O ministro da Cultura, Roberto Freire, em lugar de absorver, civilizado, as críticas do escritor Raduan Nassar ao governo de Temer, e responder com espírito (que não tem) e inteligência (que lhe falta) resolveu partir para o “coice” na entrega do Prêmio Camões ao romancista, sugerindo que ele devolvesse a premiação que, em parte, é subvencionada pelo Estado brasileiro e por Portugal.
Revela não apenas sua estupidez, ao não separar o que é o poder público e seu dever de incentivar a cultura – afinal, ele não tem ligações com ela, mas com a política, apenas – como a sua absoluta ignorância sobre quem é o consagrado autor de Lavoura Arcaica.
Raduan, não só no campo das ideias, deu muito mais ao Brasil. Inclusive em valores sonantes, não apenas morais.
Anos atrás, ele doou sua Fazenda “Lagoa do Sino”, em Buri, no sudoeste de São Paulo à Universidade Federal de São Carlos, fazer um campus agrícola, com foco na agricultura familiar.
É muito mais do que a mesquinharia que Freire lhe faz.
A única coisa de útil que faz o ministreco – que nunca deu nada ao Brasil, senão sua incrível capacidade de sabujar o tucanato – é dar oportunidade para que mais gente se interesse pela história e pela obra deste grande apaixonado pela terra brasileira, mostrada neste vídeo do Globo Rural, magnificamente conduzido pela glória do jornalismo brasileiro, José Hamilton Ribeiro.
Assista, fala de algo que Roberto Freira nunca entenderá: colocar as pessoas, acima de seu próprio interesse material.
View Comments (22)
É só trocar o nome pelo do "ministro" que dá certinho:
Senhor Antão de Sousa de Menezes,
Quem sobe ao alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.
A fortunilha, autora de entremezes
Transpõe em burro o herói, que indigno cresce:
Desanda a roda, e logo homem parece,
Que é discreta a fortuna em seus reveses.
Homem sei eu que foi Vossenhoria,
Quando o pisava da fortuna a roda,
Burro foi ao subir tão alto clima.
Pois vá descendo do alto onde jazia,
Verá quanto melhor se lhe acomoda
Ser home em baixo, do que burro em cima.
(Gregório de Matos Guerra, século XVII)
É nisso que dá botar uma besta quadrada dessas no ministério da cultura!!!! o sujeito não serve nem pra polir o tampo da escrivaninha do Raduan Nassar, grande autor, intelectual de fibra, homem íntegro, simples e totalmente avesso a vaidade. Fala pouco, aparece pouco, não dá entrevistas e fica na sua, mas defende sua opinião política na cara dos golpistas.
Mas quem assume ministério neste desgoverno golpista infame é isso aí mesmo: besta quadrada, mesquinho, demagogo, hipócrita, gente baixa que merece ser considerada a curto, médio e longo prazo o lixo do lixo da história nacional. Não tem um dia desde o 17 de abril em q eu não me pergunte: quanto tempo mais teremos de aturar esta escória no poder? Quanto???
esse roberto freire pediu a Deus para ser um lixo e Deus exagerou. rf: um capacho do tucanato.
Ninguém suporta o roberto freire, só o josé serra. Por outro lado, ninguém suporta o serra, só o roberto freire. Dá pra se ter uma dimensão da tragédia.
O Sr. Raduan merece todos os prêmios do mundo e do além. Desmaterializado, culto, generoso, sem vaidades, humilde, sem mais delongas, simplesmente o cara. Quanto a este Freire, mais um entre os notáveis do Temer, sem comentários, só nojo. Deixa pra lá. Devemos ignorar os ignorantes e saudar os homens de boa fé. Viva Raduan!
Prezado Fernando,
Ao Globo Repórter do grande José Hamilton Ribeiro, faltou citar a saga para a doação das terras e o papel fundamental do, à época, Ministro da Educação Fernando Haddad.
Essa é uma história para ser contada.
Prezado Fernado,
complementado meu post anterior, segue link que clareia a questão da doação das terras de Raduan Nassar.
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/psdb-uniu-lula-a-raduan-nassar
Abraços
Para esse senhor a frente do Min. da Cultura, está na Bíblia em prov.17,28. Ele não vai se importar, ele é "comunista". kkkkkk
Esse escroto do Freire era comunista de carteirinha e debandou para o outro lado. Nunca teve convicções, sempre foi um oportunista de plantão.
E o que esperar mais,de um FALSO COMUNISTA? Até acho que no passado,era agente infiltrado,para dedurar os outros.
Roberto Freire sempre foi pilantra, canalha e oportunista.
Esse Freire, ainda bem, já está na "capa da gaita" como dizemos aqui no Sul.