Folha e Estadão, hoje, somados, dão notícias de fazer corar um frade de vergonha.
A Folha diz que Rodrigo de Grandis reassumirá as “investigações” do caso das propinas pagas pela Alstom, aquelas em que ele “esqueceu” por quase três anos os pedidos da Justiça suíça para investigar o pagamento de propinas da multinacional para políticos do PSDB e servidores do Metrô e da CPTM.
O Estadão, por sua vez, diz que, se o STF devolver o caso da Siemens – distribuído à Ministra Rosa Weber – a São Paulo, o inquérito vai ficar a cargo de….Rodrigo de Grandis.
Será que o flamante Dr. Janot vai deixar a instituição exposta a viver de novo o desprestígio que passou quando, no governo Fernando Henrique, o então chefe do MP, Geraldo Brindeiro, ficou conhecido como “engavetador-geral da República”?
Teremos um “engavetador-regional da Justiça” em São Paulo, para atuar no caso do dinheiro público que descarrilava para servidores do mais alto escalão, para ficarmos aí, por enquanto, sem chegar aos “dominadores dos fatos”?
Pode não haver mandamento legal para Grandis não presidir mais esta investigação, mas os morais estão mais que presentes.
Mesmo admitindo que o episódio possa ter ocorrido da maneira inacreditável com que se procurou explicar: papéis numa pasta errada indo parar na gaveta – o que os reiterados pedidos suíços tornam pouquíssimo ou nada crível – ele deveria entender que está sob a desconfiança pública e solicitar a substituição no caso.
A situação vai tomando ares de escândalo e, neste caso, mesmo de afronta.
View Comments (31)
Bom, se ele esqueceu numa gaveta é incompetente, se foi de propósito é prevaricador. Seria uma boa pergunta para o mesmo numa entrevista. O Dr. De Grandis, o Sr. é incompetente ou prevaricador?
Como se não existisse controle informatizado e pessoal de apoio para os procuradores. Ainda que fosse verdade, essa história de pastas trocadas, seria um absurdo como justificativa para não investigar. Fora que a mulher do De Pequenis trabalha no PSDB, e pouca gente fala disso.
Pelo andar da carruagem acredito que esse exemplar membro do MPF/SP no final das suas diligencias concluirá que os responsáveis pelos dévios são políticos do PT e não do PSDB, quem viver vera.......
A marcação, agora, tem de ser cerrada, senão corre o risco de ser Serrada.
Não demora e o procurador compra por US$ 10 um apartamento em Miami.
fernando, que susto levei hoje! Amigos, com um pouco + de intensidade o susto me levava ao suicídio.
Conheco um cara que é igual, tristemente semelhante e concorrente serio do rodrigo de Grandis!
Eu proprio.
Em materia de trocar pasta, colocar koisa em pasta errada neste computadorzeco e depois, ESQUECER da pasta...
A esperança é que um dos dois ainda tenha salvaçao.
"Teremos um “engavetador-regional da Justiça” em São Paulo, para atuar no caso do dinheiro público que descarrilava para servidores do mais alto escalão, para ficarmos aí, por enquanto, sem chegar aos “dominadores dos fatos”?" Não tenho dúvida quanto à isso! O que me dói é a Dilma ter, mais uma vez, indicado alguém para o cargo de PGR, sem nenhum compromisso com a verdade e com a Justiça (se tivesse veria que este processo de MENTIRÃO não passa de uma fraude). O novo PGR não passa de um novo Gurgel. Não consigo entender o motivo de tanta falta de coragem no exercício de um mandato conseguido legitimamente nas urnas. A situação vergonhosa em que o PT se encontra, onde não pode e não quer se defender, se deve, em grande parte, às indicações feitas pelo Lula e pela Dilma para o STF, onde dos onze membros, oito, se não me engano, foram indicados por eles, assim como para a PGR e outros Tribunais Superiores. Estou dizendo isto não porque sou contra o PT, muito pelo contrário. Votei no Lula, todas às cinco vezes que se candidatou à Presidência e na Dilma uma vez e, provavelmente votarei uma segunda vez, até por falta de opção. Não me conformo é ver que o Lula, a Dilma e o PT, como um todo, não se defenderem, recebem acusações caluniosas diariamente e não reagem. A desculpa do Lula para não falar do MENTIRÃO é a de que tem que esperar pela conclusão do julgamento e a Dilma parece que é presidente de outro país e não do Brasil, e continua fazendo tudo para agradar seus algozes. Não há eleitor ou simpatizante que suporte toda esta falta de atitude.
Compartilho da sua indignação, Alberto.
O Partido dos Trabalhadores falha terrivelmente na condução política e nas atitudes tíbias e RETARDADAS. O combate a esta farsa deslavada chamada GOLPE DO MENTIRÃO exigiria, no mínimo, ações tempestivas.
O que Lula propõe é esperar o trem da História passar. Provavelmente, na vã esperança de não ser atropelado por ele.
E o reinaldinho agora está usando o livro do tuminha para pressionar Rosa Weber a devolver o processo ao grandinho...
Antes que esqueça: o grandinho, ao que me parece, está jogando no time do dantas.
se for verdade, é melhor ele comprar um apartamento em outro lugar que não seja Miami...
Está na hora das forças progressistas deste país sairem da defensiva e partirem para o ataque.
O mensalão tucano, o propinoduto do metrô e o tráfico dos Perrella não podem ser abafados. As forças políticas progressistas tem OBRIGAÇÃO de não deixar isso acontecer e denunciar duramente as tentativas de esconder a roubalheira tucana (e o tráfico dos aliados do Aécio), como o que é: um atentado à democracia e a proteção direta de corruptos e traficantes feita por membros do judiciário.
Se for o caso é preciso chegar à beira de um rompimento institucional porque chegou-se a um ponto tão aburdo de escancarado uso político do judiciário para atacar o PT e proteger corruptos e traficantes ligados ao PSDB, que deixar esse descalabro acontecer implicará em grave ameaça à democracia.
Se conseguirem abafar as roubalheiras dos tucanos e até tráfico pesado de drogas, o passo seguinte é o golpe paraguaio.
É uma questão de sobrevivência não do PT, mas da própria democracia. Está na hora de partir para o ataque.
e eu pensei que o de grandis estava no "cantinho do pensamento"! Mas, soube que, caso reassuma as "investigações" do trensalão - o maior escãndalo de corrupção da história - ele e sua equipe vão fazer um cursinho sobre arquivamento: pastas virtuais e físicas - como arquivar; instalação de laerta no computador para lembrar prazos de respostas a ofícios, cartas e outros; gavetas - sua finalidade e profundidade adequada. O Janot diz que, sem esse cursinho, de grandis não reassume a investigação. Eita trem bão. O mar delama ronda o Bandeirantes, mas parece que puseram uns saqunhos de areia, para fazer uma barragem. Sem vergonhice pouca é bobagem