O escândalo do aecioporto foi o primeiro teste de vida real enfrentado pelo candidato do PSDB a presidente da República.
E ele foi reprovado.
Especular um pouquinho não mata ninguém, então vamos lá.
Um blogueiro amigo fez a pergunta: quem vazou a informação? Ora, agora que temos mais dados, sabemos que não era exatamente uma informação secreta. Há anos que Aécio usava o aeroporto de Claudio para descansar na fazenda de sua família, a seis quilômetros dali. Todo mundo na cidade via o aeroporto como uma propriedade privada da família Neves.
Ou seja, a informação pode ter vazado de mil maneiras. Por exemplo: o repórter da Folha, querendo alguma matéria sobre o candidato do PSDB, foi tomar uma cerveja num botequim em Belo Horizonte e o primeiro pinguço que conheceu na madrugada lhe contou o “causo” do aeroporto.
Acho mais provável isso do que a teoria de que Serra está por trás, embora também não a possa descartar.
Então os editores da Folha decidiram: “vamos fazer um teste com nosso candidato. Ele tem que mostrar couro duro se quiser ganhar eleição e manter um mínimo de estabilidade no governo. Afinal, teremos que publicar escândalos de vez em quando, e ele terá de aprender a lidar com isso”.
Talvez eles não esperassem o impacto profundo do escândalo nas redes sociais. O editorial da Folha deste domingo deixa transparecer a perplexidade do jornal com a magnitude do impacto do aecioporto nas redes sociais.
E aí eu faço outra especulação.
A repercussão gigantesca do escândalo do aecioporto não tem como pano de fundo nenhuma histeria moralista. Não acho sequer que se estourou mais uma dessas bolhas de ódio, que frequentemente atinge o PT.
Tenho a impressão que a repercussão alastrou-se tanto porque o episódio revela a personalidade política de Aécio Neves.
Preenche uma lacuna que já começava a incomodar os brasileiros: quem é, afinal, esse homem da oposição que apregoa ser o único capaz de derrotar a situação?
Mais que uma denúncia, é um episódio revelador, ilustrativo, pedagógico.
Aécio Neves revelou-se, para um Brasil profundamente angustiado pelo desejo de ter um governo mais moderno e mais ousado, um caso melancólico e contraditório.
Um coronelzinho metido a playboy carioca.
Construiu aeroporto, com verba pública, na fazenda ao lado da sua. Na fazenda que pertencia ao tio.
Outro aeroporto construído por Aécio, em Montezuma, também fica ao lado de uma grande propriedade que herdou do pai, o qual a obteve através de uma bizarra operação de “grilagem” legal de terras públicas do estado de Minas Gerais.
Á luz de tanto aereo-patrimonialismo, redescobrimos que FHC também tinha seu aeroportozinho particular, construído pela Camargo Correa num terreno ao lado da fazenda do presidente, logo após sua vitória em 1994.
Enfim, o escândalo do aecioporto parece ter causado sérios danos nas turbinas eleitorais do candidato.
Aécio tenta fugir do assunto dizendo que “está tudo esclarecido” e atribuindo tudo a uma grande conspiração do PT.
De fato, as coisas agora ficaram bem esclarecidas.
A máscara de “moderno”, de “ético”, de Aécio Neves, caiu no chão e se quebrou.
Pior que isso: ele não consegue reagir, porque não sabe o que fazer. Durante anos, em Minas, nunca ninguém lhe contestou.
O Brasil está conhecendo Aécio Neves apenas agora.
Não dá para saber se o escândalo afetará as próximas pesquisas, mas é fácil identificar o estrago profundo que ele já causou em sua candidatura, visto que esta é ancorada nas classes médias e altas, fortemente vulneráveis a essas ondas de escândalo das redes sociais.
View Comments (54)
Com essa matéria, mesmo com toda razão sobre o perfil frágil do candidato Aécio, mais me convenço de que Serra será o candidato do PSDB. Por que a mídia sabe que nem Aécio nem Eduardo Campos conseguem convencer o eleitorado brasileiro.Os dois ainda são muito verdes. Mesmo com alta rejeição, Serra consegue em pouco tempo garantir o segundo turno. Quem fala não é a eleitora do PT e de Dilma, mas a observadora de muitos anos, agora bem distante das teorias da conspiração. Só não volta se a operação for abortada, como se diz nos manuais de guerra. E se for abortada, o PSDB sai ainda mais desgastado. Porque apostou em fichas podres, blefou. E o eleitor comum acordou.
Concordo com você, só acho que o Serra derruba o Aécio agora para se viabilizar para 2018,depois dessa adeus Aécim para disputas nacionais, a DILMA ganha agora, mas o PT não tem candidato para 2018, somente o LULA poderia enfrentar a oposição em 2018, essa é a brecha que o Serra está cavando.
Concordo contigo. Abater o Aécio em pleno vôo para em 2018 o playboy não se atrever a pensar em ser candidato. Sem contar que Serra enfrentaria o sucessor de Dilma, que ainda precisa ser viabilizado. Sem contar também, que sem reforma política e democratização da mídia, até Jesus Cristo em pessoa como candidato enfrentaria problemas. Quanto a Aécio, as pesquisas devem apontar uma queda sim, uma suba do Eduardo Campos, ou quem sabe um nanico do tipo Eymael chegue a 2%, e a Dilma varie dentro da margem de erro um pouco para cima, sempre mantendo o patamar que garanta segundo turno, mesmo que para isso o PIG sonhe com os nanicos fazendo 10 milhões de votos. Mas o principal, é que a campanha do Aécio foi implodida e está claramente perdida, e isso vai se refletir no horário eleitoral gratuito e nos debates que vão ocorrer.
D. Yule Cristina,
A senhora fez uma interpretação correta da situação, mas com ano errado:
ÇERRA45 vice fegacê será realidade, mas em 2038!
fonte: http://www.hariovaldo.com.br/site/
Lembra que em 2010 o PT tambén, diziam, não tinha candidato?
Concordo com Yule e vou além. Cortaram a asa do Aécim porque ele iria trazer o PMDB para dentro do seu governo e depois dar um adeus ao PSDB.
Aécim não tem pedigre Tucano.
Com ele de asinha quebrada, o PSDB pode se reorganizar para 2018.
Mais um "parpite": a turma da mídia descobriu que não teriam controle sobre o Aécim e decidiram fazer novo projeto.
Admirável e correta observação,Maria Rita.
Temos que "especular e espetacularizar"pois as aves hipócritas sempre jogaram em ombros alheios as práticas que lhes são costumeiras.
A granja caminha a ser um puxadinho do dem.
Serra se contenta com o Senado. Ele sabe até onde pode ir. Sabe que jamais ocupará o Palácio do Planalto. Tudo o que ele quer é se vingar do Aécio e parece que conseguiu(Aécio sabe que tem o dedo dele, Serra). O Serra é vaidoso, também.
Caro Brito, não é só no aecioporto que o Sr. Aécio Nuvens foi reprovado. O seu choque de (in)gestão também acaba de ser reprovado e o estrago que ele fez em Minas acaba de aparecer de forma real,concreta, cristalina e transparente. Minas Gerais fica em 6° lugar no Ranking de Competitividade e antes estava em 3°. Perdeu para um região inteira do Brasil, região sul que ocupam o 3° (Paraná), 4° (Rio Grande do Sul) e 5° (Santa Catarina) lugares. Os mineiros tucanos com a palavra.(fonte: The Economist)
"HÁ ANOS QUE O aecio bp USAVA O AEROPORTO DE CLAUDIO PARA DESCANÇAR......".
DESCANÇAR DE QUE?DAS BALADAS CARIOCAS?NA SUA COMPARAÇÄO COM "TIRIRICA"VÊ SE QUE ELE ESTA BASTANTE DESCANÇADO.ELE NÄO TEM APETITE PARA POLITICO TRABALHADOR.O SENADOR CARIOCAUAI ESTA NO FIM
Serra serra serrador quem nao serrer sera serrado
Uma coisa, porém, é certa: O "Bolsa Família" dele é muito melhor que o do PT. Tem até aeroporto, uai!
Tijolaço em São João Del Rey aonde a familia também tem residência foi construido um aeroporto que é subutilizado.
Por coincidência foi construido na gestão do Aecio. Quanto custou? Está registrado na ANAC? Uma pesquisa também poderá esclarecer informações sobre este aeroporto.Abraço
Por tudo o que já ouvimos , lemos e a historia da jornalistas independentes lá das minas gerais, nao podia ser diferente. Agora imaginem Aecim e sua maninha mandando no Brasil?
Por favor, alguém poderia me enviar o procedimento passo a passo para realizar uma "grilagem legal" de 650ha de terra como a descrita acima.
Tenho bastante interesse no assunto, desde que esteja dentro da "legalidade". E para instalar um aeroporto nestas terras com dinheiro 100% do povão é necessário ser governador?, Titio de governador? Ou sendo simplesmente José é possível dar um jeitinho(legalmente)?
Alguma coisa está errado nestas informações da fazenda da "Família Aécio" em Montezuma/MG. Isto porque todas as notícias falam em "usucapião" da terras do Estado pela "Família Aécio" quando este instituto NÃO É VÁLIDO PARA TITULAÇÃO DE TERRAS PÚBLICAS. Se forem verdadeiras as notícias pergunta-se: Onde está o Ministério Público (Estadual ou Federal)??? A nova "emenda constitucional" é apenas para Minas Gerais??? E a OAB/MG não se pronuncia a respeito do tema??? O JUDICIÁRIO MINEIRO é diferente do JUDICIÁRIO BRASILEIRO concedendo "usucapião" em TERRAS PÚBLICAS???
Por estas e outras entendo o porque um cidadão que é senador, ex-governador do 4º estado mais importante da União e que só viaja de jato executivo, e pretende ser Presidente da República declara ter um patrimônio equivalente à metade (ou menos) do meu patrimônio que me permite viajar de carro e, no luxo, em aviões comerciais com horas de espera em aeroportos por este Brasil adentro.
Ainda, que pena que não tive a inteligência e argúcia para GRILAR TERRAS PÚBLICAS nas alterosas. Tive que trabalhar duro e sofrer muito para COMPRAS AS MINHAS TERRAS DE 700 HECTARES.
Se procurar, na certa vai achar muito mais sujeira desse sujeito. Os prefeitos das cidadezinhas do interior mineiro comem na mão dele. será porque?
E a lei eleitoreira 100 que efetivou mais de 90 000 funcionários públicos na área da educação de MG? Ela foi considerada inconstitucional pelo TSF em maio. E até agora o governo vem empurrando com a barriga, até passar as eleições, para não atrapalhar o aecim do aecioporto.
Aécio antes do aeroporto podia falar em ética. Aécio depois do aeroporto se lascou. Ou, como diz no Rio, sifudeu. Ou melhor, como diz a Folha, Aecio pousou. kkkkkkkkk