Maldita idade que me faz conservar certo modo cartesiano de pensar.
Daí que li a manchete do Estadão sobre o bilhete onde Marcelo Odebrecht manda “destruir o e-mail sondas”, escrito na cela da PF e xerocopiado pelos sherlocks da Polícia Federal.
Esqueça-se o que disse a defesa, alegando que era destruir juridicamente um e-mail sobre sondas arrolado como prova, tanto que era um item do ” pontos para o habeas corpus” (a imagem o Estadão deixa claro) e que, logo a seguir o texto explica como rebater: “lembrar que naquela época, a Sete…” etc.
Vamos ficar na questão da destruição física, mesmo.
Se o cidadão está pedindo para os advogados destruírem, das duas uma: ou o e-mail não foi apreendido, ou foi.
Se não foi, apareceria o pedido assim, sem especificação. Como os advogados dariam, abririam a caixa de mensagens de Marcelo e procurariam, entre milhares de e-mails, qual deles se referia a sondas.
Como sonda é um negócio de vulto, deve haver dezenas. Qual deles, o doutor e a doutora causídica iam destruir? E será que eles não sabem que, apreendido o computador ou através do servidor de e-mails, mesmo que se delete algo, isso pode ser recuperado?
Isso é canja para qualquer perito em informática da Polícia, ora. E o megaempresário e seus advogados estão carecas de saber disso. E-mail fica armazenado no servidor, tanto que você pode abrir sua caixa de mensagens em outro computador, na Conchinchina e estarão todos lá, porque estavam no servidor e é só pesquisar os arquivos apagados e reconstituir.
Mas se o e-mail foi apreendido, como destruí-lo? Quem sabe entrar um casal de advogados, ela com roupas bem provocantes, distraem o jovem e impetuoso agente da lei e ele, num golpe de prestidigitador, arrancam o e-mail do processo?
Assim, coisa de Mata-Hari, né?
Se não fosse o apagão mental que parece ter tomado conta da meganhagem, inclusive a jornalística, era só um bobagem policialesca.
Aliás, o delegado diz que “deixou passar”o bilhete para ver se o advogado do acusado viria “acusar” o seu cliente de estar cometendo crime de destruição de provas… Pode rir à vontade.
Ou então foi delírio de quem andou vendo demais “Missão Impossível” e aqueles gravadores de fita que diziam “esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos”…
Mas é manchete e grande acontecimento jurídico.
PS. Embora fosse óbvio, só a Folha percebeu e noticia, discretamente: “Bilhete de presidente da Odebrecht revela estratégias de defesa“. Simples assim.
View Comments (46)
Nos próximos dias é possível que ocorra uma renúncia coletiva dos advogados que defendem a Odebrecht na Operação Lava Jato. A alegação deles é que houve cerceamento amplo da defesa. Essa possibilidade está sendo cogitada face a gravidade dos fatos.
Há dois fatos justificando a medida. Um deles foi a invasão do Departamento Jurídico da Odebrecht pela Polícia Federal, que carregou computadores e arquivos e, com eles, toda a estratégia de defesa dos advogados.
Em episódios anteriores, de invasão de escritórios de advogados, havia a imputação de um fato criminoso.
Desta vez, não houve nada. A polícia simplesmente invadiu a empresa, foi direto no Departamento Jurídico, recolheu documentos, devassando a defesa sem motivo e alimentando as suspeitas de que os advogados estavam sendo monitorados.
Os documentos foram levados sem lacre, ficando acessíveis a delegados e procuradores. Ali – na opinião dos advogados da Odebrecht – rompeu-se o estado de direito.
Quando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestou, Moro provavelmente se deu conta das consequências do episódio, que poderá levar à anulação do inquérito sobre a Odebrecht. Tentou se compor com os advogados, chamando-os para participar do lacre dos documentos. Eles recusaram alegando que àquela altura, policiais e procuradores já tinham tido acesso às estratégias de defesa.
Há convicção entre eles que nos próximos dias haverá um festival de vazamentos com informações descontextualizadas para criminalizar os acusados perante a opinião pública.
Foi o que ocorreu em dois episódios.O primeiro, quando o Ministério Público apontou suposta propina paga a Pedro Barusco quando, na verdade, era Duque adquirindo debêntures da Odebrecht.
A segunda, um e-mail enviado a um grupo de executivos – entre os quais o presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht – mencionando uma discussão acerca do sobre preço.
Tratava-se na verdade de uma negociação normal, um tipo de contrato em que se tem o custo da obra e, depois, se negocia a margem de lucro da empresa, chamada de sobre preço. Procuradores interpretaram como propina, como se discussões sobre propinas corressem soltas em e-mails.
No caso de Marcelo Odebrecht, seu nome apenas constava da lista de e-mail. Não dialogou nem respondeu ao remetente.
Fora esse e-mail, o único fato levantado contra Marcelo foi a informação de delator de que a Constructora Internacional Del Sur seria da Odebrecht. A empresa negou e o próprio Moro admitiu não ter levantado nenhuma prova no Panamá.
Acredito que se restar no país algum resquício de senso de obrigação de fazer valer a justiça, haverá a anulação da operação no que diga respeito à Odebrecht, por conta desta invasão do seu departamento jurídico. Simplesmente porque qualquer linha de investigação pode estar contaminada pelo produto das informações sequestradas ilegalmente.
KKKKKKKKKKKKKKKK
Esta com medinho Marcelo Odebrecht
A casa esta caindo
Ja ja pegam o 9 dedo, kkkkkkkkkkkk
vaza, troll, vai lá comprar camisa dos revoltados on line e esbravejar o fim da corrupção no g1...
E o teu ídolo Aecim, assumindo, entrega tudo de graça pros EUA. Logo virá um senhor de escravos falando inglês te dar chibatadas nas tuas costas de coxinha.
Meu ídolo é meu pai, que conseguiu criar a família dele sem bolsa família, e trabalhando muito durante sua vida.
Não sou Aécio e não sou Dilma.
Sou a favor do certo.
Se fizeram coisas erradas, TEM QUE PAGAR.
E não idolatro bandidos.
Troll palhaço. Você nem sabe o que é Bolsa e muito menos família. Não aprendeu coisa nenhuma. Teria muito mais respeito com a vida das pessoas. Sua casa não vai cair porque não tem.
Roque,
Voce viu eu em algum momento eu ofender alguem?
E você vem falar em respeito?
Caro Roque. Não vou discutir com você, ok
É só você dar uma olhada na atual situação do Brasil.
Pega por segmento, fica mais facil você identificar caso tenha dificuldade.
E lhe digo novamente:
Não idolatro BANDIDO.
Independente de quem seja.
NÃO SOU AECIO, NAO SOU LULA e NAO SOU DILMA.
Quero somente que as coisas andem de maneira correta.
Ou voce é crente que esse cidadao que foi preso, não tem nada de irregular nos negocios dele com a Petrobras (que é sua tambem).
Abraços
Junto com a mamãe.
É Sres,
Parei.
Me Venceram
Meu pai sempre disse que quando lhe faltarem com respeito, sai fora, para não chegar ao mesmo nivel.
Abraços Sres
Somente deixo uma coisa para voces lerem:
http://www.valor.com.br/brasil/4106450/inflacao-em-2016-deve-ficar-em-48-para-bc-e-em-51-para-mercado
Haaaaaaaaaa, não vai ter valor, pois o valor tambem é PIG.
Abraços
Claudio,
Parabenize seu Pai.
Sem dúvida ele merece e quem lhe fala, com certeza, tem o exemplo ainda mais dramático que o seu.
Todavia, não assassine nossa linda língua materna.
Não use próclise no inicio da frase: Me venceram. Veja como soa melhor: Venceram-me.
A propósito, a abreviatura correta de senhores é: Srs.
Não vão pegar, fera! Lamentamos te informar...
Você disse: "Roque, Voce viu eu em algum momento eu ofender alguem?"
Você começou ofendendo, Claudio. O seu kkk em letras garrafais já foi o começo. E ofendeu quem recebe bolsa família, como se isso fosse crime.
Você nos ofendeu, também, vindo até aqui, quando sabe que Brito colocará seus comentários e isto nos deixará fulos.
Por último, não venha me dizer que não é coxinha. Se não fosse coxinha, nem teria vindo aqui! E você sabe disso!
Não fiquem irritados. O Cláudio é apenas turbulência normal no vôo do Tijolaço.
Quando o Marcelo foi preso o e-mail do sobrepreço era inclusive justificativa da prisão. Ele pode ter dito destrua no sentido de combater a tese da acusação. O que foi feito pela carta aberta da Odebrecht.
Cada vez mais a Lava Jato se parece com a episódios da série de Agente 86, de autoria do impagável Mel Brooks.
Nem no Cone do Silêncio, o Chefe do Controle (aquela agência de espionagem) - pode adivinhar quem é o Chefe do Controle lá no Paraná? - poderia tomar conhecimento das incríveis e confidenciais descobertas de Maxwell Smart.
Imagino o seguinte diálogo:
- Oh, Chefe, a KAOS (os vilões, a máquina do mal) está com um plano pra destruir o e-mail - naqueles tempos seria um telegrama - em nosso poder e já publicado (e também vazado) na imprensa. Interceptamos um bilhete de um dos vilões da KAOS para os advogados deles revelando o sinistro plano.
- Mas agente 86, esse e-mail - ou telegrama - já não foi copiado e distribuído a todos, qual o motivo deles destruírem fisicamente esse e-mail - ou telegrama - se ele está disponível na rede e no mundo - ou nos CORREIOS.
E aí, a câmera fecha naquela cara de paspalhão do nosso caro Agente 86.
É isso aí.
Está tudo sob Controle.
Caro Fernando,
Olha que interessante, até o pitbull não gostou dessa história.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/historia-do-bilhete-em-que-marcelo-odebrecht-orientaria-advogados-a-destruir-provas-e-a-mais-surrealista-ate-agora-da-operacao-lava-jato-e-teatro-do-absurdo/
Até entre eles tá estranho isso!
Rodrigo, qual remédio vc. tomou para não passar mal após ler alguma coisa deste reinaldo? VC. deve ter estomago de ferro!
Olha, eu acompanho o blog dele. Não tenho prazer algum, mas acho importante ver os acontecimentos pela ótica "rival". É um belo exercício de paciência, mas ajuda a ver quais pontos devo focar ao defender o que acredito.
Mas que não é fácil, não é.
Rodrigo,
Tia Reinalda só é referência para os seus miquinhos amestrados. Não deve ser levada em consideração pelo pessoal mais sério. Tia Reinalda, na verdade, não passa de uma grande gozadora. Tia Reinalda omite, mas ela tem até Zé e Silva no seu verdadeiro nome. Nomes muito comuns na Banânia citada por ela.
O Rodrigo tem toda a razão e devemos acompanhar os movimentos do inimigo. Esta informação do Rodrigo é importante - O Reinaldo tem acesso ao núcleo do comando golpista e sua reação indica que eles lá devem ter ficado furiosos com mais um erro importante numa sucessão de mancadas desta Lava Jato. E isso é indicativo de que poderão forçar a adoção de uma mudança de estratégia na operação. Será que vão providenciar uma mudança de abordagem de estúpida para gentil dos carcereiros para com o Emílio, tentando isolar seu caso dos demais para o prejuízo não ficar sendo maior? E será que depois disso irão tentar negociar uma soltura em condições tais que ele não saia por aí atirando contra quem o prendeu ilegalmente, etc., etc.? E ainda por cima poderão tentar que ele passe alguma informação interessante, já que estão zerados de informações "produtivas", mesmo tendo se recusado a fazer uma delação pressionada.
O desespero dessa mídia PiG decadente que não se dá conta do vExame que passa a cada tentativa esdrúxula de se fazer cortina de fumaça para tentar abafar, em vão, o mega-escândalo deflagrado com a Operação Zelotes e a CPI do CARF.
Gostaria de entender porque o Juiz Moro e a República do Paraná possuem todas esta liberdade de atuação, se em um passado recente, um delegado da PF (Protógenes) em uma operação (Sathiagraha), foi afastado das suas funções, o MP foi esculachado pois estaria exacerbando as suas funções e o Juiz responsável à época por esta operação foi humilhado em público pelo ilustre presidente do STF, tendo ainda emitido dois HC´s em tempo recorde para que um banqueirinho de m... não ficasse mais que uma noite preso, mesmo com várias provas materiais e cabais, enquanto agora, arbitrariamente vários cidadãos brasileiros garantidores de milhares de empregos diretos e milhões indiretamente ficam encarcerados sem uma única prova cabal ou material? Que país é este que possui dois pesos e duas medidas onde mais deveria existir o tratamento igualitário? Porque ninguém das altas cortes judiciais deste país não fala absolutamente nada, não precisa fazer como o ilustre ex-presidente do STF fez, de fazê-lo com estardalhaço na calada da noite, mas pelo menos, que façam valer a nossa constituição que proíbe e não permite tal acinte aos direitos fundamentais de todo e qualquer brasileiro. Com a palavra, qualquer autoridade do judicial que conheça e defenda a nossa constituição.
Sobre suas indagações, o que podemos inferir do atual momento e tentar dizer de imediato é que existe um respaldo muito poderoso às ações do Moro e sua equipe de policiais e procuradores. E não se trata apenas da mídia. São forças externas e brasileiras de vários especialistas em diversas disciplinas, apoiados por empresários e financistas dispostos a usar todos os meios, inclusive muito dinheiro, para tenar derrubar ou inviabilizar o governo atual do Brasil. Este pessoal está pronto a destruir as próprias forças produtoras do país para conseguir seu intento político e geopolítico. A sombra desse pessoal se faz anunciar ppor toda a parte onde haja vida institucional neste país. Isso explica a apatia que toma conta, por exemplo, do STF, que por algum meio já deveria der dado um basta a este braço do golpe que se instalou no Paraná, e que está a destruir toda a tradição jurídica do país, todo o legado de homens que dedicaram a vida a erguer nosso modesto, mas belo edifício jurídico, que ora estas pessoas desnaturadas estão a desmoronar.
Quer saber como destruir provas apreendidas, e constantes de autos judiciais? ligue para a Cristina Maris Ribeiro da Silva, ela sabe orientá-lo.
Um bilhete do acusado para seu advogado pode ser interceptado?
De tudo que já se viu, resta-nos concluir que uma boa parte daqueles que dizem que são da 'justiça' trabalham na verdade para a oposição, o PIG e a elite sonegadora do Brasil. São a banda podre, corrupta e perseguidora dos trabalhadores que estão no judiciário, na PF e em outras instituição da República. Não podemos aceitar esse comportamento deles, pois SÃO TODOS SERVIDORES BEM PAGOS PELO POVO, assim são servidores públicos, não tem que ter lado. Por isso, meu grito de indignação contra as perseguições contra o PT, quando os escândalos e corrupções do PSDB e do PIG e da elite sonegadora são 'esquecidos' quando não são engavetados.