Amanhã começa a comparação. Não bastará o fanatismo

A partir de amanhã, por dez minutos à tarde e dez minutos no horário nobre, à noite, começam os programas dos candidatos.

De um lado, o bordão será o ódio.

De outro, a celebração do convívio humano, representada na democracia.

Ironicamente, o que permitiu que se organizassem os seus inimigos.

Os governos que fortaleceram a MP, a PF e a Justiça, jamais  valentes quando eram outros os ocupantes do poder.

Mas não nos iludamos quanto ao que sobra, depois de anos de fanatização, de racionalidade no processo político.

Ela existe, mas é pequena.

É preciso recuperar o que falou, há 30 anos, Ulysses Guimarães, ao promulgar a Constituição:

Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina.”

Estamos hoje ameaçados por duas faces de uma ditadura, que são uma só.

A das milícias bolsonarianas, que agem já com poucos escrúpulos  e sem quase nenhuma reação das “autoridades” ( isso ainda existe?) e a da perfídia das instituições públicas que se encarregam de legitimar o algoz da democracia.

Neguemos, corajosamente, este impasse.

Que nos matem, mas não nos mataremos.

Podemos ceder em tudo, em nome de alianças contra o mal maior.

Menos no essencial: que a liberdade morra, a bordoada, canivete ou tirania.

Temos uma chance excepcional, mas a desperdiçaremos se formos covardes.

É preciso mostrar a barbárie que se anuncia.

São 15 dias na TV a mostrar o que podemos ser e o  que não queremos ser.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • VI A POUCO NA TV OS NAZISTAS AMEAÇANDO A CNBB. SABEM OS NAZISTAS SER A CNBB UM ÓRGÃO DO VATICANO? RECEBO INFORMAÇÃO DE QUE O PAPA VAI SE PRONUNCIAR,OS CARAS JÁ CONSEGUIRAM UM GRAVE INCIDENTE DIPLOMÁTICO.

    • Com a mais abjeta conivência do TSE e de Rosa Weber, mesma criatura das sombras que condenou sem provas José Dirceu e negou um HC ao melhor presidente da história dessa Nação, alegando um princípio jurídico inexistente.

      • O castigo virá a galope para quem alimentar a besta do fascismo demoníaco. Por ela será devorada e não terá por quem pedir misericórdia.

        • Eu não terei misericórdia a quem trai e traiu a democracia....assistirei e nada farei aos pérfidos e infames que solaparam nossa CF.

    • E daí eu pergunto? Os fascista acham eu sendo um socialista não posso ter IFone fabricado no Brasil.

      • O problema é que se o Brasil for socialista, não vai ter iPhone pra você comprar, e num futuro breve, você jamais terá dinheiro pra comprar um iPhone kkkkk

        • Quem está querendo implementar o socialismo no Brasil? O coiso? O PT é que não é. Se 13 anos de mandato sem mudar o meio de produção da sociedade, não foram suficientes para lhe convencer disso, eu não sei o que será.

    • Meu relógio custou 105 euros, cerca de 500 "contos" hoje. mas foi comprado em Amsterdã, cumpadi, kkkkkkkkkkkkkkk e daí?

    • Considero esta postagem uma confissão por ato falho de alguns que são obcecados por sinais de riqueza. Eles reprimem a própria consciência pelo fato de só pensarem em riquezas materiais, a ponto de considerarem seu próprio pecado como sendo um crime horrível e tentarem atribuí-lo àquele que desejam caluniar. Uma manifestação involuntária de uma corrente pseudo-cristã dedicada ocultamente ao culto do demônio Mammon e que agora pretende tomar de assalto o mundo da política. Ela falsamente denuncia nos outros aquilo que nela domina de maneira central seu maldito espírito.

      • A riqueza que a Casa Grmande e seus seguidores cultuam e a riqueza para si próprios.
        Para os demais, o que secretamente desejam é a perpetuação da miséria!

    • Minha mulher e eu visitamos nosso filho e netos que moram na Espanha em novembro passado. Uma "amiga" postou no face: "socialistas vão à Europa?"...

  • Chega! Fascismo jamais! Resolvi me afastar de todo e qualquer fascista. Amigos e familiares que tive o triste desprazer de descobrir como eram de verdade! O Fascismo esta aí e vou lutar com todas as forças pra proteger minha pequena filha de todo esse mal.

  • Haddad não representa apenas o PT . E união dos democratas contra o fascismo. O povo que vota no Bozo não estudou nada sobre a segunda guerra mundial. Querem fazer a terceira guerra a partir do hemisfério sul .?

    • O povo que vota no Bozo é analfabeto funcional. Nem os riquinhos "escolarizados" sabem qualquer coisa sobre geopolítica ou mesmo sobre conhecimentos gerais básicos. Deve ser a turma que só lê manual da Taurus e guia de viagem pra Miami.

    • Vocês estão enganados, votamos no bolsonaro, porque até agora ele foi o único que disse abertamente o que pretende fazer contra o crime, foi o único que disse abertamente que vai matar bandido, foi o único que disse que não vai deixar as escolas ensinar ideologias pra criancinhas, foi o único que se coloca em defesa dos valores morais dessa pátria, foi o único que vai nos dar oportunidade pra nos defendermos da criminalidade de igual pra igual.... Não tem nada a ver com fake News porque eleitor de bolsonaro é uma classe inteligente e sabe exatamente o que é fake, ao contrário de esquerdista que acredita em tudo que falam pra ele e ainda fica repetindo igual papagaio.. "fascista" "racista" "homofóbico" "misógino" kkkk kkk pobres coitados, a maioria não sabem nem o que essas palavras significam

      • Combater o crime matando, quase que indiscriminadamente? Voce enlouqueceu? Dê educação de qualidade e ensine o que é certo e o que é errado; dê qualidade de vida e combata a inveja e o anseio pelo alheio. Ensinar o respeito pelos direirtos humanos e a igualdade, além de adotar um gabarito multi-disciplinar não significa ensinar ideologia. Você disse que pensa, mas não consegue chegar a estas conclusÕes fáceis.

      • E nem vocês, mas saberão o que é reação a altura pois ao contrário do que imaginam nem toda esquerda tem pavor de armas ou medo de sangue.Meu pão com mortadela,palhaço,carrega uma carga cultural,humana e moral mil vezes superior ao seu caviar furtado do suor de pretos trevosos.

      • Tu é um BOM abobado da ENCHENTE. Olhe o que dizia HITLER! Ou tu não sabe ler, ou procurar em livros ou na INTERNET? Já ouviu falar em CHOQUE ELÉTRICO? E PAU DE ARARA?Teu heroi sabe que isto será os instrumentos de TRABALHO da GANG NAZI do BOLSONARO E SEUS ASSECLAS.

      • Entre todas as asneiras e mentiras que você disse, destaco uma que a mim pareceu extraordinariamente interessante.
        Como você próprio pôs a questão, estou certo de que concordará comigo. Quiçá, outros também concordem.
        Galo da determinação que você atribuiu ao Bolsonaro de "matar bandidos". Se isso for verdadeiro, imenso serviço ele prestará ao Brasil e ao mundo começando com um imediato e bem sucedido suicídio em praça pública.
        Que os demais frequentadores deste blog me desculpem. Mas paciência e bons modos têm limites. E, no que me diz respeito, a burrice e a perversão dos seguidores da Besta Fascista há muito extrapolaram a todos.

  • Alem da homofobia, da misoginia e do racismo, nós temos mais três características que se destacam no capitao: autoritarismo, hipocrisia e covardia.

  • É, Brito, a mídia das elites levou longe demais o ódio. Agora vai lavar as mãos

Related Post