Ana Júlia, a menina que calou a hipocrisia dos marmanjos . Por Jari da Rocha

Nunca levei a sério pessoas, supostamente indignadas, falando “da boca pra fora”  que o mais importante para um país é a educação.

Soltam uma dúzia e meia de clichês, porque acham que educação, no conteúdo, é saber repetir e, na forma, ter. Para “bom comportamento”: silêncio, “ficar no seu lugar”,  não questionar.

Hipócritas.

Frequento a escola há quase 50 anos, como aluno e como professor.

E  ainda sou aluno e sou professor.Faz parte do meu dia a dia, dos meus sonhos e desilusões.

Quem convive, assim de pertinho, tem outra relação.

Claro, alguns são mais pessimistas, normalmente aqueles que se esqueceram de como eram quando jovens.

Outros, no entanto, observando cada movimento, cada avanço, cada novo olhar como um foco possível de esperança.

Sim, vivemos de esperança.

Nós, professores, não estudamos a vida inteira (a vida inteira!) para ficarmos ricos.

Estudamos a vida inteira para ter oportunidade de nos emocionar quando um só aluno que seja nos faz crer que sim, valeu a pena.

Particularmente, tive várias vezes esta chance.

E a tive outra vez, justo quando  tudo em que acreditamos durante a vida pode parecer ter sido em vão, diante do retrocesso de civilização, de democracia e de humanidade pelo qual passamos.

Emociona, sim, ver Ana Júlia.

Vê-la usar sua própria voz, suas próprias palavras,  a voz, para, do seu jeito, falar o que ela e seus colegas, os estudantes, pensam do mundo.

Alguém já tinha pensado em perguntar o que eles, os estudantes, esperam do futuro deles?

Ana Júlia, no alto dos seus 16 anos, começa com uma pergunta que deveria ter uma resposta óbvia: a quem pertence a escola?

Em seguida, deslegitima o movimento infame e reacionário chamado ‘escola sem partido’ e resume a pó o movimento fascista MBL.

Vai além. Fala de direitos, de constituição cidadã e fala de morte, do estudante Lucas.

Neste momento, é interrompida pelo presidente Assembleia Legislativa do Paraná que a ameaça (velhacos gostam de ameaçar, não?) cassar a palavra. Resta a Ana Júlia pedir desculpas. Ela pede desculpas, resolve o risco de não poder continuar a falar, mas não deixa barato.

Você tem que assistir esse vídeo.

O|Brasil deveria ouvir a estudante Ana Júlia.

 

Jari da Rocha, colaboração para o Tijolaço:

View Comments (51)

  • Essa menina nos faz acreditar que há esperança. Deu um banho de conhevimento nesses velhacos.

    • O discurso dela calou fundo em quem assistia. A reação do velhaco não foi só contra "as mãos sujas de sangue".
      Parecia gritar "cala a boca menina.Não suporto mais ouvir verdades ..." ameaçando cortar lhe a palavra, mas a vontade era o pescoço.
      Ainda bem que há "Júlias" em nosso país. E é o que nos faz reacender a esperança- a palavra mais usada nos comentários.

  • Ahh, essa maldita palavra chamada ESPERANÇA.
    Esperança tem a ver com esperar, ter fé e esperar com fé e simplesmente acreditar, sem mais nem menos.
    Algo tão inerte quanto as rochas que se espalham por esse mundão.
    Prefiro aqueles versos que dizem:
    "Vem, vamos embora que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.."

  • "... em outro comunicado, a ONU explicou que a decisão envolvia apenas um 'registro' do caso. 'Isso não implica uma decisão nem sobre sua admissibilidade e nem sobre mérito. Significa apenas que o Comitê de Direitos Humanos olhará o caso', disse a nota enviada pela porta-voz da entidade, Elizabeth Throssell..."
    Também há uma fila a seguir e o mérito da questão deve ser analisado em cerca de cinco anos, quando, se tiver bom comportamento, o Molusco já terá deixado a prisão. Assim, sem chances reais por aí, aumentam as suspeitas de que ele tentará mesmo fugir do país. E se torna necessária a sua detenção preventiva.

    • ernesto meu filho ainda está aí?Não adianta esta peque é o fim da direita,não importa se seja o LUla ou outra qualquer,em 2018,se houver eleições,porque o exército vai ter que assumir essa cagada que a direita fez,qualquer candidato da esquerda que lula indicar vai ganhar,sabe porque,quem ganha eleição é pobre me rei,e essa pec 241 vai tentar aiquilar os pobres.

    • Retardado, e sobre o que falou a estudante? Tergiversando como sempre? Vai aprender a ser gente, depois volta aqui para nos dar o desprazer da tua presença.

      • O que ela falou? Nem ouvi. Mas deve ter repetido as falácias dos que imaginam ser o dinheiro do governo infinito e falam de "doutrinação" quando dizem "educação", área em que também nos fizeram regredir treze anos e meio. Aos 16, 17 anos muita gente cai na conversa fiada desses caras. Mas, depois, com mais experiência de vida, vão percebendo os seus truques primários. Quer dizer, nem todos, tem cara que envelhece e continua militonto.

          • esse aí é um multi fake com vários nomes. Deixem-nos. Não vale a pena. Têm apenas um neurônio que repete, repete e repete.

    • ernesto.... prender o LULA é fácil, é só provar que ele cometeu os "abusos" delatados (só por gente do BEM), " sem convicção"... O impossível é prender seus ideais, seus sonhos, suas realizações. Qual o cadeado que prende isso? os lulistas como eu, jamais esquecerei de seus sonhos de suas realizações como líder único no Brasil que veio do sertão, que nunca estudou na França, E. Unidos etc. Quando a presidência do Brasil
      for por "concurso ou Currículo", o Lula não passará, porém se for no voto, aí meu irmão... não tem pra ninguém...

    • Se a ONU aceitou é pq fundamento deve haver, ou não é isso que vcs dizem sobre indiciamento e denúncia?

    • Aguardando o momento em que eles vão começar a dizer que a ONU também faz parte do golpe.

      • Nos brinde com seu silêncio babaca. A pior das excrescências é quando a ignorância perde a modéstia e passa a exibir-se faceira por aí.

      • Ernesto, esse povo é tão carente de heróis que agora estão endeusando uma menina de 16 anos. Até porque ela ainda não se corrompeu, o que poderá ocorrer se seguir carreira política (vereadora, prefeita, deputada estadual, deputada federal...)

        Lula só é endeusado por esse povo porque o pobre vota em Lula, enxerga nele uma saída para poder comprar um microondas em 20 vezes sem juros. Por ter alguns votos entre os nordestinos (e essa situação está mudando), é que Lula é endeusado.

        Mas observe só. A nata do PT ou está presa ou está processada. Os heróis deles são bandidos, criminosos, e agora surge a figura límpida de uma adolescente de 16 anos. Meu Deus do céu! Haja abobalhação esquerdista.

        A propósito, dileto blogueiro, pensaste na possibilidade de me deixar escrever semanalmente no seu blog?

        • Pior são voces, fãs de bolsonaro que, perto da Ana Júlia é um decrépito vagabundo...
          Olha a quadrilha: bronco capiau, ernesto e allisson souza...
          3 "maxos" desocupados que não se conformam com o protagonismo, se é que sabem o que é isto, de uma jovem MULHER!
          Voces só admitem mulher submissa e não pensante.
          O grito de voces é de desespero. Agora voces sapateiam, mas serão aniquilados pela história. E será em breve!

        • Há tempos você ultrapassou a linha tênue que separa a idiotice da burrice. Continue Zurrando.

    • Quer dizer que se defender de perseguição política é "jus esperneandi"? Só mesmo na cabeça de um fascista sem vergonha na cara.

  • Apesar dos desgovernos que se implantam por vias indiretas e tentam desmantelar o ensino público brasileiro, eu acredito nas milhões de Anas Julias e José Julios que existem, ainda sementes, neste país e que poderão dar a resposta que estes políticos momentâneos de Araque precisam ouvir em um futuro bem próximo , transformando se em frondosas árvores que nenhuma motoserra política será capaz de destruir. Eu acredito.

  • Ocupa tudo!
    E 'vamo' botar estes velhacos moribundos para correr!
    A menina Ana Júlia me representa!
    "E olhe" que eu já passei dos cinquenta anos de idade!

    • Enquanto isso, quem representa a direita são: Kim Kataguri e Alexandre Frota.

  • Queria ver as notas dessa garota. Especialmente nas matérias exatas, não em sociologia (petelogia). O resto é bobagem petista.

    • Meu Deus do céu! Que argumento mais estapafúrdio, meu caro! Se não tem como contra argumentar, melhor ficar calado para não passar vergonha.

    • otario mede o estudante pelas notas... quer dizer que fhc eh petologo?

      • hahahahahaha ... Boa Fabio e Flavio !!! Esses caras estão completamente perdidos na ideologia da coxalândia trumaniana do tio sam, ha muito nem sabem o que é pensar com seus proprios neuronios; nao é a toa que em geral so lhes restam um ou dois neuronios no maximo para suas series ilimitadas de besteiras.

    • Como tem retardado neste mundo. Na falta de argumentos pergunta pelas notas da menina. E se ela for ótima em exatas, qual vai ser a tua desculpa para não aceitar o que a menina falou?

      • Com certeza ela não é, eu aposto... Aliás, só deve ser em sociologia pelo nível de doutrinamento petista que infestou as humanas desde a ascensão do PT ao poder. Nem vou discutir com vcs, pois é como bater em cachorro morto. Falem o que vcs quiserem, como disse, o "resto" é bobagem petista.

    • E eu queria ver as notas do Kim e do Alexandre Frota.

      Qual é Marco? Que besteira!

    • Cidadão, já vi urso andar de bicicleta em circo, basta ensinar a exatidão das pedaladas.

  • Sou pai de filhos que estudam, desde o início sempre apoiei a iniciativa deles, na minha cidade em MG todas as escolas estaduais já foram ocupadas.
    O grande oligopólio midiático já começou a deslegitimizar os movimentos. Hoje vendo reportagem local, entrevistaram dois pais e dois professores que se manifestaram contra as ocupações e um aluno também. Não deram direito aos favoráveis ao movimento de se manifestarem e nem explicarem para a sociedade a razão de sua luta. Infelizmente a luta é desigual, é Davi contra Golias. A massa de manobra continua ouvindo apenas um lado. Enquanto não houver medidas mais fortes contra esses detentores do poder, seremos escravos e a sociedade simples marionetes...
    Deus, tenha piedade dessa nação...
    Parabéns Ana Júlia
    #ForaMidiaFascista

Related Post