Aécio e a pinguela sobre o Rubicão. A confissão do assalto ao poder

Michel Temer, na sua pomposa pretensão, chamou-se de “uma ponte para o futuro”.

Fernando Henrique, mais pragmático, chamou-o de pinguela ¨é o que temos”.

Aécio Neves, na Folha, hoje, dá um passo além e chama o período Temer de Rubicão:

Eu conduzirei o partido com as forças que eu puder ter para viabilizar essa agenda de reformas para que nós possamos atravessar o rubicão e chegar a 2018 com o país melhor. 

Embora seja duvidoso que Aécio Neves tenha a compreensão do que é “atravessar o Rubicão” na História.

O rio, em si, não era nenhum caudal difícil de transpor. Mas era o limite, imposto pela República Romana, ao deslocamento das legiões para que não se ameaçasse, dentro da cidade, o núcleo do poder. Os generais só podiam atravessá-lo sem tropas e o que com elas o cruzou, Júlio Cesar declarou a guerra civil para tornar-se ditador.

O “general” Aécio, condottieri tucano, proclama a irreversibilidade da decisão do PSDB de grudar-se ao Governo Temer, ainda que sabendo que parte das legiões, as do General Alckmin, não querem se sujar ante o povo com a dissolução do regime romano.

Declara,  como um Julio Cesar tupiniquim, “alea jacta est”- a sorte está lançada – como fez seu modelo romano ao cruzar o rio, a dizer que a decisão é irreversível, para o bem e para o mal.

No que depender de mim, nós estaremos até o final desse governo contribuindo com propostas. O PSDB deve estar lado de Michel Temer.

Quando um tucano desce do muro, a história já nos mostrou para que lado o faz.

Confia em que, com Temer a atrair o desprezo público, possa passar incólume à agenda de destruição de direitos sociais e à abertura das poucas porteiras que ainda protegem resquícios da soberania nacional.

Mas posso estar errando quando me refiro a Aécio como diante ao Rubicão romano. Talvez mais adequado seja falar  no de Machado de Assis, em seu romance Helena, onde todos os personagens, pelas conveniências, ambições e dinheiro, vão despencando para a hipocrisia.

Naquela mesma noite, ouviu Eugênia a esperada palavra. (…) Concedendo a mão a Estácio, não era uma castelã que entregava o prêmio, mas um cavaleiro que o recebia com alvoroço e submissão.Transposto o Rubicon, não havia mais que caminhar direito à cidade eterna do matrimônio.

Não faltam romance nem hipocrisia, aliás, na entrevista de Aécio, onde, às risadas, fala que tem por Serra “uma paixão avassaladora”.

Era isso mesmo que o velho Machado queria mostrar: as relações sociais movidas por aparências e pelas ambições.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Se um dia houver uma revolta, esse safado merece ser o primeiro da lista a ir para a guilhotina, pra forca ou ser fuzilado como golpista traidor. Ele e a república de CÚritiba são os principais responsáveis pelo estupro da democracia e da soberania nacional que presenciamos nesse triste e deprimente 2016, além do crescimento assustador da extrema-direita fascista. Aquele juizeco fascista filho da puta já avisou que quer fugir para os EUA, pra se esconder quando o caldo entornar. Espero um dia ver in loco Moroso, Aébrio, Cepacol, CAIado, Serrote, Temeroso, FGagá, Renão, famiglias Marinho, Mesquita, Frias e Civita e outros pagarem com suas vidas por terem transformado o país em terra arrasada para os brasileiros e em um puteiro a céu aberto para banqueiros e rentistas daqui e de fora. Morte aos traidores, nada menos que isso é aceitável pra vingar a honra do nosso destroçado país e do seu povo.

    • Revolta? No Brasil? Difícil. Só se acabarem com o wats APP. O brasileiro é levado como gado pela mídia. Já perdi a ilusão, eles vão aprovar tudo que quiserem, acabou o país.

  • Achei por algum tempo que o psdb perderia pela 6ª vez no golpe 2.0 a eleição para presidente, já que o estrategista magistral, esse aí do rubicão, o Aécio Neves, deu o golpe 1.0 e entregou o poder então à quadrilha do pmdb. Mas o artigo do Fernando Brito mostra que a intenção do psdb ao descer do muro é comer pelas bordas até 2018. Claro, como eu dizia, o psdb não tinha a menor chance de vencer no congresso a eleição indireta. Com que candidatura? A ficha caiu para a tucanalha e eles resolveram... digamos: protelar um pouco as suas chances na esperança de um ambiente melhor, mais favorável em 2018. Coisa que eu duvido que vai acontecer com toda a torcida das meninas do Jô no globo e na globonews.

  • ... Deixemos o caranguejo decadelatado 'Mineirim mais carioca do Brasil':
    o 1/3 El Chato 3% da OAS é amigão do 'mor(t)o'!

  • Atravessar o Rubicão, no caso, só caberia se Aécio e seus colegas estivessem dispostos a cruzar uma linha imaginária e partissem para o aprofundamento do golpe em direção à franca ditadura. Mas a ignorância proverbial de Aécio pede que haja um desconto de interpretação, e que se veja a citação como a travessia de um momento difícil. Porém, a nosso ver, esta não é a questão central na notícia. A questão central é como um indivíduo com um enorme passivo de transgressões e crimes, alguns dos quais claramente prováveis, tem a cara de pau de se apresentar tranquilamente na mídia como se fosse um íntegro político. Aécio é o atestado vivo da desmoralização - e do aparelhamento político no pior dos sentidos - do judiciário brasileiro.

  • Blogueiro se o aecio ler o teu texto ficara profundamente noiado.tem muito haver vc e phoda.congratulacoes.

  • Quando leio ou escutado essas pessoas falando, e o que estão fazendo de estrago com o país, só penso no final que teve o fascista Mussolini. E olha que Mussolini não vendeu a Itália ao estrangeiro. O fascista era nacionalista, e esses coisas aqui são uns vendilhões entreguismo. Aécio Pó Niobios deveria ser execrado em praça pública, no Leblon já que os mineiros não querem saber dele.

  • Para que ninguém jamais se esqueça de que aécio é o 1°e principal golpista em vingança pela derrota, conspirador desde o dia da eleição.Colocou tudo sob suspeição e não parou mais agregando gente como nardes e cunha à sua cruzada sediciosa.
    Esquema aécio e lista de Furnas e aeroportos"não vêm ao caso".Tem corpo fechado o fedelho nefasto. "Quo usque tandem..."

  • A polícia federal saiu hoje em alegre excursão matinal atrás de empresas que prestaram sub-serviço a gráficas que prestaram serviço à chapa Dilma-Temer. O objetivo declarado seria "investigar se essas empresas teriam ou não condições de prestar os serviços gráficos à chapa Dilma-Temer que disseram prestar" ou seja, imprimir folhetos. Gráficas que não têm condições de imprimir folhetos teriam sido contratadas pela chapa. Até o momento, os agentes constataram "fortes indícios" de que as gráficas sub-contratadas pela gráfica principal não teriam condições de imprimir folhetos. Para algumas pessoas, entretanto, esta não passa de mais uma PsyOps, ou seja, mais uma operação psicológica para imprimir no cérebro dos telespectadores que Temer é Dilma e Dilma é Temer. Os resultados disso são valiosos para a causa golpista.

  • O Aécio se transformou na "sombra" aquela personagem resistente dos pesadelos mais terrificantes e sombrio. E quanto mais o combate mais forte ele se torna, chega se em um momento, que você deve parar de opor tanta resistência, e destruí lo pelo consenso, a união nacional contra este pesadelo que tomou de assalto a nação. Somente assim então, anula a perversa "sombra" na vida dos brasileiros. Mas fique atento pois ela pode voltar, basta deixar uma fresta aberta (o mais chato)

Related Post