Agora que ganhou seu aumento, o Supremo vai deixar Temer usar “método Cunha” no Senado?

No Valor de hoje, com todas as letras, o que todo mundo sabia:

Após seguidas manifestações de senadores de que poderiam reavaliar sua posição em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, o governo do presidente interino Michel Temer resolveu ir ao contra-ataque: em uma operação em várias frentes, articulou ontem a diminuição em 20 dias do trâmite do processo instalado no Senado, trazendo o eventual desfecho da cassação do mandato para fins de julho – antes portanto do início dos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

Ué, mas não é assim que Eduardo Cunha fazia lá na Câmara com a comissão de Ética e que fez o Supremo Tribunal Federal tomar a gravíssima decisão de tirá-lo do cargo e suspender-lhe o mandato?

A única diferença é que lá a manobra era para não cassar e, no Senado, a manobra é para cassar.

E, para usar o neologismo de Cunha, Temer não é o “usufrutário” do afastamento de Dilma?

Não pode, por seu poder, oferecer vantagens por votos? O próprio Valor diz que ele “acertou a indicação do ex-ministro de Minas e Energia de Dilma senador Eduardo Braga (PMDB-AM) para ser o relator-geral do Orçamento de 2017, como forma de amarrar seu voto no julgamento”.

Claro, Temer nega que interfira, mas elogia publicamente o atropelo dos prazos, dizendo que “quer antecipar o benefício para o País, porque não é bom para o Brasil este sentimento de transitoriedade”.

O STF vai deixar serem encurtados os prazos da defesa?

Não vai ficar muito “bandeira” concordar com isso depois de ter ganhou aquele tão desejado aumento para o Judiciário?

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Temer teme o resultado da votação final e demonstra isso ao estimar em 59 a 60 votos favoráveis à cassação de Dilma.
    Para chegar a esses números, pelo menos dois senadores que votaram contra a abertura do processo teriam que mudar de posição, o que não é sequer razoável, diante do bombardeio da mídia naqueles dias.
    Dissimulado como é, em circunstâncias normais, diria que o senado é que decidirá.
    Ao lançar o blefe, demonstra é insegurança, pois os números não batem.
    A antecipação do calendário, a essa altura, seria favorável a Dilma e não a Temer, diante da cascata de escândalos entre os notáveis.
    Os senadores do norte e nordeste com mandato vencendo em 2018 enfrentarão Lula, após votarem a favor da cassação.
    E essa suposta informação sobre o voto de eduardo braga é parte do blefe.

  • Recentemente assistimos a episódios idênticos, tanto na câmara como no senado.

    Essa lorota das "manifestações de senadores de que poderiam reavaliar sua posição em relação ao impeachment" parece seduzir apenas a equipe que assessora a presidente Dilma.

    Se por ventura, a equipe de defesa da presidenta esteja embasada nas declarações de revisão de voto dos senadores, então melhor pensar em outra coisa, caso contrário teremos Temer até 2018.

    A esquerda, em face da gravidade do momento, sem perder as utopias, precisa ser pragmática. A união de todos e uma avaliação serena urgem, pois cada dia desse grupo no poder representa décadas de retrocesso.

    Caso o retorno da presidenta mostre-se impraticável e exista possibilidade concreta de uma reeleição geral - mesmo sabendo que os candidatos e eleitores, evidentemente, serão os mesmos -, nesse caso e somente nesse caso, opto pela reeleição.

  • O Senador Eduardo Braga seria relator do orçamento,sendo que ele não ganharia nada com isso. Ele não iria encher de dinheiro os cofres do fálodo governo do Amazonas que gasta 200 milhões em publicidade e está mandando fechar pronto socorros,ubs,Caic e Caimi,ou seja,cortando dinheiro da saúde pública descaradamente e sem contar que esse atual desgovernador do Amazonas só está esquentando cadeira para o senador da Andrade Gutierrez,Omar Aziz,voltar em 2018,depois do mesmo ter dado uma pernada olímpica em Eduardo Braga em 2014,colocando toda a mídia comprada e corrupta do Amazonas e a máquina estadual todinha contra Braga e não devolvendo o governo do Amazonas para o atual senador.

    Fora isso, Eduardo Braga é igual Eduardo Campos,se não fosse Lula e Dilma(os governadores de fato do Amazonas e Pernambuco de 2003 a 2014) nada teria sido feito no Amazonas e em Pernambuco.

    Isso é fato e Braga deve favores impagáveis a Lula e Dilma.

  • ... É o golpe mais VAGABUNDO &$ mais descarado &$ mais vulgar da história mundial &$ adjacências (sic)...

    E depois que “o Janot resolveu amarrar as pontas soltas [das gravações do Sérgio Machado]”,
    as [mega]pedaladas do nazigolpista TEMERário/TEMERo$o ‘vazam’ ainda mais descaradamente as contradições do (DES)governo usurpador e trapaceador vulgar…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  • ... Conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito, diletos(as) leitores(as),
    esqueçamos aquele IMUNDO &$ IMORAL antro/covil senatorial...
    Esqueçamos o STFede - e acumpliciado no 'golpe jurídico-midiático-policialesco que chafurda desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão'...
    Esqueçamos o TCÚÚÚÚÚÚúúú do MENSALÃO do advogado Tiaguinho Cedraz da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC neste mesmo TCÚÚÚÚÚÚúúúúúúú...

    Honesto povo trabalhador brasileiro nas ruas, avenidas, rodovias, becos, guetos, esquinas...
    Em paralelo, GREVE GERAL!
    Do contrário, 'nois' não mais teremos 'amanhã'!
    Complexo assim!

  • A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLÍTICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTO VALORIZAM SEM MERECIMENTOS, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil se tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  • O momento psicológico virou completamente em favor de Dilma. A invencionice cabeluda do jornal o Globo misturando Pasadena, propinas e cabeleireiros numa tentativa de semear escândalo e reverter a situação, só faz demonstrar que o golpe realmente subiu no telhado. Uma mentira desse porte é movimento muito arriscado para a Globo e ela não se submeteria a tanto se a situação não estivesse a exigir que o fizesse, como tentativa desesperada de salvamento de um golpe com sinais de naufrágio. Há outros dois indícios fortes de que a situação não é nada favorável aos golpistas. Um indício é a tentativa também desesperada de Anastasia para antecipar a votação da escolha indireta de Temer para presidente, certo de que quanto mais o tempo passa pior fica para a causa golpista. O outro indício foi a declaração inusitada de Temer à imprensa de que tem 60 votos favoráveis a sua eleição direta, o que indica que ele está inseguro ou já sem garantia nenhuma de vitória. O momento é muito favorável à reversão das expectativas golpistas. Restam às forças democráticas saber responder com tranquilidade e firmeza aos ataques jurídicos/midiáticos que virão.

  • O LAURA BERGAMO VAI A PUTA QUE TE PARIU. APROVEITA QUE E EX COXINHA E VAI USAR A PROPRIA PRA GANHAR ALGUM '$$$''

Related Post