Apareceu o Edgar da gravação. E com cada história….da Alstom a FHC

buena

A Época diz que a Polícia Federal identificou o tal “Edgar” que, nas gravações entre Rodrigo Rocha Loures  e Ricardo Saud, da JBS, aparece como um possível intermediário na entrega do dinheiro a Michel Temer.

A Polícia Federal afirmou em seu relatório da investigação do caso Michel Temer (PMDB) que Edgar, citado como intermediário para receber propina para o grupo do peemedebista, é um empresário dos setores imobiliário e financeiro: Edgar Rafael Safdie. Os investigadores chegaram a essa informação por meio dos registros de ligações telefônicas do celular do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil de propina da JBS.
Ouvido pela PF, Edgar Safdie “reconheceu a relação de longa data que mantém com Rodrigo [Rocha Loures], rechaçando, no entanto, qualquer participação ou conhecimento dos fatos que estão sendo apurados”, aponta o relatório.

Mas Edgar tem mais predicados.

É, com certeza, parente de Edmundo Safdié, um banqueiro libanês de origem judaica, morto ano passado e dono dos Banco Cidade (vendido ao Bradesco) e do Banco Safdié, onde Edgar foi vice-presidente por quatro anos, segundo a Bloomberg.

Edmundo Safdié  possuía negócios que tiveram, na sua morte, a seguinte descrição na insuspeita revista Istoé Dinheiro:

A família Safdié se desfez de toda a sua operação no Banque Safdié em 2011, que foi vendido por 143 milhões de francos suíços para o banco Leumi, de Israel. O banqueiro também investiu em butiques de gestão de fortunas no Brasil e no exterior. Em 2003, criou a brasileira Multi Bank DTVM. A empresa mudou de nome para Safdié Private Banking e, posteriormente, Safdié Gestão de Patrimônio, até ser vendida para o banco Modal em 2014.
Os negócios da família Safdié estão reunidos no Grupo Bueninvest. A companhia possui uma participação de 3% na Helibrás. Safdié entrou no negócio em 1990, quando a empresa foi privatizada, e sua participação foi diluída ao longo dos anos após os investimentos feitos pelo grupo Airbus. Até hoje a holding Bueninvest pode indicar um assento no conselho de administração da Helibras.
O nome da instituição financeira de Safdié na Suíça chegou a ser citado em denúncias de desvio de dinheiro público. Em 2013, autoridades sequestraram 7,5 milhões de euros de contas no banco Safdié de Genebra que teriam sido utilizadas para o pagamento de propinas da Alstom a funcionários do governo de São Paulo em 1998.

Mas Safdié tinha outros negócios, também. Como os relatados por Monica Bergamo, na Folha, em julho de 2002:

EM FAMÍLIA 1
O banqueiro Edmundo Safdié, ex-dono do Banco Cidade, é o mais novo sócio de David Zylbersztajn na DZ, a consultoria que o ex-genro de Fernando Henrique Cardoso abriu quando deixou a ANP. Segundo James Corrêa, o terceiro parceiro, Safdié será “sócio investidor”.

EM FAMÍLIA 2
Safdié é o dono do apartamento de 470 metros quadrados, na rua Rio de Janeiro, em Higienópolis, que FHC pretende comprar por R$ 1,1 milhão. O imóvel tem quatro suítes e cinco vagas na garagem.

Mundo pequeno, este, não é?

Mas minha última homengem-pauta para os coleguinhas dos jornalões que queiram contar a história do “Edgar” é mais um negócio “bonitinho” dele, que está com a pinta de que vai se perder pelo nome.

Edgar é dono de uma empresa, holding de instituições não financeiras, chamada – eu juro e coloco aqui a certidão da Junta Comercial – “Acerto Participações“.

Quer dizer, era dono. Porque ela foi vendida para outra empresa, a Buena Esperança Participações que pertence a….Edgar…

 

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • por que a AGU não está defendendo o Temer? Por que ele precisou contratar um advogado particular? Alguém deveria checar a motivacão da ausência de defesa pela AGU

  • Antes do PT inventar a corrupção no Brasil as coisas eram bem diferentes... hoje Lula vira dono de triplex que nunca foi dele... FHC morava em apartamento de banqueiro ladrão durante anos e a imprensa noticia como se fosse a coisa mais normal doo mundo... Moro e Dallagnol não vão incluir nada disso no Powerpoint.
    Se nem o jagunço do Aécio é preso nesse país... qual a chance de investigarem FHC??? O bandido mais blindado do Brasil... comprou eleições... fez filho milionário... escondeu amante e filho no exterior... apareceu em paraísos fiscais...teve aeroporto construído em fazenda pela Camargo Correa...
    FHC está acima de todas as leis desse país!
    Nunca será investigado... nem se quer questionado pela imprensa igualmente bandida.

    • Aproveitando a carona no comentário super oportuno,vamos parabenizar o ministro Luís Fux que odeia as mazelas da vida política,mas não vejo dar uma palavra na podridão do judiciário.

      Já estou imaginando a recepção calorosa e os abraços emocionados e lágrimas derramando sobre o chão do senado de Magno,Marta Suplicy,Caju,Índio,Zezé
      Perrella,na volta de Demóstenes Torres+PC Farias+Delcídio Amaral+Talvane Albuquerque+Roberto Jefferson+João Alves+ACM+IRINEU+Sílvio Santos+Nicolau dos Santos Neto+Pimenta Neves+goleiro Bruno+Sérgio Naia=Aécio Neves.

      Com presenças confirmadas de Padre Marcelo Rossi, Bispo Marcus Pereira,Everaldo,Marcos Feliciano,Agenor Duque,Fafá de Belém,a cantora americana Wanessa,Tiririca, Fagner,Fábio Júnior,Márcio Garcia,Zezé e Xandy Perez.

      Se depender dos indignados com a corrupção do mundo e das galáxias,o pessoal do STF,acho que tem chance dele voltar amanhã já.

  • Então era FHC, o genro inimigo da Petrobras, o Sadscroqfié, o apartamento de higyenopolis e agora o mais novo, o Edgar.
    Fica claro que o Edgar era um dos pilares (pilares?), das tábuas da pinguela - mas FHC nao gosta de pinguelas.

  • Mais um "inocente " nesta história toda , se puxar esse fio vai aparecer mais gente " inocente " acredite . O Brasil já estava loteado desde o governo Collor , se não bem antes essa turma todo já estava se dando bem há muito tempo . Parecia não tínhamos ministério publico e polícia federal ou qualquer instituição de fiscalização .
    Com isso foi criada uma geração de " inocentes ". Que de uma hora para outra ficaram milionários , sem trabalho , loteria , ou herança . Mais um "Safadinho " passa a ser conhecido.

  • Aí está a qadrilha. Temer, gedel, eduardo cunha, padilha moreira e aécio eram só os pivetes a serviço da quadrilha.
    A quadrilha está mais acima e tomou a petrobrás, vendeu a engenharia nacional, entregou o projeto do submarino nuclear e a produção de carnes aos amigos do norte, tirou o país dos brics, etc, são banqueiros os quadrilheiros que ganham sempre com a desgraça do país e que no passado (fhc) fizeram o mesmo (este aí é do banco cidade do escândalo fhc, lembram-se).
    Os empresários idiotas e golpistas foram também usados para financiar as "atividades" do cunha/temer/aécio e seus deputados escravos. Empresário golpista, coitado, financia a quem destroi o país e os detroi também.
    Banqueiros e a grande mídia, esta é a verdadeira quadrilha e está aí impune e nunca citada.
    Vocês vão ver a velocidade com que este pessoal sai do noticiário. Safidie sumirá do noticiário amanhã mesmo, logo que descubram quem ele é. Esqueçamos.

  • Un detalhe curioso nestes últimos episódios da saga "afundando o Brasil", se percebe uma mudança suspeita no comportamento da PF.Estáo indo pra cima dos bandidos que outrora eram os "mocinhos" ,por quê ????????????.Será porque o diretor da PF entrou na mira do traíra ?????????mudança clara em direção ao confronto já realizada pelo Fachin e a PGR.

  • A DIREITA BRASILEIRA É UMA CLOACA,E QUANDO A GENTE MAIS MEXE NA CLOACA ,MAIS ELA FEDE.

Related Post