A Folha de S. Paulo de hoje não é apenas devastadora sobre o caso do Ministro Geddel Vieira Lima, revelando que seu primo e sobrinho são advogados da Cosbat, a construtora do “espigão” na Ladeira da Barra, em Salvador, barrado pelo Iphan e pelo qual ele pressionou o ex-ministro da Cultura,Marcelo Calero.
Ela coloca à luz aquilo que este Tijolaço já havia registrado: José Felipe Leite Saraiva (foto) um dos “juízes” da Comissão de Ética da Presidência da República, além de ser indicação do próprio Geddel, presta serviços, como advogado, à Associação dos Dirigentes das Empresas Imobiliárias da Bahia, diretamente interessada no caso, em outra ação contra o Iphan.
Saraiva dá uma inacreditável entrevista à repórter Cátia Seabra, dizendo que a ação em que atua para as imobiliárias não traz problemas éticos, porque se refere à parte moderna de Salvador.
-“Não tem nada ver com esse assunto aí, que é o lado velho.”
E assegurou que não terá problemas por ser indicado e amigo pessoal de Geddel, ao melhor estilo “la garantía soy yo“:
Ele afirmou também que sua relação pessoal com Geddel não afetará sua decisão: “Amizade não vai pesar. Já fui e sou ex-adverso [adversário em tribunal] de muitos amigos, muito próximos”.
Saraiva pede que sua atuação seja compreendida dentro de um contexto.
“Existem formas de funcionamento da instituição e de atuação de membros desta e de outras instituições dentro da normalidade do que se trata, independentemente das minhas relações como advogado, minhas relações pessoais e profissionais”.
Embora o estatuto da Comissão de Ética da Presidência recomende o impedimento dos conselheiros em caso de relação pessoal ou profissional com os envolvidos dos casos, Saraiva diz que não se sente impedido.
“O fato de as pessoas se conhecerem não significa que tenha um comprometimento do seu intelecto”, afirmou.
O Doutor Saraiva parece reduzir a questão a um caso de foro íntimo. Não é, do ponto de vista da Ética e não é à luz do Direito. Porque juiz que não entende as palavras de Humberto Theodoro Júnior, reconhecido por todos como um dos maiores processualistas brasileiros, sobre a suspeição: “é imprescindível à lisura e prestígio das decisões judiciais a inexistência da menor dúvida sobre os motivos de ordem pessoal que possam influir no ânimo do julgador”.
O Dr. Saraiva tem o direito de colocar toda a Comissão sob suspeita?
View Comments (9)
Se o Moro não se diz suspeita pra julgar Lula, vale tudo. Ética anda em falta.
ai midia nefasta que acharam mas uma nao esquecam de lapidar mas essa na conciencia de voces
Esse michel temer não tem capacidade de administrar nem um cemitério.e nós vamos deixar esse traidor afundar nosso país acoloiado com os estados unidos que está por traz de tudo isso. (O povo é cego).
Editorial do O Globo de hoje: "É certo, portanto, que Temer precisa de especialistas em articular alianças no Congresso essenciais para garantir a estabilização do país. Geddel, um deles. Mas, se o governo for condescendente com a corrupção e outros costumes deploráveis cultivados em Brasília pelo próprio PMDB ........, cometerá suicídio político e comprometerá todo este projeto de emergência nacional.
Mas que projeto de emergência nacional teria esses golpistas a começar pelo Marinhos? Os fisiologistas do PMDB, na verdade ao darem o golpe permitiram que a bandidagem política desse país se unisse em torno de um único projeto, o de enriquecer o máximo possível exaurindo os cofres públicos e jogando a população, principalmente a mais pobre, na mais feroz exploração. É isso que estamos assistindo no Brasil a volta de milhões a condição de desempregados e de indigentes.
ISSO É QUE É APARELHAMENTO DO ESTADO. É que nem o Juiz coxinha, que impediu a posse do Lula, dizer: - eu protesto como cidadão, mas minhas decisões judiciais são de outra natureza. Como essa elite brasileira consegue enganar tantos trouxas assim? O Brasil vive mesmo um devaneio coletivo e para tal só uma ciência que nem sei se ainda existe: a Psiquiatria de Social (ou de Massas).
Isso é que é aparelhamento do Estado. O cara diz o mesmo que o Juiz-coxinha que impediu a posse do Lula: - uma coisa é quando eu protesto como cidadão, outra bem diferente é quando eu decido como magistrado". É pra rir ou é pra chorar? O Brasil vive de fato um devaneio coletivo e para tal somente um ciência que nem mesmo sei se já existe: Psiquiatria Social ou - ao gosto da elite - de Massas, porque social virou palavrão.
Pois é. E quando o Lula foi acusado de ajudar o sobrinho de sua mulher, falecida a décadas, a imprensa fez um estardalhaço e depois esqueceu, pois era uma denúncia sem fundamento. Agora, no caso do Geddel, parece que não é nada grave. Fico me perguntando como é que os coxinhas embarcaram nesse titanic chamado Temer. Acabar com a corrupção nomeando corruptos para a maioria dos Ministérios? Alguém me ensine essa mágica tupiniquim (com todo o respeito aos tupiniquins e demais etnias indígenas).
Caro Brito,
Os "coxas" não precisam de um governo honesto, mas precisam de um governo que pareça honesto e este ai, definitivamente, não tem nem de longe o atributo das aparências. A permanência de Geddel Suíno Lima, se dar por conta de um fator óbvio: esta anunciado o fim da camarilha e o esfacelamento do PMDB, manter-se juntos é uma atitude desesperada para se salvar, quanto mais se despeçam mais rápido vem a queda.
Parabéns por continuar pautando a grande mídia e obrigado por lançar luzes sobre a nossa triste republica!
Claro que esse governo golpista tem projeto. E um grande projeto. Produzir milhões de desempregados (com isso os salários baixam), vender a Petrobrás, a Liquigás (essa já foi), desmantelar o Banco do Brasil (400 agências fechadas e 379 transformadas em "postos avançados"), a mesma coisa com a Caixa, terceirização desenfreada, desmonte do BNDES - Bradesco e Itaú agradecem, PEC do fim do mundo, reforma do ensino, fim da lava jato, blindagem de juízes, promotores e procuradores, tornar o Lula inelegivel e proteger os seus corruptos para que não sejam investigados. Vejam só o "tamanho" desse projeto. Vem prá rua Temer, vem inaugurar as obras que o PT começou.