Ai, minha concessão…Globo recua e deixa porteiro na Lei de Segurança Nacional

A edição do Jornal Nacional de hoje é um dos mais simbólicos momentos de covardia da TV brasileira.

A Globo voltou atrás de tudo o que apontou ontem e encampou, sem questionar, a versão de que “o porteiro mentiu”, sem nenhum questionamento sobre esta versão, inclusive a da inacreditável história de que só hoje se fez a perícia dos áudios de ligações apreendidas no dia 5 de outubro.

O porteiro, até agora anônimo, vai ser processado, se aceito o pedido do procurador geral da República, Augusto Aras, com base na Lei de Segurança Nacional.

Ao dizer que o motorista do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes chegou à portaria do condomínio e disse que ia à “Casa 58”, onde morava Jair Bolsonaro, imputou ao Presidente “fato definido como crime ou fato ofensivo à [sua] reputação”.

Reputação de quem, àquela altura, nem presidente da República era.

Falta, até que se arranje um, motivo para que o porteiro criasse uma história que sabia que iria mexer com gente graudíssima e contra a qual sabia que havia a gravação de tudo o que se passara.

A história não faz sentido.

Hoje cedo, Ricardo Noblat, na Veja, escreveu que cabeças coroadas da República “concordaram que a TV Globo não levaria ao ar o que levou se não tivesse absolutamente segura da procedência das informações.”

A ameaça de cassação de sua concessão, afirmada explicitamente pelo presidente, “fez diferença”.

Afinal, o que é perder o respeito perto de perder uma rede de TV?

O império Marinho sai desmoralizado desta batalha de Itararé, que nem chegou a acontecer.

Bom para entender que, quando enfrentada, a Globo pode ser um tigre de papel.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • Nossas instituições estão tão desmoralizadas, que quem acreditar piamente nelas pode se lascar. Vide Lula.

    O MP falou, e daí?

  • Nessas horas eu não posso deixar de lembrar de Dilma, a presidente mais fácil de ser derrubada de toda a história da humanidade. Ela e seu ridículo Zé foram feitos de "gato e sapato" e tudo que fizeram foi miar. O Brasil merecia LUTA, mas houve covardia disfarçada de republicanismo. Vou repetir isso mil vezes, porque a esquerda vai voltar ao poder e seria bom que aprendesse COMO SE LIDA COM A GLOBO.

    • Lembra -se de quando a Veja derrubava um ministro da Dilma por dia?
      Dava vergonha e ninguém reagia.

    • Se fosse o PT o processo de impeachment teria sido instalado hoje e atravessariam a madrugada votando. Ate sabado o senado votaria e segunda a Manoela tomaria posse

      • Se fosse o PT não teria impeachment, cassariam a chapa. Jamais deixariam a Manoela assumir.

      • Mais certo é que cassariam a chapa para arrancar a esquerda do poder.

    • Se Dilma enfrentasse da forma que o coiso tá enfrentando, tudo que ia ser válido pra derrubar o palhaço, ia ser usado para derrubar a Dilma. Dilma e o PT da época perdeu o povo, teve chamamento pra rua, ninguém foi. O problema é que liberais, como a Globo, sempre estarão do lado dos fascistas, até serem devorados por estes. Eu prefiro que o coiso enfrente a globo, pois são duas gangues se matando. O coiso é mais fácil de derrubar do que a Globo, mas se ele derrubar a Globo antes, melhor.

      • Dilma perdeu o povo quando fez concessões ao neoliberalismo, quando chamou Levy para ser ministro da Fazenda. Perdeu a confiança do povo e não ganhou a da elite, a quem quis agradar. Foi honesta, mas não soube ser uma boa presidente.

    • Verdade!!!! O problema é o mesmo da propaganda antiga de shampoo. "O presidente mudou, mas os nossos políticos continuam os mesmos".

      Enquanto os nossos políticos ficarem ladrando, mas não mordendo, não obteremos nenhuma vitória efetiva. Parece que só querem surfar na onda "Lula livre" ou na onda "Marielle vive". Com tudo que já foi mostrado (envolvimento de milicianos próximos a Bolsonaro, a vazajato etc), era para emparedarem o MP e o Judiciário. Mas não ... Tá difícil de suportar.

  • Oxalá alguém casse mesmo está concessão, que tanto mal faz ão país.

  • Alguém disposto a revelar a verdade, dos audios e das listas deveria aparecer para defender o porteiro, pois ele só estava cumprindo as regras de seu serviço ao qual era remunerado. Ele, o porteiro, não era advinho, vidente para imaginar que horas depois os envolvidos cometeriam um assassinato. Não é justo jogarem o mesmo aos leões e ser processado por cumprir seu dever. O pessoal dos direitos humanos, OAB, qualquer ONG deveria defendê-lo. É o mínimo para que essa história prejudique o mais fraco e indefeso.

  • Isso não é recuo, não é mesmo. Trata-se de um jogo de forças. Quando Bolsonaro dias atrás disse que poderia não renovar a concessão era esperado que a Globo revidasse. Foi o que fez. Mostrou força e fez um acordo com Bolsonaro. Não existe outra hipótese nessa podridão toda.

  • Foi divertido, pelo menos. Mas não devemos alimentar ilusões sobre o destino deste lugar. O ciclo do petróleo será apenas mais um ciclo econômico em que estrangeiros e poderosos locais faturaram alto com a entrega de mào beijada de riquezas nacionais. O ciclo do petróleo está apenas se somando aos ciclos do pau brazil, cana de açucar, ouro, café, borracha. O pior é parte considerável da populaçào ainda aplaude o roubo. Quem se levantou contra, terminou morto, como Tiradentes e Getúlio (entre outros) ou acabou na prisão, como Lula. O povo deste lugar merece viver na merda.

    • O povo deste lugar não merece.viver na merda. O que você pretende com tal afirmação? Destruir o que ainda resta da autoestima do brasileiro? Deste seu comportamento não surgirá nada que faça bem ao Brasil. Nenhuma esperança ou mesmo análise razoável da história está metida no seu panfleto antinacional. Nenhum povo merece viver na merda. Tiradentes terminou morto, e não construiu nada duradouro? Getúlio terminou morto, e hoje o país que somos, uma das maiores economias e civilizações do mundo, não deve nada a ele? Por qual razão o Bolsonaro tem tanta dificuldade de implantar sua ditadura, não será porque conseguimos construir com os esforços de milhões de pessoas, uma sólida resistência democrática? O povo norte-americano também está na merda, e não merece viver nela.

      • Discordo de você. O povo daqui merece sim tudo o que está passando, e para mim não há resistência alguma! Onde estão as mobilizações? Sindicatos, entidades de classe, movimentos populares? Onde está a resistência da oposição no Congresso, fora plaquinhas e palavras de ordem? Veja que estão doando tudo! O Paulo Guedes vai empurrando no povo, é claro sem dó nem piedade!! O quadro é sinistro, o internauta Carlos resumiu muito bem, está tudo indo de mão beijada, e o povinho(minúsculo mesmo), não se move! Pobre Brasil!!

        • Mauricio Correa a oposição está reduzida a meia dúzia de parlamentares. O povo votou em peso nos parlamentares do mercado financeiro. A única resistência que vejo é o caso do Lula, que preso a mais de um ano segue firme mostrando ao mundo o lixo que é o nosso poder judiciário!

          • Disse tudo!! O problema é os nossos políticos (esquerda) ainda acreditam no MP e no Judiciário. Enquanto isto, tomamos na cabeça.

      • Enquanto as pessoas não começarem a enxergar a realidade, não vamos desatolar. Lula, Dilma, a esquerda foram ingênuos ao acreditar em três ilusões: 1 - A "sabedoria" popular; 2 - Que a direita tinha respeito pelas regras democráticas; 3 - Que a democracia estava consolidada no brazil. O "povo" é como aquela criança doente a quem se obriga a tomar remédio, quer ela queira ou não.

  • As explicações parece que só deram para cobrir metade do santo. Hoje sobrou falatório, mas nenhuma informação sobre o segundo telefonema do porteiro, no qual ele teria dito que alertou ao morador da casa 58 que o cidadão que disse que ia para lá estava na verdade se dirigindo para outra casa, a 66. Sobre isso, nem uma palavra do Ministério Público, nem do Carlos Bolsonaro, nem de ninguém. Dizerem que abrirão uma investigação sobre o porteiro não é suficiente para cobrir um hiato que deveria ter sido abordado de pronto por todos. Nem uma palavra sequer para dizer claramente que o porteiro teria enlouquecido e imaginado este detalhe do segundo telefonema, que entretanto parece ser muito real. Resultado: ninguém poderá acreditar inteiramente neste desfecho.

Related Post