A entrevista coletiva convocada hoje por Aécio Neves para dizer que não, não ia renunciar à sua candidatura é, paradoxalmente, sinal de que a direita renunciou à candidatura dele, Aécio.
Aécio, na verdade, nunca encantou o conservadorismo.
Não porque não fosse conservador, politicamente, ou que fosse contrariar seus interesses.
Mas porque era e é um saco vazio, incapaz de se por de pé mesmo com o apoio da mídia de que gozou todo este tempo.
Nada separou dele, mesmo diante da classe média, a imagem de um artigo de segunda, um “filhinho de papai”, candidato apenas porque o tucanato real – e paulista – não tinha outro nome a apresentar.
Agora, sim, a direita tem uma candidata.
Marina embarcou, de vez, no papel de exótica domesticada, capaz de ronronar à Corte.
E, rugir contra os que, um dia,foram seus.
Há algo no traidor que o torna farisaico.
É aquela afetação que o impede de dizer: “mudei”. São os outros, o mundo, todos que mudaram.
Os que eram bons, fizeram-se maus; os maus fizeram-se bons.
E seu ego, o centro do Universo, manteve-se estático, sólido, central.
Marina tem a trajetória parada no tempo, dos tempos em que fazia o “empate”, aquele movimento seringalista que impedia o avanço das máquinas sobre a floresta.
Seu “empate”, agora, porém, é de outra ordem.
Serve apenas para impedir o avanço do país, do crescimento econômico e da distribuição de renda.
Não quer petróleo, energia elétrica, estradas, ferrovias.
Não quer Governo, quer ONGs.
Não é candidata a presidente, é candidata a impedir a continuidade de um projeto nacional-popular.
O “empate” de Marina é a derrota do Brasil.
View Comments (60)
Plínio de Arruda que estava certo quando disse numa entrevista que Marina era "fofoqueira habilidosa, ultra-ambiciosa, se o Eduardo bobear, ela sai candidata".
Lendário Plínio. Tu tens o link dessa entrevista?
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/155518-monica-bergamo.shtml
Gagá reaça.
No mesmo link é possível ver que ele detona Dilma e Lula também.
O AécioPó e o Eduardo Campos foram uma invenção da mídia sem caráter que o Brasil criou. O problema é que enquanto a mídia sem caráter traçava seus planos Deus traçava outros e, no final, os planos que valem são os deles. A imprensa sem caráter não sabia que na "boléia" da carroça puxada pelos dois burros, AécioPó e Eduardo, tinha a Bruxinha da Floresta. Agora a mídia sem caráter não sabe se apóia a Bruxinha, se consola o AécioPó ou se se entrega ao PT. A mídia sem caráter agora tbém é uma mídia sem noção, sem destino e sem discurso. Se o povo brasileiro tiver um mínimo de discernimento ainda podemos nos livrar desta corja que querem tomar o poder, porém, infelizmente, tenho sérias dúvidas que isto aconteça. Se eleita, a Bruxinha da Floresta não aguenta dois anos.... Pobre de nós....
E entra seu vice que é um mau carater e um cinico da pior espécie.Vade retro ao CUBO!Já tá lá para isso.
A "midia sem carater" não vai se entregar NUNCA ao PT, sabem que mais um mandato de DILMA/LULA,vai significar seu fim, se ja estão maus das pernas agora imagina quando realmente termos uma lei dos medios por aqui...para regular esta bagunça...de uma concessionarias publicas de comunicação ser o principal partido de oposição.
Pobre povo brasileiro. A luta ainda não acabou!
E os eleitores que se mostram "encantados" com ela também não querem a continuação desse processo de redução das desigualdades sociais vergonhosas que sempre caracterizaram o Brasil. Revestem o seu pavor da ascensão dos pobres de uma falsa indignação com a corrupção, com a crise econômica (fabricada pela mídia), e com a pretensa derrocada política do PT. Sentem vergonha da própria falta de solidariedade, sentem culpa pelo próprio egoísmo indiferente à sorte dos demais, e votam afirmando que estão fazendo o "melhor para o país". São fúteis, frívolos, pretensiosos, e dão as costas para um projeto que finalmente resolveu encarar aquele que é, de todos, o maior problema do Brasil: a absurda disparidade entre as classes sociais.
Vania,
Pior que muito que dizem que vão votar na mariana foram favorecidos pelo PROUNI, Dilma possibilita acesso à faculdade de milhares de jovens pobres e estes vão apunhala pelas costas.
O PROUNI obedece aos interesses da esquerda e da direita. É um programa de oportunidade aos mais pobres, que contribui para a redução das desigualdades sociais e melhora o nível de escolaridade do povo brasileiro, visto tratar-se de um investimento do governo Educação, a área mais importante de todas, em minha opinião. Mas o programa também qualifica mão de obra para o mercado de trabalho, beneficiando a iniciativa privada, a indústria e as fábricas, além de colocar dinheiro público em faculdades particulares, o que acaba sendo uma espécie de "crédito extra" para que essas faculdades invistam e cresçam. O PROUNI reduz as desigualdades sociais ao mesmo tempo em que contribui para o aumento o PIB, atende o interesse dos mais pobres tanto quanto do mercado capitalista, é bem visto pela esquerda e pela direita. Espero que qualquer candidato que entrar no governo mantenha o PROUNI... Acabar com esse programa é burrice, mesmo em um governo da Marina.
Vania Cury, assino embaixo tudo o que você disse.
Não é só nas faculdades. No sistema "S" também, onde acontece o PRONATEC. Na minha turma, mais de 90% não votam naquela que os possibilitou estudar, se qualificar, alçar novos vôos na vida, se reciclar e se atualizarem para o trabalho. E não só os alunos, professores também, que deveriam agradecer por terem um trabalho e uma boa remuneração. Porque os professores do PRONATEC, em sua maioria são profissionais graduados, com especialização, alguns com mestrado e até com doutorado. Falo por mim, dos 4 professores que já tive, 2 tem doutorado em ciência da computação e moraram na Europa e USA. E detalhe, ganham muito bem, até pelo seu nível de graduação. Mas na hora de votar preferem trair aquela que lhes deu trabalho, em troca de aventureiros. Ah e enchem a boca para falar de moral e corrupção. Fazer o quê? Ás vezes é melhor contar com cachorros e gatos do que com seres humanos, e a Dilma sabe muito bem disto, o finado Dudu Traira e a Falsa Fada que o digam.
Para mim essa mulher é um Demóstenes de saia. Mas o que eu achei incrível, foi o Aécio fazendo propaganda dela no horário dele. Já jogou a toalha.
Culpa dos governos Lula e Dilma, que engordaram o PiG e nunca tiveram a disposição de democratizar a comunicação. Dilma, agradeça a SeCom esse desejo de mudança como se estivéssemos ruins e que vai fazer muitos votarem numa candidata que promete exatamente piorar tudo.
Concordo em gênero, número e grau!
O jogo não terminou pelo fato de São Paulo cravar Marina. Queriam o contrário? Que cravasse Aécio? E a perpetuação da espécie?
É verdade! Paulistas odeiam PT! Olhe o governo estadual! Nunca muda! Mesmo depois de não terem nem água! E isso não é tudo! E ainda são capazes de culpar Deus ou o Governo Federal, mas nunca o governador deles... Mas o que a mídia está fazendo é um descalabro...descalabro total!
Já o PMDB de Sarney e o PP de Maluf, da coligação de Dilma, são esquerda, certo?
É claro que não é esquerda, isto todos sabemos a muito tempo. Agora, a sinistra Marina um dia foi esquerda, hoje ela é a mesma coisa que o Sarney e o Maluf. Somente que o Sarney e o Maluf se aliaram a um governo progressista que precisava dos votos que eles tem. Enquanto a sinistra Marina se aliou a pessoas como a famiglia Bornhausen, uma famiglia bem reacionária que nunca se posicionou a favor de um governo progressista e popular.
Tanto quanto a Marina.
Fernando, a coisa está feia, mas acho que ficar só mirando e agredindo Marina só vai favorece-la. Ela tem uma capacidade enorme de se fazer vítima e já está usando isso no horário eleitoral.
Percebi a própria Dilma com o semblante fechado demais no debate ontem. Se continuar assim, vamos perder justamente no momento em que deveríamos começar a reverter pela incapacidade de Marina em responder minimamente as coisas.
Ou se dá um outro rumo à campanha ou não conseguiremos mais reverter. Dilma está engessada, não consegue nem um único sorriso nos debates, passando a imagem de carrancuda.
Outra coisa. deveríamos torcer para Aécio não morrer agora. Se isso ocorrer e Marina continuar subindo, como mostrou o Ibope hoje, pode dar primeiro turno para Marina.
Há sim a possibilidade de primeiro turno com Marina, principalmente se Aécio desistir.
Vamos ver o que vai dar o Datafolha. Acho que aí deverá haver uma mudança.
Muita calma nessa hora, o que o Ibope estranhamente divulgou hoje, parciais de São Paulo e Rio (1/3 dos votos do Brasil), com Marina crescendo 2% e Dilma perdendo 1% na projeção geral, em relação a pesquisa anterior do ibope em 26/08(34 a 29) indica que irão divulgar o geral com Dilma 34 ou 33% e Marina com 32 ou 33%, chegando praticamente aos mesmos números do Datafolha em 29/08 (34% a 34%), escancarando que em 02/09 Marina já aparece empacada, daí terem divulgado São Paulo e Rio de forma separada para dar a impressão que continua a subir. Amanhã ou depois, sai outro Datafolha onde irão dar Marina a frente 1% ou 2%, utilizando a margem de erro, para disfarçar que não empacou. Na próxima semana o circo místico, já sem cobertura, começará a sentir a força do vento nem um pouco virtual.
Olhe, e não é que isso é realmente verossímil? Realmente! A mídia, uma hora, vai continuar somando e somando...e vai passar dos 150% de total.