Aécio lança o “impeachment light” para tentar não perder apoio dos paneleiros

José Roberto de Toledo – colunista do Estadão e (bom) analista de pesquisas do jornal – escreve hoje ótimo artigo em que, ao avalisar o programa de TV do PSDB, onde, segundo ele  “o PSDB foi à TV se afirmar como oposição ao PT. Como contraponto ao PT. Como o anti­PT. É a prioridade de seu presidente, Aécio Neves, que imagina um novo embate das duas siglas na sucessão de Dilma Rousseff em 2018, com ele à frente do time tucano”.

E diz que há a razão ” é que, após as eleições do ano passado, o PSDB perdeu a primazia da oposição, seja na opinião pública, seja no Congresso. Nas ruas, movimentos há poucos meses desconhecidos assumiram a frente dos protestos contra Dilma, enquanto líderes tucanos assistiam da janela. Correm atrás do tempo perdido.”

Perdido mesmo. Ainda hoje, os movimentos paneleiros, diz a Folha, afirmam que “Aécio traiu o Brasil” por não ter atirado mais fortemente o programa do seu partido à pregação golpista.

A continuidade desta estratégia tucana se dá hoje, com o desesperado ato de apresentar, mesmo com base para lá de insólita, ação de responsabilidade contra a Presidenta, em tema que, já há tempos, o Ministério Público considerou juridicamente incabível.

Não importa. Já antecipadamente – e qualquer advogado recém-formado sabe o quanto isso adianta contra o MP – diz que , se Janot não acolher a ação inepta, será o “engavetador da República”. Diz isso, aliás, sem pejo de que a expressão tenha sido criada para definir a blindagem com que se envolveu Fernando Henrique Cardoso.

A estupidez e a hipocrisia, como se sabe, são diferentes, mas costumam caminhar juntas.

Cultivam, nesta lama, os tucanos, a esperança de vicejar na insatisfação que se espalhou na classe média inoculada, em doses cavalares, pela mídia, pelo novo CCC – Crise, Corrupção, Comunismo – e ter o que lhe falta: voto.

E, agora, até protagonismo, pois a dupla Eduardo Cunha – Renan Calheiros, a quem a imprensa, até por razões sanitárias, deveria estar usando luvas plásticas para lidar com o que fazem no Congresso e que o Ricardo Kotscho, outro dia, definiu bem como “esculacho”.

Só que a histeria que os tucanos – ou parte deles, com Aécio e FHC, querem representar, diz bem Toledo em seu artigo, tem seus curtos limites.

“Fora dos períodos eleitorais, a narrativa do confronto permanente só interessa aos contendores e à rede de assediadores digitais – de ambos os lados – que se nutre dela. Como as pesquisas mostram e as ruas confirmam, é uma história que cansa o público não diretamente envolvido no conflito – especialmente porque não tem fim nem resulta em benefício direto ao eleitor.”

No quadro de hoje – que não é o de 2018 – é certo, para mim, que surgirá uma candidatura de direita – no padrão Sérgio Moro, Joaquim Barbosa ou até Jair Bolsonaro – para ser a voz do combate à corrupção e a defensora da “ordem”, como o papel que atribuíram em 1989 a Fernando Collor.

E isso atingirá o PSDB em seu coração social – a classe média mais alta, a sua babugenta periferia acéfala e o conservadorismo sectário – e geográfico: São Paulo e, em boa parte, o Sul e o Centro Oeste do país.

A terceira via não vai ser de Dudu nem Marininha.

Dependendo do que suceda à dupla rena-Cunha, também aí o panorama não sorri aos tucanos: apanhados na Lava-Jato, se o forem mesmo, pesarão mais que empurrarão. Escapando, não hão de querer menos que o poder chantagista que hoje já detêm.

Só há uma candidatura fincada, hoje, que, além das boas chances, está para o que der e vier é e um centro de aglutinação: a de Lula.

É algo, aliás, que a própria Presidenta Dilma Rousseff precisa enxergar e, enxergando, considerar em cada opção que toma e na forma que toma.

Na relação entre ambos, amizade à parte, Lula é credor.

E dono de luz própria.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Melô do Líder Coxinha tucano/capixaba que bate o ponto e pirulita:”Na segunda-feira eu não vou trabalhar/Na terça-feira não vou pra poder descansar/Na quarta preciso me recuperar/Na quinta eu acordo meio-dia, não dá/Na sexta viajo pra veranear/No sábado vou prá varanda panelar/Domingo vou pra rua a Dilma impichar/Mas todo fim de mês chego devagar/Porque é pagamento eu não posso faltar.” Nós cidadãos do bem…

  • Dilma é atabalhoada politicamente, uma cintura de cimento armado. Nisso só temos que torcer para os movimentos sociais apesar de se inquietarem, perceberem a amplitude do que está em jogo e ficarem naquele apoio crítico. A tal da Pátria Educadora tem que sair do papel e chegar no segundo semestre de 2017 com resultados inquestionáveis, com escolas bem equipadas de tempo integral bombando nas periferias do país. Nesse cenário Lula tem um ingrediente muito renovador: tem carisma, é intuitivo. Sabe jogar o jogo da paciência, porém com muita autoestima. É aqui que a bola passa pra ele.

    • Exato!
      Torço para que ela saiba o que está fazendo e, sobretudo, o que fará.
      PT/Lula abram o olho, pois ela parece exterminadora do futuro.

  • 10%. É muito. Sim. Mas só 10%. Os neo-malufistas (da mesma estirpe moral) saudosos. Mas não dá pra "fazer" um Presidente.
    Eles já tem representantes no Congresso Nacional, bem maiores que 10% que realmente tem. E perderão representatividade caso lancem candidatos próprios.
    Continuarão batendo panelas. E só.

  • Não existe meio PIG.. ou é PIG ou não PIG.
    Eleição presidencial está longe,três anos.
    Mais perto está o desfecho da lava-jato, do petrolão, o que não vem ao caso, o importante não e saber quem roubou o país, o importante é saber quem vai vencer as eleições, e, continuar roubando país.
    Daqui para lá, muitos águas vão rolar.
    Contudo, algumas coisas são certas desde já.
    O PT por pura falta de opção, já que muitos nomes estarão encrencados na justiça vai de Lula.E perderão como vem perdendo nos centros mais politizados.
    Se não o for encalacarado também.
    Num país sério, o PT seria extinto.
    Já se viu, um partido com dirigentes com tornozeleiras?

    • Muito antes do PT, se o país fosse sério, vários partidos já teriam sumido do mapa, por conta das tornozeleiras.

      • se o país fosse sério ,aecin estava na cadeia!!!e o QUEDO, seu primo ,q 'pagou' o desembargador do aecin para tirar traf. da cadeia !!!,matéria do fantástico9 claro,sem revelar q o Tancredo Tolentino,o Quedo era primo e parceiro do aecin), acho o Haddad ,bom candidato,,,e o setor politizado???, politizado,não= direitista,, bem diferente de politizado....

    • O que você chama de centro politizado? Minas? São Paulo? Paraná.Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Bobão! Lá só tem bandido acobertado pelos Moros da vida.

    • Mais politizados !!!??? É por isso que voces merecem Alckimim, Aébrio e Roberto Rincha. Os dois ultimos quebraram Minas e Paraná e S.Paulo o mais rico, está a caminho.

  • :
    Ouvindo A Voz do BraSil e postando:
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    * * * * * * * * * * * * *
    Ley de Medios Já ! ! ! !

  • ... E os tesoureiros do PSDB "ninguém sabe, ninguém viu"!
    A DIREITONA tentando nos fazer de trouxas!
    Um país de faz de conta em que toda podridão na política é obra e graça do PT!

    EM TEMPO: o Brasil somente irá mudar, efetivamente, quando o primeiro Tucano for preso!
    O primeiro de uma série interminável!
    Enquanto isso, os canalhas continuam tentando desestabilizar o governo e tramando o golpe!

    A covardia do PT em não reagir à altura poderá permitir o retrocesso!

    "Quem avisa amigo é!"

    • ... Enquanto o PT e o governo federal não reagem, seria de bom alvitre denunciar as ilegalidades e crimes que estão sendo perpetrados pelo conluio PIG/'miniSTÉRIO' Público, Poder Judiciário, inclua-se o STF...
      Crimes perpetrados contra a humanidade!
      Denunciar 'o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão'!
      Denunciar o fascismo à brasileira à todas as instâncias internacionais vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à democracia e à civilidade... Denunciar a todos os chefes de Estado... Denunciar ao Vaticano e à OEA...
      Denunciar para além das nossas fronteiras!
      Porquanto, no contexto intra-muros, estamos sitiados de morte!
      Ademais, o que a DIREITONA está fazendo com o ser humano José Dirceu é algo que deve nos apiedar a todos!
      A todos que guardam ainda certos resquícios de senso de fraternidade, generosidade e justiça!

  • Nada é mais prejudicial à democracia do que a desinformação. Aqueles que, movidos pela avalanche da mídia parcial, interesseira e, às vezes, corrupta, chegam a dizer que o atual governo (considerado desde o período Lula) "aparelhou" o STF. Ignorância ou má-fé? Ora, se a memória, porque muito curta, não lhes socorrem, bastariam alguns cliques no Google. Veriam que Joaquim Barbosa, Peluso, Ayres Britto, Fux, Carmem Lúcia, entre outros, foram indicados pela dupla. Celso de Mello, Marcos e Gilmar nem se falha, já que conhecidos antepetistas. Com todas as nomeações da dupla, mas que um STF inteiro (considerando os que se aposentaram e o que morreu), membros do partido do governo e seus aliados foram os ÚNICOS julgados e condenados por aquela corte. E mais, a dupla (Lula-Dilma) nunca escolheu um PGR, visto que todos indicados foram escolhidos pelos pares, fato inédito em nossa pobre República. Vide o “engavetador-geral” da área tucana, que nunca a lista tríplice formada pelos colegas.

  • ... Ainda sobre a miserável qualidade do [pseudo-]jornalismo da grande MÉRDIA brasileira!

    Histórias do PIG capilarizado -

    Na edição de hoje (21/05/2015) do programete fasciterrorista 'MAU Dia Brasil' do rádio, *"não tendo muito o que acusar e havendo muito o que ocultar", o ex porta-voz da ditadura militar e boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia das organizações (sic) Globo sonegadoras se contentou em repisar a ladainha de que, "no 'Brasil bolivariano do PT', os movimentos sociais ganham legitimidade na mediada em que contemplem manifestantes com bonezinhos vermelhos!"
    *notícias ruins, fatos positivos em relação ao governo federal, respectivamente.

    Para compensar, o âncora e dono do **programa que retransmite o boletim golpista, anunciou:
    [**Rádio Princesa FM 96.9; Rádio Sociedade de Feira de Santana 970 AM.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações!
    Empresas católicas (do lucro!)].

    "Ouvintes, excepcionalmente, eu irei tomar a liberdade de reproduzir o comentário especial do Sebastião Nery!
    Peço permissão à Rádio Metrópole de Salvador, para repercutir esse relevante testemunho!"
    E, aí, o Sebastião Nery começa a contar uma história, digamos, pitoresca, folclórica, envolvendo um deputado lá pelos idos das décadas de 1950/1960... Algo comezinho...
    No entanto, eis que, inopinadamente...
    Fala, 'Sebastião Traíra Nery'!
    "É por isso que o último balanço da Petrobras revelou lucro de mais de 05 bilhões de reais! É porque até antes dos últimos três meses a Companhia Estatal petrolífera estava sendo saqueada pelos LADRÕES do PT!"
    Mas a maldade engendrada com requintes de parcialidade servira também para anteceder imediatamente a uma entrevista com um ex vereador eleito pelo PT, e que, agora, deixou o partido, passando a integrar a base de apoio do prefeito da cidade.
    Um prefeito do DEMo carlista, líder de um grupo político que está há mais ou menos 20 anos no Poder!

    UM FATO PARALELO ELOQUENTE:
    dias atrás, um monsenhor proferiu um sermão no qual teria repreendido os vereadores da cidade.

    O motivo: a aprovação de um projeto de Lei que estabelece aposentadoria vitalícia a todos os edis que tiverem legislando por 10 anos ou mais!
    Uma afronta, um acinte, segundo o pároco!
    Pois muito bem, os vereadores ocuparam a tribuna da Câmara e exigiram, rispidamente, a retratação do religioso.
    O monsenhor, publicamente, afirmou que não chamara os 21 vereadores de LADRÕES! Contudo, ratificara tudo que havia asseverado!
    Cumpre salientar que o monsenhor discursara para um grupo restrito de fieis! Num âmbito limitado!
    Ainda assim, os vereadores se revoltaram!
    Manifestaram preocupações com as reputações deles!
    [Dileto(a) leitor(a), imagine o nível dessas reputações!
    Pausa para rir!]

    Por outro lado, a agremiação Partido dos Trabalhadores - incluam-se os militantes e simpatizantes - foram - mais uma vez – difamados/achincalhados/criminalizados através das ondas potentes de uma emissora de rádio!
    E suas repercussões: milhares de pessoas num contexto de uma macrorregião!
    Sem contar a difusão via internet!

    RESCALDO: "os ilibados" vereadores feirenses demonstraram indignação!
    Exigiram o direito de resposta!
    Desancaram um representante da Igreja Católica!
    Ninguém acusou os vereadores de estarem cerceando a liberdade de expressão alheia...

    Em paralelo, não se ouve uma sílaba de repúdio...
    Proferida por alguém do PT!

    Realmente, é de pasmar!
    E de enrubescer de vergonha!
    E de desalento!

    Ao que parece, a burocratização do '[tíbio] PT da Governança' produziu uma indolência/pachorra ideológica terrível - e abominável!
    Antipedagógica!
    Perniciosa!
    Irresponsável!
    (...)
    Talvez o atalho para a consecução definitiva do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão'!

    E a militância?
    Comendo poeira - e ouvindo os desaforos e imprecações vomitados pelo pessoal da DIREITONA [eterna] oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro!

    Feira de Santana, Bahia
    República de 'Nois' Bananas
    Messias Franca de Macedo

  • Aécio e o PSDB chegarão em 2018 mais desqualificados do que terminaram 2014.

    • Pois, é. Isso, é q o Messias, ai, não percebe... Os eleitores estão vendo, escutando estas sacanagens, todas. Ademais, o PT não está com essa bola, toda, não. O partido não é aquela maioria, como por exemplo, um PMDB. E a gente já viu como essas siglas, tipo PSDB, DEM, PPS, etc... etc, estão se saindo, eleição seguida de eleição... Junta a isso, ai - falo a desmoralização da politicalha e da mídia, maldita, o q vai começar acontecer daqui adiante, no q diz respeito às inaugurações das obras físicas de infra estrutura. E tem, ainda, como fecho da novela, o grde sucesso das Olimpíadas, no Rio; q vai ser várias vezes maior e mais significativa, ainda, q a Copa do Mundo.
      Poxa, eu não estou sonhando: mas, esse Ajuste, ai, não vai durar, mto; anos e anos. Será mais breve q se pensa. E a economia vai voltar a bombar; logo.
      Olha q nem estou lembrando de consequências, como, por exemplo, do q está sendo armado nas áreas da educação e saúde. Mesmo no campo da segurança, pública. Não estou. Sabe, o destino aponta pra uma direção; e não é a da oposição. Esta vai estar tão desacreditada, com tanta "M" armada e q está por ser criada, desde agora; q não dá, não. Só pensar em tanto desespero passado e sofrido pela oposição... Desespero dos q não têm projeto e nem base, moral pra pensar algo de positivo, a apresentar e mostrar.
      Gente: o ex-Pres Lula falou q o desespero é tamanho, q esqueceram de criticar a Pres Dilma e se voltaram pra ele; justo, pq se pensa q ele, Lula, vai se candidatar em 2018... Poxa, disse o Lula, eu nem sei se estarei vivo; ora... risos
      Eu acho q o eleitor, o cidadão comum é q tem de reagir e não deixar passar, nada. O PT não está com essa bola, toda, não. Seus maiores e melhores líderes estão, todos, afastados, desativados; ou sofrendo alguma forma de pressão. A falta de números na legenda é tão visível, q o Executivo tem de tomar emprestado e cooptar gente, contrária... Basta olhar a equipe de governo, pra se verificar q o PT não tem quadros, suficiente.

  • Peço licença para divulgar neste espaço, singela homenagem do Conselho Federal de Contabilidade ao Senador Aécio Neves.
    O Conselho Federal de Contabilidade, nesta nota representando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e os 510 mil Profissionais da Contabilidade do Brasil, vem a público discordar das referências aos “contabilistas” feitas pelo senador Aécio Neves, em pronunciamento criticando o Ajuste Fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, do dia 20 de maio, conforme matéria publica no Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaquim-levy-de-contabilista-16217897). Para ler a integra clique no link a seguir: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Ftvclassecontabil.com.br%2Fnoticias%2Fconselho_federal_de_contabilidade%2Fnota-de-desagravo-do-cfc-sobre-o-pronunciamento-do-senador-aecio-neves&ei=qqNeVZKgKsSrNv6zgIAC&usg=AFQjCNFxRnjwewicnrxqUhd44ELkWiPKYA

Related Post