Existem palavras que não podem deixar de estar ao nosso lado ao longo de toda a vida pública, se pretendemos ser de esquerda.
Austeridade é a primeira delas.
Ao longo de 30 anos dentro ou próximo a governos, vi e vivi a presença e a ausência dela.
Não que não possamos gostar ou fruir de algumas farturas ou prazeres, quando possível.
Mas não podemos nos acostumar a eles.
André Vargas não vai completar a sua queda por qualquer desvio de dinheiro comprovado, mas por falta desta austeridade.
Não apenas pela viagem em jatinho de empresário, como tantos outros.
Ou por ter feito lobby por ele, como também tantos outros parlamentares.
Nem por qualquer ato de corrupção comprovado, ao menos até agora.
Se ele fosse um deputado do PP, PMDB ou DEM, não lhe aconteceria.
Mas saiu da sua insignificância para ser vice-presidente da Câmara.
Vaidoso e fútil fez a provocação pueril que todos conhecem com Joaquim Barbosa.
E agora, tem costas para suportar a “rebordosa”?
Está submetendo seu partido e o Governo a um desgaste imenso.
É constrangedor ter de ver um homem honrado, humilde, dedicado como Vicentinho, o líder da bancada, sendo inquirido sobre suas estrepolias turísticas.
Vai cumprindo um roteiro de afastamentos e renúncias que, ninguém duvida, vai terminar com a perda do mandato, tenha ou não feito negócios escusos com o doleiro.
O único bem que André Vargas fará ao PT e à esquerda é, depois de 11 anos de Governo, lembrar que é preciso agir diferente de como agem todos os outros.
Que agir como os outros agem é ajudar o discurso da direita de que todos os políticos são iguais, como eles adorariam que fossem, para que nada mudasse.
Quem ouviu com atenção a entrevista de Lula aos blogueiros percebeu isso: que ele está assumindo mais diretamente a condução de um partido em que muita gente se esqueceu de onde veio e para que veio.
View Comments (28)
Imagina se o congresso fosse todo espelhado. Quantos se arriscariam a apontar o dedo da acusação? Mas não pode ter espelhos, porque tem muito zumbi por ali e zumbi não reflete no espelho. Gosto de política e não vislumbro uma democracia sem representantes políticos e por isso, temos a obrigação de exigir dos nossos representantes austeridade sim. Vicentinho é um bom exemplo disso, muito bem lembrado.
Enquanto isso, o senador Zezé Perrella (PDT-MG) e o filho, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), donos do helicóptero que transportava 455 kg de cocaína, não são incomodados pelos arautos da moralidade. Talvez porque são amigos de Aébrio Neves. Pó para senador.
455 kg é a 3ª maior apreensão de cocaína na historia do Brasil.
Tratam-se de atacadistas do tráfico, não de varejistas.
E não vi nem a foto da cocaína cercada por policiais armados e mascarados. Qual o destino dessa droga toda? Acho que estão esperando o depoimento do helicóptero. Só pode.
essa foi ótima, maria thereza.
política tem que ter humor. faz bem a saúde, né não?
Que prendam o helicóptero.
Quando você ouve de um parlamentar ou de um partido político que nunca admite malfeitos e se provados, para se defender atacam o outro lado dizendo, mas vocês também fizeram, acaba com a moralidade, se é que ela existe ou existiu e desnuda a vida política do país e coloca todo mundo no mesmo balaio. Não podemos admitir que um partido que se elegeu calcado na moralidade, seja contaminado e se torne igual àqueles que sempre combateu. De todo modo o estrago já está feito neste caso, fora os efeitos devastadores do mensalão. Estamos ficando sem opções.
[ Não podemos admitir que um partido que se elegeu calcado na moralidade, seja contaminado e se torne igual àqueles que sempre combateu] Mostre uma só resolução plenária do petismo constando isso aprovado. Isso foi mais lenda que o PIG criou, pois sabia que o povo era atrasado e conservador. Para espanto dessa turma, e até de alguns petistas desavisados, o mensalão petista fez esse até ganhar mais voto.
ei, ei, fernando ... a burguesia tem seus encantos. resistir a ela tem que ter caráter.
esse deputado do pt, até então desconhecido por mim, jogou no lixo sua reputação e se igualou à corte desse doleiro que fantasmagoricamente convive com a elite empresarial do país e os representantes do congresso nacional. sempre agindo nas sombras e movimentando milhões de dólares nos paraísos fiscais. quem sabe da vida dele, que eu saiba, é o dep fed do pc do b protógenes queiroz. também o sen do psdb álvaro dias, caroneiro do avião do famoso doleiro.
fazer o quê? ampla defesa pro acusado e aguente as consequências, meu amigo... e que o pt enfrente esse caso pelo viéis única e exclusiva da política.
abçs
Continuo achando que Alvaro Dias deve renunciar também já que usufruiu dos mesmos privilégios. Poque ambos não são achincalhados? Não gosto dessa cobrança de pureza só do PT, ou cobram-se todos ou locupletem-se todos. Não é aplaudir a corrupção dos nossos, é querer punição para todos, não faço número de "Ai como sou pura e imaculada", acho que essa cobrança só de um partido ajuda a aumentar a percepção de que só ele erra, quando não cobramos a COBRANÇA dos outros SIM, ajudamos a percepção do "PT o mais corrupto tá vendo?" Que todos os viajantes do jatinho do doleiro tenham o mesmo fim de Andre Vargas, isso sim é justiça e combate à corrupção, o resto é ajudar os de sempre a pregar a pecha de mais corrupto só no PT!
Nao há que se pedir nada a esse deputado, o minimo que se pede ao PT é que de inicio ao processo disciplinar onde se discuta a ética partidária.
Caro Fernando, como sempre, sua análise é perfeita. Parabéns.
André Vargas é a cara do PT. Lula é uma minoria dentro da maioria de bandidos.
Expulsem o cara logo... e outros como ele.
Mas isso não vai acontecer...
porque o PT É IGUAL AO PP hoje em dia
Em suma, Fernando,
não basta ser honesto, tem que parecer honesto.
eu concordo com o texto, mas não podemos deixar a mídia e a direita fazerem as regras do jogo, temos que investigar quando é petista? temos! agora não antes de investigarmos a questão do helipóptero, que está passando impune, e usar como critério a questão temporal... ou vamos deixar disparidades como os julgamentos dos mensalões virarem rotina...