“Aqui tinha Farmácia Popular”; rede encolhe 20%. Por Sérgio Spagnuolo

 

No ótimo site de checagem de notícias e dados Aos Fatos, Sérgio Spagnuolo faz o registro assustador do rápido encolhimento do programa Farmácia Popular – que você já viu naqueles cartazes vermelhos nas farmácia, com os dizeres “Aqui Tem Farmácia Popular”, que completou dez anos em 2016 (nasceu 2 anos antes, numa rede de centros públicos) e 38 milhões de brasileiros beneficiados com medicamentos gratuitos ou subsidiados em até 90%.

Criado inicialmente para distribuir remédios contra a hipertensão e diabetes,o programa atualmente estende-se para  dez medicamentos para rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, contraceptivos, além das fraldas geriátricas.

Mas, desde outubro passado, o Ministério da Saúde parou de renovar os contratos que permitem a distribuição através de farmácias privadas.

Leia um trecho do texto do Aos Fatos, onde você pode ler a reportagem na íntegra:

Sem alarde, governo reduz em 20%
rede de farmácias populares no Brasil

Sérgio Spagnuolo, no Aos Fatos

A rede credenciada de estabelecimentos do programa de farmácias populares do governo federal encolheu em 6.317 unidades desde o fim de 2016 até o começo de março deste ano — uma queda de quase 20%, de acordo com os dados mais recentes da Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica) do Ministério da Saúde.

No balanço final do ano passado, existiam 34.616 estabelecimentos credenciados no programa Aqui Tem Farmácia Popular, iniciado em 2006 e que, segundo o governo, beneficiou 38 milhões de pessoas em seus 10 primeiros anos de funcionamento.

A redução ocorre dez meses depois de o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares da Silva, afirmar que o programa tinha recursos limitados. Desde então, com mudanças de governo, o assunto ficou em suspenso. Depois de assumir a pasta, o ministro Ricardo Barros (PP-PR) afirmou em julho do ano passado que o fim do programa era boato.

Dados mais recentes, no entanto, mostram que o total de unidades que compõem a rede do programa agora é de 28.299 farmácias. Trata-se do menor número desde 2012, 18,2% a menos do que no fim de 2016. Os dados brutos estão disponíveis tanto no Portal de Dados Abertos do governo federal quanto no site da Sage, e foram analisados pelo Volt Data Lab, parceiro de Aos Fatos.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • Em conversa com uma proprietária de farmácia me afirmou que o atual governo não credencia nenhuma nova farmácia no programa, e as que eram credenciadas já não estão renovando. O objetivo é o de acabar com todos os programas de cidadania do PT. Como eles não necessitam de farmácia popular e nem do SUS e nem dos mais médicos, que a população que precisa se exploda, sempre lembrando que os coxinhas saiam todos os domingo com bandeirinha na mão para reforçar o golpe.

  • E aí canalhada da Paulista que se vestiram de verde e amarelo vão dizer o que, marvados? Foi isto que vocês pediram ao Deus Temer? Ou vão dizer assim: Congelamento de gastos na saúde, e daí, eu não preciso disso, tenho o meu Plano de Saúde que tudo cobre. Congelamento de gastos na Educação, e daí, eu não preciso disso, pago colégio particular para o meu filho, que se lasquem. Previdência social, e daí, eu não preciso disso, isto aí pra mim é esmola, tenho as minhas garantias, que se danem. Só que cacalhada, o pobre precisa e muito. Esqueceram deles?

    • Faltou falar do Minha Casa, minha vida. Tenho várias casas, apartamentos, iates, carrões, de uns às vezes até sonegando impostos, corrompendo empreiteiros, sei lá mais o quê, afinal não preciso disso, mas o pobre precisa e muito, esqueceram?

  • O Plano Econômico do governo Temer, está dando resultados. Deixando o povo sem dinheiro, as pessoas estão comendo menos supérfulos, melhorando a qualidade da alimentação. Sem dinheiro pra gasolina, o povo está andando mais, obrigando a exercitar o coração e os pulmões. Com isso as pessoas estão mais saudáveis, permitindo que o governo reloque recursos da Saúde, para pagar juros.

      • perdão é NO e não Do. o brasileiro aos poucos Volta a andar de ônibus Urbano. pois gasolina está cara!

  • E o Karmal apagou o post dele com o Moro. É o que dizem, porque eu nem sei onde fica, por nunca li nada desse moralista farsante.
    Aliá quando aparece moralista me lembro da imprensa brasileira, nada mais corrupto, vulgar e asqueroso do que essa mídia.

    • Mas pelo menos o Moro guardou o atestado de inteligência que lhe foi outorgado pelo Karmal? hi hi hi.
      E tanto que falavam nesse cara que eu já pensava até em reservar tempo para assistir alguma palestra dele no YouTube...

  • Sai farmácia popular, sai SUS... entra máfia dos medicamentos e máfia dos planos de saúde.

    Sai aposentadoria... entra máfia da aposentadoria privada dos bancos.(20% do orçamento era do INSS, agora vai pros bancos... da mesma forma que 42% do orçamento vai para os bancos via rolagem da dívida pública... logo teremos mais de 50% do orçamento indo diretamente para o Itaú, Bradesco, Santander... maravilha! )

    Sai BNDES... entra doações públicas de 100 bilhões para Teles.

    Sai Brasil Nação... entra Brasil Colônia.

    • Melhor retrato do entreguismo, impossível. Concordo em gênero, número e grau. E a coxinhada, o que acha?

      • Os coxinhas são os "espertões do liberalismo"... sabem tudo de economia... repetem as asneiras de Rodrigo Constantino e cia.

        Os coxinhas ingênuos repetem o mantra que temos o "imposto mais alto do mundo" para sustentar o "Estado inchado". Burrice dupla... o Brasil não está nem entre as 20 economias com maior carga tributária do mundo e nosso Estado sempre foi mínimo... nem se passarmos as próximas décadas ampliando os serviços públicos daríamos conta de suprir a demanda da população por saúde, educação, infraestrutura, moradia, etc. (O Estado é mau distribuído e ineficiente, óbvio!)

        Outra ingenuidade é achar que o imposto vai direto pro governo... mantra liberal imbecil que virou moda no Brasil... não sabem que o imposto vai na realidade em grande parte(40% do orçamento), para os bancos rolarem os títulos da dívida e... se passar a reforma da previdência... a parte que ia para o INSS(20% do orçamento) vai passar a ir direto para os bancos. Isso não aparece no "impostômetro"... "trabalhamos até o dia 120 do ano para pagar o Estado"... esqueceram de avisar que até o 50 foi direto para o Itaú e Bradesco.

        Basicamente vamos ter o Estado todo entregue ao Sistema financeiro brasileiro, que é 100% corrupto e desprezível!!!

        Esquecem de avisar que a corrupção brasileira só é possível graças a transações bancárias que nunca são investigadas... esses chamados "doleiros" são em sua maioria gerentes dos bancos conhecidos que tinham como clientes Eduardo Cunha e Aécio Neves... no Brasil existem dezenas de bancos de fachada que vivem de lavagem de dinheiro e mandar $ para o exterior.... mas onde será que alguém aprende a fazer essas transações??? Moro não pergunta para Youssef qual faculdade ele fez??? Como se abrir uma offshore na Suíça fosse algo normal... um investimento comum acessível a qualquer brasileiro.

        Alguém está investigando como impedir a abertura de offshore??? Eu lembro que aquele tal Protógenes Queiroz tentou fazer isso... hoje ele está ameaçado de morte exilado em outro país... enquanto Moro tá na capa da revista defendendo o Caixa2... viva o Brasil!

  • A chave da questão é esta mesmo. Banqueiros financiam panelas, os seus batedores, a mídia canalha, os empresários corruptos, os trols tecladores,a corruptos dia de Brasília e tudo que for possível para destruírem a Democracia e o bem estar daqueles que não tem nada a lhes oferecer que são os pobres deste país. É aquela velha história, a tua mão lava a minha, eu lavo a tua e fica tudo em família. Acorda povão. O teu futuro está em tuas mãos. Lula 2018.

Related Post