Na coluna de José Roberto de Toledo, do Estadão, os números da pesquisa Ibope que vem sendo cuidadosamente escondida da população.
E que são a prova da inviabilidade política de Michel Temer.
“A pressão popular por uma chegada antecipada é grande: 62% querem eleger um novo presidente já. Pouca gente aprecia as alternativas. Só 25% defendem a permanência de Dilma e meros 8% preferem um governo do vice Michel Temer. O problema para a imensa maioria dos eleitores é que esses 8% concentram-se em Brasília – em especial no Congresso, no Palácio do Jaburu, no Supremo e – a ver – no Tribunal Superior Eleitoral.”
Entre quem diz ter votado em Dilma em 2014, as opiniões estão divididas: 45% são pró-continuidade, e 44%, pró-eleição. Entre os que votaram em Aécio Neves (PSDB), três em cada quatro gostariam que Dilma e Temer saíssem, e um novo eleito entrasse: 77%, contra 13% pró-Temer.
Colocado em ordem direta: embora a maioria não queira nenhum dos dois, há três brasileiros que preferem ter Dilma presidente do que Temer lá.
Não consta da análise de Toledo, mas ontem o jornal O Globo informa que a pesquisa foi parcialmente feita antes do show de horrores do impeachment na Câmara.
O restante da pesquisa, embora na minha opinião irrelevante no momento, mostra, do lado tucano, Aécio com 11% de intenção de voto; Alckmin com 6% e Serra com 7%. Considerados os que “só votariam neles”, as taxas são de 5%, 1% e 2%, respectivamente.
Não há pesquisa sobre Temer. Generosamente, fica-se com o Datafolha, que lhe dá 2% de intenção de voto.
No Ibope-fantasma, Marina tem 12% e 6%, segundo os mesmos critérios. Já Bolsonaro, 5% e 4%, o que denota solidez que dificilmente perderia. Ciro Gomes fica com 4% e 1%.
E Lula, o maldito?
19% votariam nele com certeza e 14% só mesmo nele.
A pesquisa mostra todos com altos índices de rejeição: entre os 46% de Marina e os 65% de Lula, todos estão no mesmo patamar que diziam, antes, ser o dos candidatos inviáveis, o de 40%.
Só quem fica de fora dele, com 34%, é Bolsonaro.
O que serve, apenas, para mostrar que não dá para considerar mecãnicamente os índices de rejeição, porque hoje ela é a tudo e a todos.
Mas fica claro que quem tem garrafas para vender – como candidato e como articulador – é justamente o cidadão que se dedicam a destruir há quase dois anos.
Lula é o fantasma que os assusta e os faz fugir de eleições.
View Comments (60)
Mi mi mi mi mi mi...
Fernandinho, isso é recalque!
Recalques do Globope e do DataFalha.
Quem tem recalque é você Alisson.
Me pocando de rir aqui. Como sempre fala William Bonner no twitter, Vocês são tudo show!
Cara você segue o Bonner no Twiter. É ridículo.
O MPF do PR/SP/DF estão vindo babando para prender Lula por qualquer motivo. Acho que restará Ciro para os trabalhistas.
Que prendam o Lula! Vai ser um bando de corruptos prendendo alguém por causa de pedalinhos enquanto o Cunha, criminoso conhecido internacionalmente (e sem falar do Maluf e Ricardo Teixeira) estão aí soltos.
Vai ser a cereja do bolo do golpe.
Gosto dele, mas tenho minhas desconfianças.
Vai ser um governaço, daquele de encher os olhos ( de lágrima?), todos os coxinhas acreditam e depois vão se escafeder e dizerem que não foi bem assim, que não me representa, que eu nunca disse isso, que fui enganado.
O conspirador traidor e o sangue suga estão articulando freneticamente com a sustentação do achacador-mor. A pergunta que fica é : conseguirão pagar as dívidas prometidas pelos votos do GOLPE.
Enquanto não tivermos uma regulação da mídia estaremos fadados a ser enganados. O povo precisa filtrar com mais eficiências as informações recebidas da mídia tradicional e procurar diversas outras fontes de informações para que o poder financeiro desses grupos golpistas não tomem conta do brasil a bel prazer de fazerem o que quiserem e quando quiserem. As manipulações sempre existiram mas hoje temos melhores meios de nos informar, basta querer.
Esquece regulação da mídia. Tudo isso pode ser revertido por um governo qualquer. Basta dissolver agências e outras ações. Veja o que o Macri está fazendo na Argentina.
Esse povinho ingrato do Brasil viciado em novela não tem jeito. Vão sempre achar que são melhores que os outros. Não tem problema comerem merda e ganharem 1000 reais se tiver 100 reais pra pagar uma empregada para eles pisarem em cima e descarregar todas suas frustrações da vida.
Se ganharem 200 e pagarem 100 já estarão satisfeitos !
Concordo plenamente!
Temos que dizer com todas as letras : a imagem do PMDB é de CONSPIRADOR, TRAIDOR E CORRUPTO. ( nem mesmo os caras honrados deste partido vão escapar desta marca.)
Prezado Brito,
E ainda não foi nem passado para a população o tal projeto "Ponte para o Futuro". Na hora que o povão souber, com detalhes, do que se trata...
Eu não tenho medo de ratos nem da corrupção nem de nada se as as instituições não eleitas funcionarem. Mas quando elas são fakes eu tenho medo de tudo.
Lembrei da Sininho....
Se tiver eleições, só se for ELEIÇÕES GERAIS.!! Onde já se viu eleições pra presidente com essa tchurminha la no congresso..!!!
Concordo inteiramente com vc
Eleições só para presidente não.