O depoimento do policial federal – Jayme Oliveira, o Careca – em que ele diz ter levado dinheiro em malas para Eduardo Cunha (líder do PMDB) e Antonio Anastasia ( braço direito de Aécio Neves) tem alguns pontos muito interessantes, além das revelações sobre o caráter “democrático” da propinagem de Paulo Roberto Costa.
É que, no depoimento – que você pode ler aqui, no facsímile divulgado pelo Estadão – Oliveira diz, por diversas vezes, que foi levar malas de dinheiro de Youssef para as executivos das empreiteiras.
É algo que “passou batido” por nosso “jornalismo investigativo”.
Oliveira diz que levava dinheiro de Youssef para a Camargo Correia, para Júlio Camargo, da Toyo-Setal, e para Fernando Baiano, que seria o operador do PMDB no esquema.
Isso, em princípio, contraria a lógica da roubalheira até agora exposta.
Ou seja, o dinheiro vinha da empreiteira, por acertos de Paulo Roberto Costa, e passava por Youssef e ia para os políticos.
Agora se descobre que os executivos das empreiteiras usavam o doleiro para receber dinheiro vivo.
É pouco provável que, no dia seguinte, mandassem o tesoureiro da empresa contabilizar a “bufunfa”, não é?
Isso é algo que mexe significativamente na mecânica criminosa das falcatruas de Paulo Roberto Costa, se Youssef era seu operador.
Então tinha dinheiro por fora para os executivos das empresas?
Ao senso comum, isso é lógico, porque, afinal, ninguém se mete em falcatruas sem um, como se diz na gíria, “levado”.
Esquemas de ladroagem envolvendo empresas, podem crer, envolve empresários.
Ninguém é coagido a dar nada se não estiver levando algum na história.
Talvez, então, se descubra que este caso de corrupção é um conluio de interesses pessoais.
Ou, uma possibilidade mais remota, vai-se perceber que a corrupção é um conluio de interesses que é antes de tudo pessoal, patrimonial.
E que o político entra na história como cúmplice, por conta da necessidade – sempre camuflada – de ter recursos para uma campanha eleitoral cara e “privatizada”.
View Comments (19)
FFBB, a descrição da página 3 e 4 do tal documento está perfeita, se o acusado mora no tal bairro - Belvedere - nós não temos a menor ideia! http://refazenda2010.blogspot.com
FFBB, leitores; nossas escusas primeiramente. O tema não era novo, portanto não atinamos a repercussão. Agora fizemos uma imagem com trechos do depoimento e fonte do mesmo.
Pera ai!
Mas isso não muda tudo.Piora o já visto.
Ao invés de empresários dando propina para contratar uma obra....temos:empresários que recebiam dinheiro publico vindo do acréscimo do valor da obra.Privado assaltando o publico, via qualquer partido.E durante muito tempo. Esquema bem poderoso.
Desculpe gente mas este tipo de esquema existe desde que Pedro Alvarez Cabral aportou por aqui. Muitos empresários ficaram ricos/milionários, do dia p/ a noite, e nunca ninguém questionou a origem? Famílias poderosíssimas na sociedade brasileira não teriam como explicar a origem de suas fortunas criadas em uma ou duas décadas, no máximo. Poucos países capitalistas conseguem formar famílias milionárias em tão pouco tempo. Portanto, me faz estranhar o estranhamento (desculpe o trocadilho) de vocês. A mesma lógica eu coloco em relação as "fontes" dos nossos "íntegros" jornalistas. Vocês acham que estes jornais, Tvs, rádios, etc... conseguem vazar informações sigilosas de que forma? Corrupção pura... A questão é que no Brasil só um partido é investigado, denunciado, julgado e condenado. O PT.... Como dizia o humorista do passado: "cadê o resto?"
Bem lembrado, Irineu. Barões da mídia, envolvidos até os cabelos nas disputas políticas por décadas no Brasil, e a mídia (empresasa políticas) deles conseguem os "furos" porque os colaboradores são bonsinhos e amam a democracia. Ou porque o pessoal do judiciário e da PF e do MP que vasam são todos paladinos da ética...paladinos da ética contra o PT e o Povão...o resto...luar de Paquetá!
OS MILITARES DERAM O GOLPE, PRA QUÊ? Quebrarem a Petrobras e entregarem a sucata aos americanos. Elementar, meu caro Watson. Mas a riqueza era tanta que danaram-se a criar BRÁS. Ai os americanos chiaram e puxaram a corda, caíram bem facin. No principio a Globo estrebuchou, negaram o movimento DIRETAS JÁ, depois renderam-se e passaram a eleger Presidentes. O PT pulou a cerca, ai compraram o Congresso e pautaram a governança no Brasil. Quem discorda?
Ahhh, se esses coitados soubessem como se processa a propina no setor privado corariam pela sua ignorância.
Gente o bom bandido é aquele que sabe repartir o produto do roubo e não deixa a mulher e as amantes e, ultimante, os genros desprovidos de algumas benesses.
No Brasil a lei é pra:Pobre,Preto,Putas e Petistas.
Até nisto eles querem ser diferentes. Imaginem que usam um PF para o papel de mula. Esta é a massa cheirosa herdeira da casa grande, desde a escravidão. Sabem quem era normalmente o capitão de mato ?
Vincular o dinheiro de propinas somente a campanha eleitoral é olhar só pelo buraco da fechadura. PRC e os outros diretores envolvidos, empreiteiros e políticos se beneficiam pessoalmente e familiarmente com a corrupção. Acumularam patrimônio, status social e político com estas falcatruas. Quer saber o que acho: " FODAM-SE OS CORRUPTOS".
Que tal esclarecermos o porque ds denuncias serem seletivas, so recaindo sobre tucanos, quando algum ajudante do youssef da com a linguas nos dentes¿
O STF deveria ver essa delacao com mais cautela e nao premiar o "escondedor" de fatos. Alias deveria aumentar a pena desse facinora em muito, pelas suas "protecão premiada"
Alguém já percebeu que o assunto anda meio esquecido na mídia PiG?