de sua casa? Acho que não.

      De outra sorte, não vi nenhum petista reclamar quando Janot disse que Dilma não poderia ser investigada agora através de uma interpretação esdrúxula do texto constitucional. FB, você se manifestou acerca disso também? Patrice L reclamou? Vargas ficou indignado? Acho que não.

      • Ishh... sempre com viés.

        Ô Alissu, volte em 2002 - na época deste episódio da corrupção em Furnas - e vc vai até encontrar fotos do Aécio e do Lula sorrindo abraçados.

        Naquela época, Lula costurou com todos.

        Eu não estaria completamente fora da razão se eu pensasse que o Aécio apoiou Lula por baixo dos panos (ou não fez muito pelo seu candidato...).

        Como isto já tem 15 anos, talvez sua cabecinha que vive de retalhos do PIG tenha esquecido.

        Então esta versão do "inimigo" é puro blá-blá-blá e Mi Mi Mi ou até Trololó. Versão que ele quer que seus descerebrados acreditem

        Sobre Janot, a única coisa esdrúxula que ele faz é não botar a mão no Cunha e no Aécio.

        Mas, sabemos que o Direito não é uma ciência exata, não é mesmo ? O que para vc é esdrúxulo por que não atende seus interesses, para o Janot e para outros pode ser absolutamente correto.

      • Perdeu, Alissu

        "Ao depor ontem na Lava Jato, o lobista Fernando Moura afirmou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) conseguiu manter seu aliado Dimas Toledo numa das principais diretorias de Furnas, mesmo no governo Lula; por meio de nota, Aécio questionou que tivesse poderes para indicar alguém num governo do PT; o fato, no entanto, é que Dimas ficou no cargo até 2005 e só caiu quando Roberto Jefferson denunciou o mensalão de Furnas; além disso, antes da disputa presidencial de 2014, Aécio foi um discreto aliado do PT, mesmo estando no PSDB; em 2006, ele sabotou Geraldo Alckmin e permitiu que prosperasse o movimento "Lulécio"; em 2010, Aécio poderia até ter tido o apoio de Lula, caso tivesse trocado o PSDB pelo PMDB; até agora, três delatores já mencionaram esquemas de propinas que envolveriam Aécio "

        247

  • Agua em pedra dura tanto bate ate que fura. Acho que o ditado e assim, ou algo assim. Esse senhor esta lentamente, mas seguramente, construindo e evidenciando seu vazio completo. Nao tardara a fazer companhia ao PIG cambaleante. O tempo e sabio e o povo nao e bobo.

  • Não há dúvidas de que a Lava Jato tem lado, e não é do justiça, qualquer ser lúcido compreende isso. Digo mais, se Lava Jato é conivente ao ponto de ser quase cúmplice dos tucanos, de outro lado não é preciso ser muito inteligente para entender que a operação pode estar criminalizando gente inocente numa boa. Quero ver quando sair um Making a Murderer da Lava Jato.

  • O aécio sabe muito bem como dividir o dinheiro . E o ministério publico também. O mineiro e central não é Sr. procurador Geral ?

  • O único politico brasileiro honeste é aquele que ainda não foi eleito; ou seja, para nossos políticos, corrupção é somente questão de oportunidade, isso em todos os partidos. Em recente debate com a participação de senadores do PT (Humberto Costa), e PSDB (Aloísio Nunes), ficou claro que, desvios de recursos públicos são, digamos, aceitos, caso estes sejam para campanha eleitoral; nunca para usufruto próprio. O PT está pagando o preço por não ter seguido essa regra, e ter, em seus quadros, algumas das pessoas pegas literalmente com a grana na mão.

  • "A verdade é uma quimera" By ministro do STF Luiz Fux
    Completando: se for para provar culpa de tucanos ou, inversamente, inocência de petistas.

Related Post