Aécio: um moleque em julgamento. E quase presidiu o país

É difícil não nutrir sentimentos de vingança que nos façam desejar, hoje, a prisão de Aécio Neves.

Porque se estará discutindo a prisão de um moleque que é um dos maiores responsáveis pela ruína da economia e da democracia no Brasil.

Não aceitou o resultado das urnas e, da própria boca, confessou tê-lo contestado no TSE “apara encher o saco do PT”.

Não fossem outras, bastaria essa para merecer o “moleque” com que me referi a ele.

É certo que um simples moleque não chegaria onde Aécio chegou, porém.

A sua falta de caráter apoiou-se em outras, muitas outras, cujo ódio à esquerda atirou em sua aventura presidencial gente que hoje ainda posa de moralista e indignado.

Inclusive policiais e procuradores que agora o querem preso, mas que o louvavam enquanto servia aos propósitos de destruir o governo que os brasileiros elegeram.

Canalhice muito mais grave que as praticadas por um playboy que achou que a vida pública era só um jogo de influências e espertezas.

Hoje é um dia de dura prova não para ele, mas para as consciências dos homens e mulheres de bem deste país.

Não somos, ao contrário das bestas-fera, quem despreza a liberdade e o direito, como fez Aécio Neves quando se arrastou o ex-presidente Lula na tal condução coercitiva, comemorando aquela detenção ilegal.

O instituto da prisão preventiva é grave demais para ser utilizado quando o potencial criminoso pode ser posto sob controle por outros meios, inclusive o obrigatório recolhimento domiciliar.

Não se defende prisão imotivada  nem mesmo que seja para “encher o saco do Aécio”.

Muito menos porque isso vá desagradar alguns que me leem.

Quando se abre mão dos valores democráticos, corre-se o risco de virar um moleque como aquele personagem.

É claro que alguns dos votos que a negativa de sua prisão terá não se deverão a este senso democrático, mas ao compadrio de alguns ministros, inclusive um que, ministro da Justiça, com ele reunia-se para “escalar” delegados de polícia que fossem mais convenientes para “investigá-lo”.

Não importa. Os moleques e os canalhas não nos devem tirar de nossa crença de que a liberdade é um valor que só quando é inevitável se viola. É que ela, tal como o voto popular, é algo tão sagrado que só um moleque há de tratá-la com irresponsabilidade.

A pena que desejo para Aécio Neves é mais grave que essa, nem por isso é feroz. É a morte política, a sua extirpação da vida pública.

E esta não depende de ministros-juízes, não depende de promotores e policiais que o acobertaram por anos a fio. Não reconheço nenhum deles como “esperança do Brasil”

Esperança do Brasil é seu juiz supremo, aquele que não querem que possa dar seu veredito: o povo brasileiro.

Fernando Brito:

View Comments (36)

    • Tem razão. Os moleques costumam ser criativos e engraçados nas suas artes. A rebeldia implícita faz parte da transição da infância para a vida adulta. O Aécio é um mal caráter, criançona mimada.

  • A PRISÃO DE AECIM - UM SONHO MEDONHO
    .
    Uma singela e merecida homenagem a Aecim, nesse dia tão importante para a carreira dele e para sua tão querida Orcrim. Com a permissão (acho) do nosso querido Carlos Drummond de Andrade.
    .
    AECIM
    .
    E agora, Aecim?
    O Joesley traiu,
    a casa caiu,
    seu mundo ruiu,
    a Papuda, psiu,
    e agora, Aecim?
    e agora, você?
    chato multidelatado,
    Al Capone flagrado,
    pilantra descarado,
    senador afastado,
    e agora, Aecim?
    .
    Está sem mandato,
    está sem discurso,
    está sem salário,
    só resta beber,
    só resta fumar,
    suspirar sem parar é o que pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    a mala não veio.
    Rodou o moinho, voltou o cipó,
    o lombo doeu, e tudo acabou
    e tudo fugiu e tudo zerou,
    até o Vox Populi zerou, Aecim,
    e agora?
    .
    E agora, Aecim?
    Sua triste derrota,
    sua falta de ESTRELA,
    seu inconformismo, sua ira,
    sua encheção de saco, sua desfaçatez,
    sua hipocrisia, sua soberba,
    sua gula de ouro, sua louca ambição,
    sua intolerância, seu ódio,
    e agora - valeu a pena, Aecim?
    .
    Com a chave na mão
    quer abrir as malas,
    devolveram as malas;
    quer nadar no mar,
    seu mar só tem lama;
    quer ir para Aspen,
    Aspen não há mais, e nem Liechtenstein,
    não tem mais passaporte, Aecim, e agora?
    .
    Se Janot arquivasse,
    somente Gilmar julgasse,
    se Andrea fugisse,
    Oswaldinho calasse,
    se Perrela assumisse,
    Mendherson se matasse,
    e se o Fred morresse, antes que delatasse...
    Mas ninguém morre, Aecim,
    e agora?
    .
    Tasso de bos@#,
    Alckmin do cara@#&.
    Preso na gaiola
    qual bicho-do-mato,
    babando de ódio,
    sem mais sua ORCRIM
    para presidir,
    sem o avião do Perrela
    para lhe resgatar,
    camburão costurando,
    as sirenes tocando,
    o povo rugindo,
    helicocas voando,
    os puliça atirando,
    as têvês perseguindo,
    as câmeras filmando,
    nesse sonho medonho
    eles levam você, Aecim,
    Aecim, para onde?

  • Moleque?? Essa criatura que chamam de Aécio, é um bandido,que cometeu crimes, que ameaça,que manda matar,que corrompe,que rouba,que mente, e pra esse tipo de gente temos a lei,que manda prender,pra pagar pelos seus atos, quando existe lei,e quando existe juízes.

  • É isso mesmo, Brito. Até no mensalão, maior circo judiciário de todos os tempos antes da Lava Jato , os condenados só foram presos após julgados. Injustamente e sem provas é verdade, mas isso é outra história. Pelo menos salvaram as aparências. Prisão de Aécio hoje ou é vingança ou é hipócrita vantagem, praticada pelos bastidores, não tão bastidores. Que não se entenda que isso é defesa de Aécio, é sim do Estado de Direito. Afastamento do Senado já foi feito e é imperativo. Prisão só após coleta das provas, julgamento e condenação. É o que penso mas no novo normal jurídico não é o que vai acontecer.

  • Temos que crescer e parar com esse comportamento polianesco e estúpido de ter dó, de sermos politicamente corretos, de querer que os outros peçam desculpas pelas faltas cometidas e de querer (tão lulopetista isso) "conversar" com os adversários para compor uma frente seja lá para que diabo sirva. Com golpista não tem conversa, sejam políticos, ou partidos. Nós não temos que dizer aos outros quais são suas justificativas e desculpas; ele que se arrumem por conta própria. Estas condutas servis só dão a dianteira ao inimigo (sim, não existem adversários na política, mas inimigos e devem ser entendidos como tal porque é assim que eles nos vêm), só reforçam a permanência do exercício do poder pelos ditadores e golpistas. Vamos parar de ser bonzinhos porque é isso que os inimigos esperam da gente.

    • Calma, José ! Você está querendo substituir um comportamento polianesco por um policialesco, aquele do prendo e arrebento e depois julgo. O correto, não o bonzinho, até com os inimigos, é julgar e, se condenado, prender.

        • Calma, Elisabeth, você está muito enganada. Se me julga, um pobre diabo decrépito, batedor de panelas, qual é o julgamento que faz do "dono" do blog ? Fernando Brito, jornalista dos quatro costados, muito mais competente e mais elegantemente do que eu, se expressa semelhantemente. Você leu ? Se não, por favor, leia. Se sim, o texto a desagradou ? Avante ! Da minha parte, tamojuntos ! Grande abraço !

          • Estou calma, Eduardo. Mais ainda depois do adiamento pelo STF da decisão sobre a prisão de Aécio. E não te julguei - nem ao Brito - decrépito ou coisa que o valha, apenas inocentes por ainda acreditarem na imparcialidade da nossa Justiça. Aécio permanecerá solto, assim como Andréa, o primo, etc, etc. Presídios brasileiros foram feitos para manter, aguardando julgamento ou mesmo uma acusação formal, apenas pobres, pretos, prostitutas, pequenos - eu disse pequenos - traficantes, ou seja, a arraia-miúda da nossa população. E viva a nossa Justiça republicana e imparcial! Ah, outra coisa, guarda teu abraço, pois eu o dispenso.

        • Se vc. está realmente calma é uma tremenda de uma mal-educada. Sem ser chamada se intrometeu de abelhuda numa conversa que não era sua, fez uma suposição idiota, esclareci sem ofensas, dispensou um abraço sincero. Isso me permite também uma suposição, vc está muito mais para Bolsonaro do que para Lula ou Dilma. Tamojuntos porra nenhuma. Também sei baixar o nível.

    • Perfeito, José R. Romero. A esquerda politicamente correta, com seu "bom mocismo," permitiu a concretização do golpe descarado e vergonhoso contra a democracia e o Brasil. Chamar Aécio de moleque, isto sim, parece molecagem. Sem mais, #Aécionacadeia.

  • Não acredito na prisão, nem tampouco na cassação, vai continuar como antes, fazendo suas molecagens.

  • Ainda que tendo por base 1 grande poeta, vc não fez feio , Francisco de Assis. Mandou seu recado com precisão e elegância. Muito bom.

  • Não desejo ver mais prisões arbitrárias. Elas foram o instrumento do golpe e basta disso no Brasil, que já está um caos. Nem para o Aécio. Entretanto, já ficou claro pelas gravações, documentos, desvios de malas e depoimentos variados, que há provas de corrupção contra ele. Não bastasse isso, Aécio deixou evidente que faz o possível para destruir provas, garantir influências, cimentar apoios e obstruir a Justiça por meio de suas negociações contínuas com seus cúmplices no parlamento, no judiciário e no empresariado. Mesmo depois de afastado do Senado e tendo sido múltiplas vezes denunciado, continuou se reunindo com "colegas" para discutir "a pauta de votações", à revelia do que determina a lei. Se isso tudo não é motivo para uma prisão preventiva legal e constitucional, não sei mais qual seria. Só se ele botar um vidro de pinho-sol na mochila.

    • A prisão preventiva de Aécio não é uma ilegalidade e sim a única forma de impedi-lo de continuar a delinquir.

    • Concordo com você Beth, já esta mais que provada a culpa de Aécio. Justiça seja feita.

Related Post