“Ao menos finja, Anastasia”. Por Fernando Molica

Os juízes – ao menos antigamente – tinham como elemento essencial de sua avaliação a possibilidade – ou impossibilidade – material de tal ou qual ato ter sido praticado com correção.

 

Se é impossível fisicamente  que se tenha feito, ou é mentira ou é uma fraude.

Isso é perceptível até para um adolescente que vê um trabalho “copia e cola” de dezenas de páginas ser apresentado de um dia para o outro, que dirá para jornalistas experientes ou juízes, que, mesmo com auxílio de assessores, precisam (ou precisavam, noutros tempos) de tempo para processar e avaliar argumentos e contra-argumentos com algum rigor.

Houve, porém, um silêncio sepulcral no fato de Antonio Anastasia ter concluído e divulgado hoje seu relatório sobre o processo de impeachment Dilma Rousseff  menos de 15 horas depois de terem-se apresentados às toneladas, os argumentos de defesa.

Tirem-se aí o jantar, algumas horas de sono e as revisões necessárias à impressão do produto final, ao que parece sobrou apenas uma manhã para examinar tudo, retirar um ou outro parágrafo para enxertar, contestando, no texto final e pronto, temos aí a fraude de um julgamento onde o direito de defesa é uma desagradável formalidade, a ser vencida rápido e mandar logo a infeliz para o patíbulo.

Ainda há, porém, raras gentes decentes no jornalismo e  orgulha que um deles seja Fernando Molica, que nem como calouro “enrolei”na UFRJ, que não cala diante do óbvio e, quase pateticamente, pede ao menos que se faça uma fraude mais bem arranjadinha.

O impeachment e o precedente

Fernando Molica

A pressa do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) manifestada na entrega de seu relatório de 126 páginas favorável ao impeachment da Dilma é mais um ato que colabora para fragilizar um processo muito grave, que envolve o afastamento de um presidente da República.

O depoimento de advogados convocados pela defesa da presidente terminou na noite de ontem, é impossível que o teor dos longos debates tenha sido levado em conta pelo senador e por seus assessores que, menos de 15 horas depois do término da sessão, protocolaram o relatório.

Todo mundo sabia qual seria a conclusão do senador, mas o Anastasia poderia ter esperado uns dias. Isto, pelo menos, para passar à Nação a ideia de que agira com cuidado, com atenção, com rigor. 

Senadores, deputados e políticos como Michel Temer parecem não atentar para um fato óbvio. Tudo o que está sendo feito hoje terá consequências graves daqui pra frente. Eles não estão apenas afastando uma presidente impopular, estão abrindo um precedente gravíssimo – o próximo presidente a ser eleito num pleito com 143 milhões de eleitores não passará de um refém dos 594 senadores e deputados.

O voto destes parlamentares passará a valer muito mais do que o nosso. Eles terão, a partir do impeachment, uma espécie de poder revisor do voto popular. Em nome de Deus e da família, suas excelências é que dirão se o nosso voto pode valer. Não deixa de ser irônico que isso ocorra depois de tanta luta pela volta das eleições diretas para presidente.

Antes, um presidente assumia preocupado em ter base parlamentar para poder governar; a partir de agora, qualquer futuro presidente, de qualquer partido, saberá que precisará cortejar os deputados e senadores, que deverão ser mimados, atendidos, e – por que não? – muito bem comprados. Caso contrário, o presidente correrá o sério risco de ser derrubado. O mercado de compra e venda de votos no Congresso, veja só, sai fortalecido depois de tanta luta contra a corrupção.

Não haverá falta de pretextos para o impeachment – até as colunas do Palácio do Planalto sabem que Dilma não está sendo derrubada pelas tais pedaladas. As grandes manifestações contra Dilma começaram em março do ano passado, dois meses e meio depois de sua nova posse na presidência.

Não me lembro de ter visto, naqueles primeiros atos, qualquer referência a supostas fraudes orçamentárias – havia uma justa revolta com a roubalheira revelada pela Lava Jato, inconformismo com a derrota do Aécio e até ódio ao suposto comunismo representado pelo PT.

Mas aquelas pessoas vestidas de verde e amarelo não falavam nas pedaladas. O pretexto veio depois e, insisto, abre um grave precedente. O relatório que pede o impeachment do presidente a ser eleito em 2018 já deve estar sendo esboçado em algum gabinete do Congresso Nacional.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • ATENCAO ! SRS SE ELES ROUBAM ATE MANDATO O QUE MAS ELES NAO ROUBARIAM ?

  • Esse é o golpe mais sórdido q já vi. Tudo já vem acertado há tempos!! Querem tirar Dilma e pronto.

    • VEJAM A CAPA DO JORNAL ESTADAO COM A CABEÇA DA DILMA EM CHAMAS !!! (qdo penso que já chegaram no fundo do poço eles cavam um pouquinho mais). FB os blogs sujos precisam urgentemente parar de "acolher coxinhas dementes" e outros tipos de dementes. Não faz sentido a denúncia pela denúncia. Muitas narrativas adotadas por alguns blogs sujos fazem o jogo da rede esgoto. PORQUE VCS NÃO discutem as atos públicos que estão acontecendo em todo país ? Onde estão os grupos que estão se organizando, quem são e como contacta-los ? Quais são as palavras de ordem e as ações right now ? A luta pra barrar os golpistas é a única ação válida nesse momento URGENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ... Pelo amor de Deus,
    esqueçam este infeliz [reles] e infame pau mandado do [mega]corrupto &$ terrorista vulgar &$ nazifascigolpista 'Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever'!
    "O relatório" "produzido" por 'elle' foi escrito naquela mesma noite tenebrosa protagonizada pelos 'trezentos e tantos' dePUTAdos picaretas federais!
    E "o relatório pornográfico" escrito por mãos sujas que não são as 'delle'!
    Premissa que deve aplacar um pouco a dor na consciência que o acompanhará até a chegada no Inferno!
    Esqueçam este "relator decorativo"!
    O sujeito é digno de piedade!...

    NOTA:
    somente não o chame por palhaço!
    Os artistas dos honrados - e limpos circos - merecem o nosso absoluto respeito!...

  • Muitas pessoas não sabem , que todas as leis e todo o arcabouço jurídico de combate a corrupção foram produzidos pelos governos do PT. Pois esses aparatos não existiam anteriormente. É só fazer uma singela pesquisa no Google que irão encontrar, inclusive o instituto da delação premiada.

    • Tem uma grave falha no estabelecimento da independência dos órgãos institucionais, pelo PT. Eles sempre escolheram, para sentar-se às principais cadeiras, os nomes apontados pela corporação. E a corporação, no mp e na PF, não tem ganas de ser independente. Ou melhor, tem. Mas uma independência perniciosa, em que a corporação tem igual poder aos dos parlamentares, e pode também destruir aqueles que não lhe atendam aos apetites. Não nos esqueçamos que o braço parlamentar do golpe atual não seria nada, se não fosse os músculos da justiça, mp e pf golpistas a dar-lhe força

  • Os caras estão cagando para a população do oais. Eles são os donos o povo é um intruso. O povo é pusilânime, covarde, tem espirito de escravo. Prefere pedir esmola a viver na miséria. Não dâ pra ter pena. Infelismente não existe brasil. Existe um republica bananeira que gosta de sustentar ladrões, usurpadores, vagabundos e vigaristas aboletados na máquina do estado ganhando salários imorais e amorais e aue se julgam no direito de impor sua vontade deturpada e psicótica à população. Não dá pra ter pena de um populacho que se consola com pastores estelionatários e bandidos esperando que o deus dessa canalha vai salva-los. O populacho merece o destino de miséria que escolheu para ele mesmo por falta de vergonha na cara de se revoltarem.

  • O jornalista só erra num fato que irá se confirmar logo a frente: não haverá eleições em 2018, pois Temer e sua turma dará um jeito de prorrogar o seu mandato, com o argumento que eleições de 2 em 2 anos é impraticável, e com o apoio da Rede Bobo, as eleições serão todas em 2020. E no final de 2019 ou começo de 2020, mudarão a forma de governo para Parlamentarismo. Desta forma, as elites econômicas de nosso pobre país não correrão mais o risco de ter um governo de esquerda novamente. Simples assim. Quem viver, verá.

  • PEDRO FERNANDES: estou lhe concedendo o troféu "a anta do século". Desde quando se governa no Brasil com apoio popular? Nossos congressistas são movidos na base do toma lá-dá cá. O PMDB, que se diz santinho, tinha 7 ministérios, dentre eles o de Minas e Energia, comandado pelo Edson Ladrão. Dá para entender quem deveria saber sobre a roubalheira na Petrobrás. Tinha também o dos Transportes. Dá para entender quem deveria cuidar das construtoras e seus preços superfaturados?
    Não, não dá, né? Falta-lhe um ítem essencial para compreender certas coisas: INTELIGÊNCIA. Coisa comum dentre os coxinhas midiotas, que sofrem de GLOBOPATIA.

  • A Dilma ser destituída por Cunha, Anastasia e Ze Perrela com aval do stf é demais até para república Bourquina Fasso (Africa) cujo sistema judiciário não se submeteria a um vexame de tamanha magnitude " como eles dizem, somos pobres mas somos limpinhos, nas nossas condições, não nos lambuzamos na merda.

  • ... O STFede oficializa:

    A partir do pós-golpe vagabundo e descarado, será promulgada a Constituição da "República do 'CU(nha)' do Mundo"!...

    E viva a mais predadora, estúpida e reacionária Casa Grande do Universo!

  • ... Mais desgraças a debitar na "suprema conta da irresponsabilidade" "dos(as) supremos(as)" do STFede, a acumpliciado no 'golpe jurídico-midiático que se chafurda na lama desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão' sob a batuta e A TOGA IMUNDA do rábula psicopata 'joaquim apê. em Miami via Mossack Fonseca barbosa'!..

    AS OLIMPÍADAS NO PAÍS DA ‘DUPLA’ PRESIDENCIAL ‘TEM-CU’

    … Uma das lídimas, democráticas, pedagógicas e históricas ações populares:

    cada turista estrangeiro(a) ao desembarcar nos aeroportos do Brasil das Olimpíadas da dupla de GANGSTERS TRANSOCEÂNICOS nazigolpistas ‘TEM-CU’ receberá uma primeira [primeira!] lembrança do país acolhedor, afetuoso e absolutamente democrático,

    [o que,
    de chofre,
    permite o escracho!
    Risos]

    … Sim, cada turista estrangeiro(a) ao desembarcar nos aeroportos desta maravilha de país [Risos] receberá uma caixinha de fósforo entulhada de fezes humanas [nada de esterco ou estrume! Fezes humanas!]… A caixinha de fósforo abarrotada de fezes humanas enrolada com duas fitinhas mimosas, uma verdinha, outra amarelinha – e a seguinte inscrição:

    “Bem-vindo(a) ao ‘CU(nha)’ do mundo!”

    NOTA OLÍMPICA!

    uma deferência aos/às nossos(as) queridos(as) [sic] algozes estadunidenses genocidas!

    “Welcome to the buttocks of the world!”

    • ajuste desprezível:

      … Mais desgraças a serem debitadas na “suprema conta da irresponsabilidade” “dos(as) supremos(as)” do STFede...

Related Post